CACHOEIRA DOS CRISTAIS NO PARQUE BIRIBIRI EM DIAMANTINA

Diamantina Muito Mais Que Uma Cidade Histórica

Neste breve post falarei sobre uma cidade maravilhosa que conheci em um final de semana. Chegamos na sexta a tarde e partimos pela segunda de manha. Mas a cidade deixou um gostinho de quero mais, e voce verá mais adiante o porque o nome do post é: diamantina muito mais que uma cidade historica com destaque ao Parque Estadual do Biribiri e suas cachoeiras: Cachoeira dos Cristais e Cachoeira da Sentinela.

Não vou me alongar na parte histórica, mas todos já sabemos como a cidade é antiga, e, porque do nome, bem como a importância dela para o estado de minas gerais e do próprio Brasil. Começando com a exploração de diamantes e até mesmo sendo a cidade de um dos nossos mais querido presidente. Mas falaremos aqui das belezas como o Parque Estadual do Biribiri e a Cachoeira da Sentinela e Cachoeira dos Cristais. Vamos lá que este post está incrível.

DIAMANTINA COMO CHEGAR A DIAMANTINA

Logo vou começar informando que em Diamantina não tem aeroporto grande. Há apenas um pequeno aeroporto doméstico com poucos voos, portanto a maioria dos turistas chega de avião na capital belo horizonte e de lá seguem até diamantina de ônibus ou até mesmo um carro alugado.

Dessa forma por se tratar de uma capital os voos, portanto são bem baratos como se vê neste banner. Contudo, você pode fazer sua própria simulação clicando sobre ele.

DIAMANTINA
Passagens aéreas saindo de

DE CARRO ATÉ DIAMANTINA

Todavia para chegar de carro até Diamantina não tem muita dificuldade. Fui de Ipatinga até diamantina sem nenhum problema, pois a cidade tem várias opções de rodovias.

DE ONIBUS ATÉ DIAMANTINA

Para chegar de ônibus até Diamantina é bem tranquilo. Caso more na capital ou tenha chegado de avião, você somente precisará tomar o ônibus da Viação Passaro Verde até Diamantina. Este ônibus porém demora pouco mais de 5 horas para chegar ao destino e após este tempo é só curtir as belezas de Diamantina como a Cachoeira dos Cristais e a Cachoeira da Sentinela.

  • Você pode também juntar este destino com a Capital, pois ela tem várias atrações legais. E você pode ver aqui neste post sobre: Belo Horizonte o que conhecer.

CONCLUINDO

Como você pode ver a cidade de Diamantina é cercada por várias rodovias, contudo para ter noção da sua própria viagem e noção de preços use o site Mapeia e faça sua rota.

Desta forma apenas para fixar tanto de Ipatinga quanto de belo horizonte até a capital o trajeto é feito entre 4 e 5 horas de carro e ambas viagens têm cerca 300 km. Nada difícil não acha?

QUANTOS DIAS FICAR ?

Antes de tudo, eu particularmente indicaria dois a três dias no máximo. Mais que isso seria entediante. Desta maneira um dia para fazer o centro histórico todinho e outro dia para se divertir no Parque Estadual do Biribiri.

Entretanto, caso tenha três dias o ideal seria fazer o Parque Estadual do Biribiri em um dia, no outro dia fazer o centro histórico, e no terceiro dia repetir as melhores atrações do Parque Estadual Biribiri, por exemplo, cito a Cachoeira da Sentinela e a Cachoeira dos Cristais.

QUANDO IR ?

Essa é uma pergunta interessante, pois envolve caminhar por ladeiras e ainda o ecoturismo em ruas sem asfalto. Por isso a melhor época é entre abril e outubro quando é mais quente e não chove muito.

Já o período entre novembro e março é mais chuvoso apesar da temperatura alta. Como aconteceu comigo as chuvas atrapalham um pouco o passeio. Outras épocas são mais disputadas como carnaval, semana santa e ano novo.

Uma época legal também é entre abril e outubro quando em alguns finais de semana acontece o festival de música Vesperata. Dessa forma você conseguiria unir o ecoturismo, as belezas naturais e a música neste destino. No entanto, não é tão difícil saber quando ir à Diamantina, pois este lugar é maravilhoso.

ONDE SE HOSPEDAR.

