Santuário do Caraça: Tudo sobre este Paraíso!

Hoje falaremos de um lugar muito legal que conheci em Catas Altas-MG. Portanto estou falando da minha visita ao Santuário do Caraça. Pois o lugar é lindo e vale demais a pena a visita neste paraíso. Vamos falar sobre tudo relativo ao Santuário do Caraça como por exemplo: preços, hospedagem, cachoeiras e a história  deste lugar. 

Em síntese, o Santuário do Caraça é uma reserva natural, e patrimônio cultural ao nível municipal, estadual e federal. Dessa forma eu diria que por lá o forte são o turismo religioso, o ecoturismo e o turismo histórico. Pois, este local abrange essas três áreas conforme veremos a seguir. Realmente, a história do Santuário do Caraça é incrível.

SANTUÁRIO DO CARAÇA: HISTÓRIA DESTE PARAÍSO

Este paraíso fundado em 1774 pelo Irmão Lourenço tinha o objetivo de desenvolver trabalhos religiosos e sociais no local. Bem como acolher os romeiros que passavam próximo ao local. Porém, essa hospedagem no Santuário do Caraça e a Capela acabou doada aos Missionários Vicentinos.

Por isso em 1820 este local virou um colégio. Tanto que após uma visita a esse colégio o Imperador D. Pedro ll disse: “apenas o Caraça vale a visita a Minas Gerais”. Este local permaneceu como colégio por muito tempo, tanto que os ex-presidentes Afonso Pena e Artur Bernardes estudaram aqui. No entanto, em meados de 1968 houve um grande incêndio no local que terminou com a história de sucesso deste colégio e destruiu boa parte do local.

Monumento de abertura do Colégio do Santuário do Caraça.
MONUMENTO DE HOMENAGEM À ABERTURA DO COLÉGIO DO CARAÇA

Porém, em 1994 este local foi tombado como Reserva do Patrimônio Natural e o consolidou como um local de turismo religioso, histórico e cultural e agora ecológico também. Enfim a história do local é muito maior, mas fizemos uma pequena reprise. Apenas para você entender a importância do Caraça como colégio, santuário e reserva natural.

SANTUÁRIO DO CARAÇA, ONDE FICA?

O Santuário do Caraça está situado entre os municípios de Catas Altas e Santa Barbara. Cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte. Todo o Santuário do Caraça está entre 1300 e 2000 metros de altitude bem na Serra do Espinhaço. A vegetação deste local é a transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Portanto, essa transição é bem comum de ser vista na Serra do Espinhaço onde também está a Serra dos Cocais em Coronel Fabriciano.

Estrada de acesso ao Santuário do Caraça, patrimonio cultural, religioso, ecologico e de história também
VIA DE ACESSO AO SANTUÁRIO DO CARAÇA

Dessa forma vejamos abaixo o mapa deste destino partindo de Belo Horizonte, este trajeto é todo asfaltado. Todavia, partindo de Ipatinga, de onde eu fui, o caminho mais perto passa por um pequeno trecho de estrada rural.

O QUE FAZER NO SANTUÁRIO DO CARAÇA?

O Santuário do Caraça recebe em média 70.000 pessoas por ano, esse número diminuiu em virtude da pandemia do novo Coronavirus, contudo continua sendo um local turístico de grande relevância para o turismo mineiro e nacional. Apenas a Reserva Particular do Patrimônio Natural deste local responde por 51% das reservas particulares do estado.

Contudo, no que diz respeito á história do Santuário do Caraça, este lugar é igualmente rico. Pois, a Igreja Neogótica que há neste santuário foi fundada no final dos anos 1700. Nesta igreja há lindos vitrais, uma catacumba que infelizmente não visitei e os restos mortais de São Pio Martin, enviada pelo próprio Papa ao local.

A Igreja Neogótica do Santuário do Caraça é linda e repleta de história, vale demais a pena visitar.
IGREJA NEOGÓTICA DO SANTUÁRIO DO CARAÇA

Além disso, por lá há também outros locais históricos como o Museu que guarda as camas oficiais usadas por Dom Pedro e família. Bem como outros artefatos muito legais usados na época que o local era uma igreja. Vale muito a pena visitar o museu caso vá ao Santuário do Caraça. É cobrado uma pequena taxa de R$ 5 por pessoa que vale muito a pena mesmo o passeio não sendo muito demorado.

