Alto Caparaó um destino lindo para se apaixonar

O que faz de Alto Caparaó um destino perfeito e encantador? Decerto que são várias coisas e aqui veremos tudo. Primeiramente é um destino voltado para casais que querem curtir o frio ou até mesmo para aventureiros e família que querem visitar o Parque Nacional do Caparaó. Dessa forma lá tem atrações para todos como veremos adiante. Aqui destaco primeiramente o Pico da Bandeira, o Vale Encantado e a Fazenda Ninho da Águia em Alto Caparaó. Venha comigo neste relato de viagem pois este lugar é simplesmente incrível e digo o que faz de alto caparao um destino perfeito e encantador. Eu próprio fui lá duas vezes e garanto que voltarei.

Subindo o Pico da Bandeira ou se banhando no Vale Encantado, Vale Verde ou Cachoeira Bonita no Parque Nacional do Caparaó. Esse destino é lindo e barato. 

ALTO CAPARAÓ COMO CHEGAR?

Vista da estrada que dá acesso à Alto Caparaó, ao fundo avistamos as Fazendas de Café
CHEGADA EM ALTO CAPARAÓ COM VISTA PARA FAZENDAS DE CAFÉ

Este destino Maravilhoso está a 330 km de Belo Horizonte e o acesso é muito fácil pela MG-111. Contudo, essa rodovia é estreita e com muitas curvas e descidas, por outro lado, o pouco fluxo de veículos facilita demais a viagem.

Já quem está vindo de Vitória-ES, encontra uma estrada melhor e uma distância bem menor. Já que 237 km separam Alto Caparaó de Vitória. Caso queira calcular também custos com pedágio e gasolina uma boa dica é usar o site mapeia.

DE BELO HORIZONTE A ALTO CAPARAÓ

DE CARRO ATÉ ALTO CAPARAÓ

Essa viagem é a base de vários viajantes. Eu, por exemplo, saí de Ipatinga, mas vindo de BH é muito fácil, pois você transitará em apenas uma rodovia quase todo o trajeto. Desta maneira falo da BR-262, que você acessa na capital e segue até reduto. Após reduto em pouco tempo você estará neste trajeto. Muito fácil este percurso.

DE ÔNIBUS ATÉ ALTO CAPARAÓ

E quem não tem veiculo próprio, também não tem muita dificuldade. De Belo Horizonte há vários ônibus que partem sentido a Alto Caparaó, mas há um problema sério. Não há opções direto. Dessa forma você precisaria pegar um ônibus até Manhuaçu, a Pássaro Verde faz este trajeto e outro até Alto Caparaó trajeto esse feito pela Viação Rio Doce. Nada que dificulte tanto, mas precisará fazer essa baldeação.

COMO IR DE VITÓRIA A ALTO CAPARAÓ

CARRO DE VITÓRIA A ALTO CAPARAÓ

Caso tenha achado fácil de BH até Alto Caparaó, saiba que de Vitória até lá é igualmente fácil. Porém, a vantagem aqui é o trajeto muito menor. Esse destino pode ser visitado a partir de Vitória pegando a BR-262 sentido a Minas Gerais. Após siga até Pequiá e pegue a estrada para São João do Príncipe e depois siga até Alto Caparaó.

ÔNIBUS DE VITÓRIA A ALTO CAPARAÓ

De ônibus a situação também é como de BH. Da mesma forma não há ônibus de Vitória até Alto Caparaó direto. Então considere pegar um Ônibus até Manhumirim com a empresa Águia Branca e depois pegar outro ônibus até o Alto Caparaó com a Viação Rio Doce.

MAIS OPÇÕES

Não obstante, para os que estão mais distante a opção mais interessante é de avião. Mas convenhamos que não há um aeroporto em Alto Caparaó. Então a opção mais interessante é ir de avião para o aeroporto de Vitória. E depois seguir como mencionado anteriormente. Dessa forma abaixo temos exemplos de preços partindo de São Paulo, mas caso queira fazer sua consulta clique no banner.