Hospedagem aqui para nós é uma coisa muito tranquila e barato em Diamantina. Por conseguinte você pagará o quanto o seu bolso puder pagar.

Todavia uma opção mais que razoável é o Hotel Canto do Chafariz com um bom preço e muito bem localizado. Bem ao estilo casarão antigo é um local muito bacana e você ainda pode reservá-lo no botão abaixo. Pagando um preço bem acessível e parcelando em até 12x melhor ainda.

Hotel Canto do Chafariz em Diamantina é uma bela opção para ficar quando for curtir a Cachoeira dos Cristais e a Cachoeira da Sentinela

Não obstante, ao viajante que deseja uma opção mais refinada por lá há também o Hotel Estilo de Minas com diversas comodidades como restaurante proximidades com diversos pontos turísticos e estacionamento. Uma dica interessante quando for curtir a Cachoeira da Sentinela ou a Cachoeira dos Cristais neste paraíso.

Hotel Estilo de Minas em Diamantina é uma bela opção para ficar quando for curtir a Cachoeira dos Cristais e a Cachoeira da Sentinela

ONDE COMER EM DIAMANTINA

Em primeiro lugar, novamente digo que tem opções para todos os bolsos. No entanto, não diria que tem muitas opções em variedades, mas para diferentes classes sociais sem dúvida. Logo próximo à catedral tem vários estabelecimentos tipo café, bares, lanchonetes e outros.

Andando um pouquinho e pesquisando você pagará R$ 14 em um prato feito ou caso queira ir em locais mais afastados e menos turísticos, pagará menos ainda. A melhor dica de fato é afastar da Catedral e centro histórico.

COMO SE LOCOMOVER ?

Com a exceção do parque estadual biribiri tudo é bem pertinho. O centro histórico, por exemplo, pode muito bem ser visitado a pé, todo ele. Quando se trata de ir no biribiri é, portanto, mais complicado.

Alugar um carro, ou ir de moto-táxi é o mais indicado, pois, o transporte público não é dos melhores. De fato é o local ideal para você ter seu próprio veículo ao rodar por lá, mesmo assim a pé ou com carona você também pode aproveitar muito.

CURTINDO EM DIAMANTINA-MG

Basicamente por lá tem duas opções mais razoáveis e que eu mais gostei. O Parque Estadual incluindo a Vila do Biribiri com a Cachoeira dos Cristais e a Cachoeira da Sentinela. E o centro histórico, conforme veremos adiante.

PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI

Sem dúvidas eu não conseguiria descrever como é bonito o local neste post. Porque é humanamente impossível, mas vou detalhar minha experiência e como fiz e você pode fazer igual tendo em vista que deu certo para mim. Logo na entrada você pode pedir um fôlder com um mapa do local, mas ainda assim faremos uma pequena explicação por aqui.

A entrada do parque está bem próxima a BR-367 e de sua entrada ao lugar mais longe, que é a Cachoeira dos Cristais que você vê a foto abaixo são cerca de 12 km. Aconselho sua visita primeiro, pois você encontrará o local com menos pessoas e todo o trajeto será voltando em direção a portaria.

CACHEIRA DOS CRISTAIS

Conforme mencionado passamos pela porta de entrada do parque e fomos a Cachoeira dos Cristais, pois é a mais longe da portaria, 12 KM. E lá encontramos essa maravilhosa cachoeira. Apenas a título de informação essa cachoeira tem algumas partes muito fundas. Então tenha mais cuidado.

Cachoeira dos Cristais está mais afastada da portaría que a cachoeira da sentinela, por exemplo
CACHOEIRA DOS CRISTAIS ESTÁ PROXIMO A VILA BIRIBIRI E A 12KMS DA PORTARIA.

VILA BIRIBIRI EM DIAMANTINA

Apos visitar essa cachoeira já no trajeto sentido a volta para a portaria aquela parada na Vila de Biribiri. Vila essa que foi criada em 1876 para alojar trabalhadores da indústria têxtil. E logo na entrada você vê toda a história em um grande outdoor.

Lá também você pode parar para o almoço além de visualizar essa paisagem que é como voltar no tempo. Lembrando também que é pago uma taxa de R$ 5,00 ao entrar nesta parte do parque.

