Você gosta de cidades históricas? Pois bem, as belíssimas cidades históricas de Minas Gerais, são verdadeiras joias arquitetônicas, que transformaram o estado em um dos mais ricos do Brasil.

Portanto, em sua passagem pelo estado não deixe de conhecer suas cidades históricas. É importante você saber também que muitas dessas cidades são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Além disso, algumas outras, como por exemplo, Ouro Preto, Congonhas e Diamantina, são consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade.

As igrejas construídas com os estilos barroco e rococó, que predominaram no período da arquitetura colonial no país, são o destaque das cidades históricas de Minas Gerais. Um detalhe é que a capital, que mesmo tendo pontos turísticos maravilhosos, Belo Horizonte é uma cidade bem nova com menos de 140 anos.

Ficou curioso? Então, vem comigo nessa viagem pelo túnel do tempo para conhecer as cidades históricas mais encantadoras de Minas para um roteiro inesquecível. Entenda a seguir como tudo começou!

Vista sensacional para a Serra de São José em Tiradentes.

Lista das Melhores Cidades históricas de Minas Gerais

Veja comigo a lista das melhores cidades históricas de Minas Gerais e se encante com cada lugar mais lindo que o outro.

1. Mariana, onde tudo começou

Quando nos referimos às cidades históricas de Minas Gerais, você precisa saber que tudo começou em Mariana. Pois, o estado começou a ser explorado no século XVI. Época em que os bandeirantes adentraram na região em busca de ouro e pedras preciosas.

Então, a Coroa Portuguesa, no momento em que ficou sabendo que a região era riquíssima em minérios e recursos naturais, fundou a primeira vila de Minas Gerais, em Mariana.

Imagem das Igrejas Gêmeas na Praça Minas Gerais em Mariana

Desse modo, a região de Mariana se tornou um importante centro econômico do país. Pois, com o atrativo, cresceu muito rápido e se tornou uma das principais cidades históricas de Minas Gerais. Você sabia? Continue a leitura, pois a seguir você verá muito mais.

Então, assim como Ouro preto, a cidade de Mariana é um destino sensacional para você conhecer. Pois, ele é dono de um dos mais magníficos conjuntos arquitetônicos que representam o Barroco de todo estado.

A seguir você vai ver quais foram as cidades históricas de Minas Gerais que foram consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade. E ainda tem as Igrejas Gemeas que são maravilhas da Estrada Real e ainda uma das melhores fotos de Minas Gerais.

2. Ouro Preto um Patrimonio da Humanidade

Ouro Preto reúne o maior e mais importante acervo da arte e da arquitetura do Brasil no período colonial.

A primeira de nossa lista das três cidades históricas de Minas Gerais consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade, não poderia ser outra, senão Ouro Preto. Portanto, você vai se surpreender ao conhecer essa cidade que reúne o maior e mais importante acervo da arte e da arquitetura do Brasil no período colonial.

A cidade que já foi uma das capitais históricas de Minas Gerais, foi fundada por bandeirantes no século XVII e teve como primeiro nome Vila Rica de Albuquerque, além da sua relevância para a arquitetura do Brasil, também foi muito importante para a luta da Independência em relação a Portugal.

Então, você precisa conhecer essa cidade incrível que foi o berço do movimento da Inconfidência Mineira, e além disso, é também umas das cidades históricas de Minas Gerais mais famosas. Um detalhe interessante é que é possível fazer um bate e volta em Ouro Preto, partindo de Belo Horizonte.

Enfim, entre as obras de destaque presentes nessa cidade histórica tão importante, destacam-se:

  • ·         Igreja de São Francisco de Assis, considerada obra prima de Aleijadinho
  • ·         Igreja de Nossa Senhora do Pilar (Matriz)
  • ·         Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Como podemos ver, essa cidade destaca-se pelas igrejas antigas e históricas. O lado religioso e católico é muito forte nesta cidade, tanto que é um dos melhores destinos para passar a semana santa.

3.Congonhas

Visite a cidade de Congonhas e conheça uma das cidades históricas de Minas Gerais com o acervo religioso mais rico.

