Circuito das Águas no Ibitipoca: como é o melhor circuito do parque?

O Parque do Ibitipoca é lindo e muito bem preservado. O valor cobrado de apenas R$ 20 deixa o lugar acessível, e este valor para conhecer um circuito como o “Circuito das Águas no Ibitipoca” vale muito a pena.

Porém, entre os circuitos, a Janela do Céu é o mais popular, mas não é o mais incrível. O melhor seria o Circuito das Águas, pois há mais atrações e a trilha é mais fácil. E o percurso de cerca de 5 km pode ser percorrido em menos de 6 horas. Então, vamos agora conhecer melhor este paraíso.

Cachoeira dos Macacos no Circuito das Águas no Ibitipoca

Como é o Circuito das Águas no Ibitipoca?

Este circuito começa próximo ao restaurante, onde também começa do Circuito Pico do Pião. O circuito tem várias atrações e aqui falaremos apenas as principais, pois ficaria muito grande.

Assim sendo logo no restaurante do parque é possível ver uma das melhores atrações deste circuito, a Prainha. Essa atração é uma corredeira grande com uma pequena faixa de areia. E isso já mostra como será incrível o passeio.

A Prainha é um lugar lindo e ponto de inicio do Circuito das Águas e o Circuito Pico do Pião no Ibitipoca

Após descer até a Prainha é possível seguir o Circuito das Águas por diferentes locais, tendo em vista que ele é semelhante a um círculo. No entanto, eu recomendo seguir sentido ao Lagos dos Espelhos que é uma das melhores atrações no Circuito das Águas no Ibitipoca.

Seguindo sentido ao Lago dos Espelhos você passará pelo Lago Negro e o Duchão que são outras atrações deste circuito. Então é só fazer a caminhada até o Lagos dos Espelhos e curtir este local lindo.

Lago dos Espelhos é uma pequena cachoeira e um pequeno poço do Parque Estadual do Ibitipoca

Voltando sentido a Prainha

Após conhecer o Lago dos Espelhos o ideal é voltar sentido a Prainha para conhecer o restante deste circuito. Chegando na Prainha o melhor caminho é seguir até a Cachoeira dos Macacos.

Pois, é a parte mais longe deste circuito que também é feito em círculo, então vá por um lado e volte pelo outro para conhecer todas as atrações.

Então seguindo sentido a Cachoeira dos Macacos, logo chegamos ao mirante do Lagos das Miragens. Porém, o mais incrível é o Mirante da Ponte de Pedra que tem mais adiante.

Ponte de Pedra é um lugar incrível no parque estadual do Ibitipoca

Este mirante é sensacional e vale muito a pena ficar alguns minutos apreciando aquelas imagens lindas. E consiste em uma montanha de pedra com um grande buraco no centro, por onde passa um rio, que forma a próxima atração.

A Cachoeira dos Macacos é linda e está na outra extremidade deste circuito. Então de um lado temos o Lago dos Espelhos e do outro a Cachoeira dos Macacos, que fica pouco abaixo da Ponte de Pedra, é um lugar lindo e muito preservado. Porém, o melhor de tudo é que ele também é bem sinalizado, como todo o Circuito das Águas no Ibitipoca.

Cachoeira dos Macacos é uma das melhores atrações do Circuito das Águas no Parque Estadual do Ibitipoca

Voltando Sentido a Prainha

Após conhecer a Cachoeira dos Macacos, volte pelo outro lado e termine de conhecer o restante das atrações deste destino. Novamente seguimos sentido a Prainha, a parte central deste passeio e do parque também.

Logo na saída da Cachoeira temos o Mirante do Gavião que também lindo. Seguindo o passeio outra atração sensacional é o Poço Dourado que é lindo.

E entre a Cacheira dos Macacos e a Prainha, deste lado que estão as maiores atrações deste parque com vários poços, pequenas grutas, cachoeiras menores e mirantes sensacionais. E chegando a Prainha, termina o Circuito das Águas, o melhor do Ibitipoca.

Há várias atrações sensacionais no Ibitipoca um Parque incrivel em Minas Gerais

Qual Melhor Circuito do Ibitipoca?

O melhor deles é o Circuito das Águas. Porém, o Ibitipoca tem três circuitos sensacionais que valem muito a visitar todos. Caso não tenha tempo para conhecer todos faça apenas um roteiro de final de semana no Ibitipoca que já será o suficiente para conhecer este parque. Vamos conhecer um pouco destes circuitos.

O Circuito Janela do Céu é um local sensacional. Neste circuito de cerca de 16 km, reserve o dia todo, pois é cansativo. Além da Janela do Céu há outras atrações como o Pico do Cruzeiro, a Gruta dos Três Arcos e a Cachoeirinha.

O Circuito Pico do Pião é outro lindo, porém é muito cansativo subir mais de 1700 metros, em um circuito de 10 km que também levamos um dia para percorrer. As melhores atrações aqui são: Pico do Pião, Cachoeira da Pedra Furada e a Gruta dos Viajantes.

E por fim este circuito que mencionados hoje, que apesar de não ser tão famoso é o mais lindo, e mais acessível. Então na medida do possível visite o Circuito das Águas bem como os outros, pois há muito o que fazer no Ibitipoca. E o melhor é que ele voltou a receber 100% do público e não há restrições devido à pandemia.

Deixe uma resposta