São Tomé y Príncipe é um país insular, o qual fica no continente africano, próximo a linha do Equador. No entanto, o local faz parte de uma cadeia vulcânica, com rochas e formações de corais. Logo, conhecer os pontos turísticos de São Tomé y Príncipe será uma experiência incrível e única. :

Tudo isso sem falar das florestas tropicais e das praias. Ou seja, são muitos destinos turísticos maravilhosos, vários deles desconhecidos por nós. Gostou? Então, vem com a gente, explorar este lindo lugar.

Principais pontos turísticos de São Tomé y Príncipe

Pescadores em São Tomé Y Príncipe

São Tomé y Príncipe tem uma riqueza gigantesca. Tanto em questão histórica quanto cultural e natural. Por isso, vale muito a pena se maravilhar com as paisagens.

Se você pretende conhecer o local, há alguns pontos turísticos de São Tomé y Príncipe do qual você não pode deixar de visitar. Dentre eles, podemos citar os seguintes:

Museu Nacional

O museu está instalado na Fortaleza de São Sebastião, o qual está situado no extremo norte da cidade de São Tomé. O edifício em si é de planta em estrela de quatro pontas, sendo que três das pontas se voltam para o mar. Ou seja, é uma paisagem incrível.

Apenas uma das pontas se volta para a terra, a qual constitui a fachada principal do museu, a partir de onde se tem acesso por uma porta pequena. Além disso, as três esculturas de três metros e meio são uma representação idealizada dos descobridores das ilhas.

Museu do Café

Trata-se de um museu instalado no antigo armazém da Roça, o qual foi erguido com objetivo de fazer com que os visitantes pudessem conhecer como era durante a época colonial.

Além disso, por lá é possível saber e ter contato com algumas das grandes máquinas, como eram os engenhos, a vida cotidiana, regime colonial e, claro, todo o processo de cultivo, colheita e de fabricação do café. Aqui é um lugar para conhecer um pouco mais de cafés caros e cafés locais.

São Tomé y Príncipe: Cascata São Nicolau

Com certeza essa é a cascata mais famosa do país. Localizada no interior da ilha, bem no caminho da Roça de São Nicolau. Em suma, essa cascata tem a característica de estar bem à beira da estrada, e possui uma escada que dá acesso à parte de baixo.

Dessa forma, você consegue dar um mergulho nas águas geladas que vem do parque natural. É uma sensação incrível.

Roça Agostinho Neto

Este é um dos pontos turísticos de São Tomé y Príncipe cuja visita é obrigatória, haja vista que é uma das mais importantes das ilhas do golfo da Guiné.

Trata-se de uma das maiores roças da ilha que, antigamente, tinha tudo, como hospital, igreja, escola, casa de feitor, estábulos, fábricas, porte etc. Mas, hoje em dia, ela está abandonada e em estado de degradação. Porém, é possível ver as ruínas dos hospitais e restantes das casas.

Padrão dos Descobrimentos

Esse padrão acabou sendo erguido como uma forma de simbolizar o local onde os navegadores portugueses desembarcaram na ilha pela primeira vez.

O evento que aconteceu no dia 21 de dezembro de 1470, deu o nome da ilha ao santo padroeiro do dia, São Tomé. Portanto, vale muito a pena conhecer essa parte tão importante da história do local.

Túnel de Santa Catarina

Trata-se de um túnel que está localizado entre Neves e Santa Catarina e que, sem dúvida, é uma das atrações mais marcantes do norte. Isso porque, ainda que o túnel tenha cerca de 50 metros, a beleza não está no tamanho, mas sim na sua localização.

Ou seja, o túnel está situado entre o mar e as montanhas, com um clima deslumbrante, cheio de verde das plantas, do azul do céu e do vibrante do mar.

Jardim Botânico de São Tomé y Príncipe

Flores que você vai encontrar no Jardim Botânico de São Tome y Príncipe

O Jardim Botânico é um dos pontos turísticos de São Tomé y Príncipe, imperdível para aqueles que vão visitar o interior. Pois, neste local está a maior riqueza medicinal da ilha.

Portanto, ao visitar o jardim, é possível conhecer algumas das espécies de plantas, ervas, flores, árvores e raízes raras, únicas e exóticas do mundo todo.

O jardim é a porta de entrada para o Parque Natural Ôbo, sendo que o local tem várias caminhadas dentro do parque. Como por exemplo, a própria caminhada ao Pico de São Tomé e caminhada a Lagoa Amélia.

Lagoa Amélia

A Lagoa Amélia surgiu quando, há milhões de anos atrás, ocorreu uma erupção vulcânica, onde se formou uma cratera. E, depois da extinção do vulcão, passou a acumular litros de água, tornando-se uma nascente das dezenas de rios por toda a ilha. Inclusive, é berço da Begônia Gigante

Pico de São Tomé

Pico de São Tomé

Esse é o ponto mais alto do país, o qual detém 2024 metros de altura e, inclusive, é possível vê-lo da cidade. Caminhar até o local é um pouco difícil, já que exige uma boa condição física. Fora isso, o ideal é ir durante o dia, com céu limpo. Como podemos ver estes locais são tão lindos quanto os pontos turísticos de Serra Leoa. Ou seja este país é sensacional.

Mas, vale muito a pena fazer essa caminhada para conhecer mais um dos pontos turísticos de São Tomé y Príncipe. Pois, do pico é possível ver toda a ilha de São Tomé, assim como a ponta da ilha do Príncipe. Talvez este destino não seja tão conhecido como os Pontos Turísticos da Tanzânia, mas vale a pena visitar.