Hoje vamos saber como é visitar a Cachoeira da Fumaça na Chapada Diamantina, um lugar lindo com a 5.ª maior queda de água do Brasil. Este lugar vale a pena demais visitar, porém, não é tão fácil como é visitar a Cachoeira do Tabuleiro, que também tem uma das maiores quedas de água do Brasil.

Os problemas ao visitar a Cachoeira da Fumaça são vários mesmo o lugar sendo lindo. Enfim, veremos abaixo como é a visita e quais os cuidados ao visitar este lugar sensacional na Chapada Diamantina.

Onde está localizada a Cachoeira da Fumaça?

 A Cachoeira  da Fumaça está localizada na região da Chapada Diamantina, cerca de 75 km de Lençóis-BA. Para chegar a este lugar as melhores opções são sair da cidade de Lençóis ou do Povoado do Capão no município de Palmeiras.

Qual a melhor época para visitar a Cachoeira da Fumaça?

A cachoeira pode ser visitada em qualquer época do ano. Porém, como estamos falando do turismo ecológico, é bom ter alguns cuidados. Pois a época de seca vai de abril a outubro. Por outro lado, a época de chuvas vai de novembro a março.

Visitar cachoeiras em época de chuvas é muito complicado por diversos motivos, e geralmente fica muito perigoso estes locais. Porém, saiba que na época das chuvas as cachoeiras tem mais água, e isso deixa o local mais bonito. Então é bom medir este custo-beneficio. Muito importante também é olhar a previsão do tempo antes de fazer sua visita.

Imagem mostra a trilha da cachoeira da fumaça na chapada diamantina

Quanto custa visitar?

O custo é pouco para visitar um local tão incrível. Você não pagará nada para entrar no Parque Nacional Chapada Diamantina. Os moradores do local organizam uma portaria no início da trilha e pedem uma ajuda voluntária, inclusive falaremos disso adiante.

No entanto, quando se trata de hospedagem fica um pouco complicado. Caso queira comodidade e queira hospedar no Povoado do Capão em Palmeiras, você estará bem próximo à trilha da cachoeira e gastará muito pouco com transporte, porém a hospedagem é mais cara.

Caso queira ficar hospedado em Lençóis, o preço da hospedagem será mais em conta, porém a distância de 75 km até a trilha desanimam. E se for de tour prepare-se para pagar cerca de R$ 300 para alguma empresa de turismo em Lençóis.

Como vimos isso envolve duas escolhas difíceis, porém julgo a hospedagem em Lençóis, interessante. Principalmente se você for visitar outras atrações na Chapada Diamantina e não apenas e somente a Cachoeira da Fumaça.

Como é a trilha até a Cachoeira da Fumaça?

Falando da trilha propriamente dito. Após viajar de Lençóis até o Povoado Capão. Encontrei a trilha de acesso à Cachoeira da Fumaça e com muita dificuldade. Logo no início da trilha, encontramos uma base feita pelos moradores do local.

 Ali eles fazem um controle de entrada e saída, além de oferecer água e informações. Eles não cobram nada apenas pedem uma ajuda ou popularmente “gorjeta”.

Começando a caminhada na trilha

Após receber informações dos moradores começamos a trilha de 6 km até a Cachoeira da Fumaça da Chapada Diamantina. Um detalhe importante é que os dois primeiros quilômetros são de subida muito íngreme, após isso a trilha fica mais leve.

Depois de quase duas horas de caminhada chegamos a cachoeira. Ao chegar perto da queda você encontrará dois mirantes. Um à esquerda e outra à direita. Não faz muita diferença qual visitar primeiro. Porém, saiba que o lugar à esquerda é mais cheio e concorrido. Já o local à direta tem mais locais para serem usados de mirante, porém não acho a vista tão linda quando a do local a esquerda.

Imagem mostra os mirantes da cachoeira da fumaça

A queda de água da cachoeira

A queda de água da cachoeira é um assunto bem controverso e gera muitas discussões. Pois sem dúvidas essa trilha ecológica é linda. No entanto, a cachoeira propriamente dito é algo questionável.

Primeiro devido ao fato de que ao chegar em uma cachoeira você quer ver uma queda de água grande e bonita, e isso não acontece na Cachoeira da Fumaça. Uma pequena queda que pulveriza antes de chegar a base da cachoeira enfeitam o lugar, dai o nome da cachoeira.

Outro fato interessante é que o lugar é lindo, mas causa medo, pois os quase 400 metros de altura assustam e o vento que chega no local, terminam de amedrontar os viajantes. O lugar é lindo, porém meio sinistro olhando por este aspecto. Tirando estes detalhes o local é maravilhoso e vale  a pena visitar.

Imagem mostra a queda de água na cachoeira da fumaça na chapada diamantina

Problemas ao visitar a Cachoeira da Fumaça

Conforme falei anteriormente, visitar essa cachoeira não é só luxo e glamour. Por isso falarei abaixo alguns problemas e dificuldades para visitar essa que é uma das maiores cachoeiras do Brasil.

A trilha é muito puxada, principalmente nos primeiros dois quilômetros. Eu diria que nem subir o Pico da Bandeira, foi tão cansativo inicialmente quanto foi fazer essa trilha. Tenha em mente que na parte inicial você terá muitos problemas para concluir. Por isso esteja pronto para os primeiros dois quilômetros.

O sol castiga nesta trilha, como em quase todo o nordeste. Porém, o fato de você estar em uma trilha bem alta, a sensação de calor é maior que em outros locais. Como você estará caminhando em um ritmo forte isso piora. Então prepare o protetor solar e esteja pronto para a dificuldade que é essa trilha sob o sol, neste que é um dos melhores destino de turismo de aventura do Brasil.

Outro problema que eu diria ser o mais grave é que as trilhas não são bem demarcadas. Lembro-me que me perdi e estava indo para um local totalmente diferente. Fui salvo por uma guia que estava passando pelo local.

Ao reclamar com a Associação de Moradores eles simplesmente me falaram: “por isso é importante o guia”. Enfim isso é um absurdo sem tamanho e faz com que eu não recomende o local com guia, ou sem guia.

Por fim o último problema seria de origem de logística que é a grande distância a ser percorrida para chegar na trilha. E depois que você chega você passará pelas dificuldades que já falei anteriormente.

Vale a pena visitar a Cachoeira da Fumaça, eu recomendo?

Bom essa é a hora mais triste do texto. Pois o lugar é lindo e valeria muito a pena visitar. Principalmente para os amantes de natureza e turismo ecológico. Porém, nem só de beleza, vive o turismo.

Eu não recomendaria para meus amigos e parentes, simplesmente devido ao problema que mencionei com a trilha. E para ser sincero acredito que nunca será resolvido. Por isso não recomendo para os meus amigos.

No entanto, caso você seja mais aventureiro e esteja ciente dos problemas que poderá ter, não deixe de conhecer o local. Que é lindo sim, uma opção mais simples, linda e segura é a Janela do Céu no Ibitipoca. De toda forma, após ler este texto e resolver ir conhecer o local, ou o Parque Nacional da Chapada Diamantina,  boa viagem.

Vídeo sobre a cachoeira