QUANTOS DIAS FICAR ?

Em síntese para subir ao Pico da Bandeira, posteriormente visitar as fazendas que produzem café e ainda visitar o Vale Encantado, recomendo três dias. Pois, são mais que suficientes.

Dessa maneira mais dias que isso logo ficará entendiado e eu particularmente não recomendo. Assim sendo eu fiquei dois dias em cada vez que fui. E voltei com o sentimento de dever cumprido. Então tenha em mente estes três passeios maravilhosos, contudo falaremos de mais opções neste post.

Uma dica razoável é fazer as fazendas de café em um dia. E o Vale Encantado, com o Pico da Bandeira no outro. É cansativo, mas pode ser feito sim. Mas de fato o melhor seria, no entanto, um dia em cada lugar sem pressa e tranquilo. Este de fato é um ótimo local para ir nos feriados de 2021.

QUANDO IR ALTO CAPARAÓ?

A melhor data para ir a Alto Caparaó é entre maio e setembro. Pois, estas datas são meses mais secos o que por conseguinte favorece a ida a zona rural. E ainda faz menos frio. Mas se for subir o Pico da Bandeira adianto que decerto encontrará muito frio.

Facilmente a temperatura chega a 0 °C. E cabe lembrar que caso consiga chegar ao topo do Pico da Bandeira no período chuvoso a sua visão não será das melhores. E ainda é bom lembrar da dificuldade para a trilha com chuva. Então a visão não será das melhores e ainda a dificuldade será muito maior devido ao local ficar escorregadio.

Mas caso você só possa ir à época de chuva, não há problemas. Eu mesmo já fui em Alto Caparaó e nem olhei o Pico da Bandeira. Fui apenas no Vale Encantado e visitei as Fazendas de Café, e garanto que curti muito. De fato é possível curtir de todas as formas, contudo veja um artigo mais completo sobre: quando ir a Alto Caparaó.

ONDE SE HOSPEDAR.

Convenhamos que você não terá muitas opções como em outros destinos no Brasil. Mas ainda assim tem algumas e os preços variam bastante. O ideal, no entanto, é reservar sua hospedagem próximo ao centro. Mas não se preocupe muito com isso. A cidade é pequena e você sempre estará perto de tudo. Uma hospedagem com um preço razoável que sempre indico é a Pousada do Rui, por considerar um preço muito bom pelo serviço oferecido.

POUSADA DO RUI ALTO CAPARAÓ
POUSADA DO RUI EM ALTO CAPARAÓ

Caso queira uma opção com preço mais em conta. Mas sem abrir mão do bom serviço prestado uma opção muito boa é a Pousada do Bezerra. Essa pousada é uma das que tem o preço mais em conta por lá. E você pode fazer sua pesquisa.

pousada do bezerra em alto Caparaó
POUSADA DO BEZERRA

ONDE COMER EM ALTO CAPARAÓ

Aqui digo novamente que não tem muitas opções. Mas caso queira, portanto, uma opção mais sofisticada você terá problema. Contudo, a comida mineira não precisa ser sofisticada para ser boa. Neste sentido há ainda os que dizem ser a melhor do mundo, e eu não discordo.

Dessa maneira neste restaurante em frente a praça você comerá muito bem e pagando menos de R$ 20,00 pelo self-service. Em síntese, Alto Caparaó tem belezas e comidas boas e ainda econômicas.

