Muita gente ao redor do mundo todo admira a alimentação dos franceses, afinal de contas falar em comida da França logo se remete à comida boa. E a comida francesa é excelente, por isso ao visitar as cidades da França, vale a pena ir experimentando a culinária em cada cidade que passar.

Mas, a gastronomia francesa é a mais apreciada do planeta! Seus pratos não são somente deliciosos, mas preparados com inúmeras técnicas sofisticadas!

Isso faz com que ela tenha um sabor inigualável. Não à toa, o mundo todo se inspira em seus chefs de cozinha extremamente renomados, por exemplo.

Principalmente por seus estilos culinários, boa escolha de ingredientes, métodos de cocção, e técnicas para preparo.

Mas, você está pensando em fazer um tour gastronômico pelos pontos turísticos da França? Montamos uma bela matéria para te guiar dentro da gastronomia francesa.

Selecionamos os pratos mais famosos para você conhecer, e depois iremos te contar um pouco da história dela! Então, sem mais delongas, vamos ao que importa!

35 Melhores ingredientes e pratos típicos da comida francesa

Está preparado para conhecer quase todos os pratos típicos da culinária francesa? Então confira abaixo!

1 – Foie Gras

Muito comum de se servir em festas, em especial no final de ano. Mas, ele é um prato que é desde antes da idade média.

A tradição de engordar forçadamente os patos para obter um bom patê de fígado é sempre associada à França.

Imagem mostra o foie grass, um pato grelhado muito comum na comida francesa

Ela fica muito boa se você provar junto de uma geleia de figo ou cebola, além de um pão brioche, por exemplo.

2 – Ostras é uma iguaria da comida francesa

É muito comum o consumo de ostras no final de ano na França. No entanto, o seu consumo deve ser quente.

Imagem mostra um prato de ostras, uma iguaria muito consumida na França

Mas, quem realmente curte Ostra gosta de comê-lo cru ou vivo. Alguns o degustam junto com suco de limão, molho de chalota e vinagre.

3 – Cassoulet

Este prato é um dos mais pesados da culinária francesa, prepare-se antes para comê-lo. Sua origem remonta a região Languedoc-Roussillon da França. 

Ela é uma especialidade do país, e conta com alguns ingredientes como por exemplo: Coxa de Pato, Feijão Branco e diversos tipos de carne de porco.

Imagem mostra o cassoulet frances

Há quem diga que a Feijoada está para o Brasileiro como Cassoulet está para o francês.

Desde muitos séculos atrás as famílias camponesas o consumida, mas hoje em dia ela é uma iguaria que se serve em diversos almoços de família dos franceses.

4 – Frango à Moda do País Basco

Você sabia que o País Basco é uma das regiões da França que mais contribuiu com a gastronomia do país?

Sim, é uma região onde a criação de aves de raças raras é muito comum, principalmente as de pato e frango.

Mas, a receita tradicional é completa, e se deve usar como principal. A carne é suculenta devido ao molho piperade. Ele é feito com fiambre de bayonne, tomate, pimenta espelette e pimentão.

5 – Escargots Com Manteiga de Ervas

A região da Borgonha na França é um local que desenvolveu esse prato muito exótico. Os Escargots são caracóis, e comê-los com manteiga de ervas é uma das principais formas. 

Por conta disso, eles se tornaram famosos pelo nome “escargot à borgonhesa”.

Imagem mostra o escargot, uma lesma muito consumida na gastronomia francesa

Assim como o nome já diz, deve-se cozinhar com uma manteiga francesa, cujo preparo é feito com ervas aromáticas e nata, para dar um ótimo aroma. 

Mas, na grande maioria das vezes, deve-se servir às pessoas com a concha e alguns palitos para ajudar.

6 – Mouclade Charentaise é uma delícia da comida francesa

Existe uma região na França que recebe bastante visita principalmente devido às altas temperaturas, e é a região de La Rochelle e Ilha de Ré. 

Os visitantes vão lá devido às especialidades regionais, e quando vão para casa, fazem questão de levar essa receita de ótimo sabor.

Imagem mostra o Mouclade Charentaise, um prato tipico a base de mexilhoes, muito popular na culinária francesa

Esse prato, famoso como Mouclade, é feito a base de mexilhões de Bouchot, onde se deve cozinhar com várias coisas, e são elas:

  • Natas;
  • Alhos;
  • Chalotas;
  • Ovos;
  • Temperos Diversos;
  • Ervas Aromáticas;
  • E o mais importante: Vinho Pineau des Charentes.

