Quem nunca ficou sonhando com os deliciosos quitutes de uma das festas mais famosas do ano? Além de gostosas, as comidas de festa junina e julina são muito apetitosas com um gostinho especial de quero mais.

Poucos eventos do ano têm um cardápio tão característico e brasieliro quanto as tradicionais festas do mês de Junho. Com deliciosas comidas típicas e tradições feitas para cada região do Brasil, você poderá curtir as comemorações juninas de barriga cheia, não importa onde estiver.

A festa junina, assim como muitas tradições que conhecemos atualmente, foi trazida ao Brasil pelos portugueses durante o período de colonização do país.

Com um forte tom religioso, inicialmente a festa celebrava três santos principais:

  • Santo Antônio: O casamenteiro;
  • São Pedro: O guardião das portas do céu, protetor dos pescadores e também das viúvas;
  • São João Batista: O protetor dos casados e dos doentes.

Além desse vínculo religioso, as celebrações também incorporaram os costumes indígenas e afro-brasileiros, tornando-se uma linda festa popular multicultural para todos os brasileiros.

Imagem mostra o noivo e noiva na festa junina

As festas juninas brasileiras começaram a tomar grandes proporções principalmente no nordeste. A região abriga uma das maiores e melhores festas do Brasil: como, por exemplo, a Festa do Bode Rei, que acontece em Cabaceiras, no estado da Paraíba, e ainda na Paraíba a cidade de Campina Grande se tornou, muito conhecida devido à festa junina. Ou a festa junina de Caruaru-PE dentre outras.

A festa junina de Campina Grande que já chegou a receber mais de 2,5 milhões de pessoas, ficou conhecida pela grande variedade de músicas e também pelas melhores comidas de festa junina.

Embora seu maior polo esteja no nordeste, as festas juninas e julinas acontecem do norte ao sul, em todas as regiões do Brasil, cada uma com sua própria variedade cultural.

O que todas elas possuem em comum, é muita alegria, brincadeiras, comida boa, fogueiras, e, é claro, quadrilha e danças com trajes bem caipira.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com o que há de melhor em comidas típicas juninas em cada região do Brasil, principais ingredientes e seus benefícios para nossa saúde e origem das comemorações. 

Sem falar das receitas saudáveis de comidas de festa junina. Elas estão imperdíveis. Nossas opções vão te deixar com água na boca e desejando que o mês de junho chegue bem depressa.

Comidas de festa junina: Principais ingredientes

A principal atração para todas as pessoas que desejam celebrar o mês de Junho, são as comidas de festa junina. De maneira geral, independente da região e suas tradições, os pratos juninos mais típicos levam alguns ingredientes principais. São eles:

  1. Milho:

Os primeiros registros de cultivo deste alimento foram encontrados em pequenas ilhas próximas ao litoral do México. De origem indígena caribenha, seu nome significa sustento da vida, principalmente na comida mexicana.

Imagem mostra o milho, que é muito popular nas festas juninas

No Brasil, a safra do milho é grande entre os meses de Junho e agosto, tanto no nordeste quanto no sul de Minas. Sendo assim, a especiaria ganha muita força especificamente nas festas juninas e julinas. 

Além de ser um alimento curinga, encontrado nos mais diversos pratos de comidas de festa junina, o milho também possui um grande simbolismo para a comemoração. Os principais pratos são:

  • Curau;
  • Bolo de milho;
  • Canjica;
  • Pamonha.
  1. Coco:

Além de ser muito saudável, o coco também é um alimento muito versátil e perfeito para explorar novas receitas de comidas para festa junina.

Imagem mostra o coco que é a base de vários pratos da festa junina e julina

Não deixe de incluir o coco ralado e o leite de coco na sua lista de comprar para o mês de junho, pois eles são indispensáveis para o preparo das receitas mais tradicionais da ocasião, como:

  • Arroz doce com leite de coco;
  • Cocada;
  • Beijinho.
  1. Amendoim:

O amendoim também é a chave para muitas receitas de comidas de festa junina, seja puro, torrado, doce ou salgado. O alimento se destaca pelo preço acessível e pela infinita quantidade de combinações que seu sabor pode proporcionar.

Imagem mostra o pe de moleque que é muito apreciado nas festas juninas e julinas

Inclusive, as receitas que levam a iguaria, são as mais apreciadas nas comemorações juninas. Entre elas destacam-se:

  • Pé de moleque;
  • Pé de moça;
  • Doce de amendoim;
  • Amendoim doce;
  • Doce de amendoim;
  • Paçoca;
  • Chá de amendoim;
  • Bolo de amendoim.
  1. Mandioca:

As formas como podemos usar a mandioca em deliciosas receitas de comidas de festa junina e julina, é tão versátil quanto os nomes que o alimento possui.