ALTO CAPARAO UM DESTINO PERFEITO E ENCANTADOR, MAS SABOREAR AS refeições NOS RESTAURANTES DO ALTO CAPARAÓ É DEMAIS
A HORA DE COMER É INCRÍVEL COM ESSE ALMOÇO EM ALTO CAPARAÓ

COMPRAS EM ALTO CAPARAÓ

É um local bem interessante para compras também, mas carece cuidado, pois quando fui a uma lojinha de souvenir. O vendedor nos tratou de uma forma no mínimo estranha, uma pena que era a maior loja da cidade e tivemos que ir em outras. Ainda cabe lembrar que eu não aconselho a compra de produtos nos hotéis. Geralmente custam o dobro do mesmo produto no mercado.

Mas o que comprar lá? Bom você pode comprar desde camisetas do local, canecas e chaveiro, etc. Eu prefiro comprar mel e café. E o mel de lá foi o melhor mel que experimentei em minha vida. Você pode comprar o café, eu mesmo comprei estes dois no mercado, paguei barato e recomendo.

Compras de café em Alto Caparaó. Não é tao bom quanto o da fazenda Ninho da Águia, mas é bom
COMPRAS EM ALTO CAPARAÓ! GOSTEI DEMAIS E COMPREI ESTE CAFÉ

O QUE VER E FAZER ?

Fato que muitas pessoas gostam de iniciar a leitura nesta parte, mas antes vamos fazer um breve relato da parte histórica deste destino. E vai por mim que vale a pena. Nada como conhecer um lugar naturalmente lindo e que tenha muita cultura e historia envolvida. Entao acompanhe-me neste breve relato que segue, pois, adiante teremos informações muito legais como da Fazenda Ninho da Águia.

BREVE HISTÓRICO

O Pico da Bandeira ficou famoso após o Imperador D. Pedro II em 1859 mandar colocar a bandeira do império, na parte deste pico, pois na época acreditava-se que este era o ponto mais alto do país. Dando este nome ao local.

Mas um fato curioso aconteceu por lá. Por volta de 1966 um grupo de ex-militares cassados instalaram-se na Serra do Caparaó e queriam lutar contra o regime militar brasileiro. Após instalarem no local começaram os treinamentos apoiados por Cuba.

Mas logo no incio do movimento, Cuba parou de apoiar estes guerrilheiros que ficaram entregues a própria sorte. E para não morrerem de fome eles começaram a furtar galinhas e outros animais nas propriedades próximas.

Motivo este que foram denunciados a gloriosa polícia Militar mineira que capturou todos eles. Quando foram presos chegaram a cogitar que não eram guerrilheiros tendo em vista que estavam famintos, fracos e mais pareciam bandidos comuns, após a conferência do próprio exército brasileiro, ficou constatado serem de fato guerrilheiros.

E assim terminou esta empreitada quase antes mesmo de começar. Há uma lenda que as armas deles até hoje não foram encontradas e estão escondidas na Serra do Caparaó, um tesouro tanto em arma, quanto historia. Dito isto vamos adiante.

SUBINDO O PICO DA BANDEIRA

Com seus 2.890 o Pico da Bandeira é o terceiro mais alto do Brasil, e o mais acessível dos três. Este pico está no Parque Nacional do Caparaó. Parque este que está na divisa dos estados MG e ES. E para subir exige-se fôlego e determinação para os mais jovens e com boa saúde. Para os mais velhos e pessoas com mais dificuldade exige-se além de fôlego e determinação a fé também. Embora a subida seja bem cansativa, é possível fazer e muito gratificante.

Certamente a subida é relativamente fácil para os jovens . Mas na subida você encontra várias pessoas desistindo. Diante disso o ideal mesmo é começar a se preparar para a subida alguns meses antes e boa. O início da jornada é passando pela portaria do parque. Caso queira subir o Pico da Bandeira também, acesse o guia do visitante no site do ICMBio.

PRIMEIRA PARTE DA SUBIDA AO PICO DA BANDEIRA

Apos passar pela entrada a próxima parada é na Tronqueira. Este é o primeiro ponto de parada e descanso na subida ao Pico da Bandeira. Apenas para contextualizar, da portaria do Parque Nacional do Caparaó até a Tronqueira são 6km.