Esse vinho é bem famoso na região e exportado para o mundo todo. Enfim, como acontece na culinária espanhola, os frutos do mar são bem usados na comida espanhola também.

7 – Galettes Bretonnes

A moda do gourmet se espalhou pelo mundo todo, inclusive na França. E lá hoje se encontram muitas creperias, com os crepes da Bretanha na França toda. 

As panquecas da Bretanha conhecida como Galettes Bretonnes são as mais feitas.

Imagem mostra uma gallete, que é a panqueca da comida francesa

Este tipo de crepe é feito com sarraceno e farinha de trigo. O sarraceno deixa a cor acinzentada, sendo que é preciso rechear com fiambre, cebola, queijo, ocos e a linguiça andouille. 

Mas atualmente, encontram-se diversas modificações e composições.

Se você for a Paris além de visitar a Torre Eiffel, procure pelas melhores creperias para consumir essa iguaria. Em Paris as melhores ficam no Bairro Montparnasse.

8 – Carbonnade Flamande

Você sabia que o norte da França é o local onde se encontram as melhores cervejas típicas? 

Sim, a região é próxima da Bélgica, e isso influenciou. Quem criou esse prato típico foram as donas de casas que o fazem a várias gerações.

Imagem mostra o Carbonnade Flamande que é um cozido a base de cerveja da comida francesa

Em suma, o tradicional prato conhecido como Carbonnade Flamande, ele é um ensopado de carne agridoce temperado com ervas de aroma e cozido com cerveja branca. 

Ao final do preparo, deve-se adicionar um pouco de mostarda e broa de mel para fortalecer o gosto.

9 – Quiche Lorraine

Os franceses gostam de degustar tudo que é defumado ou tem este aroma. Sendo assim, na região da Lorena, mais especificamente na Alsácia, criou-se esse prato. 

Ele é uma torta recheada com várias coisas, entre elas estão: Leite, Ovos, Noz Moscada, Crème Fraîche e Bacon Grelhado pra dar gosto defumado.

Imagem mostra a Quiche Lorraine, uma torta bem comum na comida francesa típica

Ela é uma receita popular e você poderá encontrar facilmente ela em diversos restaurantes e padarias. Atualmente fazem variações com Alho Poró, Frango e Cogumelos.

Esse prato não é de origem da comida francesa, e sim de origem Suíça, haja vista que ele provém da região da Sabóia, e é feito à base de queijo. 

10 – Raclette foi adotado pela comida francesa

Tradicionalmente, era necessário derreter o queijo em um fogão a lenha, mas hoje é nas de panelas de fogão ou as elétricas mesmo.

Imagem mostra a raclette que é um combinado de queijos que foi adotado pela comida francesa

Para fazê-lo, usa-se a combinação de vários ingredientes. Entre eles: Diversos frios da charcutaria, picles, cebola e batata cozida. Ele é muito feito e consumido em períodos do inverno em encontro de familiares e amigos.

11 – Fondue Savoyarde

Antes de falar dessa receita, fica um aviso: tradicionalmente quando consumia-se este prato, quem deixasse o pedaço de pão cair dentro do fondue, tinha que cumprir um desafio. 

Sendo assim, quando for consumi-la com amigos, divirtam-se!

O Fondue de Sabóia é um prato que é feito com queijo, e usado em momentos de descontração em família e amigos. 

Ele é feito do fondue de 3 queijos diferentes: beaufort, compté e emmental. No entanto, no geral, costuma acompanhar vinho branco.

Para consumi-lo, usa-se um palito para pegar os pequenos pedaços de pão e molhar dentro do fondue.

12 – Fondue Bourguignonne

Este outro tipo de fondue é diferente, não se mergulha os pedaços de pão no queijo derretido. Nele são mergulhados pedaços de carne crua! 

Sim, isso mesmo… em óleo fervente, e normalmente é carne de boi para ser frita.

Alguns pelo nome acham que ele veio da Borgonha, mas não. Ele é de origem suíça, e se popularizou muito em toda a França. 

Seu nome se deu devido a origem da carne usada no prato e em referência a ela.

