Roteiro de um final de semana no Parque Estadual do Ibitipoca

O Parque Estadual do Ibitipoca é um lugar lindo, por isso aqui veremos um roteiro de final de semana por lá. No entanto, uma viagem por um local tão lindo deveria ser maior, porém sabemos a correria do cotidiano, e vamos resumir bastante por aqui.

A prainha é um lugar lindo no Parque Estadual do Ibitipoca, e uma bem opção de lugar para conhecer em um roteiro de final de semana no Ibitipoca

O Parque Estadual apenas a título de conhecimento é tão lindo que fez da cidade de Lima Duarte um das melhores cidades de Minas Gerais para viajar. Pois, o Ibitipoca está localizado naquela cidade.

Neste parque três grandes circuitos fazem deste parque um local sensacional para o turismo ecológico e preservação ambiental.

Assim sendo estou falando do Circuito das Águas, Circuito Pico do Pião e o famoso Circuito Janela do Céu. Então tomando por base uma pessoa chegando em Conceição do Ibitipoca na sexta a noite ou sábado de manhã veremos um melhor roteiro para um final de semana no Ibitipoca.

Roteiro para um final de semana no Ibitipoca

Então considerando uma pessoa chegando em Conceição do Ibitipoca na sexta a noite eu consideraria uma melhor opção seguir pelo Circuito da Janela do Céu, pois este caminho é muito longo.

Porém, caso chegue em Conceição do Ibitipoca no sábado de manhã eu considero a melhor opção fazer o Circuito das Águas, pois ele é mais fácil e rápido para se fazer, cerca de 4 a 6 horas.

Caso tenha chegado no povoado na sexta a noite é uma boa dica seguir para o parque antes das 9 (h) da manhã, pois este trajeto é longo, cerca de 16 km.

Sábado no roteiro do Ibitipoca

Então uma boa opção é seguir pelo percurso da Janela do Céu no sábado e ver locais sensacionais como o Pico do Cruzeiro que é um lugar lindo, para ver neste roteiro de final de semana no Ibitipoca

Porém, não é mais lindo que a Gruta dos três arcos que também fica no percurso da Janela do Céu. Neste mesmo percurso já na parte final você encontrará a sensacional Janela do Céu.

A Janela do Céu é um lugar lindo e  um dos melhores pontos turísticos do Ibitipoca e vale muito a pena conhecer em um roteiro de final de semana por la
Janela do Céu

E por fim neste trajeto você encontrará a cachoeirinha que é um dos locais mais lindos que vi por lá. Concluindo é só retornar sentido a entrada do parque novamente em uma caminhada que dura quase o dia inteiro.

Cachoeirinha é um lugar lindo no Parque Ibitipoca para conhecer em um roteiro de um final de semana por lá

Domingo no roteiro do Ibitipoca

Já no domingo lembrando que como eu disse caso tenha chegado sexta a noite, no domingo eu recomendaria fazer o Circuito das Águas. Caso tenha chegado no sábado de manha eu recomendaria fazer no sábado o Circuito das Águas no sábado e a Janela do Céu no domingo.

Cachoeira dos Macacos é um lugar lindo para visitar em uma visita ao Ibitipoca
Cachoeira dos Macacos

Tomando por base que você chegou na sexta e já fez o trajeto da Janela do Céu eu recomendo fazer o Circuito das Águas no domingo.

E neste trajeto você verá lugares sensacionais como a Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos, o Lago dos Espelhos e muito mais. A Janela do Céu é o circuito mais famoso do Ibitipoca, porém o Circuito das Águas é o mais lindo.

Prainha é um bom lugar para visitar no Parque Estadual do Ibitipoca
Prainha

Outra vantagem deste circuito é que com cerca de 5 km qualquer pessoa consegue fazer esta caminhada. E o melhor é que é possível entender toda a beleza do Ibitipoca apenas neste circuito.

Lembrando também que caso só tenha um dia no Ibitipoca eu recomendaria este circuito por ser mais rápido e ter paisagens de perder o fôlego neste roteiro de um final de semana no Ibitipoca.

Porque não coloquei o Pico do Pião no roteiro?

Eu não coloquei tendo em vista que com apenas dois dias não convém fazer os três circuitos. Pois, o circuito do Pico do Pião tem cerca de 10 km. E isso o coloca como um intermediário em dificuldade entre o Circuito Janela do Céu e o Circuito das Águas.

No entanto quando se trata de beleza ele perde para os dois. Então se tiver mais tempo vale a pena fazer este circuito sim, porém caso tenha apenas um final de semana de roteiro vale mais a pena fazer os Circuitos da Janela do Céu e o Circuito das Águas.

O pico do pião é um lugar que não vale a pena visitar em um roteiro de um final de semana no Ibitipoca
Pico do Pião

E no futuro voltar e fazer o Pico do Pião ou ficar mais um dia. No entanto, caso tenha apenas um final de semana a melhor opção é fazer o Circuito das Águas e a Janela do Céu.

Conclusão sobre o roteiro

O parque é lindo e vale apena demais, visitar este local. Porém, dois dias, neste roteiro de um final de semana no Ibitipoca, fica complicado a escolha. Então fazendo apenas os dois circuitos principais você vai curtir a melhor parte do circuito.

E por mais que um final de semana seja pouco para curtir tudo deste lugar. Você já conseguirá entender como este local é maravilhoso e tem muito o que fazer no Ibitipoca.

Deixe uma resposta