Como é Viver em um Motorhome de Kombi ou Apenas Kombi Home?

 Em minhas viagens conheci um casal sensacional. Pedro e Majorie que viajam por este Brasil a bordo de uma Kombi Home e eu pedi a eles para escrever sobre como é a vida a bordo de um MotorHome de Kombi para compartilhar neste blog.

Em síntese, essa vida em uma Kombi Home é muito interessante e convenhamos que não é fácil apesar de ser encantadora.  Abaixo vamos falar tudo sobre essa vida e como este casal se vira em um Motorhome de Kombi. Eu os conheci em São Thomé das Letras, quando viajava pelas melhores cidades de Minas Gerais.

APRESENTAÇÃO DO CASAL DA KOMBI HOME “PORPCORN MOTION”

Em primeiro lugar, morar na estrada e viver em uma kombi home é uma vida dos sonhos? Vamos falar um pouco da nossa experiência de 9 meses na estrada e quais, em nossa opinião, são alguns dos prós e contras em adotar este estilo de vida.

Somos o casal Pedro e Marjorie, estamos juntos a mais de 5 anos e somos apaixonados por viagem. Decidimos em 2019, comprar uma kombi e assim, de forma artesanal a transformamos em nossa “casinha” batizada de Pops. Pois, temos uma banda chamada Popcorn Motion e a bordo da Pops estamos tocando pelo Brasil afora registrando nossas aventuras no nosso canal do Youtube e no Instagram.

Apresentando o Casal Pedro e Majorie que vivem em um motorhome de kombi e adoram o veiculo deles transformados em uma kombi home
APRESENTAÇÃO DO CASAL

Já devem ter se perguntado o porquê de termos escolhido viver assim. Bom, desde que entendo por gente, agora falando por mim, Marjorie, sempre foi um sonho ter um trabalho que me levasse a conhecer o mundo. Sempre foi fascinante a ideia de viajar, conviver com diferentes pessoas, culturas e lugares. Já o Pedro, organizado e metódico, como sempre foi, um estilo de vida minimalista é o que mais o atraía. Quanto menos coisas na vida melhor! Bom, acredito que encontramos um denominador comum: a vida nômade.

INICIANDO A VIDA NÔMADE EM UM MOTORHOME KOMBI

Tudo bem, agora sabemos que este estilo de vida é algo atraente para cada um, mas por quê decidir viver na estrada? E a grana? Como fazer com a família? E por que não algo mais confortável, seria a kombi home a melhor opção?

Bom, lá atrás, bem no início do nosso relacionamento, em 2017, percebemos num “mochilão” que fizemos na Europa durante 3 meses. Ser possível viver com pouco sim, e que a nossa paixão por viagem era algo tão grande. A ponto de investirmos praticamente tudo que tínhamos para embarcar em uma aventura juntos. Claro, mas entender que a rotina não era algo que nos atraía. E perceber todas as oportunidades que se abrem quando você se propõe a sair de sua zona de conforto. Foram essas coisas que nos motivavam cada vez mais a adotar um novo estilo de vida.

ENFIM QUERÍAMOS SER NÔMADES EM UMA KOMBI HOME

E hoje, com as tecnologias, percebe-se que cada vez mais, dá para se virar em qualquer lugar do mundo. Mesmo não sendo um poliglota e tendo muita experiência com viagens. Tudo tem se tornado mais fácil e prático, a gama de informações disponíveis pela internet tem auxiliado cada vez mais o viajante a viver suas experiências sem muito custo ou complicações!

Em 2018, largamos tudo novamente no Brasil para encarar um novo desafio nos EUA, não só resumimos a nossa vida em duas mochilas, como também começamos a compreender melhor o que não era prioridade nas nossas vidas em todos os sentidos. A partir daí, então, o nomadismo foi invadindo nossa vida de tal forma que foi nos atraindo cada vez mais!

Agora, falando sobre este estilo de vida, vamos aos principais pontos da vida na estrada:

A vida nomade em uma kombi home
LARGARAM A ZONA DE CONFORTO E VIVEM EM UM MOTORHOME DE KOMBI

COMO É SER NÔMADE EM UMA MOTORHOME DE KOMBI?

Agora, falando sobre este estilo de vida, vamos aos principais pontos da vida na estrada. Falaremos de como nos viramos com coisas básicas do cotidiano, porém em uma kombi home é um pouco diferente.

ÁGUA

Como temos uma casa adaptada na Kombi home, toda casa tem sua caixa d’água, então basicamente, precisamos de encher esse reservatório, nosso caso são 80 litros. Como fazemos geralmente para encher? Postos de gasolina, praças públicas e pontos de apoio.

Quanto dura? Em média dura entre 3 a 5 dias. Cada banho utilizamos cerca de 5 litros de água cada um, e a cada refeição uma quantidade entre 3 e 5 litros. Temos percebido no decorrer da viagem, que nossa autonomia aumenta a cada dia, pois aprendemos a economizar cada vez mais nas nossas atividades diárias para ficar mais adaptado ao estilo de vida.

LUZ

Nosso motorhome kombi é autossuficiente de energia, temos uma placa solar de 380W e um banco de baterias estacionárias de 230A/h que em dias de sol nos dá energia suficiente para alimentar a nosso cooler (que funciona como uma geladeira) carregar os celulares, o computador, acender as luzes a noite ou até mesmo ligar algum eletrodoméstico durante o dia.

