Sem dúvidas um dos melhores destinos de todo o nordeste é a belíssima cidade de Olinda em Pernambuco. 

Pois Olinda tem muitos pontos turísticos legais e há muito o que fazer nesta cidade. E mesmo sendo tão pequena, ela é tão relevante quanto a cidade de Marechal Deodoro em Alagoas para o cenário histórico nacional.

No entanto, uma coisa é triste, pois ao viajar por Olinda encontramos mais estrangeiros que brasileiros. Ou seja, os estrangeiros valorizam mais a nossa história que nós mesmos.

Por isso mostrarei que há muito o que fazer em Olinda, mesmo que fique por lá por apenas um dia.

Conhecendo uma igreja antiga, passeando pelo centro histórico ou até mesmo curtindo a praia de Olinda em Pernambuco, essa cidade é só diversão.

Quando ir em Olinda?

Os melhores meses para visitar Olinda é outubro a abril. Os menos aconselháveis são de  maio a julho devido ao período de chuva.

No entanto, eu mesmo quando visitei este destino era junho e era possível curtir mesmo com as chuvas isoladas durante o dia ou noite.

Dessa forma é bom olhar a previsão do tempo antes de se aventurar. Porém, mesmo em época de chuva é possível curtir este destino tranquilamente. 

Pois os destinos históricos têm essa facilidade como também acontece com os pontos turísticos de Diamantina em Minas Gerais.

Imagem mostra a igreja do alto da sé em Olinda Perbambuco

Quantos dias ficar em Olinda?

Em apenas um dia é possível curtir o melhor de Olinda em Pernambuco. Porém, eu diria que ficar um final de semana inteiro pode ser uma melhor opção.

Pois assim seria possível visitar alguns lugares próximos e igualmente interessante como a Ilha de Itamaracá e até mesmo a capital do estado.

Outra dica interessante é ficar na capital do estado e fazer um bate e volta conforme mostrarei mais adiante.

Breve Historia de Olinda

A história desta cidade começa lá em 1534 com as Capitanias Hereditárias. E o nobre Duarte Coelho ficou com estas terra e começou a procurar um local para se instalar.

Quando procurava encontrou um local estratégico no alto de colinas, uma pequena aldeia. Instalou-se neste local e ali começava a se formar a cidade que hoje conhecemos como Olinda.

Uma observação é que ele ao avistar o local disse“ O linda situação para construir uma vila” e este ficou como nome da cidade. E hoje andando pelos pontos turísticos de Olinda percebemos isso também.

Imagem mostra o centro histórico de Olinda

Mais tarde com a extração do Pau-Brasil e plantação de cana-de-açúcar. Essa cidade cresceu tanto que disputava com a coroa portuguesa luxo e ostentação.

Porém, em 1630 a cidade foi invadida pelos holandeses que levaram vários objetos de valor e incendiaram a cidade. Já em 1654 os holandeses foram expulsos e a cidade começou ser reconstruída.

Após a expulsão dos holandeses, Recife começou a ter mais relevância e Olinda ficou como em um segundo plano e isso seguiu até os dias atuais.

Pontos Turísticos no centro histórico de Olinda

Vamos aos pontos turísticos mais lindos de Olinda, passando pelo centro histórico e ainda a praia da cidade que é linda. 

Alto da Sé

O Alto da Sé é um lugar lindo e fica na parte mais alta da cidade onde é possível ter uma bela visão da parte mais linda da cidade.

Neste local há vários outros pontos turísticos sensacionais em Olinda. Um deles é a Catedral da Sé “ Igreja de São Sebastião do Mundo”. Uma das mais belas igrejas do local.

Imagem mostra a catedral da sé no alto da sé

Ainda no Alto da Sé em Olinda, há uma grande quantidade de barraquinhas vendendo de quase tudo que você pensar, desde acarajé até as bebidas típicas da região.

De fato, há muito o que fazer no Alto da Sé em Olinda, mas a melhor atração ainda está por vim. Estou me referindo a Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda em Pernambuco.

Imagem mostra a casa dos bonecos gigantes de olinda

Enfim, eu diria que apenas a ida ao Alto da Sé valeria a visita à Olinda. Porém, por lá há muito o que fazer e mostraremos adiante.

Museu Regional de Olinda

Um Museu sensacional em Olinda é este sem dúvidas. Ele não é muito grande, porém é muito conservado e os funcionários bem atenciosos.