Subindo sentido ao Pico da Bandeira no Parque Nacional do Caparaó e nesta cidade a Fazenda Ninho da Águia produz o melhor café do Brasil e bem próximo do Vale Encantado
VISTA DO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

SEGUNDA PARTE DA SUBIDA AO PICO DA BANDEIRA

Após a chegada na Tronqueira é bom descansar e repor a energia, pois para continuar o caminho e chegar na próxima parada, Terreirão, são mais 3,7 km. E neste trajeto até o Terreirão o percurso começa a ficar mais cansativo e você começa passar por locais mais complicados de caminhar.

Concluindo a subida sentido ao Pico da Bandeira no Parque Nacional do Caparaó
A PARTE MAIS DIFÍCIL DE SUBIDA AO PICO DA BANDEIRA

TERCEIRA PARTE E CHEGADA AO PICO DA BANDEIRA

Apos chegar no Terreirão você estará a 3,2 km do Pico da Bandeira, mas não se engane, pois, este é o pior trajeto. Nesta parte você terá que pular em pedras e muitas das vezes escorregará naquelas pedras molhadas. Mas, por outro lado, é nesta parte que a vista começa ficar maravilhosa. E você começa a entender o porquê de todo o sacrífico naquele lugar maravilhoso.

Vista da cruz no alto do Pico da Bandeira no Parque Nacional do Alto Caparaó
AO LADO DA CRUZ NO ALTO DO PICO DA BANDEIRA

COMO É O TOPO DO PICO DA BANDEIRA

A experiência de chegar ao topo do Pico da Bandeira é algo único. E agora você entende o seu sacrífico e todo o seu tempo e dinheiro gasto nesta aventura. Com toda certeza lá de cima você consegue ter uma das melhores visões que uma pessoa consegue ter neste globo terrestre.

Convenhamos que em dias chuvosos ou nublados essa vista pode ser prejudicada. Embora não aconselho este passeio em dias de chuva, pois fica mais perigoso, saiba também que a visão da área ficará muito prejudicada.

Vista de cima do Pico da Bandeira no  Parque Nacional do Alto Caparaó pouco depois do Vale Encantado
VistPICO DA BANDEIRA NO ALTO CAPARAÓ AOPOS A SUBIDA

Por outro lado, quando você chega lá em cima, parece que você acha fácil tudo aquilo que você passou. São dois sentimentos distintos durante a subida e outro quando de fato está lá em cima. Uma observação aqui: motos não entram no Parque Nacional do Caparaó, apenas carros.

DESCENDO O PICO DA BANDEIRA PELO VALE ENCANTADO

Concluído aquele momento mágico que é a subida ao Pico da Bandeira. Descemos sabendo que teríamos outro momento igualmente mágico, a descida pelo Vale Encantado. Quando for descer sentido a portaria do Parque Nacional do Caparaó pegue sempre as trilhas da direta ou também simplesmente acompanhe as placas, ou ainda a visão linda das cachoeiras.

Vale Encantado no Parque Nacional do Caparaó no caminho do Pico da Bandeira
VALE ENCANTADO NO ALTO CAPARAÓ

MAS O QUE É O VALE ENCANTADO?

O Vale Encantado é nada mais e nada menos que longas formações de cachoeiras maravilhosas de águas claríssimas. E neste sentido o mais interessante é que essas cachoeiras estão a quase 2.000MT de altitude. Caso seja um entendido de clima já imagina que deve ser frio. Decerto é muito frio, mas vale o mergulho até como batizo desta experiencia maravilhosa.

O maravilhoso Vale Encantado no Parque Nacional do Caparaó
PEQUENAS CACHOEIRAS CLARÍSSIMAS NO INTERIOR DO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

Mesmo caso você seja como eu que não curte muito entrar em cachoeira você poderá fazer como sempre faço que é ficar horas apreciando a vista. Afinal não gosto de entrar em cachoeira, mas gosto de ficar olhando. Portanto, é ótimo ir neste lugar também para somente olhar a paisagem.