13 – Gratinado Dauphinois

Este é outro prato típico de se consumir no inverno pelos franceses. O Gratinado Dauphinois é feito por tradição com batatas, as quais é preciso cortar em rodelas. Depois, é preciso cozer, adicionar leite, noz-moscada e crème fraîche. 

Alguns lugares costumam acrescentar queijo, mas a receita tradicional original não leva isso. As pessoas costumam apreciar tanto esse prato que se costuma fazer de diversos outros jeitos e formas.

14 – Tartiflette sao as batatas gratinadas da comida francesa

Esse prato tem sua origem na Saboia. A Tartiflette é um prato cuja base são batatas gratinadas. Ele leva cebola, bacon, reblochon, e o queijo de origem da Sabóia. 

Existe uma variação dela, chamada de Coziflette, onde a batata dá lugar ao Crozets (massa típica da Saboia) com trigo sarraceno.

15 – Bouillabaisse

Esse prato é típico da região da Marselha, e é uma sopa que demonstra uma particularidade desta região. 

Lá, a receita foi originalmente feita devido a abundância de mariscos e peixes. Mas, com o passar dos anos, adicionou-se ao prato: mostarda, gema de ovo, e ervas aromáticas.

Serve-se ela acompanhada de batata cozida e pão.

16 – Ratatouille também é uma comida francesa

Além de ser muito famosa pelo filme (no Brasil), esse prato é de origem da região francesa da Provença. 

Imagem mostra o rattatoulie que é uma comida colorida e francesa

Ele é muito famoso como sendo o prato da vovó, sendo que se deve servir como prato de acompanhamento. Ele é bem delicioso, e servido junto de carnes e peixes.

17 – Bœuf Bourguignon

Ele é típico da Borgonha, uma região bem conhecida devido à produção de carne bovina e vinhos tintos. 

O Boeuf Bourguignon é um prato familiar. Em suma, ele é um ensopado de carne de boi, do qual se deve cozer no vinho tinto. Deve-se adicionar raízes, cogumelos e legumes a eles. E então está pronto este prato delicioso da comida francesa.

18 – Blanquette de Veau

Este prato também é um ensopado. O Blanquette de Veau é feito de vitela, molho a base de cebola, cenoura e nata.

Normalmente alguns para render, o fazem também adicionando cogumelos. Deve-se servir esse prato servido em jantares familiares com amigos.

19 – Pot-au-feu

Outro prato tradicionalmente degustado em encontro familiares, é o Pot-au-feu. Em suma, ele deve ser feito de carne de boi que leva um longo tempo para cozinhar. 

Feito em fogo baixo, deve-se adicionar o nabo, a cenoura e o alho-poró com a finalidade de amaciar a carne.

20 – Coq-au-vin

Traduzindo, galo ao vinho, o Coq-au-vin é um prato emblemático francês. Diz a lenda que a receita veio do tempo das batalhas do chefe gaulês Vercingetórix contra o imperador Júlio César. 

Ele é uma variante do bœuf bourguignon, a diferença é que usa-se galo marinado, vinho tinto, cogumelo e bacon.

21 – Hachis Parmentier

Conhecido como Hachis Parmentier, deve-se servir acompanhado de uma seleção de saladas verdes. 

Mas, o Hachis Parmentier é um empadão que é feito em duas camadas. A primeira com carne picada, e um molho preparado com ervas aromáticas. 

Na segunda camada, deve-se utilizar um um purê caseiro gratinado.

22 – Bife Tártaro é um prato de carne da comida francesa

Conhecido como Bife Tártaro original, ele é feito à base de carne de boi ou cavalo crua e picada. 

Eles usam uma faca específica para isso, sendo que é possível encontrar com bastante facilidade em diversos bistrôs franceses.

Em seguida, deve-se adicionar ervas de aroma e servir com uma camada de ovo em cima.

Em seu acompanhamento, no geral, costuma-se servir com batata frita, mas, originalmente, o correto seria servir com Bitoque (carne de filé), e fritas.

23 – Chucrute

Conhecemos aqui no Brasil ele e até usamos em piadas. O Chucrute é um prato cuja origem é a China. 

Mas, ele foi exportado para todo o mundo. Ele é feito de repolho fermentado, que quando se serve é preciso adicionar vários tipos de linguiça, batatas e bastante bacon.

Na França, eles têm uma variante conhecida como Chucrute do Mar. Eles não servem com carne de porco e sim com peixes. 