 É cobrado uma taxa simbólica para entrar neste local, porém quando visitei a cidade, estava fechado.

Casa Alceu Valença

Outra atração é a Casa deste cantor e compositor. Obviamente ela está sempre fechada. No entanto, ela está na região central da cidade e ao deslocar por outros pontos turísticos de Olinda em Pernambuco, você facilmente encontrará essa casa.

Imagem mostra a casa alceu valença em olinda

Grêmio Musical Henrique Dias

Este local passaria despercebido até por mim. Porém, como estava hospedado próximo ao Grêmio, ouvi o barulho do agito durante e a noite e fui conhecer e adorei. Deste local saem várias bandas que vão tocando pela cidade. 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Esta é uma igreja bem interessante, pois foi a primeira igreja do país a pertencer aos negros. Sendo muito bem relatada a partir do inicio do ano 1600. 

Outra coisa interessante é que próximo a esta igreja era realizada várias festas e danças típicas africanas. Isso era uma forma que os escravos praticavam para não esquecer sua própria cultura. Este sem dúvidas é um dos melhores pontos turísticos de Olinda.

Imagem mostra aigreja de nossa senhora do rosario dos homens pretos

Igreja Nossa Senhora da Graça

A construção desta igreja iniciou-se em 1551 destinada a catequização dos indígenas. Ainda em meados de 1567 outra igreja de alvenaria foi construída no local.

No entanto, um incêndio quase destruiu completamente esse templo em 1631.

 Porém, ela foi reconstruída em 1662 e está lá para visita. Uma coisa chama atenção nesta igreja que é a simplicidade dela em comparação a outras que estão em Olinda. Porém, vale a pena visitar este ponto turístico de Olinda que é imperdível.

Atrações turísticas próximas à Praia de Olinda

Aqui veremos algumas atrações que estão próximas à praia de Olinda, que não são tão lindas quanto o Alto da Sé, mas são bons lugares para visitar em Olinda em Pernambuco.

Igreja do Carmo

Tão lindo quando o Alto da Sé é a região da Igreja do Carmo. Este ponto turístico de Olinda é muito visitado, foi construída em 1580 e o melhor é que ela não foi restaurada recentemente e isso a deixa mais romântica.

Imagem mostra a igreja do carmo

Farol de Olinda

O Farol de Olinda é outra atração sensacional. O lugar que ele está localizado não me passou muita confiança, porém é um ponto turístico bem frequentado por lá. O mais legal é que este farol foi inaugurado em meados de 1900 e ainda continua em atividade.

Basílica e Mosteiro de São Bento

Este mosteiro data de antes de 1600 porém em 1631 o antigo prédio foi destruído devido à invasão holandesa.

 No entanto, em 1656 ele foi reaberto e por lá é possivel encontrar várias peças interessantes que datam da época colonial.

Imagem mostra a basilica e mosteiro são bento

Já a Igreja de São Bento começou a ser construída em meados de 1660 e terminada em 1761. Essa igreja tem possui obras de artes maravilhosas no altar que 

Inclusive lembram as igrejas que visitei nos pontos turísticos de São João Del Rei.

Convento de São Francisco

O Convento de São Francisco é outra obra que foi destruída pelos holandeses antes mesmo de ficar pronta. Neste convento o claustro e a sacristia são famosos. 

As obras portuguesas destacam pela beleza e riqueza e as pinturas são espetáculos a parte. Várias destas obras fazem parte dos monumentos do Centro Histórico de Olinda em Pernambuco.

Museu de Arte Sacra de Pernambuco

O edificio que abriga este prédio foi fundado em 1535 para ser a camara legislativa de Olinda. Posteriormente se tornou o Palácio Episcopal. 

Posteriormente este local foi residencia de religiosos, escola e até quartel. No entanto, a partir de 1974 este local se tornou um belo museu com várias obras muito importantes. 

Dentre elas podemos destacar: quadros, fotos, relicários, estátuas e várias outras obras que mostram a história religiosa deste município. Como também acontece no Museu de Arte Sacra em Tiradentes, MG.

Roteiro de 1 dia em Olinda PE

Caso tenha apenas um dia para divertir nesta cidade, há uma sugestão de passeio em um roteiro de 1 dia por Olinda conforme veremos a seguir.

A minha sugestão neste roteiro é que você comece visitando o Alto da Sé. E por lá curta a Igreja do Alto da Sé, O Mirante, O Museu dos Bonecos Gigantes e de preferencia almoce nas barraquinhas do Alto da Sé. 