Cama do imperador D Pedro II e a esposa, exposta no Santuário do Caraça
CAMA DO IMPERADOR D. PEDRO II E A ESPOSA

Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça responde praticamente por 51% das Reservas Particulares do Estado. Neste sentido há algumas cachoeiras lindas, algumas plantas e animais em risco de extinção no local onde ficam preservadas e os viajantes podem apreciar este local maravilhoso.

TURISMO RELIGIOSO, HISTÓRICO E CULTURAL NO SANTUÁRIO DO CARAÇA

Uma das maiores atrações no Santuário do Caraça é a parte histórica ligada ao turismo religioso e cultural também. Pois, a maior atração histórica lá, se trata de uma Igreja Neogótica que começou a ser construída em 1774, contudo terminaram essa obra e conseguiram a licença para se tornar uma igreja apenas em 1779.

Então essa é a maior atração religiosa e histórica do local. Vale a pena demais visitar essa igreja que tem vitrais lindos, um deles presenteado pelo próprio Imperador D. Pedro ll. Por lá também há uma grande imagem da última ceia que destaca a face de culpa de Judas segurando um saco com as moedas que teria ganhado.

Quadro da última ceia onde destaca a face de culpa de judas segurando o saco de moeda que teria ganhado para trair Jesus Cristo
QUADRO DA ÚLTIMA CEIA

Outro objeto muito legal são os restos mortais de São Pio Mártir enviados pelo próprio Papa em 1792. Junto a uma escultura dele deitado está um cálice com areia misturada a seu sangue e alguns dentes. É interessante aqui olhar o que representa uma relíquia desta bem em solo mineiro e aberto a visitação.

Corpo de São Pio Martir exposto no Santuário do Caraça é ma reliquia em solo mineiro enviado pelo próprio Papa e que vale demais a pena ser visitado.
CORPO DE SÃO PIO MÁRTIR

Outro prédio muito legal por lá é o Museu do Caraça. Neste museu é possível encontrar artefatos que remontam desde a construção da capela no final dos anos 1700. Contudo, eu diria que a maior atração por lá é a cama do Imperador Dom Pedro ll e a esposa quando visitaram este local. No entanto, o mais legal que é possível chegar bem perto destas relíquias. Por fim, aqui concluímos a parte histórica, mas neste local há vários outros imoveis históricos que valem a visita. Pois, se fossemos falar de todos o post ficaria gigantesco.

Museu do Santuário do Caraça tem peças lindas e antigas expostas a visitação
OBJETOS ANTIGOS EXPOSTOS NO MUSEU DO SANTUÁRIO DO CARAÇA

AS CACHOEIRAS DO SANTUÁRIO DO CARAÇA

Falar de cachoeiras é falar do Santuário do Caraça, e falar de Moisés também. Pois, eu adoro cachoeira tanto que já escrevi aqui sobre, as 5 melhores cachoeiras do Vale do Aço. Porém, as cachoeiras do Santuário do Caraça são igualmente lindas. E por lá várias cachoeiras enfeitam o ambiente conforme mostraremos as melhores a seguir.

Cachoeira da Cascatinha

A Cachoeira da Cascatinha é a mais próxima do Santuário do Caraça. Apenas 2 km, por uma trilha de fácil acesso. Ela é formada por 4 quedas de água em 4 poços, toda essa cachoeira tem 40 metros e vale demais a pena visitar. Só tive um problema com excesso de “girinos” quando visitei este lugar. Contudo, o lugar é belíssimo.

Cachoeira da Cascatinha é linda e está bem próxima ao Caraça
CACHOEIRA DA CASCATINHA

CACHOEIRA DA CASCATONA

A Cachoeira da Cascatona fica a 6km do Santuário do Caraça e esta trilha é formada pela Mata Atlântica. Essa trilha às vezes é bem fechada o que facilita seu espirito aventureiro. Perto desta cachoeira há também o Oratório onde há uma bela vista do local. Essa cachoeira é linda, porém a distância não favorece muito. Caso tenha tempo não deixe de ir nesta cachoeira também.