Sem dúvida uma dica muito legal é você ir para curtir um dia neste lugar maravilhoso. Dica melhor ainda é fazer um piquenique com aquela pessoa especial apreciando as cachoeiras. Não recomendo, no entanto, fazer tudo em um dia como fiz, pois, você estará cansado e consequentemente não apreciará muito a vista de um lugar mais que especial que é o Vale Encantado.

O belíssimo Vale Encantado no Parque Nacional do Caparaó
DIVERTINDO NO VALE ENCANTADO

Por certo que visitar apenas o Vale Encantado em um dia é tranquilo devido aos vários atrativos, mas lembre-se que a distância da portaria do Parque Nacional do Caparaó até o Vale Encantado é de cerca de 7 KM. Por outro lado, você pode ir veiculo até a Tronqueira e fazer o resto do trajeto a pé que são cerca de 500 MT e curtir este destino incrível que é o Vale Encantado.

O SENSACIONAL VALE VERDE NO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

Mas o viajante que não quer caminhar na altitude para subir ao Pico da Bandeira ou também não, quer subir tanto na altitude para ver o Vale Encantado? Pois, tem medo de passar mal. O que pode fazer em Alto Caparaó? Decerto que uma dica de ouro é curtir apenas o Vale Verde no Parque Nacional do Caparaó.

O Vale Verde é uma série de cachoeiras e piscinas naturais no Parque Nacional do Caparaó. Apenas 600 metros separam a portaria do Parque deste destino que pode ser acessado facilmente por veículos. Este local tem também uma boa infraestrutura para o viajante com banheiro, vestiário e ainda churrasqueiras.

VALE VERDE NO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ
FOTO DO SITE TURISMO EM ALTO CAPARAÓ

Falando ainda mais do destino propriamente dito, ele está a apenas 1200 metros de altitude, o que é pouco comparando a outras áreas do Parque Nacional do Caparaó. Da mesma forma, estas cachoeiras e piscinas naturais são rodeadas pela mata atlântica e neste local ela tem uma altura de cerca de 20 metros, como as listadas anteriormente.

E neste paraíso há uma trilha de pouco mais de 500 metros que levam a Gruta do Jacu. Enfim é um destino de ecoturismo facilmente acessado por qualquer pessoa, inclusive as que tem dificuldade de locomoção.

CACHOEIRA BONITA

Bem nas proximidades do Alto Caparaó. Cerca de 5.5 km da Tronqueira encontra-se o rio José Pedro, rio este que é a divisa dos estados de MG e ES. Facilmente acessível este rio é maravilhoso e o maior atrativo é uma cachoeira com cerca de 80 MT de queda dividida em dois degraus.

E o melhor ainda que para chegar a essa cachoeira a trilha é bem pequena, cerca de 300 metros. Então agora finalmente você já sabe como é fácil conhecer a maior cachoeira do Parque Nacional do Caparaó. Caso goste de Parques Nacionais, cachoeiras e ecoturismo veja o post da Cíntia sobre Cambará do sul abrangendo o Parque Nacional dos Amparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral.

NAS PROXIMIDADES DO PARQUE NACIONAL

As belezas retratadas aqui não ficarão por conta apenas do Parque Nacional do Caparaó ou a cidade de Alto Caparaó. Porque nas proximidades tem atrações belíssimas. E dessa maneira quando falamos nestas atrações, as cachoeiras saltam aos olhos. Dezenas talvez centenas de cachoeiras enfeitam essa região. Umas famosas e outras nem tanto, mas vamos falar aqui das mais populares.

PARQUE CACHOEIRA DAS ANDORINHAS

O Parque Cachoeira das Andorinhas é sem dúvida o ponto turístico mais visitado da região depois do Parque Nacional do Caparaó. Várias atrações foram implantadas neste local.

