Neste post vou falar do porque visitar o Deserto do Atacama no Chile, que é um lugar lindo.  Pois eu  visitei este destino em 2016 e me encantei. Assim sendo eu o apelidei como “lugar do uau” e neste post voce verá o porquê deste apelido e bem como dicas sobre o Deserto do Atacama.

Em síntese, o Deserto do Atacama no Chile não é um destino tão famoso entre os brasileiros, pelo menos não como Buenos Aires ou Santiago. Porém, eu te garanto que conheço os três e voltaria sem dúvidas no Deserto do Atacama, porém nestes outros dois eu pensaria se realmente gastaria meu dinheiro indo lá novamente. Contudo, você deve estar se perguntando: O que tem de especial no Deserto do Atacama? Eu te falarei neste post e ainda vou passar algumas dicas sobre o Deserto do Atacama.

CONSIDERAÇÕES SOBRE: DESERTO DO ATACAMA NO CHILE

O Deserto do Atacama está localizado ao norte do Chile próximo à divisa com o Peru, em uma região conhecida como Antofagasta. Por lá a porta de turismo deste paraíso é a cidade de San Pedro do Atacama. Essa cidade recebe milhares de turistas que pretendem conhecer o deserto, bem como estão de passagem em viagem para a Bolívia e Peru.

Imagem mostra o turista em frente a um vulcão no deserto do atacama, note do Chile
UM LUGAR GRANDIOSO E ENCANTADOR

Contudo, quando eu visitei este destino eu queria conhecer apenas do Deserto do Atacama com aquelas paisagens maravilhosas e encantadoras. Assim sendo te digo que vale a pena demais visitar este destino e somente ele, porém caso tenha tempo de sobra vale a pena ir ao Salar de Uyuni. Então abaixo veremos alguns motivos para conhecer este lugar.

PORQUE VISITAR O DESERTO DO ATACAMA NO CHILE ?

Veremos agora, porque este destino é tão incrível e tem pontos turísticos incríveis neste deserto ao norte do Chile.

LUGARES QUE PARECEM A LUA

Um lugar incrível no Deserto do Atacama sem dúvidas é o Valle la Luna. Na verdade, o lugar não é tão bonito, porém algumas coisas chamam a atenção. Pois, segundo a NASA este é o local na terra que mais parece a superfície da Lua. Eu até esperava que a lua fosse mais bonita. Contudo, já que ainda não é possível visitar a lua é uma boa dica visitar este local e ver como ela se parece.

Imagem mostra o Valle da Lua no Deserto do Atacama
AS PAISAGENS QUE SE PARECEM COM A SUPERFÍCIE LUNAR

O Passeio Valle la Luna e Valle la Muerte são dois passeios que são geralmente vendidos em combos e com preços bem atrativos, pois estão próximo à cidade. Dessa forma mesmo a beleza não sendo o forte vale a pena você comprar esse tour e conhecer este lugar interessante com suas dunas e sal, esculturas rochosas, cavernas e cânions.

VULCÕES E MAIS VULCÕES

Quer mais dicas sobre o Deserto do Atacama no Chile? Conhecer vulcões, pois essa região do Chile tem diversos vulcões. Os mais altos são o Vulcão Lascar com 5.550 metros de atitude e o Vulcão Ojos del Salado com seus 6.893 metros de altitude. Este último é o vulcão mais ativo do mundo.

Imagem mostra um vulcão no Deserto do Atacama. O Deserto do Atacama no Chile tem várias paisagens com vulcões. Então uma das melhores dicas no Deserto do Atacama é conhecer estes vulcões também.
QUASE EM TODOS OS LOCAIS É POSSÍVEL AVISTAR UM VULCÃO

Outro vulcão lindo é o Vulcão Licancabur que tem seus 5.920 metros de altitude. Contudo, o mais incrível é que ele está lá grande e lindo em várias fotos deste paraíso, vale a pena demais tirar uma foto dele nem que seja de longe. Caso já tenha gostado saiba que é muito comum passeios para subir os vulcões do deserto. Quando eu visitei achei o preço de 500 dólares, salgado além de demorar uma semana. Porém, saiba que deve ser uma experiência maravilhosa.

FAUNA LINDA E INCRÍVEL DO DESERTO

Quem olha aquele deserto longo e quente, a título de informação o lugar mais seco da terra. De fato pode até pensar não haver vida animal por lá, já que até vegetação é difícil encontrar e geralmente são pequenos arbustos rasteiros. Porém, uma das melhores dicas do Deserto do Atacama é fazer os passeios onde é possível avistar animais selvagens.

