Um dos destinos de praia mais cobiçados do nordeste do Brasil é o Morro de São Paulo, na Bahia. O local conta com praias maravilhosas e transparentes, além de ótimas opções de restaurantes e uma boa infraestrutura para receber os turistas.
Para quem ama relaxar em faixas de areias paradisíacas, mergulhar em um mar de água transparente, apreciar a deliciosa comida baiana,ou apenas relaxar, o “Morro” é o local perfeito. É lindo ficar admirando os peixinhos em suas águas super claras.
Veja as nossas dicas de Morro de São Paulo, e saiba tudo que você pode fazer neste destino pequeno e encantador. E caso você tenha mais dias livres em sua viagem, aproveite também para conhecer outro destino baiano encantador: a Chapada da Diamantina.
Onde fica o Morro de São Paulo?
A vila de Morro de São Paulo é um destino pequeno que fica localizado no arquipélago baiano de Tinharé, no distrito da cidade do Cairu, a aproximadamente 64 km de Salvador.
Ela fica ao sul, na região turística conhecida como Costa do Dendê. Cheio de charme, o local encanta muitos turistas por suas belezas naturais e boas baladas.
Seja qual for o seu estilo, em Morro de São Paulo, você vai encontrar a viagem perfeita para as suas férias na Bahia. Sim, a região atrai tanto os turistas que estão em busca de dias de descanso quanto os mais baladeiros que curtem a noite e gostam de festas sem ter hora pra acabar.
As praias são as principais atrações da região, e para explorar cada uma delas, você poderá escolher entre:
- Caminhadas à beira-mar;
- Passeios de lancha;
- Percursos de quadriciclo e maravilhosos trajetos de bike pela areia.
Além das belas praias, quem visita este maravilhoso destino também pode aproveitar para dar um pulinho na vizinha Ilha de Boipeba, que é certeza de um passeio maravilhoso e um bom mergulho nas piscinas naturais.
Importante: Ao chegar ao Morro de São Paulo, será preciso pagar uma taxa de visitação de R$ 30,00 por todo o período de estadia.Estamos falando da Tarifa por Uso do Patrimônio Histórico Do Arquipélago.
Como chegar ao Morro de São Paulo?
Morro de São Paulo está localizado em uma ilha onde não circulam carros. Sendo assim, um trecho de barco é inevitável para chegar lá. O acesso a esta ilha paradisíaca no litoral da Bahia é feito exclusivamente de barco ou avião.
Em todas as opções, você pode contratar um traslado do aeroporto de Salvador, ou do hotel que estiver hospedado, até o local de embarque para a ilha.
Depois do táxi aéreo, o catamarã é o meio de transporte mais utilizado para ir para Morro de São Paulo saindo de Salvador, pois é o meio mais rápido e acessível.
Também é muito importante que você esteja atento aos horários, pois para ir de catamarã para o Morro de São Paulo, é preciso chegar cedo em Salvador.
A viagem tem duração de 2 horas a 2 horas e meia, e o catamarã ou a lancha, parte do Terminal Turístico Náutico da Bahia, próximo ao Pelourinho, localizado atrás do Mercado Modelo.
Quando ir ao Morro de São Paulo?
Para quem quer encontrar muito agito e animação por lá, a melhor época para visitar o Morro de São Paulo, é no verão, período de alta temporada.
Nesta época o mar também fica mais azul e com águas mornas, sem falar das festas que acontecem com muita frequência.
A partir do mês de novembro, a maravilhosa ilha já começa a receber turistas de todos os cantos, chegando no seu auge no réveillon e no carnaval. Estas são as épocas em que o Morro de São Paulo fica mais cheio. Pois esse local é um dos 10 melhores lugares para o carnaval no Brasil.
Agora, para aquelas pessoas que procuram sossego e preços baixos também, o ideal é visitar o Morro de São Paulo na baixa temporada. O local faz sol praticamente o ano todo e, embora faça menos calor no meio do ano, o clima se mantém na casa dos 25°C.
Durante o ano inteiro, a temperatura média da região é de 21°C nos dias mais frios e 30°C nos dias mais quentes.
Quantos dias ficar no Morro de São Paulo?
O tempo ideal para conhecer esse paraíso baiano é de cinco dias. Isso mesmo, Morro de São Paulo não é um lugar para se ficar muitos dias, a não ser que seja a sua vontade, tendo em vista que é muito difícil mesmo querer ir embora de lá.
