Janela do Céu, um circuíto com atrações incríveis no Ibitipoca

A Janela do Céu é um lugar maravilhoso no Parque estadual do Ibitipoca que conheci após ver o post das melhores cidades em Minas Gerais para Viajar. E neste lugar a exploração do ecoturismo está muito associada a preservação ambientam. Tudo isso em um parque lindo que cobra apenas R$ 20 a entrada. Enfim vamos falar como este local é maravilhoso.

O CIRCUITO JANELA DO CÉU: COMO É O CIRCUITO MAIS FAMOSO DO IBITIPOCA?

O Circuito Janela do Céu sem dúvidas é o mais famoso do Parque Estadual do Ibitipoca em Lima Duarte-MG. Porém, eu não diria que este é o circuito mais lindo.

Pois a maior atração dele que é a Janela do Céu é um local maravilho, no entanto tem algumas considerações bem importantes. No que diz respeito a visita a este paraíso do ecoturismo e preservação em Minas Gerais.

Assim é a parada na Janela do Céu, um lugar lindo e sensaciona no Ibitipoca

A entrada para o Circuito Janela do Céu fica após a portaria do Parque Ibitipoca. Totalmente diferente da entrada do Circuito Pico do Pião e Circuito das Águas que fica próximo ao restaurante do parque, assim sendo mais longe da portaria.

Todo o percurso deste circuito tem cerca de 16 km e o percurso é feito em 8 horas, podendo durar até 10 horas dependendo do quanto precisar esperar para tirar sua foto na Janela do Céu. A caminhada é tranquila mesmo durante o percurso ter partes com mais de 1700 metros de altitude.

Atenha-se que caso chegue muito cedo no parque e tenha facilidade para caminhar é possível fazer este circuito demorando entre 6 e 7 horas. Pois, além deste circuito há muito o que fazer no Ibitipoca.

COMO É A TRILHA ATÉ A JANELA DO CÉU?

A trilha é pesada e começa próximo à portaria e tem uma leve subida no início. Após uma pequena caminhada a primeira parada é no Pico do Cruzeiro, que tem uma bela visão prejudicada pela neblina no dia da minha visita. Próximo a este local há uma pequena gruta também.

Continuando a caminhada sentido a Janela do Céu a próxima parada é na Gruta dos Três Arcos e Gruta dos Fugitivos. Estas grutas são lindas, principalmente a dos Três Arcos. Neste ponto eu já estava bem cansado. Então vale a pena curtir este local e descansar também.

A gruta dos três arcos é uma caverna no parque Ibitipoca

Após essa parada a próxima já é a badalada Janela do Ceu. Ao chegar no local descemos uma trilha e eu não acreditei no que vi.

O lugar de fato é lindo e vale demais a pena visitar este local, mesmo após tanto sacrificio. Detalhe que todos conhecem apenas a Janela do Céu mas o local tem uma bela cachoeira e alguns poços que mostrarei nos shorts ao fim deste artigo.

A janela do céu é um lugar maravilhoso e de difícil acesso no parque Ibitipoca

Uma coisa vou relembrar, geralmente a fila para tirar foto é muito grande. Então caso seja sem paciencia como eu, aconselho a chegar muito cedo. E Após a minha foto no local continuei minha caminhada.

Pois a próxima parada é a Cachoeirinha, que de pequena só tem o nome. É uma queda de água muito grande, porém o poço é pequeno e raso. Mas eu diria que essa cachoeirinha tem um charme que não vi em outras cachoeiras. Acredito que isso é devido a conservação. Voce realmente vai curtir demais este lugar como eu curti.

A cachoeirinha é um lugar sensacional do Parque estadual do Ibitipoca

CONCLUINDO A TRILHA DO CIRCUITO DA JANELA DO CÉU

Apóscurtir demais este local, regressei a portaria, alegre de ter realizado um sonho que era conhecer o local. A caminhada de fato não é curta, e os cerca de 16 km cansam bastante. Como também acontece no Circuito do Pico do Pião. Fiz o trajeto de ida e regresso da Janela do Céu em oito horas devido a ter que esperar uma hora para tirar foto na Janela do Céu. Simplesmente adorei o local e quero voltar quando tiver outra oportunidade.

RECADO EXTRA

Aqui neste blog temos parceria com os melhores blogueiros do Brasil e fazemos alguns conteúdos em conjunto, como é o caso deste, que o tema foi: atrações, e eu fiz este conteúdo sobre a Janela do Céu. Assim sendo não deixe de ver o conteúdo dos colegas também.

1 – Oncotô TravelPonta do Seixas, em João Pessoa: o ponto mais Oriental das Américas 

2 – Let’s Fly Away Mesquita Sheikh Zayed Grand Mosque: a linda mesquita de Abu Dhabi 

3- Família que Viaja JuntoO que fazer em Teresina, Piauí: principais atrações

4- Vamos viajar pra onde agora?10 atrações na Lapa – 

5 – Cantinho de NáCovent Garden Londres: gastronomia, arte e compras

6- Viagem e Cura Melhores pontos turístico de Paris

7- Uma Senhora Viagem Palácio Barolo: uma atração surpreendente em Buenos Aires 

8- Destinos Por Onde Andei…10 Atrações Supersticiosas pelo Mundo

9- De Lugar Nenhum 15 Atrações de Londres de tirar o fôlego!

10- Entre Mochilas e Malinhas Mina do Chico Rei e Mina da Passagem: atrações imperdíveis em Ouro Preto 

11- Uma Viagem DiferenteSummit One Vanderbilt – Observatório em Nova York

11 comentários em “Janela do Céu, um circuíto com atrações incríveis no Ibitipoca”

  1. Que bonitos os lugares que passa no Circuito da Janela do Céu! Sou doida para conhecer Ibitipoca.. tão pertinho aqui de onde moro e nunca fui. Seu post botou o destino no meu radar novamente.

  2. CINTIA GRININGER

    Que lugar lindo é a Janela do Céu! Sabia que para chegar lá era uma trilha longa, mas não imaginava que fosse tão longa e houvesse outras atrações no caminho. Mas pelas fotos dá pra perceber que vale a pena caminhar tanto!

  3. Cintia Grininger

    Que lindo esse lugar! Sabia que havia uma trilha longa para chegar à Janela do Céu, mas não imaginava que era tão longa. Mas pelas fotos dá pra perceber que vale a pena!

  4. Circuito lindo demais esse no Parque estadual do Ibitipoca, além da Janela do Céu, achei a gruta dos fugitivos belíssima. Ótima dica de passeio, obrigada!

    1. Lilian Azevedo

      Que encanto de lugar! Atrações dentro de uma grande atração. Não conheço nada dessa região. Hoje entendo porque é um lugar tão falado parabéns por nós mostrar um lugar Imperdível

  5. Cada vez mais aumenta minha vontade de montar um roteiro por Minas Gerais, agora depois de er sobre a Janela do Céu, a lista do que fazer e onde ir aumentou.

  6. Lulu Freitas

    Amei seu post sobre a Janela do Céu em Ibitipoca. Você disse que a trilha é pesada, mas certamente vale o sacrifício. Só precisa ter paciência para as fotos kkk

  7. Amei conhecer a Janela do Céu, um circuíto com atrações incríveis no Ibitipoca pelo seu olhar. Imagino chegar lá no alto e poder apreciar a paisagem de cima, deve ser mesmo maravilhoso.

  8. Luana Lopo

    Adorei a sugestão para conhecer a Janela do Céu, em Ibitipoca, Minas Gerais. Já quero incluir no meu roteiro para quando for visitar esse destino incrível.

Deixe uma resposta