Normalmente o peixe mais usado é o salmão, e em seguida dá-se opções por peixes defumados ou peixes de carne branca, um detalhe é que este prato também é uma excelente opção para a semana santa.

24 – Soufflé de Queijo

Este prato é um clássico da comida francesa mas é bem difícil de se preparar. 

O soufflé de queijo para sair bem feito, é preciso que o chefe calcule bem o tempo de cozimento e temperatura do forno. A depender da temperatura a mais pode acabar com o prato.

Sendo recomendável fazer ele somente com a ajuda de um profissional, ou nem se aventurar. 

Existe a versão doce dessa receita, conhecida como Soufflé de Chocolate, tendo a variante Soufflé de Limão.

25 – Perninhas de Rã também é comida francesa

Quer comer uma comida francesa exótica? Sim, não poderíamos deixar as Perninhas de Rã de fora. Muitos turistas costumam procurar por ele.

Deve-se servir fritas ou empanadas, acompanhadas de cebola. Seu sabor é bem semelhante com o do frango, contudo, é mais macia.

26 – Sopa de Cebola

Deu pra ver que os franceses adoram sopas e ensopados não é mesmo? Sendo assim, a sopa mais tradicional na França é a sopa de cebola. 

Ela era conhecida como prato dos pobres antes do século XVIII. Ela tornou-se popular nos invernos do início do século XVIII, na mesa da aristocracia.

Sendo hoje um prato não só célebre, como muito consumido por todas as classes. Diversos são os chefes que elaboram esse prato, mas as suas modificações regionais até hoje fazem sucesso.

27 – Baguete

Quer conhecer um dos símbolos da França fora da França? Sim, o Baguete, ele está espalhado pela culinária mundial. 

Imagem mostra o pão de baguete frances

Os primeiros inscritos dão origem ao que foi feito na época de Napoleão Bonaparte. Nessa época ele foi modificado e passou de redondo para reto, para facilitar o seu transporte.

28 – Croissant é a típica comida francesa

O Kipferl foi importado para a França em meados do século XIX. Dele foi feita a sua modificação, conhecida como Croissant. 

Imagem mostra o croassant que é um prato adotado pela culinária francesa

A receita dele é constantemente reinventada, e está presente no café dos franceses desde o final dos anos 50.

29 – Queijos Franceses

Se tem uma coisa que o filme “Ratatouille” deixou bem evidente é os queijos franceses. As crianças acabam por conhecer o país como referência nisso. 

A França possui queijos dos mais diversos tipos. E os Franceses amam queijo, e o consomem em grande escala.

imagem mostra os queijos, que por sua vez são bem populares na França

É comum encontrar queijos dos mais variados em supermercados a preços ótimos. Não se assuste ao visitar e se perder na infinidade de queijos disponíveis para compra.

30 – Fondant de Chocolate

O fondant de chocolate data do século XVIII, mas somente depois que o chocolate parou de se consumir apenas como bebida.

Trata-se de uma sobremesa que as pessoas costumam consumir bastante, e existem variações dela como o Mi-Cuit que é muito popular.

31 – Tarte Tatin

Sabe o que é um Tarte Tatin? Uma torta, que normalmente é feita de maçã caramelizada, é servida de cabeça pra baixo. 

Originalmente ela foi criada por um famoso chefe confeiteiro de um renomado restaurante de Paris, cujo nome é Maxim’s.

Conta-se uma lenda, onde uma das irmãs dele, conhecida como Tatin derrubou uma torta de maçã. 

Desde então ele teve a ideia de servir essa sobremesa saborosa de ponta cabeça. Depois de pronta ela é colocada de ponta a cabeça para ser servida.

32 – Macarons

Sua origem não é francesa, mas os pequenos Macarons, são bolinhos feitos de amêndoas. Eles foram importados da Itália para a França no Século XVI a pedido da rainha Catarina de Médici. Sendo uma sobremesa de origem medieval.

Imagem mostra o marron, um doce popular da culinária francesa

Pode-se achar os Macarons no mundo todo, onde diversas receitas foram criadas, e variações. É comum encontrar variações dessa receita.

33 – Crème Brûlée é a sobremesa da comida francesa

O é uma sobremesa que normalmente é feita de creme de baunilha e depois adicionado açúcar caramelizado. Não se sabe sua real origem, mas, dizem que é Catalã e há registros de seu uso em festas de São José, no século XVII. é a sobremesa c

Outras pessoas já dizem que ele é mais antigo, tendo sua origem no século XIV.