Imagem mostra a mandioca, que é uma raiz muito apreciada nas festas juninas e julinas

Também conhecida como aipim, macaxeira, castelinha, uaipi e maniva, as principais receitas para você se aventurar usando a mandioca, são:

  • Tapioca;
  • Bolo de aipim;
  • Bolinho de mandioca.

Continue a leitura e saiba quais são os principais benefícios dos alimentos típicos da festa junina.

Benefícios das comidas de festa junina

Veja agora como consumir bem cada prato das comidas de festa junina sem pesar na consciência e nem na saúde:

  • Pipoca

A pipoca é um dos alimentos mais saudáveis das comidas de festa junina. Muito rica em fibras, sua casca ajuda no funcionamento do intestino. Além disso, o alimento também causa sensação de saciedade, e contém antioxidantes que protegem as células do nosso organismo pelos danos causados pelos radicais livres.

  • Pinhão

Além de conter vitaminas do complexo B e vitamina C, cálcio, fósforo, fibras e proteínas, o pinhão também é um alimento muito rico em potássio, ajudando a controlar a pressão arterial.

O alimento também possui ômega 3 e ômega 9. O modo de preparar o pinhão apenas com água e sal, faz com que o seu consumo seja bem mais saudável.

  • Arroz doce

De origem asiática, esta é uma das comidas de festa junina rica em carboidratos que fornecem energia ao organismo. O doce também possui nutrientes como vitaminas A, B12, D, cálcio, fósforo, proteínas e magnésio, presentes no leite e que fortalecem os ossos.

Além disso, o arroz doce também pode vir com ingredientes como cravo e canela, que diminuem o índice glicêmico do organismo ao consumir açúcar.

  • Milho cozido

O milho cozido combate os radicais livres e ajuda a prevenir contra o câncer e retarda o envelhecimento, pois é rico em carboidratos, contém B1, B2, além de possuir minerais que contribuem para a saúde dos ossos e vitamina E, com ação antioxidante.

  • Amendoim

O amendoim, também presente nas mais variadas comidas de festa junina, é um alimento rico em gordura poli-insaturadas que ajudam no controle e tratamento do colesterol e triglicérides.

O alimento também é uma importante fonte de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, ferro, proteínas e antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento precoce e previnem doenças cardiológicas.

  • Maçã do amor

A maçã, sem açúcar,é uma excelente aliada no controle do diabetes e do colesterol. Ela também ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e é indicada para quem deseja emagrecer, pois é um alimento muito rico em fibras e provoca saciedade.

  • Batata doce

Além de índice glicêmico baixo, que eleva lentamente a taxa de açúcar no sangue, liberando pouca insulina, a batata doce também é rica em vitamina C e betacaroteno. Esses antioxidantes previnem o envelhecimento das células e vários tipos de câncer.

  • Doce de abóbora

Além de possuir boas quantidades de oxidantes, estudos mostram que o consumo de abóbora também ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração e derrame.

  • Vinho quente

Por possuir flavonóides e ação antioxidante, o vinho quente é uma bebida que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, a bebida também pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, diminuir a pressão arterial e aumentar o colesterol bom.

  • Mandioca

A mandioca é um alimento muito presente nas comidas de festa junina. Cozida, assada ou como ingredientes de outro prato, ela é fonte de vitaminas do complexo B e de potássio.

Além disso, o alimento também possui altos níveis de fibras e amidos, que promovem saciedade no organismo e prolongam o sentimento de saciedade.

Veja a seguir como surgiu a festa junina e como as comemorações chegaram ao Brasil.

Origem da Festa Junina

O mês de junho vem chegando e com ele a vontade  de saborear as comidas de festa junina. Mas você sabe como surgiu a festa junina no Brasil?

O Brasil é um país muito rico em culturas e tradições, e as festas juninas e julinas que acontecem no país são parte importante disso. As comemorações aparecem entre as principais festas populares do país, tanto pela sua alegria e músicas típicas, quanto pelas deliciosas comidas típicas da ocasião.

Todo mundo vai para a festa junina para curtir as fogueiras, as quadrilhas e músicas animadas, mas o que mais atrai a atenção mesmo é experimentar as comidas de festa junina.

