Comida Mineira: Quais os Melhores Pratos?

Que a comida mineira é deliciosa, ninguém duvida. Contudo aqui falaremos, quais os melhores pratos da comida mineira e bem como mostraremos doces e bebidas deste estado encantador. Pois como mineiro que sou e apreciador da boa comida, adoro a culinária do meu estado.

Muitas pessoas pensam que Minas Gerais é toda zona rural. E que é um estado agrícola, que em toda casa tem um fogão de lenha. Onde a dona da casa faz aqueles quitutes deliciosos. É fato que menos de 20% da população do estado vivem nas grandes cidades.

Com isso uma boa parte das pessoas moram no campo ou cidades pequenas. Fato também que muitas casas do interior conservam o fogão a lenha. Porém, nem sempre em toda casa, você encontrará pessoas fazendo quitutes deliciosos. Então vamos ver os melhores pratos da culinária de Minas Gerais?

COMIDA MINEIRA: MELHORES PRATOS

FEIJÃO TROPEIRO

Vamos começar este conteúdo em alto nível falando do prato de comida mineira que eu mais gosto. Decerto estamos falando do feijão-tropeiro e não é difícil saber o porquê. Pois, a combinação de várias carnes de porco com o feijão, ovo e farinha ficam incríveis. Porém, outro detalhe que gosto nele é a simplicidade. Pois, qualquer pessoa consegue adaptar e fazer seu próprio tropeiro e ele vai bem com quase toda comida.

O Feijão Tropeiro é uma iguaria do estado de Minas Gerais. Vale a pena demais comer um feijão tropeiro na primeira oportunidade que tiver
FEIJÃO-TROPEIRO: FOTO ANA PAULA

FRANGO COM QUIABO

Como eu sempre digo o mais legal na comida mineira é a simplicidade. Assim sendo,o frango com quiabo não poderia ficar de fora. Este prato é muito simples e muito querido em Minas Gerais. Não é nada mais que frango frito e cozido com o quiabo, sofrendo pequenas variações. Este prato é maravilhoso e quando tiver a oportunidade experimente.

 Frango com quiabo é uma iguaria do estado de Minas Gerais e a tipica comida mineira. Vale a pena demais saborear essa iguaria.
FRANGO COM QUIABO: FOTO ANA PAULA

GALINHADA

Continuamos apresentando a comida mineira e mais uma vez outro prato simples e igualmente delicioso. Estamos falando da galinhada. Este prato consiste apenas em pedaços de frangos cozidos. Com arroz, açafrão e legumes de sua preferência, mesmo sendo tão simples é muito gostoso.

Galinhada é um prato a base de arroz, frango ou galinha e alguns legumes. Mesmo com a simplicidade fica delicioso
GALINHADA: FOTO ANA PAULA

BANANINHA FRITA

Este prato até que não é mineiro e tampouco brasileiro. Porém, foi em nosso estado que ele se popularizou. Consiste apenas em banana picada em rodelas e fritadas em óleo quente. Fica crocante e delicioso e novamente torno a falar da simplicidade. Há algumas variações, pois alguns preferem banana-da-terra madura. Outros preferem banana-caturra em rodelas, fato que todas ficam deliciosas.

Banana verde frita é uma iguaria do estado de Minas Gerais e vale a pena demais saborear quando possível.
BANANA FRITA: FOTO ANA PAULA

CARNE COZIDA

Um dos melhores pratos que se pode comer em Minas Gerais é uma carne cozida e bem temperada ou uma cava atolada. Estes pratos são deliciosos sendo que a vaca atolada é apenas um tipo de carne cozida. É uma comida maravilhosa, muito comum com carne de 2ª bovina. Uma forma de incrementar este prato é adicionando vegetais durante o cozimento. Como acontece com a vaca atolada onde se coloca mandioca. Contudo, é possível adicionar vários outros vegetais e o prato continua incrivelmente delicioso.

Cane cozida é uma iguaria que ficou muito popular no estado de Minas Gerais
CARNE COZIDA: FOTO ANA PAULA

SOPA DE BANANA COM CARNE MOÍDA

Em primeiro lugar, este prato é desconhecido por muitos mineiros como comida mineira. Lembro de algumas vezes fazer sopa de banana-verde para acompanhar uma muqueca e as pessoas estranharem conseguir fazer sopa de banana verde. Contudo, fica delicioso e nutritivo essa sopa. Vale a pena demais fazer para aqueles períodos mais frios e saborear pelo menos três pratadas.

Sopa de banana verde e uma iguaria em nosso estado e vale a pena demais saborear uma sopa de banana-verde em Minas Gerais
SOPA DE BANANA-VERDE: FOTO ANA PAULA

ANGU A BAIANA É COMIDA MINEIRA?