VILA DE BIRIBIRI DENTRO DO PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI e PROXIMO A CACHOEIRA DA SENTINELA
VISTA DA VILA BIRIBIRI EM ESPECIAL O CAFÉ BIRIBIRI

Já pensa que valeu o passeio? Não! Este parque ainda tem muito mais atrações como veremos adiante. Continuando voltando sentido a portaria a primeira atração, após a vila é a parada para as pinturas rupestres.

E o melhor é que fica ao lado da Cachoeira da Sentinela, e bem próximo à estrada principal do parque, mas a placa é bem pequena, por isso esteja atento.

PINTURAS RUPESTRES NO PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI
PINTURAS RUPESTRES NO PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI

Continuando sentido a portaria caso goste você pode pegar uma estrada a direita e ir até o Mirante do Guinda, que fica na mesma estrada de acesso ao Povoado Pinheiros. Da estrada principal até o Mirante do Guinda são apenas 2,2 km. Lá é possível essa bela vista.

MIRANTE DO GUINDA NO PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI
VISTA DO MIRANTE DO GUINDA.

MAIS E MAIS CACHOEIRAS EM DIAMANTINA

Ainda na estrada principal e sentido a portaria logo você avista a placa de acesso à cachoeira da sentinela. Muito próxima à estrada e com dois ambientes com poços grandes você pode aproveitar e muito este lugar. Detalhe que ela não é funda como a cachoeira dos cristais. Então crianças e idosos podem aproveitar e muito.

CACHOEIRS DA SENTINELA NO PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI
PARTE DEBAIXO DA CACHOEIRA DA SENTINELA

O lado debaixo é muito fácil o acesso. Já o lado de cima é um pouco mais complicado, mas qualquer um consegue fazer. Detalhe que o lado de cima é muito mais bonito.

CACHOEIRA DA SENTINELA EM DIAMANTINA MG NO PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI
LADO DE CIMA DA CACHOEIRA DA SETINELA

Seguindo em direção a portaria do parque a próxima parada é no poço do estudante, e não sei o porquê deste nome. Mas da estrada principal até lá são 600 MT em uma trilha fácil. O cuidado aqui, no entanto, é apenas com a profundidade do poço.

Os locais falaram que tem mais de três metros, todavia não duvido. Embora uma vantagem aqui é que acima do poço do estudante você encontra outros poços menores e com milhares de peixinhos para se divertir.

POÇO DO ESTUDANTE EM DIAMANTINA MG PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI
VISTA DE CIMA DO POÇO DO ESTUDANTE

MIRANTES POÇOS E MAIS CACHOEIRAS

Na estrada principal sentido a portaria a próxima parada é a do mirante da cruzinha. Lá você consegue ter uma bela vista de algumas cachoeiras abaixo. Particularmente não gostei muito, devido à vista da cidade. Pois, não faz muito sentido, a meu ver. Mas ainda vale a visita sim.

MIRANTE DA CRUZINHA EM DIAMANTINA MG NO PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI
VISTA DO MIRANTE DA CRUZINHA

Voltando sentido a portaria a última para é no poço da água limpa. É bonito sim, mas não segue o padrão da beleza que vimos em todo o parque, e a água inesperadamente não é tão limpa, mas ainda assim é bonito.

POÇO DA AGUA LIMPA EM DIAMANTINA MG NO PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI
POÇO DA ÁGUA LIMPA

A melhor parte é que abaixo do poço da água limpa, tem também alguns poços mais limpos como você pode ver na foto abaixo.

POÇO DA AGUA LIMPA EM DIAMANTINA MG DENTRO DO PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI
PARTE DEBAIXO DO POÇO DA AGUA LIMPA

E basicamente assim termina o passeio no Parque Estadual do Biribiri. Inegavelmente convenhamos: foi incrível. Gostaria de lembrar que ao lado da estrada principal tem um riacho que forma belos poços, caso queira um espaço mais privativo, logo você encontrará também. Caso queira ver as regras de mais informações acesse o site do IEF.

CENTRO HISTORICO

Antes de tudo, não vou me alongar muito ao falar do centro histórico, pois prefiro o ecoturismo. E ainda quando visitei muitas coisas também estavam fechadas devido à pandemia. Contudo, alguns locais valem uma passada nem que seja apenas do lado de fora.

