Ceia de Natal Simples e Econômica para Fazer em Casa

Chegando a época do Natal que eu gosto tanto. Além do espirito cristão e presentes o natal também tem outro sinônimo, a ceia de natal. E aqui veremos algumas opções de ceia de natal simples e econômicas para você fazer em sua casa. Tudo bem simples e econômico claro.

Nesta época muitas pessoas recebem familiares e amigos em casa. Porém, na hora de fazer a ceia de natal muitos tem dificuldade, pois não conhecem uma ceia de natal simples. Contudo, sabemos como está a inflação neste país. Então vamos ver algumas opções econômicas para você fazer em casa mesmo que não tenha muita intimidade com a cozinha.

No natal há várias opções de comidas para a ceia de natal. Com isso fica mais fácil, pois desde um prato mais simples e delicioso até um mais sofisticado também será uma comida natalina. E no que diz respeito a ceia de natal o mesmo vale para quase tudo na vida, é melhor um prato simples e delicioso que algo sofisticado e ruim. Então vamos ver algumas opções para a ceia de natal simples, econômica e deliciosa que pode ser feito em casa.

CEIA DE NATAL SIMPLES: OPÇÕES DE PRATOS

PERU ASSADO

Convenhamos que a ave é um grande símbolo de natal para nós brasileiros. Pode ser um frango, chester ou peru a ave de natal sempre cai bem. E o melhor, foi-se o tempo que era difícil preparar este prato. Atualmente as opções de ave a venda no supermercado já vem temperado com um sensor que indica que ele está no ponto. Acrescente uma farofa pronta com uva-passa, banco e batata assada e depois é só saborear. Veja uma receita de peru simples e fácil aqui.

O peru assado, chester ou simplesmente ave assada é uma boa dica para uma ceia de natal simples e deliciosa
PERU ASSADO É UMA EXCELENTE DICA DE CEIA DE NATAL SIMPLES

PERNIL ASSADO

O Pernil assado é um clássico na ceia de natal, porem não é tao simples o preparo se comparado a um tender ou chester. Contudo, é simples uma boa dica é escolher um bom pernil para a ceia de natal. A dica mais que legal é deixar marinar com vinho. Isso já garante um sabor muito delicioso ao pernil. Fica delicioso porém sempre preferi fazer apenas uma ave pois as ceias de natal da familia geralmente não tem muitas pessoas. Veja aqui uma receita de pernil assado simples.

PERNIL ASSADO SEMPRE É UMA BOA DICA PARA UMA CEIA DE NATAL SIMPLES
PERNIL ASSADO SEMPRE É UMA BOA

FAROFA SIMPLES DE NATAL

Farofa é outro símbolo do natal. Muito comum tê-la acompanhando a ave. Porém, saiba que esse prato é um dos mais simples e econômicos de uma ceia de natal simples. Com a farofa pronta fica muito mais fácil. Basta acrescentar ovos fritos ou cozidos, cenoura ralada, azeitona, cebola e uma farofa simples para a ceia de natal está pronta. Já a uva-passa eu não vou mencionar, pois sei da polêmica em torno do assunto.

Farofa para a ceia de natal é uma boa dica pois é fácil fazer e barato também
FAROFA DE NATAL É MUITO SIMPLES E RÁPIDO

SALADA DE NATAL

Salada é outra opção simples e que muitos jovens estão perdendo o interesse, infelizmente. É um prato muito simples para a ceia de natal. Por exemplo, colocando alfaces, ovos de codorna e tomate-cereja já é uma boa opção de salada. Caso queira deixar um pouco melhor algumas frutas como abacaxi e manga equilibram bem o prato e fica muito mais saboroso além de parecer mais sofisticado.

Salada sempre vai bem em qualquer data
SALADA SEMPRE VAI BEM

ARROZ DE NATAL

Arroz para uma ceia de natal simples é muito fácil. Pois, com a panela elétrica de arroz qualquer pessoa consegue fazer um bom arroz. O que falta é apenas colocar algumas opções para deixá-lo mais colorido ou até mesmo dar um ar de sofisticação. Isso você consegue colocando ingredientes como: azeitona, milho, uva-passa, pedaços de bacon, pimentão.

ARROZ COLORIDO COM LEGUMES É UMA BOA PEDIDA NA CEIA DE NATAL
ARROZ COM LEGUMES SEMPRE É UMA BOA

TENDER NATALINO

O tender natalino é o pernil de porco defumado e processado, e o sabor lembra muito o presunto. Porém o melhor dessa iguaria é que simplesmente levá-lo ao forno pré-aquecido e deixá-lo assar por uma hora é o suficiente. Com apenas este processo ele já está pronto. E não o subestime, sempre faço no natal e o sabor é maravilhoso. Uma opção interessante é colocar cravo da índia para deixá-lo ainda mais saboroso e servir com pimenta biquinho, abacaxi e farofa para enfeitar este prato.