Caso queira conhecer uma das cidades históricas de Minas Gerais com o acervo religioso mais rico, você precisa visitar a cidade de Congonhas. Portanto, é considerada como “Cidade dos Profetas”. E com Ouro Preto e Diamantina são às três cidades históricas de Minas Gerais consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pois, é em Congonhas que estão as famosas esculturas de doze profetas em tamanho real. Elas foram esculpidas por Aleijadinho em pedra-sabão. Além disso, lá também você vai encontrar as seis capelas que formam o Jardim dos Passos em frente à Basílica.

Por fim, entre as obras que se destacam em uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais, estão:

  • ·         Basílica Santuário de Bom Jesus do Matosinhos
  • ·         Igreja de Nossa Senhora da Conceição
  • ·         Igreja do Rosário

4. Diamantina está entre as melhores cidades históricas de Minas Gerais

Grandes casarões em Diamantina

Diamantina também é uma das cidades históricas de Minas Gerais que ganhou em dezembro de 1999 o título de Patrimônio Mundial pela Unesco. Essa cidade histórica foi fundada em 1713 e seu primeiro nome foi Arraial do Tejuco.

Localizada, ao norte do estado, no Vale do Jequitinhonha, Diamantina, é lembrada como a terra de Xica da Silva e do ex-presidente Juscelino Kubitscheck.

E você, está esperando o que para conhecer a cidade mineira que é um dos destinos favoritos entre os brasileiros? Com certeza, você vai se encantar pelo Centro Histórico de Diamantina, onde estão reunidas obras do período colonial com destaque para as igrejas e os grandes casarões.

Conheça também a Casa da Glória, um dos mais famosos cartões postais da cidade, entre outros como:

  • ·         Casa da Chica da Silva
  • ·         Igreja São Francisco de Assis
  • ·         Capela imperial de Nossa Senhora do Amparo
  • ·         Igreja de Nossa Senhora das Mercês

Agora que você já sabe onde tudo começou e quais são as três cidades históricas de Minas Gerais que foram tombadas como Patrimônio Cultural da Humanidade, que tal conhecer mais um destino célebre em Minas? Continue a leitura.

5. Tiradentes: Uma das cidades históricas de Minas Gerais mais charmosas

Igreja Matriz de Santo Antônio, em uma das cidades históricas de Minas Gerais mais charmosas: Tiradentes.

Você vai se apaixonar ao conhecer, pois ha muito o que fazer em Tiradentes. Sim, a cidade é um encanto. Por isso, é considerada por muitos como uma das cidades históricas de Minas Gerais mais charmosas.

A cidade, que foi fundada no início do século XVII, possui uma longa programação turística que vai desde gastronomia, artesanato, ecoturismo e, em destaque, o roteiro entre suas obras arquitetônicas do período colonial.

A cidade é relativamente pequena. Ou seja, em um roteiro de dois dias você consegue conhecer todos os seus pontos turísticos, começando pelos seguintes pontos:

  • ·         Largo das Forras (tradicional passeio de charrete)
  • ·         Igreja Matriz de Santo Antônio
  • ·         Igreja Nossa Senhora do Rosário dos pretos
  • ·         Capela Nossa Senhora das Mercês
  • ·         Museu de Sant’Ana
  • ·         Museu Casa Padre Toledo
  • ·         Museu da Liturgia

E não para por aqui. A seguir você vai conhecer a “Terra onde os sinos falam”. Ficou curioso? Então vem comigo.

6. Conheça São João Del Rey: A Terra onde os sinos falam

Igreja São Francisco de Assis fica em São João Del Rey, uma das mais lindas cidades históricas de Minas Gerais.

A encantadora São João Del Rey, é uma das mais lindas cidades históricas de Minas Gerais. Além disso, a cidade também é conhecida por ser a terra natal de famosas personalidades que participaram da história do Brasil, como Tiradentes e o presidente Tancredo Neves.

Fundada por bandeirantes paulistas, a cidade mineira se destaca pela variedade de estilos arquitetônicos. Logo, você vai encontrar obras da arquitetura neoclássica, barroca, eclética, moderna, entre outras.