Como você viu acima, as origens da festa junina está diretamente ligada às festividades pagãs que acontecem na Europa no solstício de verão, ou seja, na passagem da primavera para o verão.

Imagem mostra a decoração da festa junina

As festas juninas eram realizadas com o intuito de afastar os espíritos maus e qualquer praga que pudesse atingir a colheita. Exatamente no mês de Junho, passagem do outono para o inverno aqui no Brasil, que o solstício de verão acontece no hemisfério norte.

A partir do momento em que o cristianismo se consolidou como a religião principal do continente europeu, as comemorações feitas por diferentes povos pagãos europeus passaram a ser cristianizadas.

Desse modo, a festa de origem pagã foi introduzida ao calendário de festas do catolicismo. As comemorações juninas são comuns em todas as regiões brasileiras, em especial no nordeste, onde você vai encontrar as melhores comidas de festa junina que já experimentou na vida.

A festa foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI. Inicialmente se tratava de uma festa estritamente religiosa, feita em homenagem a santos. Com o passar do tempo, a festa também incorporou alguns costumes indígenas e afro-brasileiros.

As duas maiores festas juninas do Brasil acontecem no nordeste em Campina Grande/PA e em Caruaru/PE. Contudo, você poderá se deliciar com as comidas de festa junina e aproveitar esta comemoração incrível no país inteiro.

Vale lembrar também, que as comidas típicas juninas e julinas mudam de região para região. E para que você possa conhecer um pouco mais sobre estas delícias em cada canto do Brasil, listamos os principais pratos de cada região.

Comidas de festa junina no sudeste

As festas juninas no Sudeste do Brasil, são chamadas de quermesses e geralmente são organizadas por escolas, clubes ou igrejas. Elas possuem uma mistura de características que destacam a vivência no interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Mas, o melhor de tudo são as comidas de festa junina com aquele gostinho de quero mais. 

Além de se divertir com muitas  brincadeiras como pescaria e boca de palhaço,por exemplo, nas tradicionais barraquinhas você também vai experimentar uma enorme variedade de comidas.

Assim como a comida mineira, as comidas de festa junina de Minas Gerais, tem um sabor inigualável e indescritível. Se você nunca experimentou estas delícias, não imagina o que está perdendo.

Enquanto muitas pessoas escolhem um destino de viagem baseado nas atrações turísticas que o local possui, na arquitetura e no ecoturismo, outras pessoas decidem de acordo com o cardápio disponível. 

Vale lembrar, que o turismo na região sudeste também é muito variado. Ou seja, ele passa pelos pólos culturais de São Paulo, pelas belíssimas praias do Rio de Janeiro e as melhores cachoeiras de Minas Gerais. Vale a pena conhecer um pouquinho de cada destino.

Voltando aos pratos típicos juninos, se você também é amante de uma boa gastronomia, o que não faltará são receitas deliciosas para saborear enquanto curte o arraiá. Confira:

  • Pé de moleque;
  • Paçoca;
  • Pamonha;
  • Cocada;
  • Caldo de mandioca;
  • Canjica;
  • Cachorro quente;
  • Bolinho caipira;
  • Tapioca;
  • Algodão doce;
  • Batata doce;
  • Maçã do amor.

Entre maravilhosos doces, salgados e bebidas, veja a seguir os pratos mais conhecidos e saboreados nas festas juninas que acontecem no nordeste do Brasil.

Comidas de festa junina no nordeste

A festa junina no nordeste, se destaca entre os dias de Santo Antônio, São Pedro, e principalmente São João. Nessa época as celebrações exaltam a cultura popular regional com forrós, quadrilhas, bumba meu boi e ótimas comidas de festa junina.

Quando o assunto é a principal festa de junho, logo vem à mente o arraiá raiz: casas do interior enfeitadas, estampas coloridas e animadas por todos os lados, panelas cheias e licores deliciosos.

A região nordestina mais conhecida por suas comemorações juninas e julinas, é Campina Grande/PA. A cidade é responsável pelo maior São João do Brasil: A Festa do Bode Rei. Por lá você vai encontrar muitos shows, espetáculos, fogueiras, quadrilhas e muita comida gostosa.

Imagem mostra o letrieiro da tradicional festa do bode rei no nordeste

Ainda no nordeste, Aracaju/SE também é muito conhecida por ter o maior arraial a céu aberto do Brasil. O Forró Caju é a festa mais conhecida. Além de dançar muito você também poderá apreciar o que há de melhor nas comidas de festa junina.

