Hoje trarei um conteúdo sensacional sobre uma cidade maravilhosa da Paraíba, estou falando de Campina Grande. A segunda maior cidade deste estado, linda, fica em pleno agreste paraibano.
Essa cidade é um oásis pela beleza e por tudo que representa para o estado e até mesmo para o nordeste do Brasil. Porém, muitos diriam que é um problema Campina Grande não ter praia, mas para mim foi de boa e nem senti falta disto.
Com tantas atrações e pontos turísticos sensacionais, Campina Grande-PB é um lugar maravilhoso para conhecer, principalmente se for na época da festa do Bode Rei em Cabaceiras ou na época do São João.
Onde fica e como chegar em Capina Grande?
Essa cidade fica cerca de 128 km da capital do estado João Pessoa. Ela fica na parte interior do estado em pleno agrste.
Para chegar a esta cidade é muito fácil. Pois saindo de João Pessoa basta acessar a BR 230 sentido ao interior e após cerca de 1h 30 minutos você chegará a essa cidade.
Em Campina Grande há um aeroporto com voos para diversas cidades do Brasil como Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, o maior problema é aquele velho conhecido que devido à oferta ser pequena os preços são altos. Uma dica bacana é chegar ou partir por João Pessoa.
No que diz respeito a opções de ônibus a situação é melhor. Pois há opções custando cerca de R$ 40 com a Real Bus. Além disso, há outras opções que passam nesta cidade indo para o interior do estado. Com este problema de falta de hospedagem, mesmo sendo bem econômico, essa cidade não entrou na lista de destinos barato do Brasil.
Quando ir à Campina Grande?
A melhor época para ir a esta cidade é na época de sol e não na época de chuva como eu fiz. Então já saiba que a época de chuvas vai de Abril a Julho com precipitações de cerca de 130 mm.
A época com mais quente é de novembro a março e nestas épocas a temperatura máxima é de cerca de 29º.
No entanto diferente de outros locais no Brasil a temperatura não varia muito nesta cidade. Eu diria que tendo o cuidado de não visitar na época de chuvas e tendo maior cuidado com o sol, principalmente depois do almoço, a viagem será excelente.
Outra observação é que o Festival do Bode Rei, que acontece em Cabaceiras, cidade próxima à Campina Grande, acontece geralmente em junho. E ainda o famoso São João de Campina Grande, também ocorre em meados de junho. Então avalie bem a sua visita e se for possível vá em junho para curtir estes eventos e as comidas da festa junina.
Quantos dias ficar em Campina Grande
Essa resposta depende muito da época que você pretende visitar este local. Caso queira curtir a cidade fora da época de São João e ficar apenas na cidade, dois dias são suficientes.
Caso queira curtir o São João da cidade, eu diria que quatro dias são suficientes, pois dois dias ficariam apenas para descanso durante o dia e a curtição da festa.
Caso queira conhecer a “ Roliude Nordestina” que é Cabaceiras e sem visitar o São João de Campina Grande, três dias são suficientes. Para curtir tudo na região eu diria que quatro a cinco dias são suficientes, pois esta região é sensacional. Então vai depender do que o viajante quer curtir na cidade e região, porém como acontece na cidade de Olinda em Pernambuco, apenas um dia é possível conhecer Campina Grande.
Hospedagem na cidade
Hospedagem em campina Grande é algo muito tranquilo, pois há várias opções de preços bem acessíveis. Você não terá grandes problemas para achar excelentes hotéis por cerca de R$ 100 a diária, que é um excelente preço.
Outra vantagem é que a maioria destas opções são na região central da cidade. Então a minha dica é o Lax Hotel que tem todas estas características mencionadas anteriormente.
Pontos turísticos de Campina Grande
Falando dos pontos turísticos, aqui vamos dividir em pontos turísticos de Campina Grande, atrações próximas à Campina Grande e o evento que é o São João de Campina Grande. Então veremos abaixo os pontos turísticos desta cidade linda.
Parque do Povo em Campina Grande PB
O Parque do Povo é o parque de eventos da prefeitura. É nele que acontece o maior, São João do Mundo. Dessa forma eu diria que ele é sem graça fora desta época festiva, no entanto, ele ainda é o ponto turístico mais conhecido de Campina Grande.
Açude Velho em Campina Grande PB
Essa foi a primeira fonte de abastecimento da cidade, e foi construído após a grande seca de 1824 a 1828. O lugar é lindo e importante tendo em vista que no ano de 1845 e 1877 houve outras secas. E este ponto turístico de Campina Grande foi muito importante para a cidade, além de importante é lindo.
Museu de Arte Popular
Quando lembramos da Paraíba, logo nos vem a imagem dos grandes artistas deste estado. E este museu projetado por Oscar Niemeyer tem obras de grandes artistas paraibanos como Sivuca, Jackson do Pandeiro e Elba Ramalho, dentre outros.
O mais legal é o formato deste museu, três pandeiros gigantes. Outra coisa legal é que ele fica ao lado do Açude Velho, então vale demais a visita.
Museu Histórico e Geográfico
Este museu foi construído em 1814 na parte mais antiga da cidade. Uma coisa interessante é que no térreo do edifício funcionava uma cadeia e no segundo andar era uma Câmara Legislativa.
Este local ainda serviu de prisão para Frei Caneca e outros na Revolução Confederação do Equador. Este prédio ainda abrigou o primeiro telegrafo da cidade. E hoje é o Museu Histórico da cidade e tem um acervo sensacional sobre Campina Grande.