34 – Île Flottante

Muitos a conhecem como Ovos Nevados, sendo este o principal ingrediente. Eles são adicionados com uma camada de creme inglês. 

A impressão que dá é que tem uma ilha flutuante. Quando servida é bem gelada, sendo um clássico da confeitaria francesa.

35 – Profiteroles também é comida francesa

No Brasil costumamos usar essa palavra como trocadilho em brincadeiras. 

Mas o Profiteroles é uma pequena massa redonda preenchida com recheio de creme de confeiteiro, conhecido como Crème Pâtissière.

Seus primeiros relatos são do século XVII, mas somente no Século XIX se tornou um doce.

Essa sobremesa é muito comum na comida francesa, e nos tempos modernos adiciona-se Chantilly, Chocolate ou Creme Inglês.

A História da Gastronomia Francesa

Como podemos ver, o período medieval foi um momento muito marcante para o desenvolvimento de diversas culturas gastronômicas. 

Dentre elas a francesa, onde o costume de fazer várias refeições ao dia tornou-se popular.

Contudo, descontroladamente, eram servidos vários banquetes, e tinham que ter pratos requintados e diferentes. 

Essa era uma exigência da alta nobreza, e o que o sobrava era o alimento usado para ser consumido pelos servos, e até dos restos de alimentos.

No período medieval, não tinha-se o costume de se alimentar utilizando talheres. Tudo era consumido com a mão, onde o uso de bandejas era comum junto a petiscos. 

Um exemplo é o Rei Luís XIV, implementou que as refeições passassem a ter apresentações de teatro, festas e boas vestimentas.

Mais tarde, mais especificamente no Século XVIII foi-se tendo mais modos durante as alimentações. Onde elas passaram a ser servidas de forma regrada, onde primeiro era servido as bebidas, e depois os aperitivos e petiscos.

Após isso, pratos sofisticados como os assados eram servidos. E foi daí que originou-se por fim servir as sobremesas, geralmente doces na finalização.

Catarina de Medici aperfeiçoou a comida francesa

De origem italiana, Catarina de Medici nasceu em 1519 e casou-se com o rei francês Henrique II. E aí começou a transformação da culinária Francesa. 

Esse aperfeiçoamento influenciou todos os bons modos, onde a implementação de talheres e pratos passaram a fazer parte das refeições.

Ele morreu primeiro que ela, em 1559 e ela morreu em 1589. Desse período foi popularizado as regras de etiqueta para toda a Europa, sendo a comida francesa e a comida italiana mais famosas.

Alta Gastronomia

Você sabia que devido a Revolução Francesa foi-se criado o serviço à mesa? Sim, o restaurante como conhecemos hoje. 

O primeiro restaurante do mundo foi aberto em Paris em 1765, e o nome dele é Boulanger. E obviamente já faz parte da cultura de Paris.

Depois deles novos foram abertos por toda a França. Mas, no Século XVII o chefe François Pierre de la Varenne publicou um livro que mudou a gastronomia mundial. 

Conhecido como “O cozinheiro perfeito” e “O cozinheiro francês”.

Neste livro, ele catalogou técnicas de pratos, e definiu a criação de pequenos pratos delicados. Tudo visando servir mais pratos em rodízios de restaurantes ao servir os clientes.

As Divisões da Comida Francesa

Vamos conhecer um pouco da Cozinha Francesa e suas variantes? Vamos lá:

imagem mostra um prato de comida típica da França

Cuisine Bourgeoise (Cozinha Burguesa)

Na Cozinha Burguesa os pratos chamados clássicos estão aqui, mas, não são todas as regiões que os fazem. 

Eles foram criados pensando em servir a classe rica da França. Todos os pratos típicos da cozinha francesa também estão nela.

Eles são aqueles pratos complexos e que utilizam-se de muito molho. Mundialmente e até localmente, os franceses alimentam o mito de que estes pratos são super requintados. 

Mas, eles só são pratos para serem servidos em ocasiões especiais e festivas.

Já os pratos feitos para serem servidos diariamente não são tão pesados quanto os dessa culinária, sendo os melhores para o dia a dia.

