Pensando em fazer uma viagem por João Pessoa? Saiba que, além de ser a capital da Paraíba, essa é a cidade mais importante do estado. Por ser uma das mais antigas capitais do Nordeste, suas ruas, orla, povo e incríveis praias chamam bastante atenção dos turistas.
Se seu objetivo de férias é muita sombra e água fresca, a cidade de João Pessoa é o destino ideal para você. Além disso, a capital paraibana também está entre os destinos baratos no Brasil.
Chamada carinhosamente de Jampa, ela foi eleita uma das cidades que oferece a melhor qualidade de vida para seus moradores. A maravilhosa cidade também é conhecida como a “Porta do Sol”, pois é o primeiro lugar onde o astro-rei dá as caras no nosso continente.
Com toda essa boa fama João Pessoa tem uma comida de primeira e é uma cidade bastante hospitaleira, sem falar que aqui estão as mais belas praias nordestinas. Contudo, elas não estão entre as melhores praias do nordeste para diversão nas férias.
Ficou curioso? Que tal conhecer um pouco mais sobre este lugar incrível? Prepare o coração e embarque comigo nesse guia sensacional de viagem por João Pessoa.
Melhores Praias e Pontos Turísticos de João pessoa
Agora você vai conhecer as melhores praias de João Pessoa e um dos litorais mais lindos do Brasil. Apesar de não estar entre as melhores praias do nordeste para diversão nas férias, essa cidade maravilhosa tem belíssimas praias e para todos os gostos.
Aqui você vai encontrar desde as praias mais badaladas e mais próximas do centro, até as mais tranquilas, inclusive a de nudismo. Será uma experiência inesquecível. Confira:
Praia de Tambaú
Impossível não abrir a nossa lista de melhores praias de João Pessoa com a Praia de Tambaú. Pois, além de ser um dos cartões postais da cidade, Tambaú também é a praia mais turística e popular da Paraíba.
Seja durante o dia ou à noite, o bairro Tambaú está sempre bem movimentado. É com certeza a região mais agitada de João Pessoa.
O litoral da praia de Tambaú, possui uma das melhores estruturas da região, com muitos quiosques, feirinhas de artesanato, restaurantes e muitos barzinhos.
Praia do Bessa
A Praia do Bessa é uma das maiores praias de João Pessoa para caminhar ou jogar frescobol. São 6 quilômetros de extensão e o local costuma receber muitas pessoas aos fins de semana.
O motivo de tanto movimento, são os bares próximos que oferecem boas opções de happy hour no fim do dia. É o clima de férias perfeito, onde você aproveita a praia o dia inteiro e termina o dia bebendo uma cerveja gelada.
Praia do Cabo Branco
Bem no meio de João Pessoa fica a praia mais urbana da cidade: a Praia do Cabo Branco. É aquele lugar perfeito em que a orla está cheia de bares e restaurantes com ótimas opções para saborosas refeições, café, cerveja e o que mais tiver vontade.
A praia do Cabo Branco também é uma ótima opção para quem gosta de uma caminhada agradável na orla, sem falar da ciclovia que contorna o mar, permitindo que você aprecie toda beleza do local em um passeio de bike.
Também é nesta praia que acontece a grande maioria dos encontros, shows, apresentações artísticas e culturais da maravilhosa cidade de João Pessoa.
Praia Manaíra
A Praia Manaíra é muito tranquila, diferentemente das badaladas praias da cidade, muito procuradas pelos turistas e bastante movimentadas. Também é a praia preferida dos turistas e dos moradores para a prática de esportes como caminhadas e jogging.
Das 5h às 8h da manhã, a orla é fechada para dar mais tranquilidade aos esportistas. O local não possui infraestrutura, pois não tem barracas à beira-mar e nem restaurantes, mas o bairro possui um centro comercial muito atrativo.
Importante: Apesar de ser uma excelente praia para a prática de esportes, não é indicada para banho de mar, pois suas águas são bravas e com ondas fortes.
Praia do Coqueirinho
A Praia do Coqueirinho tem mar agitado, trilhas, piscina natural e caminhadas longas. É um local sensacional que reúne várias belezas naturais em um único espaço.