Praça da Bandeira
É a maior praça da cidade e um point de encontro dos moradores. Esta praça ainda é um excelente local para encontrar um lanche mais barato a noite. A praça ainda é um local de eventos e festa populares na região central da cidade.
Feira Central
A Feira Central, que é um patrimônio cultural e imaterial do Brasil, é mais antiga que a cidade, pois foi construída no início do século XVIII. Este local sobreviveu a modernidade e ainda guarda sabores sensacionais da região nordestina. O local funciona atualmente de segunda a sexta-feira.
Galeria Assis Chateaubriand
Esta galeria foi fundada pelo jornalista paraibano que tem o mesmo nome. Neste museu você encontrará obras sensacionais como “ O Perna de Pau” e “O Rosto de Cristo” respectivamente obras de Candido Portinari e Pedro Américo. Além disso, há obras de vários modernistas nacionais neste prédio construído em 1924.
Museu do Algodão
Este museu é um dos pontos turísticos mais lindos de Campina Grande. Ele está localizado na antiga estação ferroviária da cidade, inaugurada em 1907, para transportar a produção de algodão da cidade. Este museu mostra como a produção de algodão foi importante para esta cidade. Um lugar lindo para visitar.
Vila do Artesão
A Vila do Artesão é um local para valorizar o trabalho do artesão nordestino. Este local reúne cerca de 200 artesãos em 84 chalés cenográficos. Este local conta também com espaços destinados à dança, apresentações musicais e folclóricas além de uma praça de alimentação, vale a pena demais visitar este local.
Vila Sitio São João
Este é o terceiro melhor ponto turístico de Campina Grande. É um local de turismo de experiência, onde você parece ter voltado no tempo. E neste local há eventos maravilhosos e com preços bem atrativos, então vale a pena visitar o local.
Teatro Municipal Severino Cabral
Este local, que foi inaugurado em 1963 é uma das casas de teatros mais modernas do Brasil. O mais interessante é que seu formato lembra um grande apito. Neste local já se apresentaram vários artistas brasileiros e estrangeiros de renome. Vale apena ver a programação do local quando estiver em Campina Grande.
Casa Prefeito Severino Cabral
Esta foi a residência de um dos prefeitos mais populares da história da cidade. Essa casa também já pertenceu ao Marechal Floriano Peixoto. Neste local você encontrará um acervo sobre a vida deste politico que é tão popular e importante para esta cidade até os dias atuais.
Shopping Partage
Não chega ser imperdível, no entanto, caso tenha um tempo de sobra, não deixe de visitar este shopping. Ele é bem completo e vale a pena demais, pois há várias opções de lojas e restaurantes.
São João de Capina Grande
Esta é uma das atrações mais conhecidas de todo o nordeste brasileiro. Pois, segundo os moradores, é o maior evento do tipo do mundo, e a festa dura todo o mês de junho.
Eu diria que é uma excelente dica visitar esta cidade na época desta festa e da Festa do Bode Rei de Cabaceiras. E curtir a culinária, cultura e dança desta época tão importante para os moradores e turistas também.
Este evento acontece no Parque do Povo que é muito bem localizado na cidade. Por se tratar de 30 dias de festa, vai ser fácil planejar a viagem nesta época.
Atrações próximas à Campina Grande
As atrações mais legais próxima à Campina Grande estão em Cabaceiras. Nesta cidade acontece também a festa do Bode Rei que é o maior evento de caprinos do Brasil.
Cabaceiras é conhecida como a “Roliude Nordestina” devido a mais de 30 filmes terem sido gravados aqui. E isso se dá devido ao fato que Cabaceiras é a cidade que menos chove no Brasil.
O melhor é que ela está cerca de menos de 80 km de Campina Grande. Então dá para visitar esta cidade em um bate e volta e for na época da Festa do Bode Rei que é no início do mês de junho, melhor ainda.
Perguntas sobre Campina Grande
Qual cidade é maior Campina Grande ou João Pessoa?
A maior cidade da Paraíba é João Pessoa, e a segunda maior é Campina Grande, que é uma das maiores cidades do nordeste Brasileiro. Apenas a título de exemplo João pessoa tem cerca de 800.000 habitante e Campina Grande cerca de 400.000, ou seja o dobro.
Qual é a cidade vizinha de Campina Grande?
A cidade vizinha de Campina Grande mais interessante é a cidade de Cababeiras conforme mencionado anteriormente. Porém Campina Grande faz limite com vários municípios como Lagoa Seca, Massaranduba, Pocinhos, Puxinanã, Boqueirão, Caturité, Fagundes e Queimadas.
Como é viver em Campina Grande?
Viver em Campina Grande não parece ser ruim, pois é uma cidade bem prospera e com várias ofertas de empregos em diversas áreas. Outra coisa legal é que não me pareceu uma cidade violenta. Ela parece ser uma boa opção de quem deseja a tranquilidade do interior e as facilidades da cidade grande.
Legal! Campina Grande é maravilhosa mesmo! Mas não fica no Sertão e sim no Agreste da Paraíba.
Oi Moisés! Que bom que curtiu conhecer Campina Grande mas é bom corrigir a parte da geografia. Campina não está no sertão paraibano…
Quanto as cidades vizinhas, tem muitas outras opções de turismo nos arredores, seja cultural, histórico ou ecoturismo.
E sim! É uma cidade muito boa para se viver!