A cidade de Caruaru/PE, também já é uma tradição nessa época do ano, tanto que recebe milhares de turistas em busca de diversão e shows de pessoas renomadas. Além de curtir as festas juninas nordestinas, aproveite também para conhecer as diversas praias da região, pontos turísticos e muito mais.

Para os amantes do ecoturismo, a dica é aproveitar para conhecer a Chapada Diamantina. Além de muita aventura você também poderá saborear deliciosos pratos típicos juninos.

Na Bahia, assim como nos demais estados do Brasil, a celebração de São João é sinônimo de fartura, mesa cheia e pratos riquíssimos da comida baiana. Em Pernambuco também não é diferente. As comidas típicas de festa junina são elementos imprescindíveis nas festas de São João pernambucanas.

Vale lembrar, que independente do estado que você estiver, os alimentos base das comidas de festa junina são sempre os mesmos: mandioca, milho e amendoim. Com direito a bolos, canjica, doces e muito mais, as comidas de festa junina do nordeste aquecem os corações nordestinos e de quem passa pela região.

As principais comidas típicas de festa junina no nordeste são:

  • Munguzá,
  • Cuscuz;
  • Pé-de moleque;
  • Paçoca;
  • Pamonha
  • Caruru;
  • Baião de Dois;
  • Aluá;
  • Tapioca;
  • Arroz doce;
  • Cozido de milho;
  • Bolo de milho;
  • Curau;
  • Canjica;
  • Espiga de milho cozido.
Imagem mostra o tradicional bolo de milho das festas junina e julina

Assim, como as comidas que você acabou de ver, várias receitas de pratos típicos juninos da região norte, também tem o milho e a mandioca como ingredientes principais. Veja a seguir os pratos que complementam os arraiais do Norte do Brasil.

Comidas de festa junina na região norte

Quando falamos em festividades e comidas de festa junina, a região norte também não fica para trás. As festas desta região são conhecidas pelo Brasil inteiro por causa do uso de bandeirinhas, balões e quadrilhas, que todos os anos dividem espaço com a festa do Boi-Bumbá .

A festa do Boi-Bumbá, nada mais é que um Festival Folclórico de Parintins, muito famoso, que ocorre no interior do estado do Amazonas. O festival foi tombado como Patrimônio Cultural do Brasil, representando o auto do boi.

Além de poder participar da grande festa que acontece todos os anos no Amazonas, você também pode conhecer alguns dos principais pontos turísticos da região que envolvem uma enorme diversidade com rios, matas e ilhas com cenários ímpares. 

Entre as comidas de festa junina da região norte, destacam-se:

  • Bolo de mandioca;
  • Broa de mandioca;
  • Mingau de milho;
  • Vatapá do Norte;
  • Tapioca;
  • Tacacá Com tucupi;
  • Maniçoba;
  • Cuscuz;
  • Caruru.

Em relação ao Sul do Brasil, o quentão é o principal responsável para esquentar o frio intenso da região. No que diz respeito às comidas de festa juninas e julinas, continue a leitura e veja abaixo.

Comidas de festa junina na região Sul

Quando se fala em vestimentas e danças típicas, a festa junina no Sul do Brasil se destaca por ser única dentre todas as regiões. O frio que atinge a região, traz a oportunidade perfeita para acender uma fogueira e se deliciar com as tradicionais comidas de festa junina.

O quentão é a bebida que assume o papel principal na região mais castigada pelo frio no  Brasil. Isso acontece, porque todas as pessoas querem ficar bem aquecidas no auge do inverno.

Além disso, os destinos da região sul, também trazem a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura gaúcha e se encantar com praias e belezas naturais de cenário indescritível. 

Para desfrutar tudo isso e muito mais, selecionamos os melhores pratos de comidas de festa junina da região sul. Confira:

  • Arroz carreteiro;
  • Quentão com especiarias;
  • Vinho quente;
  • Salsichão;
  • Churrasco;
  • Maçã do Amor;
  • Paçoca;
  • Pinhão (cozido ou assado).

Enfim, as comemorações  juninas do Centro-Oeste do Brasil, também possuem pratos típicos de dar água na boca. E você sabe quais são essas gostosuras? Vem comigo.

Comidas da festa na região Centro-Oeste

No Centro-Oeste do Brasil, a festa junina tem muita influência de outros países, como o Paraguai, por exemplo. Se você for para a região, não deixe de experimentar o empadão goiano, a pamonha, o arroz doce cremoso e a tradicional broa de fubá com café. Estas são as melhores comidas de festa junina do Centro-Oeste.

