Guia completo de viagem para Huacachina em Ica no Peru

Imagine um imenso deserto com infinitas dunas, onde não se vê ninguém. Pode até parecer cenário de filme. Mas, esse lugar é real e não poderia ficar em outro país tão admirado a não ser no Peru. O nome deste destino fantástico é Ica no Peru. Também conhecida carinhosamente como a cidade do Eterno Sol. E por lá um local chamado Huacachina é sensacional e vale demais a pena visitar.

Após algum tempo a bordo de um buggy, em um enorme deserto sem nenhuma placa de sinalização, estrada ou rua, se chega a Ica. Um belíssimo oásis, habitado por construções pequenas, coqueiros por todos os lados e barquinhos cobertos de palha. Tudo isso faz deste destino um dos melhores destinos da América do Sul para viajar.

Imagem mostra o oasis de huacachina em Ica no Peru

Então, se você está pronto para se surpreender com a comida peruana e este destino incrível que fica bem pertinho de Lima e outros destinos maravilhosos do país, vem com a gente.

Onde ficar e como chegar em Ica, Peru?

Como já disse ali em cima, Ica fica bem pertinho de Lima. Para ser mais preciso a 310 km da capital peruana. Assim sendo, é possível até fazer um bate-e-volta no mesmo dia, explorar a pequena vila e se aventurar por aquela imensidão de areia.

Além disso, Ica é rodeada por outros destinos incríveis, que tornaram seu roteiro pelo Peru ainda mais completo, como as Linhas de Nazca misteriosas e gigantescas e Paracas com toda sua beleza natural.

Uma vez que não há aeroportos perto, para você ir de Lima à Ica, ônibus será a sua melhor opção. O trajeto dura aproximadamente 4h30min. É realizado pelas companhias Cruz del Sur, Oltursa e Peru Bus. A viagem é longa e cansativa, mas vale a pena nem que seja apenas para conhecer o oásis de Huacachina em Ica.

Qual a melhor época para visitar Ica?

Em qualquer época do ano o viajante pode desfrutar de atividades turísticas em Ica, Peru. Pois, nessa cidade onde quase não chove, o ano é dividido em duas estações: Inverno, de abril a setembro, e verão, de outubro a março. O clima ameno e as atrações turísticas atraem visitantes durante todo o ano.

Contudo, muitos viajantes preferem visitar Ica no inverno, pois o clima oferece condições mais favoráveis para explorar o deserto. Já o verão é quente e árido com temperaturas elevadas e índices de umidade baixos, o que tornará seu passeio ao ar livre bem desconfortável.

O que fazer em Huacachina em Ica no Peru?

A cidade oferece muitas atrações turísticas como lindas paisagens naturais, um centro histórico colonial belíssimo e excelentes vinícolas.

Contudo, a maioria dos viajantes que optam por visitar Ica, tem em mente apenas um destino: o incomparável Oásis de Huacachina. O único oásis da América.

A cidade do Eterno Sol tem localização estratégica, como as Linhas de Nasca, as magníficas praias de Paracas e os desfiladeiros do Cânion de Los Perdidos.

Principais pontos turísticos de Ica, Peru

A seguir você vai conferir os principais pontos turísticos de Ica, Peru.

  • ·         Oásis de Huacachina

O Oásis de Huacachina é a grande estrela de Ica. Ou seja, é um lugar sem igual. O Oásis abriga uma pequena aldeia escondida entre a vegetação abundante e as douradas dunas do deserto. Em seu centro fica um lindo lago de águas verdes. É um belo cenário para fotos incríveis.

  • ·         Deserto de Ica
Imagem mostr um buggy durante um passeio em Huacachina no Peru

O deserto de Ica, oferece inúmeras atividades turísticas para toda família, como:

1.  Passeios de buggy;

2.  Deslizar de sandboard pelas dunas;

3.  Ou apenas contemplar o magnífico pôr do sol desértico.

  • ·         Reserva Nacional de Paracas

A reserva que protege o ecossistema desértico e costeiro, além de diversos animais, fica a apenas 80 km de Ica. A região é muito popular entre pessoas interessadas na prática trekking, estudo das aves e viajantes à procura de cenários naturais belíssimos.

Imagem mostra animais marinhos no parque nacional de Paracas em ica no peru
  • ·         Cânion de Los Perdidos

Aqui os viajantes encontram um enorme vale de formações rochosas exóticas em várias cores, que se estende por mais de 2km. O Cânion de Los Perdidos é um atrativo imperdível para quem visita a cidade de Ica.

Estudiosos estimam que a região se formou há mais de 30 milhões de anos. Alguns desfiladeiros chegam a 300 metros de profundidade. O passeio dura em torno de 3 horas. Não esqueça o protetor solar e chapéu, o mesmo vale quando for visitar o deserto de Huacachina.

  • ·         Vinícolas

Ica é o polo da enocultura no Peru. Pois, a cidade abriga várias vinícolas que oferecem passeios imperdíveis. Tacama é uma das bodegas mais populares de Ica. É a mais antiga vinícola sul-americana, que opera desde o período pré-colonial. Oferece visitas guiadas, onde você aprende tudo sobre a produção do vinho.

A Bodega Vista Alegre opera desde 1857. E você pode visitar as vinhas espalhadas por 180 hectares, que é tão legal quando o oásis de Huacachina.

  • Ica e as Linhas de Nazca

Há séculos as Linhas de Nazca encantam a humanidade. Algumas pessoas acham que se trata de um trabalho alienígena, enquanto outras apontam para um calendário solar ou lunar para orientar as etapas da plantação.

A atração fica a aproximadamente 115 km de Ica. Vale a pena você reservar um dia inteiro para um passeio de buggy e conhecer essa região que foi tombada como Patrimônio Mundial.

Imagem mostra as linhas de Nazca em Ica no peru
  • Museu Regional de Ica e Iglesia de San Francisco de Assis

O Museu Regional de Ica, pode te contar muito sobre a cultura local e também mostrar como se formou esse famoso destino desértico. O acervo inclui desde ossadas de civilizações pré-coloniais até as famosas Pedras de Ica, que contém registros de fósseis de dinossauros.

Já a Iglesia de San Francisco de Assis, que foi construída no século XVIII fica no centrinho histórico de Ica. Localizada na Plaza de Armas da cidade, a igreja é decorada com lindos vitrais importados da Europa. Segue em funcionamento até os dias atuais.

Conclusão: vale a pena visitar Huacachina em Ica Peru?

ICA vale sim uma visita. Pois, você vai se encantar com um dos lugares mais inacreditáveis do país. A cidade é bem pequena. Mas, parece um cenário de filme, é uma paisagem diferente do que se vê no resto da viagem.

Então, não deixe de conhecer essa lagoa fotogênica, rodeada por dunas e palmeiras bem no meio do deserto. Realmente você vai se sentir em um cenário de filme. Ica é um destino perfeito para quem procura um roteiro diferente, onde você poderá conhecer desertos, sítios, vinícolas, parques e um oásis magnífico.

Boa viagem!

Deixe uma resposta