Talvez você esteja se perguntando se angu a baiana não seria comida baiana e não mineira. Essa dúvida é muito comum, mas este prato delicioso, na verdade, é tipico dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Consiste em um angu mole e sopa de carne moída com alguns vegetais. Fica delicioso e também é um dos caldos mais apreciados em nosso estado.

Angu a baiano é uma iguaria da comida mineira e vale a pena demais saborear este prato quando tiver oportunidade
ANGU A BAIANO: FOTO ANA PAULA

ABÓBORA COM BACON

A abóbora com bacon é um prato tipico da comida mineira muito fácil de fazer. Consiste apenas em abóbora picada em pequenos pedaços ou ralada com pedaços de bacon pequenos também. Fica delicioso este prato com uma pimenta acompanhando. Porém, a maior vantagem deste prato é a versatilidade, pois ele pode ser acompanhamento de qualquer outro prato e fica ótimo.

Aborbora com bacon é um prato muito comum na culinária mineira. Experimente essa iguaria quando tiver a oportunidade.
ABÓRBORA COM BACON: FOTO ANA PAULA

CANJIQUINHA

Esse derivado do milho é delicioso. No interior de Minas Gerais é feito com costelinha de porco e alguns temperos como a cebolinha de folha e fica ótimo. Essa iguaria da comida mineira é normalmente consumida com mais frequência no frio. Mas pode ser degustada em qualquer época do ano e acompanha bem vários pratos.

canjiquinha com costelinha é uma raridade da nossa comida tipica
CANJIQUINHA COM COSTELINHA: FOTO ANA PAULA

FEIJÃO TUTU

Essa iguaria confirma tudo que eu falei sobre a comida mineira até agora. É simples e delicioso, consiste basicamente em feijão cozido e batido com alguns acompanhamentos enfeitando na parte de cima tais como ovo ou torresmos. Este prato acompanha qualquer outro da culinária mineira e fica muito saboroso principalmente acompanhando um frango frito ou assado.

Feijão tutu é outra raridade da comida mineira
TUTU COM LINGUIÇA E COUVE: FOTO ANA PAULA

Por fim gostaria de Agradecer a Ana Paula Rampinelli por me presentear com essas belas imagens. Ela trabalha no restaurante Bom Apetite no centro da cidade de Ipatinga e todas essas iguarias você encontra neste restaurante. Caso queira saber mais a respeito, veja o perfil no instagram, ou fale com a recepção deste restaurante e “Bom Apetite”.

CAFÉ DA MANHÃ DE COMIDA MINEIRA

PÃO DE QUEIJO

Essa talvez seja a iguaria mais conhecida da comida mineira e não é difícil entender o porque, pois é deliciosa. Eu sempre digo que é como churrasco mesmo não sendo o melhor já é muito gostoso e o pão de queijo é a mesma coisa. Novamente digo ser um alimento de fácil preparo e pode ser armazenado por muito tempo. Então coma e leve essa iguaria para sua familia, pois é deliciosa.

Pão de queijo é o produto mais conhecido da comida mineira e provavelmente o mais delicioso também
PÃO DE QUEIJO

BROA DE MILHO

Por mais que haja muitos questionamentos sobre a origem da broa de milho, ela é muito popular em Minas Gerais. Desde criança minha mãe sempre fez para mim e meus irmãos, e nós sempre comemos muito. Hoje em dia há algumas variações de broa com queijo e broa com coco, porém fato que todas são deliciosas. E inegavelmente em Minas Gerais consumimos muito no café da manha.

Broa de milho é uma iguaria da comida mineira. Vale a pena demais comer e levar para sua casa pois é um produto delicioso.
BROA DE MILHO: BISCOITERIA DELICIAS DA VIDA EM IPATINGA-MG

BISCOITOS MINEIRO

Essa é uma tradição no interior de Minas Gerais. A vovó fazer biscoitos. Eles são deliciosos e nos remetem às nossas lembranças de infância bem como às merendas que levávamos para escola. Dessa forma ao falar em merendas da vovó chega nos dar aquela saudade gostosa tanto da pessoa quanto daqueles biscoitos deliciosos. A tradição está sendo perdida, porém, há algumas empresas disposta a manter essa tradição. Quanto aos biscoitos tem várias opções como biscoito de queijo, biscoito de polvilho, broinha enfim. São dezenas de opções deliciosas para comer no café da manhã de comida mineira.

Biscoitos da vovó ou biscoitos mineiros são iguarias da comida mineira e sempre que possível coma, pois é maravilhoso
BISCOITOS DA BISCOITERIA DELICIAS DA VIDA EM IPATINGA-MG

DOCE DE LEITE

Em síntese o doce de leite tem a origem incerta. Porém, os amigos argentinos têm uma versão patriótica que eles seriam os primeiros a fazer essa iguaria. No entanto, o fato concreto é que o doce de leite mineiro disputa com o argentino de igual para igual e ambos são maravilhosos. Há algumas variações como o doce de leite pastoso, quadrado e ainda com coco e segue relação e o que eles todos tem em comum é o fato de serem deliciosos.