Pois vale muito a pena curtir aquela vista e saborear a comida típica do local. Após isto siga em direção as praias de Olinda. E pare na Casa do Alceu Valença apenas para uma foto.

Imagem mostra a praia em Olinda

E concluindo o passeio pare na Igreja do Carmo e curta aquele belo local que é um dos melhores pontos turísticos de Olinda em Pernambuco. 

Por fim caminhe até o Forte de Olinda observe a paisagem e se quiser curta o resto do dia na praia em Olinda Pernambuco. Dessa forma você não terá muitos problemas com locais lotados e não ficará muito exposto ao sol além de ter curtido o melhor de Olinda PE.

Hospedagem em Olinda-PE

Quando se trata de pousadas e hospedagem, essa cidade é uma das melhores do nordeste. Pois a oferta é grande e os preços convidativos.

Caso viagem em época de alta temporada ou carnaval isso pode mudar. Mas em qualquer época do ano, provavelmente você encontrará preços muito atrativos.

Abaixo falarei sobre quatro pousadas que recomendo e inclusive fiquei em uma delas e adorei. Vamos ver essa lista sensacional, lembrando que os preços são para duas pessoas.

A primeira opção é  a Olinda Mar Pousada que conta com boa nota, café da manha incluído, ar-condicionado e  banheiro privativo. O preço de cerca de R$ 150 é muito bom para esta opção.

A Segunda é a Pousada Convento da Conceição que é um casarão antigo com as mesmas comodidades da opção anterior e o preço é de cerca de R$ 180 para uma hospedagem com estilo.

Caso queira uma opção no centro histórico a Pousada Baobá e uma dica sensacional. Pois conta com as mesmas comodidades das opções anteriores e o preço de cerca de R$ 240 é muito bom. Mas vamos a última opção.

Melhores Passeios em Olinda

Para ver os melhores pontos turísticos de Olinda é muito fácil e você consegue fazer a pé tranquilamente. Desde a praia de Olinda até o Alto da Sé é bem fácil ir em uma caminhada.

Devido a proximidade com Recife voce encontrará melhores sugestões de passeios na capital. Pois de lá saem passeios bem legais.

Entre eles eu recomendo a ida a Ilha de Itamaracá, pois é um lugar sensacional e mostra até como foi a invasão holandesa desta parte do Brasil.

Outro passeio que eu recomendo caso esteja querendo saber o que fazer em Olinda e região, é a ida a Praia de Carneiros. Essa praia é uma das mais lindas do Brasil e fica próximo a Recife e Olinda.

Uma excursão a Maragogi, Porto de Galinhas e João Pessoa vale a pena também caso tenha mais tempo para ficar em Olinda ou Recife. 

Abaixo você encontrará um banner com excelentes preços para estes passeios.

Festas Populares em Olinda

Não tem como falar em Olinda e suas atrações, sem falar nas festas populares.

E por lá como voce deve saber a melhor festa é o carnaval.

Seja pela história ou pela arte, até mesmo pela diversão o carnaval de Olinda com seus bonecos gigantes é um dos melhores carnavais do Brasil.

Há os que digam que é o melhor e ganha de outros carnavais badalados como o de São Paulo ou Rio de Janeiro. De toda forma essa atração é sensacional e vale a pena conhecer em Olinda.

Outra festa bem popular em Olinda é a Olinda Arte em Toda Parte e geralmente acontece em dezembro. Nesta épocas os artesãos vendem suas obras que até então estavam em exposição. 

Neste evento é possível negociar o preço diretamente com o artista. E a festa acontece em dois finais de semana com bares, restaurantes, lanchonetes e galerias se integrando ao evento. Sem dúvida uma das melhores atrações de Olinda em Pernambuco.

Considerações finais sobre a visita à Olinda em Pernambuco

Vale a pena visitar Olinda e encantar com seus pontos turísticos. Olinda tem muita coisa legal para fazer e não faltará diversão. Como também acontece nos pontos turísticos da cidade histórica de Congonhas em MG.

Caso goste mais do agito, uma dica boa é ir na época do carnaval. Caso gostei mais da tranquilidade, ir em baixa temporada é uma opção também.

De toda forma, Olinda é festa o ano todo e em qualquer época do ano você encontrará charangas e pessoas dançando pelas ruas em uma festa de muita alegria.