Na organização de uma viagem de férias, plataformas digitais como Airbnb e Booking.com tornaram-se populares nos últimos anos por apresentarem inovações importantes. Os mecanismos de busca e comparação de preços eficientes permitem explorar opções e avaliar o custo-benefício delas, o que antes era inédito quando dependíamos apenas das reservas de hotéis por e-mail ou telefone, por exemplo.

Infelizmente, não foram apenas as empresas dos ramos de hotelaria e turismo que se adaptaram às demandas dos consumidores e passaram a usar as tecnologias: essas e outras plataformas digitais têm atraído o interesse de criminosos, que fazem uso dessas ferramentas para atrair potenciais vítimas.

A seguir, descubra mais sobre os golpes no Airbnb e Booking.com e saiba como se proteger.

Nova tendência nos golpes no Brasil e no mundo

Uma tendência atual dos cibercriminosos no Brasil é chamar menos atenção com grandes números de transações financeiras, concentrando-se em uma menor quantidade de ações que envolvam produtos e serviços com maior custo e liquidez. Reservas de acomodações e viagens enquadram-se nesse perfil de ataque, o que inspira cautela redobrada.

Ao redor do mundo, as fraudes também crescem incrivelmente. O setor de cibersegurança do Booking.com apontou recentemente que o uso de inteligência artificial por criminosos aumentou entre 500% e 900% a incidência de golpes na plataforma apenas nos últimos 18 meses.

Com ou sem ajuda de IA e novas tecnologias, os criminosos têm explorado vítimas de diversos países. Isso torna extremamente importante conhecer quais são as fraudes mais comuns e saber como evitá-las.

Exemplos comuns de golpes

Apesar de os golpistas estarem cada vez mais velozes na criação de novas modalidades de golpes, algumas variações são mais comuns nas plataformas virtuais de viagem. Listamos os principais exemplos a seguir:

Falsos cupons

Golpistas engenhosos sabem usar as fragilidades de suas vítimas em favor deles próprios. No caso dos falsos cupons, eles exploram o oportunismo o senso de urgência de consumidores, propondo descontos em pagamentos ou cupons promocionais. A condição é concluir as transações de forma rápida e privada, ou seja, por fora da plataforma.

Esse tipo de fraude pode ser aplicada tanto em sites de reservas de acomodações como também nas reservas de voos ou pacotes turísticos. Essa prática é especialmente comum no Airbnb, devido à informalidade no trato da negociação. Ela pode exigir adiantamentos de valores que jamais serão recuperados e até provocar o direcionamento do consumidor para um ambiente digital inseguro.

Como se proteger contra os falsos cupons e fraudes semelhantes?

Como regra de proteção, jamais abandone a plataforma para fechar negócios por fora. Sites de confiança têm sistemas de controle contra fraudes. Se for estabelecer contato fora da plataforma, faça isso somente após ter certeza das condições de compra do serviço e finalize a operação por meio do mecanismo do próprio site.

Esse tipo de golpe pode também assumir a forma de uma pesquisa de opinião remunerada, com a coleta de dados pessoais no final do processo. Além disso, ele também pode ser combinado com o phishing, tipo de fraude descrita a seguir.

Phishing

Ataques de phishing correspondem à maior parte das fraudes virtuais no Brasil e no mundo. Eles podem ser difíceis de identificar e se concentram em imitar a identidade visual de sites, conduzindo as vítimas para um destino virtual malicioso com um simples clique em um link.

Um exemplo real de ocorrência de phishing é a cópia do formulário de acesso do Booking.com, um dos mais populares sites de reservas de hotéis do mundo:

Imagem mostra falsa tela de login no booking.com

Usando uma aparência muito similar à página de acesso original da marca, os golpistas conseguem coletar dados como o endereço de e-mail e a senha de acesso de usuários e proprietários de acomodações (anunciantes).

Uma estratégia idêntica foi usada por criminosos para enganar clientes da companhia aérea American Airlines:

Imagem mostra tela de acesso falsa da america airlines

Como se proteger contra o phishing?

Essas cópias maliciosas do site da marca são hospedadas em outros sites, geralmente com um endereço também parecido com o da marca. Portanto, a melhor maneira de se prevenir é se certificar de estar acessando o site real da empresa (o que pode ser checado com consultas breves ao Google e à Wikipédia, por exemplo).

Também é recomendável jamais clicar em malas diretas recebidas por e-mail ou WhatsApp. Memorize ou anote as ofertas ou os códigos promocionais das mensagens e depois tente encontrá-los diretamente pelo site da marca, sem clicar nos links das mensagens, para verificar se eles realmente existem.

Outras cautelas

De modo geral, é importante usar somente plataformas de confiança para fazer compras que envolvam o planejamento de viagens e hospedagens. Suspeitar de preços que sejam “bons demais para serem de verdade” e conferir reservas feitas virtualmente com alguns dias de antecedência à viagem também são práticas fundamentais de precaução.

Por fim, nunca se esqueça de usar ferramentas de cibersegurança. Antivírus e programas de VPN podem ser muito relevantes para garantir a sua proteção e a sua privacidade durante a pesquisa e o pagamento de opções, além de prevenir perdas pessoais e monetárias.

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