A verdade é que a cidade de Moscou é literalmente única. Não há nada que se compare a essa cidade maravilhosa e que tem tanta coisa a oferecer. Porém, algumas pessoas tem dúvidas sobre qual moeda levar para Moscou, bem como toda Rússia.

Não é nem um pouco incomum que as pessoas queiram ir visitar o local, haja vista que é uma experiência incrível e inesquecível.

A capital russa ganhou ainda mais fama por conta da Copa do Mundo de futebol, no ano de 2018. Desde então, muitas pessoas começaram a conhecer a grandiosidade do local.

No entanto, uma das questões que mais causam dúvidas ao planejar a viagem, é a respeito da moeda russa. Qual moeda levar para Moscou?

Por mais que haja uma moeda russa oficial única, a verdade é que a resposta para essa pergunta não é assim tão simples.

Será que é preciso converter rublos para real? É mais vantajoso trocar euros? Como evitar alguns gastos desnecessários na hora do câmbio? É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo.

Qual é a moeda da Rússia?

Hoje em dia, a moeda russa é o rublo. De rublos para real, a cotação é 0,089 real brasileiro. A sigla da moeda russa é “RUB”.

As suas notas se dividem entre: 50, 100, 500, 1000 e 5000 rublos. Agora, em relação à moeda, são de 1, 2, 5 e 10 RUBs.

Diante disso, a grande maioria das pessoas já deve achar que é muito mais vantajoso comprar moeda russa aqui mesmo do Brasil e aproveitar lá. Afinal de contas, o real é mais valorizado.

A princípio, isso até pode fazer um grande sentido. No entanto, é preciso ter um pouco mais de paciência nessas horas, já que nem tudo é como parece.

Imagem mostra o rublo russo que é a moeda oficial da Russia e sem dúvidas a melhor moeda para levar a este país

É verdade que a moeda russa, o rublo, começou a se tornar um pouco mais popular por conta da Copa do Mundo.

Inclusive, hoje em dia já é até um pouco mais fácil de encontrar nas casas de câmbios das principais capitais.

Mas, ainda assim, o rublo é uma moeda fraca. Por consequência, isso resulta em taxas mais altas de importação da moeda russa.

Então, ainda que a conversão de rublos para real possa parecer vantajosa, deve-se levar em consideração as taxas existentes.

Certo, então qual é a moeda mais vantajosa para levar à Rússia? É sobre isso que iremos falar logo a seguir.

Qual moeda levar para Moscou?

Como já mencionado, o câmbio de rublos para real até pode parecer vantajoso, mas isso acaba embutindo uma série de taxas desnecessárias.

Por isso, a fim de driblar essas questões, a dica é você comprar euros no Brasil e trocar por rublos quando estiver na Rússia.

Mas por que é mais vantajoso levar a moeda da União Europeia? Pelos seguintes fatores:

  1. É mais fácil de trocar em diferentes pontos da Rússia;
  2. É aceita em alguns estabelecimentos, devido a proximidade com outros países;
  3. É considerada uma moeda forte e fácil de encontrar nas casas de câmbio no Brasil.

Vale levar dólar para Moscou?

Certo, você já entendeu que não vale muito a pena considerar a conversão de rublos para real, mas e em relação ao dólar?

Afinal de contas, essa é uma moeda ainda mais forte e, se você costuma viajar bastante para o exterior, é possível que tenha algumas notas guardadas.

Mesmo diante desse contexto, não vale a pena levar dólar para Moscou, na tentativa de fazer trocar por lá.

Isso acontece porque a troca de dólar pelo rublo pode ter ainda mais taxas do que a do euro, o que torna inviável.

Afinal de contas, a Rússia está mais próxima de países que usam a moeda europeia e, portanto, não vale a pena levar dólar.

Por isso, a dica para evitar gastos extras, que são desnecessários, é levar para o território russo o euro e, por lá, trocar por rublos.

Além disso, tenha em mente que os cartões de crédito com a bandeira MasterCard e Visa também são muito bem aceitos. Você pode e deve viajar com eles.

Dicas de câmbio em Moscou e na Rússia

Para evitar alguns problemas ou pegadinhas que são comuns na hora de fazer o câmbio em países do Leste Europeu, procure fazer a transação nos bancos. Os principais bancos russos são:

  • VTB;
  • Sberbank;
  • Alfa-Bank.

Na grande maioria das vezes, eles costumam oferecer os melhores valores de conversão, além de não cobrarem taxas adicionais, como as casas de câmbio costumam fazer. É bem fácil encontrar o endereço de um desses bancos quando você estiver em Moscou. Por isso saber qual moeda levar para Moscou não é tão problemático. Pois há várias casas de câmbio por lá.

Inclusive, no que se refere ao valor do câmbio entre a cotação oficial do Banco Central da Rússia e entre as casas de câmbio, não deve passar de 2%.

No entanto, nos aeroportos, esse montante pode chegar a ficar na casa de até 10% a mais.

Além disso, na hora em que for fazer a transação, é necessário apresentar o seu passaporte. Inclusive, antes de finalizar, não esqueça de sempre pedir o recibo que comprove os valores firmados.

Outra dica a se atentar é que, nas regiões turísticas, as informações que são mostradas nos papéis nas ruas nem sempre condizem com a cotação cobrada.

Por isso, sempre confirme o valor para evitar qualquer surpresa desagradável. As casas de câmbio em Moscou, geralmente, ficam próximas às principais estações de trem e saídas de metrôs.

Áreas que concentram as principais atrações turísticas, shoppings e centros de conveniência também costumam ter casas de câmbio.

No entanto, saiba que também é possível conseguir a moeda russa através de saques das próprias contas-correntes ou cartões pré-pagos.

Para isso, basta usar os caixas eletrônicos (ATM). A grande maioria deles ficam nos supermercados e shoppings.

Como são operados pelas grandes redes de bancos, oferecem a opção de navegação em inglês.

Vale a pena usar o cartão de crédito?

Na Rússia, usar o cartão de crédito pode sim valer a pena. A matemática é um pouco complicada, mas é preciso considerar a conversão de Reais para Euros e de Euros para Rublos.

A desvalorização pode ser maior que os 6,38% do IOF do cartão de crédito. Mas, nesse caso, há um detalhe importante. Portanto, na dúvidas sobre qual moeda levar para Moscou uma dica extra é ter consigo o cartão de crédito.

Assim que for fazer o saque, o banco irá informar o valor daquela operação em específico. Mas, até o momento de fechar a fatura, pode sofrer alguma alteração.

Então, pode ser sim que valha a pena usar o cartão de crédito em Moscou, mas é preciso considerar essas informações antes. E o melhor é que você pode se ligar neste blog. Pois já falamos sobre várias moedas, dentre elas qual moeda levar para o México, pois este é um país incrível.

Já falamos também sobre qual moeda levar para Tailândia, que é outro país maravilhoso, que tive a oportunidade de conhecer.