Doce de leite é uma iguaria da comida mineiro que os argentinos quiseram levar a gloria para eles. Aqui vemos o doce de leite reserva de minas.
DOCE DE LEITE NA BISCOITERIA DELICIAS DA VIDA EM IPATINGA-MG

GOIABADA CASCÃO

A goiabada cascão sim, é uma delícia totalmente mineira e não tem questionamentos. Dessa forma cabe lembrar que a origem dela é no Sul de Minas Gerais. E por aqui é bem comum a goiabada ser servida com queijo e aí meu amigo, aguenta coração. Fica delicioso e seria bom provar essa combinação quando visitar nosso estado, pois é uma das melhores coisas que se pode comer em Minas Gerais.

Goiabada cascão é uma iguaria da comida mineira. É deliciosa e acompanha bem demais o queijo mineiro. Aqui vemos a goiabada cascão da empresa segredos da fazenda.
GOIABADA CASCÃO DA BISCOITERIA DELICIAS DA VIDA EM IPATINGA-MG

DOCE DE MAMÃO

Outro doce delicioso também servido com queijo é o doce de mamão verde. Este doce é servido em calda ou cristalizado sendo mais comum em calda com queijo. É muito gostoso e remonta a minha infância, pois meu pai fazia com muita frequência para mim e meus irmãos.

O doce de mamão verde ralado é uma iguaria da comida mineira e acompanha muito bem o queijo também. Aqui vemos um doce de mamao ralado da empresa segredos da fazenda.
DOCE DE MAMÃO NA BISCOITERIA DELICIAS DA VIDA EM IPATINGA-MG

DOCE DE ABÓBORA

Outro doce comum em nosso estado é o doce de abóbora. Doce tipicamente mineiro e delicioso tanto na forma pastosa quanto cristalizada também. Na verdade, este doce se tornou bastante comum nos bares e mercados na forma cristalizada que é deliciosa. Nos supermercados grandes é possível encontrá-lo na forma pastosa que é igualmente deliciosa. Eu recomendo demais saborear este doce quando vier a Minas Gerais.

Doce de abóbora é uma iguaria da comida mineira e que é deliciosa. Aqui vemos um doce de abóbora com pedaços da empresa segredos da fazenda
DOCE DE ABÓBORA NA BISCOITERIA DELICIAS DA VIDA EM IPATINGA-MG

Por fim gostaria de agradecer ao meu amigo Wesley da “Biscoiteria Delicias da Vida” que fica na Av. Macapá no Bairro Veneza em Ipatinga-MG. Pois, ao saber que eu faria este conteúdo prontamente me cedeu as imagens de café da manha de comida mineira bem como me chamou para conhecer o espaço onde eu tomei um café da manha maravilhoso. Caso queira reservar algumas das gostosuras mostradas acima, fale diretamente na Biscoiteria Delicias da Vida, e veja muito mais no Instagram da biscoiteria.

DELICIAS ADOTADAS PELA NOSSA CULINÁRIA

Em resumo muitos pratos foram adotados pela comida mineira, mas não são mineiros de fato. Dessa forma você ja deve ter escutado sobre o queijo mineiro ou cachaça mineira, pois ambos se tornaram famosos. Porém, nenhum deles é de origem mineira por mais que podem ter sofrido alguma alteração local.

Quanto ao queijo várias regiões têm queijos famosos e uma delas é a região da Serra da Canastra, outra região com queijo muito famoso é a Cidade de Serro. Enfim são queijos deliciosos, alguns mineiros falam que é o melhor do mundo, eu discordo, pois, gostei mais do Queijo Gouda. Porém, os queijos mineiros são deliciosos também e vale a pena demais experimentar.

Queijo minas é famoso pela qualidade e nós mineiros orgulhamos muito de fazer queijos tão bons.
QUEIJO MINAS É FAMOSO PELA QUALIDADE

Já a cachaça não fica para trás. Mesmo, não gostando de bebida alcoólica sei que as pessoas gostam demais da cachaça de Minas Gerais. Não é tão famosa quando a comida mineira, mas é famosa também. Neste sentido a Cachaça de Salinas é muito premiada e saboreada no país todo e em várias partes do mundo também. Então caso goste de uma bebida bacana pode saborear a Cachaça de Salinas. No entanto, caso goste de coisas mais regionais é bem comum vários alambiques espalhados pelo estado e não faltará cachaça regional para você experimentar.