Imagem mostra os flamingos do deserto do atacama ficam com esta cor rosada devido aos alimentos que ingerem
FLAMINGO ROSADO NO DESERTO DO ATACAMA

Pois, por lá podemos encontrar vários animais maravilhosos que vivem naquele deserto. O Flamingo é um deles, é bem comum nos passeios vê-los com aquela cor rosada e se alimentandos nos lagos. Outro animal muito legal é a raposa que também é muito comum ver nos passeios, inclusive ela corre para perto do ônibus na esperança de encontrar alimento jogado pelo turista. E tem também as Lhamas que são domesticadas e por lá você pode inclusive comer um espetinho de Lhama.

NEVE NO DESERTO

Um fenômeno interessante que acontece é a neve no deserto. Quando fiz o passeio Salar de tara, que eu recomendo. Ao chegar próximo aos Monges de Pacana havia muita neve. E como eu já conhecia eu fiquei admirado como em um local daquele poderia ter neve. O guia explicou ser bem comum por lá, inclusive nas partes mais altas dos vulcões.

Imagem mostra o deserto do atacama no Chile com neve, no tradicional passeio salar de tara
NEVE NO DESERTO

Contudo, eu diria que o Passeio Salar de Tara é um passeio lindo e caro, no entanto, o problema é outro. A altitude que encontramos neste passeio. Pois, nele subimos as montanhas e paramos em lagoas congeladas e andamos sobre elas, porém a altitude faz muitas pessoas ficarem mal então caso tenha algum problema de saúde é bom reconsiderar este passeio.

LAGOAS PINTADAS A MÃO

Muitas pessoas que viu essa minha viagem perguntaram: o porque visitar o Deserto do Atacama no Chile? Como resposta eu sempre mostrei fotos das lagoas. Inclusive é uma das melhores Dicas do Deserto do Atacama, fazer o passeio Lagunas Antiplânicas.

Imagem mostra belas lagoas que avistamos no deserto do atacama
AS LAGOAS MAIS LINDAS QUE VI ESTÃO NESTE LUGAR

Eu até concordo que o preço não é tão atrativo, contudo você verá lagoas que nunca mais verá no mundo. Lagoas essas tão lindas como o Lago Atitlan. E foi neste passeio que apelidei o Deserto do Atacama de “lugar do uau”, pois a cada paisagem que chegávamos, havia uma lagoa linda e a palavra “uau” saia quase sozinha. Então essas lagoas impressionam demais mesmo o viajante mais experiente.

ÁGUAS VULCÂNICAS E GÊISERES

Ambos são facilmente encontrados no deserto. E neste deserto é possível fazer um passeio chamado Gêiseres del Tatio. Neste passeio você encontrará gêiseres expelindo fervendo e às vezes apenas fumaça. No entanto, outra coisa interessante é que é possível tomar banho em uma lagoa de água vulcânica que decerto estava quentinha, porém o problema é que a temperatura no exterior era de -22ºC então não arrisquei. E outra, os ovos comidos no café da manhã deste passeio são cozidos na água vulcânica, não precisa falar que este passeio sai às 5 horas da manha não é?

Imagem mostra geiser del tatio no deserto ao norte do Chile
GÊISERES DEL TATIO

Passeio igualmente interessante é as Termas de Puritana. Neste passeio você aprecia água clara em temperatura de cerca de 32ºC. Não precisa falar que é incrível, pois uma viagem no Deserto do Atacama é sofrida em alguns aspectos como: clima, correria, acordar cedo e segue relação. Porém, relaxar em águas termais não tem preço. Ou melhor, tem e não é barato, mas de fato vale a pena.

OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO E VIA LÁCTEA A OLHO NU

Em síntese todas essas atrações podem ser melhor apreciadas durante a noite. E sem dúvidas um dos melhores trativos do Deserto do Atacama no Chile é o seu céu estrelado. Por lá existe o Tour Astronômico que eu não fiz. Porém, é sem dúvidas um passeio lindo com telescópios para você observar planetas e estrelas, enfim vale a pena este passeio.

Imagem mostra a Via Lactea observada em um passeio no deserto do atacama
DESERTO DO ATACAMA A NOITE

Caso não queira fazer o tour saiba que a baixa umidades e condições climáticas favoráveis deixam o céu aberto cerca de 300 noites por ano. Em noites claras você verá o Arco da Via-Láctea sem telescópios ou qualquer outro objeto. Essa sensação é algo incrível e único para você apreciar no Deserto do Atacama no Chile.