A cidade também é conhecida como a “Terra onde os sinos falam”, pois há uma tradição de que quando o sino toca, você consegue saber informações da solenidade, se haverá ou não procissão e, em caso de funeral, se foi mulher ou homem.

Entre as igrejas mais famosas de São João Del Rey, destacam-se:

  • ·         Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar
  • ·         Igreja de São Francisco de Assis

Conheça a seguir mais cidades históricas de Minas Gerais que também fizeram e ainda fazem parte da história desse estado lindo.

7. Catas Altas

Abrindo a nossa lista de cidades históricas de Minas Gerais que também guardam verdadeiros tesouros está a cidade de Catas Altas, que fica localizada a aproximadamente 120 km da capital mineira.

Assim, como as cidades que você acabou de conhecer acima, Catas Altas também fez parte do Ciclo do Ouro. Em sua passagem pela cidade, não deixe de visitar a sua principal obra arquitetônica: a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Além da igreja, você também pode visitar as casas antigas que ficam situadas ao redor da Praça Monsenhor Mendes, entre outras construções que também registram a arquitetura colonial na região.

8. Prados, a cidade de “Bichinho”

Bichinho é mais uma das cidades históricas de Minas Gerais que traz consigo muitas curiosidades

O distrito de Bichinho faz de Prados uma das mais legais cidades históricas de Minas Gerais que traz consigo muitas curiosidades. E você sabe quais são? A primeira delas é que seu verdadeiro nome é Vitoriano Veloso. Mas, o distrito é conhecido popularmente pelo seu famoso apelido, Bichinho.

Embora seja uma das cidades históricas menos conhecidas do estado, próximo a Tiradentes, a cidade de Prados, com o distrito de Bichinho vai te surpreender além da arquitetura, pela tradição de seus ateliês e oficinas de arte. É um excelente destino para comprar artesanato. Além disso, você também pode aproveitar para visitar os principais pontos turísticos do distrito:

  • ·A igreja Nossa Senhora da Penha: Simples por fora e riquíssima em detalhes por dentro, ela traz consigo um pouco do estilo rococó, um desdobramento do barroco.
  • ·Casa torta: Uma obra bem diferente da igreja histórica. Ou seja, trata-se de um espaço cultural com uma fachada inédita para você apreciar a vista.:

9. Brumadinho

Inhotim

Brumadinho é uma das cidades históricas de Minas Gerais que abriga uma das igrejas mais antigas do estado: a Matriz de Nossa Senhora da Piedade. Datada de 1713, a obra foi tombada pela Prefeitura Municipal da cidade por causa de sua importância histórica.

Mas, o turismo na cidade de Brumadinho ficou famoso devido ao Instituto Inhotim. Pois, trata-se do mais relevante Museu de Arte Contemporânea do país e maior museu a céu aberto do mundo. Você sabia disso?

10. Sabará, uma das melhores cidades históricas de Minas Gerais

Sabará é famosa por possuir trechos históricos bem preservados

Finalizando a nossa lista de cidades históricas de Minas Gerais, Sabará é famosa por possuir trechos históricos bem preservados e obras da arquitetura colonial e barroca. Ou seja, vale a pena incluir Sabará em seu roteiro histórico por Minas.

Entre as igrejas, destacam-se:

  • ·         Igreja da Nossa Senhora do Ó (uma das mais representativas do barroco mineiro)
  • ·         Igreja da Nossa Senhora do Carmo
  • ·         Igreja da Nossa Senhora da Conceição

Uma vantagem de Sabará é a proximidade com a capital. Então caso esteja nesta cidade vale a pena curtir as cachoeiras próximas à Belo Horizonte também.

11. Cordisburgo: A cidade natal de Guimarães Rosa

Em Cordisburgo, uma das mais tranquilas cidades históricas de Minas Gerais, visite a Gruta do Maquiné.

Cordisburgo, conhecida como a terra do escritor Guimarães Rosa, tem como atração principal, a Gruta do Maquiné, que foi descoberta em 1825.