Ao mesmo tempo, Morro de São Paulo também não é um lugar para se ficar por poucos dias, pois não compensa.
Além de ser um pouco trabalhoso para chegar no “Morro”, tem muitas coisas para fazer e conhecer no lugar. Para um final de semana, por exemplo, talvez a sua viagem possa ficar um pouco apertada. Ou seja, o ideal e indicado, são uns cinco dias pela região.
Agora que você já sabe onde fica localizado, como chegar, quantos dias ficar e qual a melhor época para conhecer o Morro de São Paulo, que tal conhecer as melhores praias? Vem comigo.
Praias Morro de São Paulo
Sem dúvida alguma, Morro de São Paulo é o lugar perfeito para confundir o azul do céu com o tom do mar, assistir um maravilhoso pôr do sol, curtir excelentes festas, ou simplesmente relaxar, curtindo um delicioso clima praiano.
A ilha é mais um presente do nordeste do Brasil para os amantes de lindas praias e da natureza. As praias são suas atrações protagonistas. Elas são incríveis e vale a pena conhecer cada uma delas durante a sua viagem. Confira:
Primeira Praia
A praia dos aventureiros, ou seja, a Primeira Praia é a preferida entre os moradores, mas é pouco procurada pelos turistas. Ela fica localizada bem perto do centrinho, e é muito famosa por ser o ponto de chegada da tirolesa de Morro de São Paulo.
Sendo assim, ao se aventurar na descida da maior tirolesa do Brasil, é nas águas da Primeira Praia que você cairá. São 350 metros de extensão. Com boas ondas a praia também é a pedida perfeita para aproveitar um delicioso banho de mar e praticar esportes.
Ademais, para os menos aventureiros, o cenário do mirante entre a Primeira e a Segunda Praia, renderá belíssimas fotos. Vale a pena visitar.
Segunda Praia
A praia mais popular entre os turistas que visitam Morro de São Paulo, sem dúvida alguma é a Segunda Praia, também chamada de praia do agito.É um dos melhores locais para curtir tanto durante o dia quanto durante a noite, pois é muito animada, com muitos bares e restaurantes, boas pousadas e um mar espetacular.
Com pouco menos de 400 metros de extensão, a praia tem faixa de areia larga, areia bem branca e geralmente tem um mar muito tranquilo. Inclusive, é possível curtir algumas piscinas naturais que se formam por lá durante a maré baixa.
O local que é uma excelente pedida para famílias com crianças, pode ser aproveitado das mais variadas formas:
- Um bom mergulho no delicioso mar;
- Passear pela vegetação da Ilha da Saudade;
- Praticar esportes;
- Subir ao mirante para uma bela foto;
- Saborear a comida local;
- Aproveitar os animados bares à beira-mar à noite.
Terceira Praia
Marcando a passagem do agito da Segunda Praia para a calmaria da Quarta Praia, temos a Terceira Praia do Morro de São Paulo. Para quem gosta de um ambiente tranquilo, mas não muito distante do agito, este é o local perfeito. É a praia da calmaria.
Aqui, os restaurantes servem as refeições nas mesas. Logo você não vai encontrar barracas e espreguiçadeiras para os turistas, ajudando a manter a faixa de areia sempre mais vazia.
A sua direita a Terceira Praia conta com um belo cenário da Ilha da Saudade. Enquanto isso, à sua esquerda você encontra maravilhosas piscinas naturais à direita.
De acordo com a maré, o visual da praia pode mudar muito, tendo em vista que uma boa parte da faixa de areia desaparece na maré alta, enquanto na maré baixa surgem os corais e as piscinas naturais.
Quarta Praia
O lugar certo para ficar longe do movimento e curtir o lindo cenário natural da ilha, sem dúvida alguma é a Quarta Praia do Morro de São Paulo.
Permeada com lindas formações de piscinas naturais e com 4 km de faixa de areia, o local é um convite a se isolar e relaxar..
A Quarta Praia também costuma ser o ponto final da famosa caminhada que tem início na primeira praia. Devido a sua grande extensão e acesso mais distante, o local nunca fica lotado, sendo uma excelente pedida para dias em que a ilha está muito movimentada.