A praia do coqueirinho é o local perfeito para passar várias horas ou tirar um dia inteiro só para curti-la. Aos fins de semana o local costuma ser bastante frequentado e oferece boa infraestrutura, com bares e restaurantes para todos os gostos.
Praia da Areia Vermelha
A Praia da Areia Vermelha é um montinho de areia vermelhinha bem no meio do oceano. Embora pareça um lugar dos sonhos, esse lugar existe e você pode conhecê-lo em sua viagem por João Pessoa.
Só é possível ver a Praia da Areia Vermelha em temporada de maré baixa. Por lá, você encontrará águas calmas e poderá apreciar os peixinhos enquanto aproveita para tomar um drink e saborear alguns petiscos.
O local é perfeito para a prática de stand up paddle, flutuação e também para descansar. Por aqui a água é muito transparente, tanto que você consegue ver a parede de corais e os peixes.
O acesso à praia é feito de barco a partir da Praia do Poço, ou andando a partir da praia de Camboinhas, quando a maré está baixa.
Praia Bela
A Praia Bela não fica em João Pessoa, mas vale a esticadinha. Ela está localizada a mais ou menos 50 quilômetros da capital paraibana, no município de Pitimbu.
Com uma faixa de areia cercada pelo verde das matas e banhada pelas águas verdes e cristalinas do mar, o local encanta a todos. É uma paisagem inesquecível.
Na Praia Bela acontece um lindo evento da natureza: o rio Mucatu deságua no mar formando uma linda piscina natural. Para os amantes da natureza, com certeza, essa é uma visita obrigatória.
Além da junção das águas doce e salgada, existem penhascos ao redor de toda orla, tornando tudo mais especial. Inclusive, se você gosta de trilhas e escaladas, inclua a Praia Bela em seu passeio.
Praia Carapibus
A Praia de Carapibus fica a 13 quilômetros de João Pessoa, e com certeza merece sua visita. É uma praia quase particular e conta com diferentes pousadas ao redor da orla.
Um Programa muito recomendado para fazer na praia de carapibus, é revezar entre a praia e as piscinas das pousadas, pagando uma taxa pelo uso diário, não sendo necessário se hospedar para curtir a comodidade.
Esse passeio é perfeito para um bate-volta, e para comer você também pode aproveitar os restaurantes das pousadas, que têm diversas opções para bolsos e gostos.
Praia Intermares
A Praia de Intermares em João Pessoa é a escolha perfeita para quem ama surfar. Pois, por aqui o mar é agitado, sendo muito procurado para a prática de atividades como:
- Surfe;
- Kitesurf;
- Windsurfe;
- Wakeboard.
A praia é um local muito movimentado, pois é considerada um dos melhores destinos da cidade. O local costuma receber muitos turistas durante a alta temporada. Eles aproveitam para relaxar e repor as energias
Além das casas de alto padrão em sua orla, a Praia de Intermares possui ainda vegetação nativa e coqueiros enfeitando a paisagem. Ao entardecer os visitantes aproveitam para caminhar pelo calçadão, que conta com uma boa infraestrutura, como restaurantes, bares, pousadas e hotéis.
Praia de Camboinha
Aqui é o lugar ideal para curtir piscinas naturais. Na Praia de Camboinha,as ondas suaves são perfeitas para mergulho e o mar é bem tranquilo, sendo uma boa opção para quem viaja com crianças.
Camboinha é uma praia residencial e lugar de veraneio dos moradores de Campina Grande e dos arredores também. Por aqui, algumas barracas e quiosques servem pratos típicos da culinária nordestina, a um bom preço na baixa temporada, mas quando os visitantes aumentam os preços também acompanham.
Praia da Areia Dourada
A Praia da Areia Dourada fica no município de Cabedelo, bem próximo a capital paraibana, então, em uma viagem por João Pessoa vale a pena dar uma esticadinha até lá.
O local é muito procurado, pois durante a maré baixa o mar é calmo e com águas bem mornas, uma excelente opção para quem está viajando com crianças. Embora não seja muito agitado, o local tem uma boa estrutura com bares e restaurantes. É um local perfeito para passar o dia.
Tambaba
Você sabia que uma das melhores praias de João Pessoa é nudista? Mas, se você é daquelas pessoas que faz o tipo envergonhado, não precisa se preocupar, pois tem uma área da praia reservada para os banhistas que não querem tirar a roupa.
