Está pensando em viajar e conhecer o estado de Minas Gerais? Você já conhece Inhotim? Em Inhotim: o que fazer perto do museu? Então venha descobrir tudo isso na cidade de Brumadinho, uma cidade sensacional e muito perto de Belo Horizonte.

Minas Gerais esconde muitas surpresas e belezas a serem descobertas por viajantes que passam pelo estado . Inhotim é uma dessas surpresas a serem descobertas pelos viajantes. Conhecido em todo o mundo, esta é uma das melhores atrações de Minas Gerais e sem dúvidas a melhor atração de Brumadinho.

Localizado na cidade de Brumadinho, Inhotim é um museu que abriga tanto peças de arte quanto espécies naturais. Assim o museu se torna uma espécie de híbrido entre museu e jardim botânico.

A cidade de Brumadinho fica em Minas Gerais, cerca de 40 km da capital do estado, Belo Horizonte. Para chegar a essa cidade é muito simples, pois a cidade de Belo Horizonte tem dois aeroportos com boa quantidade de voos. E caso esteja hospedado na capital, vale a pena curtir as cachoeiras perto de Belo Horizonte.

Por terra a melhor opção é a rodovia BR-040 que passa dentro desta cidade. Por ser tratar de uma grande rodovia e bem conhecida, não há problemas para chegar com carro próprio. De ônibus também é muito fácil, pois há vários ônibus saindo de Belo Horizonte para essa Brumadinho.

Imagem mostra o maior museu a ceu aberto em Brumadinho

Inhotim possui mais de 20 Km quadrados de extensão, onde abriga mais de 20 galerias espalhadas pela área verde. Por ser uma área tão grande é impossível conhecer tudo em um único dia, por isso daremos algumas dicas sobre Inhotim: o que fazer perto do museu.

O museu de Inhotim é simplesmente magnífico, e com certeza você vai querer conhecer cada detalhe deste local sensacional durante sua estadia. Porém, como dito anteriormente Inhotim se trata de uma área muito grande, sendo impossível de visitar tudo em um único dia.

Assim, antes de mais nada é preciso saber onde se hospedar durante sua passagem por Brumadinho e Inhotim. Para se hospedar em Brumadinho durante sua passagem é relativamente fácil pois a cidade dispõe de alguns Hotéis Fazenda e pousadas.

Assim, após se hospedar você pode aproveitar e conhecer as lindas obras que estão contidas em Inhotim.

Da Lama Lâmina

A Da Lama Lâmina é uma estrutura feita de ferro e vidro espelhado que esconde dentro de si, um trator enlameado, que arranca uma enorme árvore do solo. Esta escultura deriva-se da performance levada a Salvador em conjunto do músico Arto Lindsay.

Nessa escultura o autor representa a luta ambiental, onde utiliza elementos simbólicos do candomblé para representar o conflito.

Esculturas de Bronze

Produzidas pelo artista Edgard de Souza, as Esculturas de Bronze são uma das obras de artes mais icônicas de Inhotim. As Esculturas de Bronze são três estátuas feitas em bronze com formato humano se preparando para realizar uma cambalhota.

Porém o que mais chama a atenção dessas obras de arte é o fato das estátuas não possuírem cabeça, detalhe inserido propositalmente pelo autor.

Beam Drop

Beam Drop é uma obra do artista Chris Burden, que passou a ser uma das mais conhecidas de Inhotim. Essa obra de arte consiste basicamente em várias vigas de metal que foram erguidas por um guindaste e atiradas em uma piscina de cimento fresco.

Imagem mostra o beam drop no Inhotim em Brumadinho

Troca Troca

A obra de arte Troca Troca é bastante conhecida em Inhotim como os fusquinhas coloridos. Essa obra foi produzida pelo artista Jarbas Lopes ao pegar três fuscas que estavam estacionados ali sem utilização e trocar as peças dos carros entre si.

Imagem mostra o troca troca no Inhotim em Brumadinho

O resultado desse Troca Troca foi os famosos fusquinhas coloridos que apresentam um padrão de cores semelhantes ao de algumas pinturas representadas em tela, e que entrou para a lista de melhores fotos de Minas Gerais.

Pavilhão Sônico

O Pavilhão Sônico é uma obra de Doug Aitken que surpreende pela sua simplicidade ao criá-la. Sua ideia era de abrir um buraco no solo de cerca de 200 metros de profundidade e instalar vários microfones dentro desse buraco.

Imagem mostra o pavilhão sônico no Inhotim, na cidade de Brumadinho.

No interior do espaço circular do buraco foram instaladas paredes de vidro que deixam expostas o visual externo. Assim o artista conseguiu com que o som da terra reverbera-se dentro da estrutura, o que causa uma série de sensações aos visitantes.

Restaurantes em Inhotim

Caso venha a sentir fome entre um passeio e outro não se preocupe pois ao longo do museu você encontrará diversos cafés e lanchonetes para quem quiser realizar uma pausa e repor as energias.

Caso você queira realizar uma refeição mais completa e robusta, Inhotim dispõe de dois restaurantes que oferecem uma boa variedade de comidas a preços justos para você saborear a deliciosa culinária mineira.

Visite Inhotim

Se você pretende visitar o estado de Minas Gerais é praticamente obrigatória a passagem por Inhotim para conhecer as maravilhas que o museu apresenta dentro do seu grande espaço.

Passeios e tours próximos ao Inhotim

Próximo ao Inhotim há algumas operadoras de turismo que mostram o melhor da região. Porém, caso esteja hospedado em Belo Horizonte vale a pena reservar algum dos passeios abaixo e conhecer melhor o nosso estado.

Vale a pena visitar o Inhotim?

A resposta é sim, pois o maior museu do mundo é um excelente local. O Inhotim é um lugar único e muito perto de Belo Horizonte. Fica em uma cidade histórica sensacional que, no entanto não chega ser uma das melhores cidades históricas de Minas Gerais.

Nas proximidades do Inhotim além de lugares históricos sensacionais, você encontrará cachoeiras maravilhosas. E por falar em cachoeiras não deixe de ver o meu post sobre as melhores cachoeiras de Minas Gerais, onde uma é mais linda que outra.