PAISAGENS GRANDIOSAS NO DESERTO DO ATACAMA NO CHILE

Agora que já vimos as melhores dicas sobre o Deserto do Atacama no Chile vamos falar das paisagens de tirar o fôlego. Pois voce deve ter notado que as paisagens são grandiosas e lindas e por lá temos a mesma impressão. Por exemplo quando estava saindo de Calama e indo para San Pedro do Atacama vi grandes turbinas éolicas que pareciam perto. Rodamos quase 200 kms para chegar perto delas de fato, ou seja duas horas depois.

PAISAGENS GRANDIOSAS NO DESERTO DO ATACAMA

Outra coisa interessante são as paisagens com vulcões, pois em quase todo o lugar que você for encontrará grandes vulcões. Isso torna o lugar incrível, principalmente para brasileiros não acostumados a vulcões. A vegetação rasteira de cor única também deixam o ambiente mais lindo. O legal é que em tempos bem específicos chove. E nessa data o deserto fica florido em uma paisagem realmente de tirar o fôlego. Mas isso é para os mais sortudos.

ALDEIAS E VILAS HISTÓRICAS

Este no primeiro momento não seria um destino histórico, porém saiba que por lá temos a Aldeia Tulor. Essa aldeia fica bem perto de San Pedro do Atacama tem sua origem data do período pré-colombiano, ou melhor, estima-se que seja de cerca de 800 a.c. No entanto, por lá há várias vilas históricas como essa abaixo.

Imagem mostra povoado no deserto do chile
IGREJINHA MACHUCA EM UMA VILA HISTÓRICA

Por lá há algumas ruínas deste lugar e vestígios das construções antigas e ainda réplica dessas construções para você visitar. Essas casas eram construídas em formado circular e conectadas entre si, até lembra os apartamentos atuais. Então não deixe de conhecer essa vila que tinha moradores que se dedicavam a cerâmica, agricultura e tecido também. Enfim vale a pena demais conhecer a Aldeia Tulor.

ESPORTES RADICAIS NO DESERTO DO ATACAMA NO CHILE

Ao amigo que gosta de esportes radicais esse lugar é perfeito também, pois várias atrações deste tipo estão disponiveis em San Pedro do Atacama. Eu fiz duas que sem dúvidas me lembrarei por toda minha vida. Uma delas foi conhecer a Garganta do Diabo de bicicleta com amigos que fiz no caminho.

Imagem mostra turista fazendo sandboard nas areias do deserto
SANDBOARD NO CHILE

Outra sem dúvidas foi o SandBorard naquelas montanhas gigantes de areia. Complicado que o mais difícil é a subida e não a descida como se imagina. Porém, há outros como a subida aos vulcões, e até mesmo a travessia para a Bolívia é uma aventura e tanto conforme alguns colegas relataram.

Saborear a comida Chilena

A comida chilena não chega ser tão incrivel quando a comida peruana. Porém visitar este deserto ao norte do Chile é uma atração a parte a culinária. Tendo em vista que é bem comum algumas comidas incriveis como espetinho de lhama, saborear o chá de coca e batatas roxas.

Curtir a Termas de Puritana

Se voce gostou do Poço do Egito, precisa conhecer as Termas de Puritana. Pois são pequenos poços de água que saem do interior do vulcão e ficam uma temperatura sensacional. O mais legal é que essa água é transparente e fica em um lugar mágico. O preço eu diria não ser dos melhores mas se tiver mais tempo vale muito a pena curtir este lugar.

Subir um Vulcão

Como mencionado há diversos vulcões e passeios de aventura no Deserto do Atacama. Porém o mais lembrando no quesito aventura é subir o vulcão. Quando visitei o deserto a maior atração era subir o Vulcão Licancabur. Porém é uma aventura para poucas pessoas. Então vale a pena subir um vulcão menor e curtir igualmente.

Imagem mostra turista subindo um vulcão

Passear de bicicleta na Garganta do Diabo

Imagine alugar uma bicicleta e passear no meio do deserto. E se for no meio de duas fendas gigante, por um caminho com menos de 2 metros de largura, dai o nome do local. Sim amigo passear de bicicleta pelo Deserto do Atacama é uma atividade muito curtida em San Pedro do Atama.

Visitar o Salar de Uyuni

Tudo bem que nao está tão perto. Porém há diversas empresas que fazem o tour saindo de San Pedro do Atacama até o Salar de Uyuni na Bolivia. Vale a pena esticar a sua visita se tiver mais tempo. Pois trata-se do maior deserto de sal do mundo e que proporciona imagens lindas e uma paisagem de encantar qualquer um.

Imagem mostra o Salar de Uyuni que é o maior do mundo

Passear de Balão sobre o Deserto

Se ver o Deserto do Atacama do Solo já é incrivel, imagine ver este local de cima. Pois bem, há este passeio. Voce poderá sobrevoar lentamente o deserto e apreciar essas imagens de uma forma única, porém já esteja preparado pois o preço é bem salgado para nós brasileiros.

