O aeroporto é um microcosmo da vida. Para alguns, serve de portal para a aventura, para outros de refúgio temporário do caos exterior, com seus familiares bares e cafés onde é possível desacelerar das preocupações do dia. Mas nem todas as memórias criadas nesse labirinto são felizes. Um voo atrasado ou cancelado pode transformar a empolgação em desespero, sentimento de impotência e raiva.

Estar preparado para essas possibilidades pode transformar sua viagem e proteger seus interesses, inclusive financeiros. Confira nesse breve guia três dicas sobre o que você pode fazer para evitar que seu voo seja cancelado.

Imagem mostra o avião

Conheça os seus direitos como viajante

Essa não é uma dica de como evitar o cancelamento do seu voo, mas é uma regra de ouro. Antes mesmo de planejar a viagem e comprar o ticket, é fundamental conhecer seus direitos.

A Airhelp salienta que no Brasil, a resolução 400 da Anac é o instrumento legal que estabelece as condições gerais do transporte aéreo, doméstico e internacional, incluindo os direitos dos passageiros no caso de voo cancelado.

Quando a companhia aérea cancela um voo, os passageiros podem escolher entre reacomodação, reembolso integral ou execução por outras modalidades.

E mesmo que a passagem seja do tipo “não reembolsável”, o valor da tarifa de embarque deve ser reembolsado integralmente, independente do meio de pagamento utilizado, se dinheiro, crédito, pontos ou milhas.

A recomendação para qualquer problema é que primeiro sejam procurados os canais de atendimento da própria companhia aérea. Se a solução não for satisfatória, pode-se registrar o caso no Portal do Consumidor ou recorrer a ajuda especializada. Um exemplo é a Airhelp, que

já ajudou mais de 2 milhões de passageiros no Brasil a obter indenizações de até R$10.000.

Três dicas para minimizar as chances de um voo cancelado

Existem algumas escolhas que você pode fazer para aumentar suas chances de ter uma experiência bem-sucedida.

Reserve diretamente com a companhia aérea

Em vez de usar sites de reservas de terceiros, como Expedia ou Skyscanner, acesse diretamente o site da sua companhia aérea e reserve seu voo lá. São menores as chances de algo sair errado e, caso não dê para evitar um imprevisto, você terá prioridade sobre quem usou uma agência terceira.

Prefira voos diretos pela manhã

Os problemas aumentam à medida que o dia avança e a maior porcentagem de voos interrompidos ocorre depois das 15h. Além disso, os voos matinais geralmente têm um custo menor dada a demanda mais baixa. Pode ser difícil acordar de madrugada, mas se você conseguir, será recompensado.

Tenha tempo de sobra

Apesar de ser um lugar comum, muitos negligenciam a importância de fazer o check-in antecipado e chegar ao aeroporto cedo. Fazer o check-in tão logo seja possível minimiza seu risco de perder o assento por overbooking.

E caso pense que existe a possibilidade de chegar muito cedo no aeroporto, pense de novo. A maioria das companhias aéreas sugere 2 horas antes de um voo doméstico e 3 horas antes de um voo internacional.

Como sobreviver no aeroporto em caso de voo cancelado?

Bagagem de mão versátil

As vezes a espera dentro do aeroporto ou a pernoite na cidade onde foi feita uma conexão é inevitável. Por isso, sempre tenha roupas para alguns dias e todos os itens essenciais em sua bagagem de mão, incluindo lanchinhos e itens de higiene pessoal.

Vale também ter um documento com informações como o seu número de reserva e uma lista dos voos alternativos e seus números ao longo do dia para uma tomada de decisão rápida.