Como quase tudo o que temos funciona em 12V o consumo é bem menor, mas mesmo assim em dias nublados, temos que cuidar e economizar bem para não comprometer a vida útil das baterias e não sobrecarregar o nosso sistema elétrico.

ALIMENTAÇÃO

Nossa alimentação não sofreu muitas alterações com a viagem. Somente os horários, que pelo fato de nossa rotina na estrada variar bastante, não conseguimos ter tanto controle. Basicamente, o que fizemos foi resumir mais o cardápio, e investir em frutas, verduras, legumes e sementes. Simplificar a dieta e dar mais ênfase nos crus, o que de fato até nos força a optar pelo mais saudável em nossa kombi home.

SEGURANÇA

Essa é uma questão que estamos sempre aprendendo mais, e ficando mais intuitivos na hora de escolher o melhor lugar para ficar, pernoitar, etc. Procuramos ficar sempre em locais:

– Mais iluminados e com movimentação de pessoas;

– De funcionamento 24h, como postos de combustíveis;

– Próximos a delegacias de policias e afins.

Casal PopCorn Motion leva uma vida nomade em um motorhome de komb
UMA VIDA SIMPLES E HONRADA

FINANCEIRO

Como conseguimos dinheiro para viajar? Fazendo música ao vivo em bares, restaurantes, eventos e até na rua. Começamos definindo uma rota e fazemos contato prévio com vários estabelecimentos. Como nem sempre temos sucesso nos contatos, ao chegarmos em uma cidade vamos pessoalmente nos estabelecimentos para tentarmos fechar uma data, assim a chance de conseguirmos, aumenta.

É sempre um trabalho árduo conseguir fechar a primeira data. Fora a questão de cachês que varia bem de cidade em cidade, a negociação é uma parte bem difícil. Mas temos sempre esperança e muita fé de que alguém irá gostar do projeto e querer conhecer o nosso trabalho, a bordo de uma kombi home.

Para ganhar dinheiro durante as viagem na kombi home o casal porcorn motion faz apresentações musicais
TRABALHANDO DURANTE AS VIAGENS

VIDA A DOIS!

Falando agora em intimidade, não muda muito de uma casa, ainda estamos entre quatro pequenas paredes! Temos nossos momentos íntimos, nossas desavenças, nossos problemas… Mas o diálogo é a base de tudo. Realmente é bem intenso, no nosso caso são 24hs de convivência, além da viagem, sempre desempenhamos tudo juntos, as tarefas diárias, a música, as redes sociais enfim, absolutamente tudo!

Essa é uma parte que aprendemos e amadurecemos muito durante a viagem. Realmente não é fácil manter um relacionamento, independente do tipo, mas nessas circunstâncias ainda é mais desafiador e intenso. Vamos nos superando e apoiando mutuamente a cada dia em nossa vida nômade em um motorhome de kombi.

FAMÍLIA

Mesmo não estando fisicamente próximos dos nossos entes queridos, temos as chamadas de vídeo que nos auxiliam bastante e sempre que possível iremos colocar Minas em nossa rota para podermos abraçá-los para matarmos a saudade.

Claro, viver dessa forma requer mais desapego, resiliência e um espirito aventureiro, mas como tudo na vida é necessário a adaptação! Passamos os primeiros meses aprendendo e testando muitas coisas. As atividades diárias dentro da Kombi lembram brincar de LEGO, sempre montando e desmontando tudo… e não se pode distrair muito, porque senão bate a cabeça,rs… Isso já faz parte da rotina.

A melhor parte, sem duvida alguma, são os amigos! A Família que vamos fazendo pela estrada, amigos estradeiros e viajantes que se reúnem pela mesma paixão, e ainda, os curiosos que de forma surpreendente querem conhecer e nos ajudar de alguma forma e o que era um apoio acaba se tornando verdadeiras amizades!

O QUE NOS MOTIVA NESTA VIDA NÔMADE EM UMA KOMBI HOME?

O que mais nos motiva a continuar são os momentos preciosos, encontros inesquecíveis com as pessoas incríveis que fazem de nossa jornada um sonho realizado. Acreditar que somos capazes de vencer a tudo, e que não existem obstáculos quando o que nos move é o amor!

Pois, “desapegar-se é dizer ‘olá’ para a liberdade, a LIBERDADE de voar num horizonte qualquer e de pousar onde o coração mandar! É uma viagem em PAZ para se apaixonar pela própria VIDA e conhecer a VERDADE de que nada nos define, nada nos sujeita e que a nossa substância é o AMOR!”. Obrigado por sua leitura e pela oportunidade de apresentar nosso projeto de vida em uma kombi home

Peço ainda que se inscreva em nosso canal e siga no instagram. Ainda temos muitas aventuras pela frente e voce pode nos acompanhar.

E ai você tem algum projeto de viagem ou vida nômade e quer divulgar aqui no blog? Use a aba contato no menu do blog e divulgaremos o seu projeto aqui. Abaixo um video mostrando a kombi home deste casal que abandonou tudo e vive em um motorhome de kombi.

1 comentário em “Como é Viver em um Motorhome de Kombi ou Apenas Kombi Home?”

  1. Pingback: Clima para Amanhã: conheça os melhores sites e apps

Deixe uma resposta