A praia da Tambaba se divide em duas partes: na primeira a nudez não é permitida. Enquanto na segunda parte é obrigatório tirar a roupa.
O acesso à parte nudista da praia é feito através de uma escada que passa por cima de umas pedras, que separam as duas partes. Ao chegar no local o visual é maravilhoso: cheio de morros, pedras, águas esverdeadas, piscinas naturais e corais.
Na entrada da praia tem uma placa com algumas regras para a praia de nudismo e, uma delas é que homens desacompanhados que não possuem o passaporte naturista não podem entrar no local.
Praia do Gramame
Comumente a Barra do Gramame recebe muitos turistas durante o ano todo. Então a dica é visitar o local na baixa temporada e durante a semana, caso você queira encontrar o local vazio.
O rio que passa por ali e que se separa do oceano por apenas uma pequena faixa de areia deixa esse local muito mais gostoso ainda. Sendo assim, você terá duas opções para se banhar ao visitar o local.
Praia do Seixas
Com diversos quiosques e barracas na orla, a Praia do Seixas tem uma boa estrutura. Embora a movimentação seja muito grande por aqui, a praia fica longe dos hotéis. Portanto, a dica é ir de carro.
Nessa linda praia se formam algumas piscinas naturais que rendem um passeio delicioso e muito recomendado. O acesso deve ser feito por barco, então se você quiser conhecer estas piscinas e ter uma aventura inesquecível é só procurar um barqueiro por ali.
Praia do Amor
Visitar a praia do amor é certeza de uma beleza bem exótica. A principal característica do local é a sua formação rochosa, que fica bem ali na areia. Sem dúvidas é o lugar ideal para tirar aquela foto bem bonita.
A praia do amor é um local bastante tranquilo e com pouca movimentação. Sua infraestrutura também é pouca quando comparada às demais.
Praia de Tabatinga
A praia de Tabatinga em João Pessoa é a escolha perfeita para quem quer sossego garantido. O visual em tabatinga é divino: areia bem branquinha e fofa, árvores verdes, falésias coloridas e um pequeno rio que dá aquele toque especial, deixando o banhista escolher onde quer mergulhar.
Praia do Poço
Outro destino sensacional em João Pessoa para quem busca um local tranquilo com águas calmas e quentinhas é a praia do Poço.
Além de muito limpa, o local oferece uma excelente infraestrutura para turista com restaurante e bar no local. É o lugar ideal para quem procura lugar para tomar banhos mais seguros, pois o mar não é muito agitado.
Ponta do Seixas
Finalizando a nossa lista de melhores praias de João Pessoa, este é o lugar onde o sol nasce primeiro em todo o continente americano. Por isso, é conhecido como o “ponto mais ocidental da América”. E por lá você encontrará também o Farol de João Pessoa.
A praia possui uma beleza natural de cair o queixo. Na maré baixa são formadas piscinas naturais que podem ser visitadas através de embarcações. O mar também é calmo e a orla tem uma boa estrutura de comércio e restaurantes.
Passeios em João Pessoa
Preparado para conhecer um verdadeiro paraíso em sua viagem por João Pessoa? Continue a leitura e confira os melhores passeios para fazer em sua visita pela capital paraibana.
A primeira dica é o passeio de catamarã pela Ilha da Areia Vermelha. Embarque em um catamarã e conheça a beleza surpreendente da Ilha da Areia Vermelha. É um belo mergulho na natureza com a cidade como pano de fundo.
Com certeza, você precisa conhecer essa ilha formada por bancos de areia vermelha, que surgem à superfície quando a maré está baixa.
A segunda dica é fazer uma visita guiada por João Pessoa. Participe dessa visita e conheça um centro histórico encantador cheio de artesanato e gastronomia. Você vai se apaixonar por essa cidade incrível da Paraíba.
Outro passeio sensacional é a excursão às praias da Costa do Conde. Com esta excursão, você conhecerá alguns dos paraísos mais belos do Brasil.
As praias da Costa do Conde são um litoral pouco explorado e cheio de coqueiros e praias de areia branca. Vale a pena conhecer.