Imagem mostra a broa de fubá um dos principais pratos das comidas de festa julina e junina

Então, para que você possa participar das melhores festas e experimentar o melhor das comidas típicas de cada uma delas, o que não faltam são opções. Difícil mesmo é escolher só uma. Veja:

  • Broa de fubá;
  • Bolo de amendoim;
  • Sopa paraguaia (bolo salgado de milho);
  • Arroz Maria Izabel;
  • Empadão goiano;
  • Arroz doce cremoso;
  • Quentão;
  • Cocada;
  • Pé de moleque;
  • Pamonha (salgada ou doce).

Agora que você já sabe qual a origem da festa junina, como ele veio para o Brasil, quais são seus ingredientes principais e os melhores pratos de cada região do país, que tal conferir algumas receitas saudáveis? Vamos lá.

Comidas de festa junina saudáveis

O inverno chegou e, a primeira coisa que nos vem à mente são as comidas de festa junina e julinas que podemos saborear na melhor época do ano. Contudo, apesar de muito saborosos e alguns até muito nutritivos, todos nós sabemos que os pratos típicos juninos possuem muitas calorias e, se consumidos em excesso podem prejudicar nossa saúde.

Então, para que você possa apreciar as gostosuras dessa época de maneira mais saudável, separamos algumas receitas especiais. Confira: 

Comidas de festa junina saudáveis e fáceis de preparar

Você sabia que dá para aproveitar as deliciosas comidas de festa junina sem abrir mão da sua saúde? Sim, isso é possível. Veja:

Cuscuz de legumes

Essa é uma das comidas de festa junina mais saudável e nutritiva quando feita com bastante legumes e pouco sal.

Ingredientes:

  • 2 colheres de óleo;
  • 1 cebola picada;
  • 4 tomates grandes picados;
  • 100 gramas de vagem;
  • 1 lata de milho;
  • ½ lata de ervilha;
  • ½ lata de palmito;
  • ⅓ xícara de azeitona preta;
  • ½ pimentão verde;
  • ½ pimentão vermelho;
  • 200 gramas de farinha de milho;
  • 1 colher de farinha de mandioca;
  • Salsa a gosto;
  • Sal a gosto.

Modo de fazer:

  1. Separe uma forma redonda (daquelas com um buraco no meio);
  1. Decore-a com algumas azeitonas preta, fatias de tomate e palmito;
  1. Pegue uma panela, coloque o alho e a cebola e refogue;
  1. Adicione os tomates e deixe ferver até desmanchar;
  1. Em uma panela,coloque o milho, as vagens picadas, os pimentões picados e o sal, e misture;
  1. Adicione 2 xícaras de água;
  1. Cozinhe até os legumes ficarem macios;
  1. Adicione a salsa, a ervilha, as azeitonas e o palmito;
  1. Acrescente a farinha e mexa bem até formar um angu;
  1. Coloque na forma e aperte bem;
  1. Desenforme e sirva.

Quentão sem álcool

Um dos clássicos das comidas de festa junina é o quentão. Se você gosta da bebida mas quer preservar o corpo dos efeitos do álcool, o recomendado é substituir a bebida etílica por um suco de uva. Veja:

Ingredientes:

  • 500 ml de suco de uva;
  • 500 ml de água;
  • gengibre ralado ( aproximadamente 30 gramas);
  • 3 gramas de canela em pau;
  • 3 cravos;
  • 100 gramas de açúcar demerara.

Modo de fazer:

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela;
  2. Leve ao fogo e mexa sem parar;
  3. Quando começar a ferver deixe por mais alguns minutinhos;
  4. Desligue o fogo e sirva.

Continue a leitura e aprenda também algumas receitas saudáveis e doces para deixar seu arraiá ainda mais espetacular.

Comidas de festa saudáveis e doces

As comidas de festa juninas doces que você verá agora, são as opções perfeitas para você que não abre mão de uma alimentação saudável, mas também gosta de saborear um docinho de vez em quando.