AQUI VEMOS A CACHOEIRA DO CASCATONA E A COLEGA DIVERTINDO NESTE PARAÍSO

CORREDEIRA DOS TABOÕES

Este é outro lugar incrível do Santuário do Caraça. Fica cerca de 4 km do Santuário e neste local o Ribeirado Caraça tem algumas corredeiras maravilhosas e piscinas para banho. Outra atração deste lugar é uma pequena duna, composta por areia muito fina, enfim este lugar é muito completo e o acesso é muito fácil.

BANHO DO BELCHIOR

O Banho do Belchior é um local interessante. Pois não se trata de um rio e tampouco de uma cachoeira. É apenas a agua cortando a rocha e formando pequenas piscinas naturais. Para chegar a essa beleza de lugar é muito fácil pois está apenas a 2 kms do centro histórico. Porém o melhor é que boa parte deste trajeto é em uma estrada asfaltada.

OUTROS POÇOS E BELEZAS NATURAIS DO SANTUÁRIO DO CARAÇA

Além das cachoeiras, que são mais famosas, há outras várias belezas naturais no Santuário do Caraça. Uma delas é a Bocaina. Deste local é possível ver a face na pedra ou pelo menos algo próximo a isso que no passado recebeu o nome de Caraça, e nomeou este paraiso que é o Santuário do Caraça.

FOTO DE ANDREZZA LACERCA

O Tanque Grande é outro local incrível que é um grande poço com água cristalina para você se banhar, a maior vantagem dele é a facilidade de acesso. Outra atração maravilhosa são os pinheiros que você pode ver neste paraíso e nos faz até lembrar das paisagens sulistas.

Vista da Chegada ao Tanque Grande no Caraça. O Tanque Grande é um lugar lindo e de muito fácil acesso.
VISTA DA CHEGADA AO TANQUE GRANDE/ FOTO DO GUIA @MAX_NATRILHA

Bem na entrada do Santuário do Caraça está a piscina que é um local maravilhoso que você pode visitar e o acesso é muito fácil. Vale apena demais visitar este local e se banhar nestas águas. Um lugar que se possível vale a pena ir é a Prainha. Como o nome diz é um local com área as margens do Ribeirão Caraça que fica propício para um banho.

Prainha é um lindo e muito tranquilo no Caraça e vale a pena demais ser visitado
PRAINHA/ FOTO DO GUIA @MAX_NATRILHA

Pois, quando o D Pedro ll visitou o local gostou tanto deste lugar que deu seu nome a ele. Enfim se agradou o imperado você certamente gostará deste local também. Contudo, saiba que não é possível conhecer estes locais mesmo ficando na hospedagem no santuário do caraça por um final de semana. Contudo, é possível ver o mais legal da história do Santuário do Caraça em apenas um dia.

SANTUÁRIO DO CARAÇA E O LOBO-GUARÁ

Sem dúvidas um dos maiores motivos por este local ser tão conhecido é o fenômeno do Lobo-Guará indo se alimentar no local todas as noites. Essa tradição começou em 1982 quando alguns objetos apareceram revirados. No início acreditaram ser um cachorro. Porém, por ser impensável que um cachorro não subiria aquelas serras tantas vezes começaram a observar o local até descobrir que se tratava de um lobo.

Diante disso começaram a colocar uma bandeja de carne em cada portão e perceberam que elas amanheciam reviradas e com o tempo foram trazendo essa bandeja para próximo da igreja até o lobo acostumar a vir tão perto da igreja. Contudo, saiba que mesmo ficando na hospedagem do Santuário do Caraça não é comum ver o lobo. Pois, ele não vai ao local todos os dias. Apenas quando a caça do dia foi ruim.

Lobo Guará é um animal lindo e tem o costume de ir na entrada da igreja neogotica do santuário do caraça para se alimentar
LOBO-GUARÁ E TODA SUA BELEZA

Isso é ótimo, pois indica que seu “habitat” não está comprometido. Recentemente as Antas começaram a ir ao local também atrás dos ossos das carnes que são ricos em cálcio, pois é difícil encontrar este nutriente na natureza, ou seja, caso não veja o Lobo poderá ver a Anta, caso fique na hospedagem no Santuário do Caraça.