Está preparado para conhecer o ponto mais oriental do continente americano? O Tour pela Praia da Ponta do Seixas é uma excursão em que você poderá mergulhar em incríveis piscinas naturais e conhecer mais sobre a cultura da região.
Agora, se você está pensando em ver o pôr do sol em um cenário incrível, o passeio ideal é o entardecer na Praia do Jacaré ao som de uma boa música brasileira.
Você poderá apreciar o pôr do sol da terra ou do próprio rio, desfrutando do passeio de catamarã.
Bate e volta partindo de João Pessoa
A seguir você vai conferir os passeios mais procurados para um bate e volta partindo da capital paraibana. Com certeza sua viagem por João Pessoa ficará ainda mais inesquecível. Confira;
O primeiro deles é a excursão às praias de Pipa. Com este tour saindo de João Pessoa, você vai conhecer as principais praias de Pipa, muito famosas pelas suas incríveis paisagens naturais e também o principal balneário do litoral sul do estado.
Essa joia do Rio Grande do Norte encanta a todos os visitantes e, tenho certeza que você também ficará impressionado com esse conjunto de praias que era uma vila de pescadores, mas, desde que começou a ser frequentada por surfistas, se transformou em um destino muito popular na região.
Outro passeio sensacional para você fazer em uma bate e volta saindo de João Pessoas é a excursão a Porto de Galinhas. Nesta excursão você terá a oportunidade de desfrutar de uma praia paradisíaca e uma das praias mais badaladas de Pernambuco: Porto de Galinhas.
Suas piscinas naturais de água morna e transparente, onde é possível apreciar os corais e os peixes, são mesmo surpreendentes. Você também poderá nadar, ou relaxar na areia apreciando os coqueiros.
A Paraíba é muito mais que João Pessoa. Por isso, em uma visita ao estado, não deixe de ir um pouco além dos limites da capital e apaixone-se em uma excursão ao litoral sul da Paraíba que tem praias lindíssimas e encantadoras.
E caso você esteja em uma viagem por João Pessoa e deseja conhecer mais duas belas cidades do Brasil, a dica é fazer a excursão privada a Olinda e Recife.
Olinda e Recife são duas cidades maravilhosas que encontram-se a apenas 120 quilômetros da capital paraibana. É um passeio imperdível. Passear pelo centro histórico de Olinda ou apreciar as praias de Recife é uma oportunidade incrível.
Quando ir a João Pessoa?
É preciso saber exatamente quando ir a João Pessoa para aproveitar bastante a praia e curtir aquele marzão com águas cristalinas.
Embora a capital paraibana tenha a temperatura alta durante o ano inteiro, assim como Campina Grande, em algumas estações você poderá encontrar dois inconvenientes em João Pessoa:
- Chuva;
- Mar com cor turva pouco convidativa.
Você pode ter uma viagem inteira prejudicada por causa dos aguaceiros,embora a temporada de chuva seja bastante instável. Mesmo assim, não precisa entrar em desespero, pois o período de estiagem é longo e, você terá muitas oportunidades de aproveitar a melhor época para fazer uma viagem por João Pessoa
Enfim, a melhor época para viajar para João Pessoa é entre os meses de setembro e fevereiro. Pois, trata-se do período mais seco, onde o sol aparece todos os dias.
Ainda assim, é importante estar atento e, caso você goste do mar com água clarinha, saiba que é só a partir de novembro. Portanto, se você viajar para a capital paraibana em setembro ou outubro, você vai encontrar o mar ligeiramente turvo.
Além disso, também é muito importante consultar a tábua das marés, pois saber o horário e o nível da maré baixa é essencial para fazer muitos passeios no nordeste, sobretudo os passeios às piscinas naturais.
Então se você aprender a usar a tábua das marés, com certeza você irá fazer um passeio com maré baixa no horário certo e não será enganado por nenhum vendedor esperto. Ficou curioso? Continue a leitura para entender como o clima em João Pessoa costuma se comportar.
Os meses de alta temporada em João Pessoa são: janeiro, fevereiro e março. Na verdade, o verão é o período mais movimentado em qualquer canto do litoral do Brasil. Neste caso, vá preparado para encontrar praias muito cheias e preços bem mais elevados.
Contudo, o excelente clima em janeiro faz valer a pena o investimento em uma viagem por João Pessoa. Pois, o primeiro mês do ano é um dos mais estáveis, as chuvas são raríssimas e o sol estrala o dia inteiro.