Outro ponto turístico muito visitado na cidade é a Casa Elefante, criada pelo escritor Stamar. Então, ao visitar Cordisburgo você vai se encantar pela cidadezinha tranquila cheia de histórias e atrações, como:

  • Gruta do Maquiné
  • Museu Casa Guimarães Rosa
  • Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus
  • Casa Elefante
  • Portal Grande Sertão
  • Zoológico de Pedras Peter Wilhelm Lund (homenagem ao cientista dinamarquês Peter Lund, considerado pai da paleontologia brasileira)

Com certeza, não há nada mais gostoso que curtir uma cidade tranquila. Desse modo, Cordisburgo é o destino certo para quem está em busca de se desconectar de uma rotina mais agitada.

Hospedagem em Belo Horizonte

Veja abaixo algumas opções de hospedagem nesta cidade. Todas elas já contam com café da manha incluído, ar-condicionado e banheiro privativo.

A primeira opção é o Samba Hotel que conta com várias comodidades. Custando cerca de R$ 140 a diária e muito perto da rodoviária de Belo Horizonte.

A segunda opção é o Ibis Savassi que conta com a credibilidade desta rede incrível. Custando apenas R$ 200 a diária com café da manhã.

A terceira opção é um hotel um pouco mais sofisticado. Trata-se do Dayrell Hotel que conta com quarto grande, banheiro privativo, café da manhã incluído, estacionamento e academia. O melhor é que ele custa apenas cerca de R$ 300 a diária.

Qual é a melhor cidade histórica de Minas Gerais?

Ouro Preto é considerada uma das principais cidades de Minas Gerais.

A principal e mais conhecida entre as cidades históricas de Minas Gerais e que mais merece sua visita é Ouro Preto.

Além disso, a cidade que transborda cultura, arte e história, foi a antiga capital do estado, e também chegou a ser o maior aglomerado humano na América do Sul durante o século XVIII.

A cidade de Ouro Preto também esteve envolvida em uma das maiores migrações em massa da história do Brasil, devido a grande quantidade de ouro e pedras preciosas encontradas na região. Ou seja, muita gente foi atrás das minas e de suas riquezas.

Outro ponto importante que devemos levar em consideração, é que a cidade que fica a apenas 90 km da capital mineira, também está colada em outra cidade histórica sensacional, Mariana.

Surpreendentemente, Ouro Preto está entre os destinos mais visitados do estado e carrega o mais importante acervo da arquitetura e da arte do período colonial do Brasil.

Por esse motivo, a cidade que é uma das principais cidades históricas de Minas Gerais também ganhou o título de primeira cidade brasileira declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

A cidade que é palco de vários festivais de dança, música e cultura durante o ano inteiro respira cultura. Por fim, a gastronomia local de Ouro Preto também traz muita fama ao destino. Pois, possui muitos restaurantes e bistrôs com excelentes avaliações. Conheça Ouro preto e encante-se.

E você? Qual cidade histórica de Minas Gerais ganhou seu coração? Ou qual cidade você acha que deveria estar na lista e ficou fora como no caso de Jaboticatubas? Responda nos comentários.

Abraço! E não deixe de ver os vídeos do meu canal, como este abaixo, tenho vários outros sobre as melhores cidades históricas de Minas Gerais sempre falando com aquele sotaque de mineiro, que as pessoas adoram.

Mais Dicas Neste Paraíso

Mais Dicas e Sugestões Valiosas.

  • Passagens de Ônibus: Encontre passagens, compre pelo celular, parcele no cartão e viaje o mundo.
  • Passeios para sua viagem: Reserve passeios e pague em até 12 vezes com excelente preço e curta seu passeio.
  • Seguro Viagem: Não deixe de fazer seu seguro viagem, ele pode te amparar em momentos difíceis.
  • Cruzeiros Marítimos: Sonha em fazer aquele cruzeiro, veja minha sugestão barata e parlada em 12 vezes.
  • Hotéis baratos: Não sabe onde encontrar hotéis baratos? Veja minha sugestão e que sempre utilizo.
  • Acessórios para viagem: Caso precise daquele guarda-chuva, kit de organizadores ou qualquer coisa do tipo, tenho uma sugestão também.