Cuisine du Terroir (Cozinha Regional)

Se você procura pratos com menos elaboração, essa cozinha regional é onde eles estão. Afinal de contas, na grande maioria das vezes, a base dos ingredientes desses pratos são os frescos e locais. 

Nela estão todos os pratos regionais e na preparação procura se prepará-lo usando a tradição dos camponeses.

Dificilmente alguém as reconhece ou são ensinados a aprender elas fora da França, não sendo elas muito conhecidas.

Nouvelle Cuisine (Nova Cozinha)

Ela foi criada com o objetivo de tornar os pratos pesados mais leves, com o uso de ingredientes simples e frescos, por exemplo.

No entanto, a nova cozinha adapta os pratos para criar porções pequenas, com uma aparência bonita, delicada e criativa.

Ela surgiu no meio dos anos 70, e a iniciativa se deu pelos chefes Jacques Pic e Paul Bocuse.

Cuisine Actuelle (Cozinha Atual)

Essa cozinha francesa é, como o nome diz, mais atual e moderna. E nela, foram juntadas 3 tipos de culinária francesa. 

E são elas: a cuisine bourgeoise (Cozinha Burguesa), a cuisine du terroir (Cozinha Regional) e logicamente, a nouvelle cuisine (Nova Cozinha).

Entretanto, o uso da cozinha regional (cuisine du terroir) é a mais utilizada. Pois nela, o uso de produtos locais é importante e de fácil encontro. 

Nessa cozinha, chefs do mundo todo são influenciados, e podem fazer o uso de culinárias de outras culturas para montar os seus pratos, por exemplo.

Um exemplo delas é a da chef Adeline Grattard, cuja cozinha é conhecida por unir a comida francesa coma a comida chinesa.

Algumas Curiosidades da Comida Francesa

É muito comum encontrar os queijos fazendo não só parte da cultura francesa, mas da gastronomia. 

Até onde se sabe existem mais de 500 tipos de queijos na França. Existem variações das mais diversas texturas, sabores, intensidade e cheiros.

Para você ter noção, o governo da França criou um sistema só para isso. Ele é conhecido como DOC – Denominação de Origem Controlada.

Imagem mostra o colorido ratatoule, que é um prato frances

Ele foi feito para determinar que todos os queijos passem a ser feitos com rigorosas regras de preparos, que são rigorosas e mantém a tradição.

Dessa forma, os queijos franceses são premiados anualmente em todo o mundo. E isso traz muito orgulho para o país. 

A Unesco determinou que a culinária francesa é patrimônio cultural e intangível da humanidade!

Os franceses costumam dizer para os turistas que eles devem comer seus pratos com bastante calma, assim como foram produzidos (com muita tradicionalidade, calma, dedicação e carinho). 

É comum das refeições francesas serem servidas com 5 pratos. Quando visitei os pontos turisticos de Lille fiquei maravilhado com essa diferença cultura.

Primeiro os pratos de aperitivos, segundo por pratos de entrada, terceiro por pratos principais, quarto por tábuas de frios e por fim, o quinto, as sobremesas. 

O vinho é uma das paixões dos franceses, sendo consumidos anualmente mais de 12 bilhões de taças de vinho.

Outra curiosidade que poucos sabem é que os pratos da gastronomia francesa mais tradicionais levam vários tipos de carnes: porco, coelho, frango, pato, peixes, escargot e frutos do mar em abundância. 

Para você ter uma ideia, por ano são consumidos mais de 30 mil toneladas de Escargot no país! E como também acontece na comida portuguesa os frutos-do-mar estão bem presentes na comida francesa.

Mais Dicas Neste Paraíso

Mais Dicas e Sugestões Valiosas.

  • Passagens de Ônibus: Encontre passagens, compre pelo celular, parcele no cartão e viaje o mundo.
  • Passeios para sua viagem: Reserve passeios e pague em até 12 vezes com excelente preço e curta seu passeio.
  • Seguro Viagem: Não deixe de fazer seu seguro viagem, ele pode te amparar em momentos difíceis.
  • Cruzeiros Marítimos: Sonha em fazer aquele cruzeiro, veja minha sugestão barata e parlada em 12 vezes.
  • Hotéis baratos: Não sabe onde encontrar hotéis baratos? Veja minha sugestão e que sempre utilizo.
  • Acessórios para viagem: Caso precise daquele guarda-chuva, kit de organizadores ou qualquer coisa do tipo, tenho uma sugestão também.