Cachaça mineira é muito apreciada e famosa. A cachaça de salinas é muito requisitada no Brasil
CACHAÇA DE SALINAS É UMA DAS MELHORES DO BRASIL

O café não é mineiro mesmo, porém é bom lembrar algumas coisas. O clima de montanha da região leste, sobretudo próximo ao Espírito Santo produz os melhores cafés do mundo. Neste sentido a Cidade de Alto Caparaó tem um destaque e tanto, pois por lá temos a Fazenda Ninho da Águia com um dos melhores cafés do Brasil e do mundo

Os cafés mineiros são famosos pela qualidade no Brasil e no Mundo
CAFÉ DE ALTO CAPARAÓ SÃO OS MELHORES DO BRASIL

CONCLUSÕES SOBRE A COMIDA MINEIRA

Concluindo eu diria que a comida mineira é tão deliciosa quanto a Ceia de Natal. Algumas opções são saudáveis e outras nem tanto. No entanto, não se preocupe com isso. Quando encontrar uma comida mineira de qualidade coma como se o mundo estivesse acabando, pois, vale a pena demais.

Neste conteúdo eu falei de comida tipicamente mineira e comidas “mineiradas”, ou seja, foram incorporadas a nossa cultura. Falamos também sobre as comidas que são bem comuns em outros estados e ainda as comidas que embora não sejam mineiras ficam famosas em nosso estado. Você, no entanto, pode não agradar todas as opções, mas, a culinária mineira é muito rica e diversificada. Caso tenha algum prato que goste e não viu aqui pode falar comigo nos comentários.

PASSAGENS AÉREAS PARA CURTIR A COMIDA MINEIRA

Portanto, como a postagem refere a comida mineira é preciso vir a Minas Gerais, ou em tese não é? Quando se viajar uma das primeiras dificuldades é a passagem aérea. Neste destino abaixo mostro como é barato para você conhecer nosso estado.

Belo Horizonte
Passagens aéreas saindo de

SEGURO VIAGEM

Ainda gostaria de lembrar que ao viajar principalmente para fazer um turismo de diferentes culturas é bom contratar um seguro viagem. Para fazer sua própria cotação e ver como é bom e barato clique na foto abaixo.

Seguro Viagem: América do Norte
Intermac 60 Long Stay USA Intermac 60 Long Stay USA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (SUPLEMENTAR) R$ 25/dia*
ITA 40 SMART USA ITA 40 SMART USA Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 15/dia*
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 44/dia*

RECADO EXTRA

Aqui fazemos conteúdo em conjunto com os melhores blogs do Brasil. Então veja os conteúdos que os colegas fizeram com o tema: comida. Pois, todos estão maravilhosos.

19 comentários em “Comida Mineira: Quais os Melhores Pratos?”

  1. Moisés do céu, to com água na boca e seu post só fez aumentar as saudades que estou da nossa terrinha. Realmente eu não conheço a sopa de banana com carne moída, já quero experimentar. Amei o post! 😋😍👏👏👏

  2. Moíses, seu post sobre comida mineira me deu vontade voltar a Minas agora mesmo. Minha mãe é mineira, então muitas destas comida eu já conhecia, mais esta abobora com bacon vou testar hoje mesmo. Depois te conto se deu certo.
    Beijinhos

  3. É até difícil falar de comida mineira e saber quais são os melhores pratos, viu?! Eu sou apaixonada por pão de queijo, um frango com quiabo bem preparadinho. Seu post está sensacional!

  4. Esse post me abriu o apetite. A comida mineira é de fato deliciosa e é uma cozinha afetiva. Adorei a seleção dos melhores pratos, doces e café da manhã também. Você faz um conteúdo incrível.

  5. Que pratos deliciosos da comida mineira, realmente vale muito a pena fazer um tour gastronômico por Minas Gerais 👏👏

  6. José Maria

    Bacon é uma palavra nova por aqui e vem do Inglês.
    Aqui em Minas chamamos é de toucinho defumado. O toucinho ou barriga é pendurado sobre o fogão a lenha na cozinha para ser defumado.

  7. Olha… passei vontade aqui lendo esse post, viu? Sou suspeita amoooo a comida típica mineira e como moro em Sao Paulo, SEMPRE que tenho oportunidade como em restaurante mineiro.

  8. Comida Mineira: Quais os Melhores Pratos??? Nossa! Olha, é muito difícil responder a essa pergunta, viu! Já que, pra mim, toda comida tipicamente mineira é maravilhosa! Amo nosso tutu de feijão, feijão tropeiro, frango com quiabo e outras!

  9. Pingback: Macarrão de feijão – faz bem? Conheça seus benefícios! - RECEITA FIT

  10. Pingback: 150 Receitas para Microondas: Ebook que facilita sua vida! - Noticias RSS -

  11. Pingback: Alimentos que ajudam a secar a barriga

  12. Pingback: A Melhor Carne de Lata, Comida Mineira, Dona Francisquinha, Conheça

  13. Pingback: 10 melhores marcas de Pão de Queijo do Brasil - Comida Simples

Deixe uma resposta