Vejamos, portanto, alguns exemplos: a casa da Chica da Silva, que ficou muito conhecida após a uma novela. A casa está lá intacta, belíssima e o melhor ainda, muito bem localizada no centro histórico.

Ainda para frisar a cidade o centro histórico de Diamantina é muito romântico, bem como toda a cidade. E caso goste de lugares românticos não deixe de ver o post do nosso amigo Johnnie Lustoza sobre: 13 Lugares Românticos para Viagem de Casal em Minas Gerais.

CASA DA CHICA DA SILVA EM DIAMANTINA MG
QUE TAL A CASA DA CHICA DA SILVA ?

Não achou muita graça? Então que tal a casa do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Convenhamos que o carro inegavelmente atrapalhou a foto.

CASA DO EX-PRESIDENTE JUSCELINO

O NOTÁVEL EX-PRESIDENTE

Aliás, este ex-presidente e um orgulho para a Cidade de Diamantina. Tanto que na praça tem uma estátua dele e que ainda colocaram uma máscara de proteção contra o novo coronavírus.

Juscelino kubstcheck em diamantina
ESTÁTUA DO EX-PRESIDENTE EM DIAMANTINA

A Casa da Glória é um local muito interessante que vale a visita. Construído no início do seculo XVI ela tem uma história interessante. Decerto que é muito fácil acesso também, vale a pena visitar nem que seja, somente para apreciar e tirar uma foto.

CASA DA GLORIA EM DIAMANTINA MG
CASA DA GLORIA EM DIAMANTINA

Ainda no centro histórico temos a belíssima catedral. Quando eu falo belíssima eu digo muito belíssima. É de tirar o folego aliás. A maior vantagem é que fica no caminho de quase todas as atrações do centro histórico. Então você não terá dificuldade de encontrá-la. Caso goste de cidades históricas e religião juntos não deixe de ver o post da nossa amiga Cíntia sobre: O Que Fazer em São Miguel das Missões.

IGREJA CATEDRAL EM DIAMANTINA MG
VISTA DA CATEDRAL: OS CARROS NÃO AJUDARAM, MAS O LUGAR É LINDO

CAMINHO DOS ESCRAVOS

O caminho dos escravos vale a visita também. Fica na BR-367 e não tem um estacionamento muito favorável por perto, mas você pode também fazê-lo por trilhas. Este local também tem uma história muito interessante, foi construído no início do século XVIII por escravos para o transporte das tropas. Imagine o sacrifício feito para construir essa estrada?

CAMINHO DOS ESCRAVOS EM DIAMANTINA
CAMINHO DOS ESCRAVOS EM DIAMANTINA

MAS VALE A PENA ?

Decerto que a resposta a esta pergunta é sim. Simplesmente e obviamente sim. Afinal a cidade agrada diferentes públicos: amantes de história, culinária, cultura e ainda ecoturismo e isso só para começar. E eu que sou amante de cachoeira, tanto que tenho um post sobre a cachoeira da jacuba neste blog, simplesmente adorei.

Nesta minha viagem como relatei, sai de Ipatinga. Em síntese os gastos foram conforme mencionados abaixo. Lembrando que fui de motocicleta.

  • COMBUSTÍVEL: R$ 85,00
  • HOSPEDAGEM: R$ 300,00
  • INGRESSOS: R$ 10,00
  • REFEIÇÕES: R$ 160,00
  • PRESENTES: R$ 60,00
  • TOTAL: R$ 615,00

Primordialmente vou lembrar que foi para um final de semana. E ainda os gastos são para duas pessoas, portanto foi excelente. Desta maneira eu recomendo a todos esse passeio. Você pode igualmente fazer o centro histórico e caminho dos escravos em meio-dia e deixar um dia inteiro para o parque e curtir bastante. Gosta de cachoeiras? aqui no blog temos posts sensacionais sobre a Cachoeira da Jacuba e São João do Jacutinga que é um paraíso de cachoeiras.

Ainda gostaria de lembrar que ao viajar principalmente para fazer um ecoturismo como é o caso é bom contratar um seguro viagem. Portanto, para fazer sua própria cotação e ver como é bom e barato clique na foto nesta abaixo.