PREÇOS NO SANTUÁRIO DO CARAÇA

Os preços no Santuário do Caraça são um pouco elevados comparando com o estado de Minas Gerais. Porém, é muito baixo comparando a outros locais turísticos que não têm a relevância que este local têm. Dessa forma a título de comparação colocaremos abaixo os preços que pagamos em nossa viagem a este paraíso.

  • Entrada R$ 60 (duas pessoas, ou seja, 30 cada), durante a semana este valor é R$ 20
  • Almoço R$ 30 (duas pessoas, ou seja, 15 cada) Self-service não estava funcionado devido à pandemia
  • Entrada no museu R$ 10 (duas pessoas, ou seja, 5 cada)
  • Lata de Refrigerante R$ 4
  • Imã de Geladeira para lembrança R$ 4
  • Pão de mel R$ 3 cada (compramos 4, pois estavam deliciosos)
  • Total de Gastos no interior do Santuário do Caraça R$ 120,00

QUAIS OS PREÇOS DE HOSPEDAGEM NO CARAÇA?

Os preços no Santuário do Caraça são um pouco elevados comparando com o estado de Minas Gerais. Porém, é muito baixo comparando a outros locais turísticos que não têm a relevância que este local têm. Dessa forma a título de comparação colocaremos abaixo os preços que pagamos em nossa viagem a este paraíso.

  • Boa tarde Moises,
  • Deseja vagas para quantas pessoas?
  • Nossas diárias partem de R$ 476,00 para duas pessoas. Inclui as taxas de entrada, pensão completa (café da manhã, almoço e jantar). Acesso às trilhas, cachoeiras, mirantes, etc.
  • As reservas podem ser efetuadas somente de sexta a domingo. Temos vagas no dia 26/11 a 28/11 
  • Apartamento com banheiro privativo e frigobar não abastecido.
  • Tarifário incluso café da manhã, almoço e jantar.       
  • Horários:        
  • Check-in: 14:00h         Check-out: 12:00h       
  • Café da manhã: 07:30h às 09:30h/ Almoço: 12:00h às 14:00h/ Jantar: 18:30h às 19:30h       
  • Missa: Segunda a Sábado às 18h e aos domingos às 11h
  • Portaria de acesso: 08:00h às 20:00h – localizada a 12 km do Santuário do Caraça. Temos wi-fi gratuito.
  • O sinal de telefonia móvel é limitado.
  • Proibida a entrada de animais de qualquer espécie.
  • Nas dependências do Santuário do Caraça e sua RPPN não é permitido fazer churrasco, camping, fogareiro e o uso de drone para realização de fotos e filmagens.
  • Visitas ao museu do Santuário, verificar a disponibilidade no dia, diretamente na recepção. Valor de R$ 5,00 por pessoa.

Assim sendo eu consideraria a hospedagem apenas em ocasiões muito excepcionais. Pois, mesmo sendo um lugar maravilhoso, achei os preços fora da realidade e não pagaria este valor. Porém, cada pessoa sabe da sua realidade e se vale a pena ou não hospedar no Santuário do Caraça.

SANTUÁRIO DO CARAÇA TELEFONE E CONTATO

O telefone para falar no Santuário do Caraça é o (31) 3942-1656 (Fixo). Caso queira é possível falar com a administração do local por (WhatsApp) (31) 98978-3180 . Também é possível falar com a administração no
email [email protected]. Geralmente atendem rápido e você terá sua dúvida sanada desde o primeiro contato. Porém, os funcionários respondem apenas de segunda a sexta no horário de 8hs as 17hs. Saiba mais sobre Contato no Santuário do Caraça.

CONCLUSÃO SOBRE O SANTUÁRIA DO CARAÇA

Enfim vale a pena demais a visita ao Santuário do Caraça, pois o lugar é maravilhoso. Apenas curtindo a parte histórica já é maravilhoso, porém aventurando nas cachoeiras e trilhas é melhor ainda. Caso não tenha problemas para pagar os valores da hospedagem no local. Vale a pena demais ficar hospedado por lá o final de semana e curtir este local incrível.

