Como é o Circuito Pico do Pião no Ibitipoca?

O Parque Estadual do Ibitipoca tem três circuitos lindos. No entanto, hoje falaremos apenas do circuito Pico do Pião no Ibitipoca. Circuito este que tem atrações lindas como Pedra Furada, Gruta do Monjolinho e a Gruta dos Viajantes, então este circuito do Ibitipoca é muito legal.

 Engraçado que até começar a viajar pelas melhores cidades de Minas Gerais eu nunca tinha visto falar do Pico do Pião no Ibitipoca. Então foi ótimo conhecer melhor meu estado além de sempre saborear a comida mineira. Dessa forma foi ótimo conhecer o Parque Estadual do Ibitipoca, bem como conhecer melhor meu maravilhoso estado.

COMO É A TRILHA DO PICO DO PIÃO NO IBITIPOCA?

O Circuito Pico do Pião no Ibitipoca não é o mais conhecido deste parque, contudo é um circuito igualmente legal. No entanto, tem algumas dificuldades conforme vou falar aqui. Acompanhe este breve conteúdo com este assunto.

O Circuito Pico do Pião tem cerca de 10 km e dura seis horas para fazer todo o percurso. E na parte mais alta que é o Pico do Piao de fato ele tem 1722 metros de altitude. De fato teria tudo para ser aquele passeio perfeito, mas vamos aos fatos.

A partida para este circuito é próximo ao centro de visitante e restaurantes do parque. Durante essa saída vi a região conhecida como prainha. Eu diria que uma das mais belas do parque, que fica próximo a primeira atração deste circuito que é a Gruta do Monjolinho. Como de costume resolvi ir ao ponto mais afastado e longe do percurso e depois voltar passando pelas outras atrações.

Prainha do Ibitipoca

ATRAÇÕES DA TRILHA DO PICO DO PIÃO

Começando de fato este percurso notamos uma leve subida em direção ao Pico do Piao. E após caminhar por mais alguns quilômetros e subindo o pico por caminhos com rochas molhadas chegamos a um local bem interessante que é a Gruta dos Viajantes.

A Gruta dos Viajantes também fica no Pico do Pião do Ibitipoca, porém do lado oposto. É uma gruta alta e linda, porém a escada para descer até ela eu diria que é um pouco assustadora. Mas ao chegar no local verá como é uma bela caverna.

Gruta dos Viajantes que fica no circuito que também está a Gruta do Monjolinho

Após sair dessa Gruta terminei de subir uma pequena escada direção a ruína de uma antiga capela que havia no Pico do Pião. E Por lá havia um cruzeiro também. Eu diria que este foi o ponto mais decepcionante do meu percurso, pois a neblina atrapalhou ver toda aquela paisagem que seria linda. Contudo, é interessante a subida. Após isso continuei a descida sentido a portaria.

Pico do Pião no circuito Pico do Pião do Ibitipoca que fica ao lado da Gruta dos Viajantes porém não é tão lindo quanto a maior atração do circuito que é a Pedra Furada do Ibitipoca

E a minha próxima parada foi na Gruta do Pião que é uma pequena gruta que não lembra o encanto de outras grutas. Não tem muito o que fazer senão tirar uma foto na Gruta do Pião. No entanto, aconselho a ida. Tendo em vista que é fácil a chegada e saída para a trilha novamente.

CAMINHO DE VOLTA NA TRILHA DO PICO

Seguindo a trilha voltando sentido a portaria outra parada é na Gruta do Monjolinho que é outra gruta bonita, mas sem muito encanto, como acontece na Gruta de Maquiné. Na verdade, o maior encanto é a quantidade de grutas que tem no Parque Estadual do Ibitipoca em especial neste circuito do Pico do Pião.

E bem próximo à Gruta do Monjolinho está a Pedra Furada, Cachoeira do Encanto e Poço Campari do Ibitipoca. Essas três atrações estão bem próximas e são lindas e valem a pena demais conhecer. Eu até diria que caso não queira subir até o Pico do Pião apenas a ida até essas três atrações valem demais a pena.

Cachoeira do Encanto e a Pedra Furada durante o circuito Pico do Pião do Ibitipoca

É simplesmente sensacional observar a água passando dentro da pedra, e logo após a bela Cachoeira Encanto e o Poço Campari. Sem dúvidas um lugar lindo e bem preservado.E assim termina o Circuito Pico do Pião nos levando novamente ao Centro de Visitantes do Parque Estadual do Ibitipoca.

VALE A PENA FAZER O CIRCUITO PICO DO PIÃO?

É muito difícil responder a essa pergunta para você. Eu no meu caso fiquei com um sentimento de arrependimento ou de que esperava algo mais.

A minha maior decepção foi com o tempo nublado no alto do Pico do Pião. Porém, sem dúvidas em um tempo mais claro ficaria melhor. A decepção não foi total, pois a Gruta dos Viajantes e o Poço Campari com a Cachoeira do Encanto valeram demais a pena. Aliás, eu digo que a visita ao Poço Campari, Cachoeira do Encanto e a Pedra Furada do Ibitipoca são melhores que o Pico do Pião de fato.

Caso tenha mais tempo no Ibitipoca eu aconselharia fazer, pois, já está lá. Agora se o tempo estiver pouco, o Circuito Janela do Céu e o Circuito das Águas. São bem melhores que o do Pico do Pião. Não que este seja ruim, mas ficou perdendo em muito para os outros dois. Por fim concluo que é muito importante que você tenha a sua própria opinião sobre um lugar tão lindo quando o Parque Estadual do Ibitipoca.

VÍDEOS DESTE PARAÍSO

Deixe uma resposta