O Caminho de Santiago de Compostela, é uma das rotas mais famosas de peregrinação e turismo religioso do mundo. Portanto, todos os anos, milhares de pessoas de várias partes do mundo chegam à Europa com o mesmo objetivo: peregrinar pelo Caminho de Santiago. 

Este trajeto é muito importante. Pois, leva até os restos mortais de um dos apóstolos de Cristo, São Thiago. Além disso, o roteiro passa por cenários encantadores da Europa. Ou seja, você vai passar por castelos, histórias de cavaleiros templários, igrejas, rios, vilarejos, pastos, plantações de uvas. É um caminho único e transformador.

Santiago de Compostela: o que você precisa saber

Este destino sagrado estende-se entre França, Espanha e Portugal. Logo, a rota oferece inúmeras possibilidades turísticas aos seus peregrinos. Por exemplo, os caminhos francês e espanhol são tombados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, e são um dos mais belos pontos turísticos da Espanha

estatuas de peregrinos na Espaha

Enquanto, o caminho português passa pelas cidades mais importantes do país, como Lisboa e Porto. Não deixe de se planejar. Pois, estamos falando de um roteiro extenso e muito cansativo até chegar ao ponto final de uma jornada que pode te transformar por dentro.

Santiago de Compostela: História

A história do roteiro de peregrinação teve início no século lX. Quando um camponês, que viu um caminho de estrelas descendo pelo campo, descobriu o túmulo do apóstolo São Tiago. A partir de então fieis de todos os cantos da Europa passaram a visitar a região onde o discípulo cristão foi sepultado.

Três séculos depois, Santiago de Compostela, derivação de “Santiago dos Campos Estrelares”, foi reconhecido pela Igreja Católica como um grande centro cristão de peregrinação. Logo, fortaleceu ainda mais o turismo religioso.

Quando ir e onde fica?

A melhor época para fazer o Caminho de Santiago de Compostela, é entre abril e outubro. Portanto, entre julho e a primeira quinzena de agosto o peregrino vai enfrentar altas temperaturas e os albergues estão cheios. Já no inverno não é recomendável percorrer o caminho. Pois, a neve bloqueia alguns trechos.

Não existe apenas um Caminho de Santiago. Mas, todas as rotas levam ao mesmo lugar: a cidade de Santiago de Compostela, na região da Galícia, no noroeste da Espanha. Existem muitas rotas que levam até os restos mortais do apóstolo de Cristo. No entanto, cuidado para não se perder.

Caminho de Santiago de Compostela é muito conhecido no mundo inteiro

Quantos quilômetros tem os Caminhos de Santiago de Compostela?

A extensão do trajeto varia conforme a rota escolhida. Logo, o tamanho do Caminho de Santiago vai depender do ponto de partida do peregrino. Contudo, com pouco mais de 800 km o roteiro francês é o mais longo.

Partindo de Madrid, o trajeto tem pouco mais de 600 km de extensão. Logo, partindo de Lisboa, o percurso se estende por 540 km. Enquanto partindo de Porto a distância é de 230 km. Escolha o caminho mais adequado à sua necessidade.

Como fazer o Caminho de Santiago de Compostela?

O formato mais tradicional que a maioria dos fiéis opta para percorrer a rota religiosa: a pé. Sendo assim, você fará o Caminho de Santiago caminhando por centenas de quilômetros em peregrinação. Apenas com a mochila nas costas e muita fé no coração.

Porém, alguns viajantes preferem bicicletas ou até mesmo cavalos como meio de transporte para fazer a peregrinação. Pois, são menos desgastantes.

O que é a credencial do peregrino?

A Credencial do Peregrino é praticamente seu passaporte. Logo você pode compra-la na Associação Brasileira dos Amigos dos Caminhos de Santiago (AACS) ou no exterior. Em cada lugar que você passar como igreja, bar e albergue, você pode carimbar a credencial. Logo, isso comprova que você fez o caminho, ao pegar a Compostela.

Como receber a Compostela?

Para pegar o certificado que comprove que você fez a realização do caminho, a Compostela, você precisa ter caminhado no mínimo 100 km até Santiago. No entanto, você também pode ganha-la a cavalo ou de bicicleta. Mas, para ambas é necessário percorrer 200 km até Santiago. O certificado é gratuito e solicitado na oficina do Peregrino, próximo à Catedral de Santiago.

Preparação para fazer o Caminho de Santiago de Compostela

Se você está pensando em fazer o Caminho, a musculação é a melhor atividade. Uma vez que você vai encarar centenas de quilômetros com a mochila nas costas, você precisa estar com as pernas e costas fortalecidas.

Qual o Caminho de Santiago mais curto?

Alguns critérios indicam se de fato você concluiu a travessia. Mas, você pode fazer seu próprio roteiro. Lembrando que para quem deseja a Compostela, terá que caminhar ao menos 100 km.

Em relação aos roteiros tradicionais, os mais curtos são o Caminho Português com pouco mais de 240 km e o Caminho Primitivo, que se estende por 315 km.

Mochila do peregrino

A mochila do peregrino tem que ser leve. O ideal é carregar até 10% de seu peso. O item mais importante é o calçado. Logo ele deve ter dois números a mais que o seu. Pois os pés incham muito. Além da bota ou do tênis leve uma papete, além de dar um descanso aos pés elas são ótimas para andar.

Entre os documentos: passaporte válido, seguro viagem, dinheiro, cartão de crédito normal, cartão black e a credencial do peregrino. Além disso, leve blusas de manga longa com proteção UV, calças de trekking e seus objetos de uso pessoal.

Santiago de Compostela: Conclusão e tours por este caminho

Em suma, o Caminho de Santiago de Compostela, sem dúvidas, é transformador. Ao encara-lo tenha certeza que você não voltará o mesmo. O Caminho é único e cada um faz o seu. É uma viagem só de ida. Pois, o Caminho nunca mais sairá de dentro de você. Vale a pena fazer essa terapia intensiva e dolorosa. Mas, de muitas reflexões. 

Mergulhe no universo das trilhas, e também nas melhores cidades da Espanha para visitar. E por último e não menos importante, a sensacional comida espanhola! E bom caminho! Veja tours desta aventura.