Entrada da igreja neogótica do Santuário do Caraça
ENTRADA DA IGREJA NEOGÓTICA DO SANTUÁRIO DO CARAÇA

Lembrando que ficando na hospedagem é possível curtir várias outras atrações no Santuário do Caraça. Por exemplo, a refeição livre bem como a possível vinda do Lobo-Guará. Então vá a este local se possível.

PASSAGEM AÉREA

Entretanto, caso more longe e quer conhecer a história, bem como as cachoeiras do Santuário do Caraça? Pesquise sua passagem aérea, pois temos melhor ferramenta virtual. Veja como é barato e fácil fazer sua reserva. E venha curtir as cachoeiras e a hospedagem bem como a história do Santuário do Caraça.

Caraça
Passagens aéreas saindo de

SEGURO VIAGEM

Para viagens e passeios como a diversão na hospedagem e cachoeiras do Santuário do Caraça. É muito importante o seguro viagem. Sai a menos de R$ 4 por dia faça sua cotação também. Para fazer sua própria cotação e ver como é bom e barato clique na foto abaixo.

Seguro Viagem: América do Norte
Intermac 60 Long Stay USA Intermac 60 Long Stay USA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (SUPLEMENTAR) R$ 24/dia*
ITA 40 SMART USA ITA 40 SMART USA Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 14/dia*
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 43/dia*

Qualquer outra dúvida use a seção comentários. Respondo com o maior prazer. Mesmo sendo sobre a história do Santuário do Caraça responderei a todos.

RECADO EXTRA

Aqui no meu blog temos parceria com os melhores blogs de viagem do Brasil. Neste sentido gostaria de sugerir outros conteúdos sobre turismo religioso, boa leitura.

14 comentários em “Santuário do Caraça: Tudo sobre este Paraíso!”

  1. O Santuário do Caraça é tudo isso que você disse neste post e muito mais! É realmente um Paraíso maravilhoso! Já fiz vários day uses lá e, ano passado, me hospedei pela primeira vez! Simplesmente não queria sair de lá, uma paz, uma alegria, uma felicidade. Quero voltar novamente! Belo texto!

  2. Você, como sempre, nos apresentando as belezas de Minas Gerais. Desta vez, o belo Santuário do Caraça, que combina turismo religioso e ecológico. Uma ótima opção para um bate-volta de BH

  3. Lu Ferreira

    Eu nunca tinha ouvido falar no Santuario do Caraça e é verdadeiramente um paraíso! Não só pela questão do turismo religioso, mas pelas belezas naturais que esse lugar possui! Obrigada por compartilhar!

  4. Nossa, nunca tinha ouvido falar do Santuário do Caraça, mas eu adorei conhecer este paraíso com você, cheio de cultura e história.

  5. Norma Carvalho

    Que paraíso mesmo o Santuário de Caraça, com certeza já incluído está no meu próximo roteiro para Minas Gerais.

  6. Alessandra Kleis

    Realmente é um paraíso esse Santuario de Caraça, nunca tinha ouvido falar, mas quero muito conhecer!!! Lugar muito lindo e a natureza também ajuda a deixar tudo ainda mais belo.

  7. giprosdocimi

    Amei conhecer o Santuário do Caraça também, Moisés, concordo com tudo que você disse sobre ele, é um destino imperdível, com natureza preservada, atrações únicas e uma rica história, vale a pena a visita!

  8. O Santuário do Caraça é o local onde eu mais quero conhecer em Minas Gerais. Já vou pegar suas dicas para a minha visita. Obrigada por compartilhar. Beijinhos

  9. Que lugar lindo o Santuário do Caraça, ainda não conheço esse paraíso, mas está na minha lista para ir em breve. Parabéns pelo belíssimo post

  10. Angela Martins

    Eu adorei conhecer o Santuário do Caraça! Depois que li seu post, fiquei com vontade de voltar!

  11. Pingback: Quer passar no Concurso e se casar? veja nossas super dicas!

Deixe uma resposta