O local também preserva a fauna e a flora local além das várias belezas e recursos naturais. Vários hectares de matas e cachoeiras além de piscinas naturais terminam de enfeitar o local e o melhor essa água em abundância tem sua fonte no Parque Nacional do Caparaó. Neste parque tem ainda vários animais para os viajantes verem como avestruzes, faisões, patos e carneiros e segue relação.

CACHOEIRA DAS ANDORINHAS NAO CHEGA A SER BONITO COMO O VALE ENCANTADO OU SER A MESMA EXPERIENCIA DA FAZENDA NINHO DA ÁGUIA
FOTO DO SITE CACHOEIRADASANDORINHAS.COM.BR

E para concluir digo que este local está bem-adaptado para receber o viajante com estacionamento, churrasqueiras, trilhas com placas enfim. Um lugar muito bom que vale a visita após ter ido ao Parque Nacional do Caparaó.

POÇO DO EGITO

O Poço do Egito está no rio que leva o mesmo nome. Rio este localizado no município de Iuna-ES. O local é uma propriedade privada que está bem preservado com a natureza linda e maravilhosa. Várias quedas de águas cristalinas em uma vegetação linda enfeitam o ambiente que vale sem dúvida uma visita.

POGO DO EGITO É UMA EXCELENTE OPÇÃO PARA QUEM NAO VAI SUBIR O PICO DA BANDEIRA OU TEM MAIS TEMPO NESTE DESTINO
POÇO DO EGITO/ FOTO DO SITE GAZETA ONLINE

Além das cachoeiras o local é perfeito para quem gosta de fazer trilhas e também conta com uma boa estrutura para atender o viajante com restaurantes, banheiros, estacionamento e camping. O acesso é o mesmo da Cachoeira das Andorinhas e a estrada é razoavelmente boa.

POÇO E CACHOEIRA DO SEGREDO

Caso ainda tenha um tempo sobrando é bom dar aquela passada em Rio Claro que fica próximo de Alto Caparaó. O acesso é por estrada rural de boa qualidade e o trajeto leva cerca de 30 minutos.

CACHOEIRA DO SEGREDO EM ALTO CAPARAÓ
UM DESTINO DESTE NÃO ENCANTA?

A entrada é cobrada, pois, esta atração fica em terreno particular, mas por R$ 15,00 vale muito a pena. O local também conta com uma estrutura boa para receber o viajante. Eu diria simples, porém muito boa e vale a visita sim. E ainda por falar em Rio claro por lá tem outra atração maravilhosa que é o Poço das Antas.

VISITANDO A FAZENDA NINHO DA ÁGUIA

Caso já esteja gostando de Alto Caparaó agora falaremos de um bônus que é a Fazenda Ninho da Águia. Para você que gosta de um café, e ainda goste da vida simples no campo e também a hospitalidade no interior a Fazenda Ninho da Águia é, portanto, perfeita para você.

Desde a primeira vez que fui em Alto Caparaó já sabia da existência de fazendas de café, mas na primeira vez não visitei. Na segunda vez que fui a esse destino estava passeando de moto pela zona rural e vi a placa da fazenda nos convidando a entrar. Visto que sou curioso e aventureiro fui ver. E logo me encantei com o que vi.

Fazenda de café ninho da águia em Alto Caparaó.
CAFÉS SECANDO NA FAZENDA NINHO DA ÁGUIA

Quando chegamos na fazenda, logo fomos recebidos pelo proprietário, senhor Aydes. Este homem é a personalização de um Sr. educado e atencioso e que preserva a hospitalidade do interior de minas gerais. Eles nos explicou que a fazenda ninho da águia está na encosta do Pico da Bandeira. Em uma altitude aproximada de 1300 metros.