No mês de fevereiro continua valendo a pena a viagem pela capital paraibana e você poderá fazer os passeios sem grandes complicações. Mas, ao longo do dia pode chover ocasionalmente.
Por sua vez, março já é considerado oficialmente um mês de tradição, onde os aguaceiros são mais frequentes. Mesmo assim, dá para arriscar a viagem, mas não dá para reclamar caso o tempo não colabore em algum dia.
E caso você só possa viajar entre os meses de abril a agosto, escolha outro destino para suas férias, porque essa é a época de chuva em João Pessoa e isso e com certeza, sua programação será prejudicada.
Já em setembro, o clima na capital da Paraíba costuma estar firme. Portanto, o que se tem observado nos últimos anos é que as chuvas podem se estender por alguns dias do mês.
Ainda assim, é possível aproveitar a viagem por João Pessoa, a dica é deixar um dia de sobra em seu roteiro de viagem por João Pessoa, para compensar possíveis imprevistos climáticos.
Se a chuva é incerta, com certeza, a água do mar não estará no seu auge da cristalinidade e o mar estará um pouco turvo.
A melhor época para ir a João Pessoa é nos meses de outubro, novembro e dezembro, pois a partir do mês de outubro o clima já não apresenta grandes variações. Inclusive, chove cada vez menos e a temperatura sobe cada vez mais.
Em novembro, você já pode esperar um mar clarinho, digno de um belo cartão postal. Além disso, se você viajar em outubro e novembro, fora dos feriados dessa época, terá outra vantagem, que é as praias sem congestionamentos do verão e preços mais baixos.
A partir do mês de dezembro, embora o clima continue excelente para aproveitar as praias em João Pessoa, o fluxo de turistas começa aumentar e os preços também sobem bastante, conforme a chegada das festas de final de ano.
Portanto, o clima pode não ser o único fator a determinar a melhor época para viajar para João Pessoa, pois estamos falando da capital do estado que promove uma das maiores festanças brasileiras: o São João.
Então, caso você queira fazer uma viagem por João Pessoa para conhecer a cidade e ainda participar das festas de São João e a Festa do Bode Rei de Cabaceiras, sua viagem deverá ser feita no mês de junho. Pois nesta época você encontrará muitas festas e a tradicional comida de festa junina.
Embora não seja uma época boa para os passeios ao ar livre na capital paraibana, certamente as festividades dessa época vão deixar o seu roteiro muito mais especial.
Quantos dias ficar em João Pessoa
João Pessoa é um destino ideal para curtir com tranquilidade, sendo assim 4 dias contando ida e volta dá para conhecer as principais praias.
Já para conhecer o centro histórico, principais praias e piscinas naturais, 6 dias contando ida e volta é o suficiente.
Mas, caso você possa ficar mais do que isso, será perfeito. Pois assim, conseguirá voltar aos lugares que mais gostou, ou ainda passar mais tempo em cada praia.
A dica para aproveitar bastante a cidade é acordar cedo. A cidade de João Pessoa está uma hora adiantada e seu fuso horário deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha. Mas, como não é, por aqui o sol nasce o ano todo antes das 5h, e se põe no máximo às 17 horas.
E para planejar seu roteiro de viagem em João Pessoa esteja atento às tábuas das marés, tendo em vista que os horários de marés baixas sempre mudam e, você depende disso para fazer os passeios para as piscinas naturais bem como curtir algumas praias do estado.
Sendo assim, a ordem das suas atividades podem sofrer alterações de acordo com as saídas dos passeios de barco pela região. Portanto, você não vai deixar de conhecer o que há de melhor na cidade e ainda poderá explorar muito mais sobre a história e a cultura local.
Onde fica e como chegar em João Pessoa?
João Pessoa é uma cidade litorânea do Brasil, situada na região nordeste. A cidade que ostenta o título de oitava cidade mais populosa de todo estado, é a capital da Paraíba e concentra as principais atividades político-administrativas do estado.
A capital paraibana faz fronteira com os municípios limítrofes de Cabedelo ao norte do estado, Conde ao sul, Bayeux e Santa Rita, ambos no oeste.