Seguro Viagem: América do Norte
Intermac 60 Long Stay USA Intermac 60 Long Stay USA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (SUPLEMENTAR) R$ 24/dia*
ITA 40 SMART USA ITA 40 SMART USA Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 14/dia*
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 43/dia*

Mas caso ainda queira tirar alguma dúvida em especial. Ou ainda acrescentar ao conteúdo. Enfim fale comigo nos comentários. Veja também nosso post sobre O Vale do Aço e Seus Vários Encantos Naturais.


42 comentários em “Diamantina Muito Mais Que Uma Cidade Histórica”

  1. Marcelo Fernando da Silva

    Moisés, sua viagem em Diamantina me revelou lugares que ainda não fui após minha terceira visita àquela cidade encantadora. Muito obrigado pelas dicas excelentes !!!!!!!

  2. Adorei saber um pouco mais sobre Diamantina, sou mineira e ainda não tive a oportunidade de conhecer essa bela cidade. Belas fotos, parabéns pelo post!

  3. quevontadedeviajar

    Adorei o post! Só me deu ainda mais vontade de explorar Minas Gerais! Meu sonho é fazer uma viagem de carro e conhecer Minas (sou de SP).

  4. Israel Martins

    Ótimo post! Matéria rica em conteúdo e fotos. Parabéns pelo trabalho, o Blog está muito top!

  5. Murilo Pagani

    Que legal, eu não sabia que dava para visitar cachoeiras durante uma viagem a Diamantina. Pensava que o centro-histórico fosse a única atração por lá!

    Adorei pois assim já vou com mais tempo para aproveitar tudo!

    Obrigado

  6. Roberto Caravieri

    Que legal saber um pouco de cidade de Diamantina, aprece ser um destino incrível. Adorei a cachoeira!

  7. O legal em Diamantina é que você pode ver um pouco de tudo: desde cachoeiras, trilhas, até histórias de nossa cultura popular, sem contar que foi berço de Juscelino, fantástico!

  8. Estive em Diamantina muitos anos atrás, quando morava em BH. Fui cobrir uma cerimônia para o Estado de MInas e precisei voltar rápido. Não tive tempo de conhecer diteito a cidade. Desde aquela época, tenho vonade de voltar e sua postagem reacendeu esse desejo.

  9. O teu post reforçou a imagem de beleza que tenho da cidade de Diamantina, ao qual tenho muita curiosidade em conhecer. Você citou que 3 dias são o suficiente para conhecer tanto a parte da natureza, quando para a cidade histórica, este tempo vale também para quem tem o estilo slow travel?

  10. Moises, adorei seu post sobre Diamantina, muito mais que uma cidade histórica. Estou planejando uma roda trip por algumas cidades de Minas é já vou usar seu post quando for visitar Diamantina

  11. Roberto Caravieri Junior

    Que linda a cidade de Diamantina, realmente é muito mais que uma cidade histórica. Minas Gerais é um estado muito completo e tem riquezas como essas. Fico feliz em saber que é um destino relativamente barato, eu amei esse hotel que se parece (ou é) um casarão antigo. Valeu por compartilhar!

  12. Se pudesse escolher somente um Estado do Brasil para visitar durante um ano com certeza seria Minas Gerais. Uma mistura de cachoeiras e cidades históricas com paisagens absurdamente diferentes e encantadoras. Diamantina seria um dos meus destinos principais e, assim, posso usar esse guia super completo.

  13. O interior de Minas é demais! Conheci algumas cidades, mas não cheguei a conhecer DIAMANTINA. Com certeza é MUITO MAIS QUE UMA CIDADE HISTÓRICA! Quantos lugares lindos vc mostrou, obrigada!

  14. Angela Martins

    Depois de ler esse post, fiquei com mais vontade de conhecer Diamantina. Amei essas cachoeiras. Realmente muito mais que história!

  15. Fiz uma viagem para as cidades históricas de Minas quando adolescente e quero fazer novamente agora com minha filha. Fiquei encantada com Diamantina na época! Anotei todas as suas dicas, porque faz uma eternidade que fui! Kkkkkkk Achei o hotel Canto do Chafariz uma gracinha!

  16. Sabrina Albuquerque

    Muito legal ver esses outros atrativos de Diamantina, que mostram que é um destino muito mais do que uma cidade história. Amei saber que há pinturas rupestres.

Deixe uma resposta