Quinta Praia do Morro de São Paulo
Também conhecida como Praia do Encanto, a Quinta Praia do Morro de São Paulo, é uma das mais isoladas e de difícil acesso. É o local perfeito para quem deseja tranquilidade e contato intenso com a natureza. São quase 2 quilômetros de faixa de areia deserta.
Cercada por coqueirais e manguezais, este paraíso, oferece um incrível cenário natural, com direito a piscinas que aparecem na maré baixa, tornando o espetáculo muito mais belo.
Praia da Gamboa
Vizinha ao Morro de São Paulo, Gamboa é tão pertinho que nem parece um outro destino. Na Prática, as duas vilas dividem a mesma fama, e você consegue andar entre elas tranquilamente, sem nem perceber a diferença. Ela tem cerca de 2 km de extensão e conta com um mar bastante calmo e transparente.
Há quiosques e restaurantes que atendem aos turistas ao longo de toda a orla. A dica é percorrer toda a extensão da praia e descobrir qual pedacinho mais combina com você. Depois, é só relaxar diante do mar.
Além disso, ao caminhar pela Praia da Gamboa, sentido Morro de São Paulo, você também vai encontrar enormes paredões de argilas, que segundo os locais, possuem propriedades terapêuticas. Aproveite para se lambuzar na argila. No mínimo, será muito divertido.
E para você que chegou até aqui, continue a leitura e confira as melhores opções de hospedagem em Morro de São Paulo.
Onde se hospedar no Morro de São Paulo?
A seguir vamos te dar algumas dicas de onde se hospedar no Morro de São Paulo, para facilitar ainda mais o seu planejamento de viagem por lá. Confira:
Pousada ilha da saudade: Com vista para o mar e excelente localização, a pousada fica na área melhor avaliada do Morro de São Paulo, a 50 metros da Primeira Praia, a 150m da Segunda Praia, a 950m da Terceira Praia, a 550m da Praia do Porto de Cima, 1,4 km da Quarta Praia e a 2,6 km da Praia da Gamboa.
Além de atendimento excelente, café da manhã muito variado e de qualidade, acomodações muito confortáveis, a pousada possui excelentes preços. Vale a pena conferir.
Pousada Bahia Brasil: Localizada Rua da Segunda Praia, também na área melhor avaliada em Morro de São Paulo, pousada fica a 100 metros da segunda praia, a 250m da primeira, a 500m da terceira, a 800 m da Praia do Porto de Cima, a 950m da Quarta Praia, e a 2,7 km da Praia da Gamboa.
O lugar é maravilhoso e a pousada é muito aconchegante e limpa. Tudo muito bom, inclusive o café da manhã que é super variado.
Pousada Safira do Morro: Com excelentes preços e opções de hospedagens, a Pousada Safira do Morro é um lugar lindo e confortável para se hospedar em sua viagem ao Morro de São Paulo.
Localizada pertinho do centro, ela fica a 200 metros da Primeira Praia, a 350m da Praia do Porto de Cima, a 400m da Segunda Praia, a 1,2 km da Terceira Praia, a 1,6 km da Quarta Praia e a 2,5 km da Praia da Gamboa.
Dúvidas frequentes sobre Morro de São Paulo
Sem dúvida alguma a resposta é sim. Estamos falando de um dos lugares mais incríveis do Brasil.
Como estamos falando de um local pequeno, dá pra visitar tudo tranquilamente em cinco dias. Menos que isso é muito cansativo e mais que isso pode ser desnecessário.
Com certeza os melhores passeios para fazer no Morro de São Paulo são: o Mirante e a Tirolesa do Farol, a caminhada da Primeira até a Quarta Praia, e visitar as piscinas naturais.
Entre os meses de agosto e fevereiro é o melhor período para visitar o “Morro”. Pois, além das boas temperaturas, este é o período que menos chove na região.
Opte por roupas mais leves e não leve muita bagagem, já que o acesso à ilha é fácil, bagagem grande e muito peso podem atrapalhar.
Esqueça aquelas roupas formais. O chique aqui é andar de chinelo, sandálias, short, blusinha leve e camiseta.
E você, está pronto para conhecer o Morro de São Paulo? E caso já conheça a região, conta para a gente aqui embaixo. Espero que tenha gostado de nossas dicas para aproveitar esse destino lindo. Não esqueça de curtir e compartilhar. Boa viagem.