Tour Arqueológico

Em San Pedro do Atacama há alguns tour bem interessante que mostra como viviam os povos pré-colombianos que viviam no local por volta do século XVll. Interessante é notar que mesmo hoje com a tecnologia já bem difícil morar na região, então vale a pena fazer este tour e conhecer mais destes locais incríveis.

Quando visitar o Deserto do Atacama no Chile?

O maior problema ao visitar o local é o sol forte e altas temperaturas durante do dia. O segundo problema é a noite fria, e o terceiro seria a chuva. No entanto, pode esquecer que geralmente chove menos de 1 dia por ano no Deserto do Atacama.

O meses de dezembro a fevereiro e junho a agosto são bem movimentados com vários turistas no local. Os meses de março a maio e setembro a novembro são bons pois a temperatura durante o dia não é tão quente e a noite não é tão fria.

A melhor época para visitar o Deserto do Atacama é de março a maio. Pois durante o dia o calor não está tão forte e durante a noite o tempo não está tão frio. Porém essa estimativa tem mudado muito ao longo dos ultimos anos, confira a previsão do tempo.

NEM TUDO SÃO FLORES AO VISITAR O DESERTO

Um lugar como o Deserto do Atacama no Chile é único devido às diversas variáveis que já falamos. Porém, tenha em mente que por ser um deserto muito árido e na altitude há alguns problemas. Então falarei algumas dicas sobre o Deserto do Atacama para que você não tenha tantos problemas na sua viagem. Leve os seguintes itens em suas bagagens.

  • Leve um bom protetor solar e use o tempo todo
  • Tenha sempre consigo um protetor labial
  • Óculos de proteção UV é muito importante também
  • Roupas de frio corta-vento e impermeáveis são de extrema importância também
  • Traga consigo sempre uma garrafa de água

Bom eu fiz essa breve lista apenas que voce tenha em mente que viajar pelo Deserto do Atacama é maravilhoso, mas carece alguns cuidados. Enfim vale a pena demais visitar este lugar e não me arrependo. Veja outros conteúdos que recomendo

VEJA ALGUNS VÍDEOS DO DESERTO DO ATACAMA

DESERTO DO ATACAMA: COMO CHEGAR?

É muito fácil chegar lá. A passagem aérea é muito barata. Então faça sua cotação clicando sobre o banner.

[ppromo_passagens limit=”3″ origin=”GRU” show_logo=”true” destination=”SCL” header_text=”Atacama” /]

Nestes tipos de viagem é muito importante fazer o seguro viagem, pois envolve muitas coisas diferentes como, por exemplo, a alimentação. Caso você precise de atendimento médico o terá prontamente com este seguro.

[seguros_promo_shortcode theme=”card-large” ideal_para=”6″ ideal_para_lbl=”América do Norte” /]

Mas caso ainda queira tirar alguma dúvida em especial. Ou ainda acrescentar ao conteúdo. Enfim fale comigo nos comentários.

Perguntas e respostas sobre o Deserto de Antofagasta Atacama no Chile

Veremos abaixo algumas perguntas sobre este destino encantador.

Qual a melhor época para ir para o Deserto do Atacama?

Os melhores meses para visitar este deserto são setembro, outubro e novembro. Porém considere evitar a visita nos meses de março a maio pois as temperaturas estão bem altas.

Quantos dias para conhecer o Deserto do Atacama?

Com 3 dias dá para conhecer o melhor do local, porém eu acho mais interessante de 5 a 6 dias, pois há muitas opções de passeio neste deserto ao norte do Chile.

O que fazer no deserto de Atacama?

Visitar lagoas lindas, curtir águas térmicas, fazer sandboard ou apenas apreciar a vida simples dos moradores do local. Enfim o deserto é um lugar incrível.

Porque tem roupas no deserto do Atacama?

Como em todo lugar do mundo eles usam roupas. Porém há um imenso lixão de roupas por lá que ficou conhecido em todo o mundo. Pois algumas roupas novas que iriam para países desenvolvidos são jogadas neste local, criando este lugar horrivel.

Como vivem as pessoas no deserto do Atacama?

As pessoas vivem normal, se adaptaram para viver neste local que apesar de ser quente e árido é bem abastecido de água.

Por que não chove no Atacama?

Há diversas explicações, mais algumas delas relatam que a proximidade ao linha do equador e  ainda as Cordilheiras dos Andes afastam as nuvens de chuvas e deixam o local árido e sem chuvas.