E se você está pensando em fazer uma viagem por João Pessoa, saiba que existem muitas formas de se chegar até lá. Por ser uma capital bastante visitada, a região em torno de João Pessoa tem um aeroporto próprio pelo qual muitos viajantes circulam diariamente.
O aeroporto fica localizado na cidade de Bayeux e optando viajar via avião de São Paulo, a viagem levará em média 3h15, já o trajeto sentido Rio de Janeiro levará em torno de 2h55. Veja a seguir as principais formas de chegar em João Pessoa:
- De avião, têm voos diários partindo das principais capitais do Brasil;
- De carro, vindo do Sudoete do Sul e dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, o acesso é pela BR-101. E vindo de Fortaleza: BR -116; BR-304, BR-406 e BR-101;
- De ônibus, as empresas São Geraldo/Gontijo e Itapemirim, também têm saída das principais capitais do Brasil para João Pessoa. Agora, caso você esteja vindo de Natal ou Recife, acesse a viação progresso.
Hotéis em João Pessoa
Quando se trata de hospedagens e hóteis em uma viagem por João Pessoa, a oferta é grande e os preços muito convidativos.
Caso você vá viajar em época de alta temporada e carnaval, os preços podem subir. Veja agora as melhores opções de hospedagens que recomendamos para você na capital paraibana. Esses preços são para duas pessoas.
A primeira opção é o Guarany Hotel Express. Localizado a 200 metros do centro, o hotel também conta com café da manhã bem completo, instalações ótimas e funcionários excelentes. Não requer pré-pagamento.
Sem falar que o hotel fica bem no centro da cidade. Ou seja, você poderá conhecer todo o centro histórico de João Pessoa caminhando.
A segunda opção fica a 350 metros da praia.O Manaira hostel também é uma hospedagem maravilhosa. Com excelente localização, cama confortável, café da manhã muito gostoso, funcionários super atenciosos, além de tudo muito limpo. É perfeito.
Caso queira uma opção de hospedagem à beira-mar em sua viagem por João Pessoa, o Numar Hotel com café da manhã incluído e próximo à Praia do Bessa, Praia de Manaíra e Praia de Tambaú, é a opção ideal para você.
Outra opção muito boa a 400 metros do centro de João Pessoa é o JR Hotel. Muito bem localizado, próximo a Lagoa Lucena, zoológico, shopping e apenas 15 minutos da praia. O quarto é bem confortável e o café da manhã é bastante variado e muito gostoso.
A 7 quilômetros do centro e a 250 metros da Praia do Bessa e 1,5 km da Praia de Manaíra a Pousada Jasmine é um lugar bem tranquilo e familiar para você se hospedar em João Pessoa. O atendimento é excepcional e o café da manhã é muito bom.
Mais Dicas Neste Paraíso
Mais Dicas e Sugestões Valiosas.
- Passagens de Ônibus: Encontre passagens, compre pelo celular, parcele no cartão e viaje o mundo.
- Passeios para sua viagem: Reserve passeios e pague em até 12 vezes com excelente preço e curta seu passeio.
- Seguro Viagem: Não deixe de fazer seu seguro viagem, ele pode te amparar em momentos difíceis.
- Cruzeiros Marítimos: Sonha em fazer aquele cruzeiro, veja minha sugestão barata e parlada em 12 vezes.
- Hotéis baratos: Não sabe onde encontrar hotéis baratos? Veja minha sugestão e que sempre utilizo.
- Acessórios para viagem: Caso precise daquele guarda-chuva, kit de organizadores ou qualquer coisa do tipo, tenho uma sugestão também.
Curiosidade e perguntas sobre João Pessoa-PB
Quem nasce no estado da Paraíba é paraibano. Porém, as pessoas que nascem em João Pessoa também são chamadas de Pessoenses.
João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (1878-1930) foi um político brasileiro eleito governador da Paraíba em junho de 1928. Ele também foi candidato a vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas e foi derrotado pela chapa de Júlio Prestes e Vital soares.
Sim, João Pessoa é eleita a melhor cidade do Brasil para se viver e destino de idosos após aposentadoria. O custo de vida, a segurança e a infraestrutura são características positivas na capital paraibana garantindo um ambiente pacífico com ares de interior e estrutura de cidade grande