Pacote de café selecionado produzido na fazenda ninho da águia,
PACOTE DE CAFÉ DA FAZENDA NINHO DA ÁGUIA

Explicou ainda que ela tem mais de 50 hectares divididos em matas e nascentes preservados e tudo isso propicia a produção de um dos melhores cafés do Brasil. O clima de montanha, a altitude, e as árvores nativas mesclam com as lavouras e isso propicia algo de fato incrível. Pensando que as atrações acabam neste post? Este destino tem ainda várias outras atrações que você pode ver no site da prefeitura.

MAS O CAFÉ?

A colheita de algo em torno de 300 sacas de café orgânico de qualidade única Incomparável. Essas qualidades servem de fato para corroborar os vários prêmios que a fazenda ninho da águia e este café recebem todos os anos.

Decerto que já falei muito da Fazenda Ninho da Águia agora vamos falar do café. Este café produzido nessa fazenda é Tetra-campeão do concurso de qualidade de café de Manhuaçu. Além de ganhar duas vezes como o melhor café do Brasil, desde 2014 está sempre entre os 4 melhores do país. Enfim qual sua desculpa para não visitar a Fazenda Ninho da Águia. No entanto, para saber mais sobre a Fazenda Ninho da Águia acesso o site da propriedade.

Tomando um café na Fazenda Ninho da Águia. Essa é uma excelente Fazenda de Café
UM CAFÉ CAMPEAO COM UMA TORA EUROPEIA NA FAZENDA NINHO DA ÁGUIA

CUIDADOS A SEREM TOMADOS EM ALTO CAPARAÓ

São vários, mas falarei apenas dos mais relevantes. Tenha em mente que caso tome os cuidados abaixo você economizará dinheiro e não entrará em dificuldade. Traga na sua mochila os seguintes itens.

  • Uma garrafa de água
  • Protetor solar
  • Óculos escuros
  • Uma bala clava e se possível uma blusa de proteção UV
  • Uma pequena porção de lanche
  • Um kit de sobrevivencia
  • Telefone com bateria e internet

MAS VALE A PENA VISITAR O ALTO CAPARAÓ?

Decerto que a resposta a esta pergunta é sim. O distrito agrada diferentes públicos: amantes da culinária, cultura e ainda ecoturismo e isso só para começar. Amantes da história, vida simples no campo enfim Alto Caparaó tem lugar para todos.

GASTOS EM ALTO CAPARAÓ

Nesta minha viagem como relatei, iniciou em Ipatinga. E eu fui de motocicleta ano de 2019. Tenha em mente que motocicleta não entra no Parque Nacional do Caparaó. Os gastos são para duas pessoas em duas diárias. Desta forma os gastos aqui serão mencionados com essa minha situação de viagem. Tente adaptar sua viagem a suas contas tendo por base estes valores. Lembrando que não vou a baladas ou bebo bebida alcoólica também. E veremos que é tão barato quanto viajar pela Tailandia.

  • Combustível: R$ 83,00
  • Hospedagem: R$ 240,00
  • Refeições: R$ 160,00
  • compras: R$ 40,00
  • Total: R$ 523,00

Fiquei duas noites por lá e tive estes gastos mencionados. Fiz o tipo de viagem bem econômica, mas não ficaria muito mais caro também. Mas se você gosta tanto de cachoeira temos posts bem legais sobre Diamantina, São Joao do Jacutinga e a maravilhosa Cachoeira da Jacuba.

Ainda gostaria de lembrar que ao viajar principalmente para fazer um ecoturismo como é o caso é bom contratar um seguro viagem. . Para fazer sua própria cotação e ver como é bom e barato clique na foto abaixo.

Seguro Viagem: América do Norte
Intermac 60 Long Stay USA Intermac 60 Long Stay USA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (SUPLEMENTAR) R$ 26/dia*
ITA 40 SMART USA ITA 40 SMART USA Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 16/dia*
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 46/dia*

Mas caso ainda queira tirar alguma dúvida em especial. Fale comigo nos comentários. Veja também nosso post sobre o Vale do Aço e Seus Vários Encantos Naturais.