Bolo de milho saudável

O bolo de milho saudável é uma das comidas de festa junina mais fáceis de fazer. O segredo aqui é substituir a farinha de trigo pela farinha integral, substituir o açúcar branco pelo demerara e o leite integral pelo leite desnatado. Veja como é simples:

Ingredientes:

  • 6 espigas de milho;
  • 10 colheres de açúcar demerara;
  • 1 xícara de farinha de trigo do tipo integral;
  • 4 claras de ovo;
  • 1 xícara de leite em pó desnatado;
  • ⅓ copo americano de leite tipo desnatado;
  • ½ colher de fermento

Modo de fazer:

  1. Rale as espigas de milho e peneire-as;
  1. Misture com o leite desnatado, o leite em pó e o açúcar demerara;
  1. Adicione a farinha de trigo misturada com o fermento e misture bem até a massa ficar bem homogênea;
  1. Bata as claras de ovo;
  1. Acrescente as claras à massa e misture bem;
  1. Leve ao forno para assar em uma forma untada por aproximadamente 30 minutos, ou até que o bolo asse por completo;
  1. Retire, aguarde esfriar e sirva.

Arroz doce fit

Uma das comidas de festa junina favoritas é o arroz doce. E nós temos a receita perfeita para que você possa saborear essa gostosura sem sair da dieta. 

Imagem mostra o arroz doce que é muito consumido na festa junina

Ingredientes:

  • 2 xícaras de arroz integral;
  • 1 litro de leite desnatado;
  • 2 colheres de coco ralado;
  • 4 colheres de açúcar mascavo;
  • 3 pedaços de canela em pau;
  • 200 ml de leite de coco;
  • 4  cravos da índia;
  • Canela em pó.

Modo de fazer:

  1. Deixe o arroz de molho em água quente por aproximadamente 1 hora;
  1. Leve-o para cozinhar;
  1. Quando o arroz estiver cozido, adicione o leite, o leite de coco, o coco ralado,o açúcar, a canela em pau e o cravo;
  1. Deixe cozinhar em fogo baixo;
  1. Mexa bem até engrossar;
  1. Desligue o fogo;
  1. Polvilhe canela em pó (opcional);
  1. Sirva como preferir: gelado ou quente.

Pé de moleque sem glúten

A receita mais famosa das comidas de festa junina, ou seja, aquele pé de moleque que todo mundo ama, não pode ficar de fora do arraiá, não é mesmo? Veja como é simples e fácil preparar esse delicioso doce sem glúten.

Ingredientes:

  • ½ xícara de manteiga de amendoim;
  • 3 colheres de mel;
  • 100 gramas de amendoim torrado;
  • 2 colheres de óleo de coco.

Modo de fazer:

  1. Coloque a manteiga de amendoim em uma vasilha que possa ir ao microondas;
  1. Acrescente o óleo de coco;
  1. Leve ao microondas por aproximadamente 1 minuto;
  1. Retire a vasilha do microondas e misture bem o óleo e a manteiga;
  1. Adicione o amendoim torrado;
  1. Forre uma forma com papel manteiga;
  1. Despeje a mistura;
  1. Salpique alguns amendoins sobre a pasta;
  1. Leve para a geladeira. Espere ficar bem firme;
  1. Desenforme o doce e pique em quadrados. Pronto.

Entre balões, forrós e muitas bandeirolas, as comidas típicas de festa junina são um dos elementos principais das festas de São João. Sendo assim, quanto mais saudáveis, melhor. Você não acha?

Enfim, com um território vasto e uma enorme variedade de costumes, destinos e culinárias que deixam qualquer um com água na boca, o Brasil é o país perfeito para curtir as celebrações do mês de junho.

E você? Qual ou quais são as suas comidas de festa junina favoritas? Em qual região do Brasil você gostaria de saborear esses pratos? Conte aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar o nosso artigo em suas redes sociais, com familiares e amigos. Até breve.

Perguntas frequentes sobre comidas da festa

Como surgiu a festa junina no nordeste?

Assim como nas demais regiões do Brasil, principalmente no nordeste, a festa junina foi trazida para o brasil pelos portugueses durante o período de colonização.

Quais são as comidas típicas de festa junina no nordeste?

Entre receitas doces e salgadas, os pratos típicos de festa junina nordestina mais conhecidos são: a canjica, o cuscuz, o arroz doce, a pamonha, o pé de moleque e o bolo de milho e de mandioca.

Qual a comida nordestina mais apreciada nas festas juninas?

Também conhecida como mingau de milho branco, a canjica é uma das comidas nordestinas mais apreciadas nas festas do mês de junho.

Qual é o doce mais tradicional de festa junina?

Com certeza, um dos doces mais tradicionais de festa junina é o pé de moça. Essa deliciosa comida típica não pode ficar de fora do arraiá.

Qual a melhor comida de festa junina do Brasil?

Entre os principais pratos de comidas de festa junina no Brasil, destacam-se:  o cural, o bolo de milho, a canjica e a pamonha.