GUACAMOLE

Em síntese, o guacamole é um prato delicioso e muito fácil de ser preparado em uma ceia de natal simples. Pois, consiste basicamente em abacate e limão. O maior segredo seria escolher bons abacates, o que não é dificil. A opção interessante é servir com doritos o que deixa mais sofisticado e delicioso.

Guacamole é sempre uma boa pedida até mesmo na ceia de natal
GUACAMOLE

BRUSCHETTA

Um prato simples sempre servido em ocasios especiais como algo refinado é a bruschetta. E nada mais é do que uma fatia de pão assada com um molho ou algum outro acompanhamento. Até mesmo tomate maduro, ajeite e manjericão já é um tipo de acompanhamento legal. Outras opções são usar presunto ou requeijão cremoso. Então você pode usar a imaginação a vontade de servir até como opção de acompanhamento que a visita goste.

Bruschetta sempre vai bem no natal e ceia também
BRUSCHETTA É CHIQUE E FÁCILD E FAZER

FRICASSÊ DE FRANGO COM BATATA PALHA

Este é outro prato para uma ceia de natal simples e deliciosa, com nome refinado. Porém o fricassê é uma receita bem simples que consiste apenas em frango, requeijão cremoso e creme de leite e para concluir a batata palha. No mais é possivel usar para o molho vários ingredientes que tenha em casa, enfim não se acanhe com o nome do prato pois é simples e delicioso. Que tal ver uma receita de fricassê de frango fácil?

Fricassê de frango é uma receita simples para a ceia de natal
FRICASSÊ DE FRANGO COM BATATA PALHA SEMPRE VAI BEM

BACALHOADA DE NATAL

O Bacalhau sempre foi um prato que remeteu a sofisticação. Porém, qualquer prato com balhau nem sempre fica caro, mas se bem preparado fica delicioso. O detalhe mais importante é saber retirar o sal. Apos isso cozinhando algumas batatas e colocando para assar com azeite, pimentão e azeitona fica delicioso. E o melhor é que o cheiro deixa o prato ainda mais delicioso. Há várias receitas de bacalhoada fácil, então fica fácil fazer este prato.

Bacalhoada vai bem em qualquer data do ano porém na ceia de natal vai melhor ainda.
BACALHOADA VAI BEM EM QUALQUER ÉPOCA

SALADA DE GRÃO DE BICO

O grão de bico pela abundância de proteína pode ser uma excelente opção para substituir a carne.Então vale a pena fazer essa salada para o amigo vegano. É bem fácil fazer essa salada também. Pois, consiste apenas no grão cozido misturado a outros ingredientes como milho, tomate cereja, azeitona, abacate e outros. Enfim você já deve ter notado como é uma opção de ceia de natal simples e econômica para fazer em casa.

A salada de grão de bico é deliciosa e vai bem em qualquer data até porque é muito saudável.
SALADA DE GRÃO DE BICO

SALADA DE LENTILHA

Vamos falar de mais uma opção saudável para nossa ceia de natal simples e econômica. A salada de lentilha é outra opção para essa data. O único ponto é que ela precisa estar bem cozida. No mais é colocar acompanhamentos a gosto. Neste sentido pode ser usado itens como tomate-cereja, alho-poró ou cebola. Azeitona, presunto ou pimentão são outras opções para essa salada nutritiva de lentilha.

SALADA DE LENTILHA VAI MUITO BEM NA CEIA DE NATAL TAMBÉM
SALADA DE LENTILHA VAI MUITO BEM

SALADA DE FRUTAS

Convenhamos que não existe nada mais simples que uma salada de frutas. Vocye só precisa cortar as frutas e misturá-las. Caso queira algo diferente, é uma opção fazer a salada de frutas em camadas o que fica muito legal em uma tigela de vidro. Caso queira também pode colocar mel para adoçar a salada mel ou leite condensado.

Salada de fruta é uma boa dica para uma sobremessa no natal simples e deliciosa
SALADA DE FRUTAS SIMPLES

LASANHA DE CARNE MOÍDA

Lasanha a bolonhesa um prato muito mais simples do que parece. E vale a pena demais fazer em uma ceia de natal mais simples e econômica. Apenas macarrão de lasanha cozido, presunto e mussarela, e o molho de carne moída são a base deste prato. E apenas isso já garante este prato que é delicioso. É possível fazer este prato com legumes no lugar do macarrão o que garante que ele ficará mais saudável. Veja uma receita de lasanha fácil, e faça em sua casa.

Lasanha de carne moída é uma boa dica para uma ceia de natal simples e vai muito bem em qualquer data do ano tambem
LASANHA DE CARNE MOÍDA

PUDIM DE OVOS OU MANJAR BRANCO

Uma opção de sobremesa é o pudim de ovos ou até mesmo o manjar branco que são sobremesas fáceis de preparar. De fato muitas pessoas fazem estas sobremesas e postam na internet. Caso não tenha muita familiaridade convém pedir ajuda a algum amigo ou familiar. Já o manjar branco é mais fácil de ser feito e igualmente delicioso. Veja aqui uma receita de pudim de ovos fácil.