42 comentários em “Alto Caparaó um destino lindo para se apaixonar”

    1. O Alto Caparaó é mais bonito kkk. Brincadeira a parte os locais são lindos e cada um com sua beçeza. O pico da Bandeira em si é um ótimo lugar para visitar. Abraços

  1. ALEXANDRA MORCOS

    Fiquei com muita vontade de fazer uma trilha aí no Alto do Caparaó e saborear as delícias desta terra! Parabéns pelo post!!

  2. roberto caravieri

    Quero muito visitar Alto Caparao Moises! Adorei conhecer e pretendo ir em breve, quando isso tudo acabar. Já pode? hehehe. Abraçcos.

  3. Que delícia de lugar! Só estive na cidade uma vez a trabalho e me encantei, pena que não deu tempo de conhecer melhor o parque. Adorei suas fotos e as informações.

  4. Que lugar lindo. Ainda não tinha visto nada sobre ele. Amigo seu blog é um mapa completo turístico dos destinos. Esse lugar é um destino acessível financeiramente e maravilhoso.

  5. Roberto Caravieri Junior

    Quero esse bolo com café, eu sou doido por bolo com café! Alto do Caparao tem um ponto turístico: o bolo e o cafezinho! Abraços Moises!

  6. CINTIA GRININGER

    Que destino lindo de ecoturismo! Não sabia que haviam tantas atrações no Vale do Caparaó, só tinha ouvido sobre o Pico da Bandeira. Vc fez tudo por conta ou contou com guia?

  7. Murilo Pagani

    Fiquei impressionado com o tanto de coisa legal que tem para fazer em uma viagem a Alto Caparaó.

    Ainda não tinha considerado visitar a região, mas me pareceu um baita destino para final de semana!

    Obrigado!

  8. Sou doida para conhecer Alto Caparó, principalmente por causa do Pico da Bandeira. Seu post está super completo e me ajudou a tirar várias dúvidas!!

  9. Roberto Caravieri Junior

    Espero que tudo isso acabeo logo, né Moisés? Precisamos viajar novamente e voltar a viver de forma livre! Espero que dê tudo certo e que um dia eu consiga ir pra esse rolê! Abraços!

  10. Muito obrigada por compartilhar tanta dica boa sobre Alto do Caparaó! É meu objetivo conhecer esse lugar incrível ainda esse ano, vai ajudar muito!

  11. normeide neto de carvalho

    Ainda não conheço o Alto do Pararaó, quero muito conhecer. Já esta na minha lista. Agora só analisar os custos para entender se é melhor ir para BH ou Vitória, de avião, a partir de Salvador.

  12. Busquei várias informações sobre o Alto do Carao e agora, lendo esse post super completo, sanei todas as minhas dúvidas. Tem tudo que precisa para viajar: onde ficar, como chegar, principais atrações e até uma média de gastamos. Amei e vou usar!

  13. Busquei várias informações sobre o Alto do Caparao e agora, lendo esse post super completo, sanei todas as minhas dúvidas. Tem tudo que precisa para viajar: onde ficar, como chegar, principais atrações e até uma média de gastamos. Amei e vou usar!

  14. Estou encantada por essa região que ainda não conheço! Adorei as suas dicas de passeio pelo Alto Caparaó, um destino lindo que vou me apaixonar!

  15. Eu fui uma vez ao Alto do Caparaó e subi o Pico da Bandeira, ainda pretendo voltar um dia e repetir a aventura. Seu post está muito completo, parabéns.

  16. Eu nunca tinha ouvido falar no Alto Caparaó! Realmente um destino lindo para se apaixonar! Estou encantada!

  17. Pingback: Feriados 2022? Saiba para onde viajar! | De Lugar Nenhum

Deixe uma resposta