O pudim de ovos é muito simples de fazer e fica delicioso então é uma boa dica para a ceia de natal simples afinal todos gostam de pudim
PUDIM É FÁCIL DE FAZER E DELICIOSO

RABANADA TRADICIONAL

Essa é outra opção bem simples. E tão simples que lembro quando fiz a primeira vez e ao terminar, me perguntei: só isso? Enfim é muito simples de fato. Consiste apenas em ensopar fatias de pão em uma mistura de leite e leite condensado. Depois passar em outra mistura com ovos e fritar. Concluindo, pode colocar mais um pouco de açúcar e canela, e pronto.

Rabanada é uma excelente dica de sobremesa para uma ceia de natal simples e deliciosa além de econômica também
RABANADA É GOSTOSO E SIMPLES DE FAZER

LIMONADA COM LEITE CONDENSADO

Em síntese, essa bebida é uma boa opção para os amigos que não querem bebida alcoólica. Consiste apenas em limão sem semente, água e leite condensado, tudo isso batido no liquidificador. Fica muito bom essa limonada que também é uma opção ao refrigerante. Interessante que é mais saudável que o refrigerante também.

Limonada com leite condensado é uma excelente opção ao refrigerante e uma bebida deliciosa para uma ceia de natal simples
LIMONADA COM LEITE CONDENSADO É UMA OPÇÃO AO REFRIGERANTE

CONCLUSÕES SOBRE A CEIA DE NATAL SIMPLES

Concluindo eu diria que a ceia de natal pode ser algo simples. Fazendo una opção de carne assada seja ela a ave ou o pernil já está ótimo. Quatro a seis guarnições também são o suficiente além de duas opções de entrada. A sobremesa, por exemplo, geralmente um pudim e uma salada de frutas já ajudam demais.

No entanto, quanto a bebida há diversas opções alcoólicas. E diversas opções de refrigerante também. Todavia, fiz questão de mencionar uma opção de limonada. Afinal muitas pessoas preocupam com a saúde até na época natalina.

Dessa forma você pode perceber que não é tão complicado fazer uma ceia de natal simples. Porém, você pode pedir aos convidados para trazer algum prato que tenha dificuldade ou simplesmente não queira fazer. Afinal amigo é para estas coisas.

Portanto, eu concluo ser melhor fazer uma ceia de natal simples com poucos ingredientes e saborosa do que fazer algo sofisticado com muitas variedades e ruim. Então mesmo que a ceia de natal seja pequena, o importante é reunir e saborear a comida além de lembrar do que prega o espirito natalino, do amor e do perdão.

PASSAGENS AÉREAS PARA CURTIR O NATAL NA CASA DOS AMIGOS

Portanto, como a postagem refere a saborear uma ceia de natal com amigos, uma opção boa é comprar a passagem aérea. E partir em direção a casa dos amigos ou parentes. Neste quadro abaixo mostro como é barato, porém você pode fazer sua própria consulta clicando sobre ele.

Ponte
Passagens aéreas saindo de

SEGURO VIAGEM

Ainda gostaria de lembrar que ao viajar principalmente para fazer um turismo de diferentes culturas é bom contratar um seguro viagem. Para fazer sua própria cotação e ver como é bom e barato clique na foto abaixo.

Seguro Viagem: América do Norte
Intermac 60 Long Stay USA Intermac 60 Long Stay USA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (SUPLEMENTAR) R$ 25/dia*
ITA 40 SMART USA ITA 40 SMART USA Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 15/dia*
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 45/dia*

RECADO EXTRA

Por fim, aqui fazemos conteúdo em conjunto com os melhores blogs do Brasil. Então veja os conteúdos que os colegas fizeram com o tema: comida. Pois, todos estão maravilhosos.

8 comentários em “Ceia de Natal Simples e Econômica para Fazer em Casa”

  1. Nathalia Geromel

    Aqui em casa nunca falta peru na ceia de natal!! Um prato simples, só colocar no forno, tradicional e delicioso! Adorei todos os pratos, já fiquei com vontade de pular pro natal kkkkkkk

  2. Para mim ceia de natal é bacalhau, batatas e couve cozidas fervidas em azeite. É a designada comida de conforto que tantas recordações nos trás. Mas é ótimo ver as tradições de outros países e ver o quão diferente é da nossa.

  3. Norma Carvalho

    Ah que delicia… é exatamente a minha memória de ceia da natal. Sempre foi essa mesmo. Adorei.

  4. Post sensacionalmente delicioso. Amei as suas dicas de opções econômicas e simples de Ceia de Natal Simples para Fazer em Casa. Amei a bacalhoada de Natal!

  5. Que delícia, não só as dicas como as fotos me deixaram com água na boca. Além disso, acho mais que válido falarmos de alternativas econômicas para a ceia de fim de ano. Abraços 🤗

  6. Angela Martins

    Amei suas dicas! Sem dúvidas uma ceia de Natal simples e deliciosa. Já quero testar essa limonada.

Deixe uma resposta