Hoje falaremos de dois destinos maravilhosos para curtir. falo portanto de Canoa Quebrada e Fortaleza. Cheguei a fortaleza vindo de Jericoacoara onde curti muito. Fiquei em Fortaleza apenas um dia e segui para Canoa Quebrada, onde diverti bastante naquele lugar maravilhoso, sem dúvida um dos melhores lugar do Brasil.

Neste post você saberá os preços que paguei e passeios que fiz, e ainda os cuidados a serem tomados. Aqui você saberá porque fiquei tão pouco tempo nestes destinos. E o que curti, os preços por lá e bem como cuidados a serem tomados nestes locais.

FORTALEZA E CANOA QUEBRADA COMO CHEGAR ?

PASSEIO DE TRICICLO EM CANOA QUEBRADA
PASSEIO DE QUADRICICLO EM CANOA QUEBRADA

Primeiramente tanto Fortaleza, a capital do estado do Ceará, quanto canoa quebrada estão na orla e muito próximos. Pouco mais de 60 km separam estes destinos maravilhosos. Por isso ir de Fortaleza para Canoa Quebrada, é bem tranquilo.

Ambos os locais estão em fácil acesso tanto por via terrestre quanto aérea. Chegamos a Fortaleza partindo de Jericoacoara , que está a 300 km de fortaleza. Antes de Jericoacoara estivemos também e em Parnaíba-PI. E fizemos o Passeio Delta do Rio Parnaíba.

Como se pode ver no mapa abaixo a chegada na cidade é feito por uma rodovia federal. A BR-116 e várias outras rodovias estaduais. Como eu vim de Jericoacoara usei em grande parte a CE-085. Uma rodovia boa, mas que em muitos momentos o vento prejudica um pouco os motociclistas, mas os motoristas não terão tanto problema.

MAIS OPÇÕES

A melhor opção que eu consideraria para quem não está de veículo próprio. É chegar à Fortaleza de avião. Após chegar nos aeroportos você consegue facilmente tomar um ônibus ou táxi para o centro da cidade.

Abaixo você pode ver como é barato a passagem de avião até fortaleza, mas você também pode pesquisar clicando no banner.

[ppromo_passagens limit=”3″ origin=”GRU” show_logo=”true” destination=”FOR” header_text=”FORTALEZA” /]

Como pode ver acima os preços são bem atraentes e devido à passagem aérea não é motivo para ficar sem conhecer estes locais.

QUANTOS DIAS FICAR ?

Bom, eu fiquei dois dias e fiz três passeios. Por conseguinte confesso que foi correria. Na época não fiz passeios em Fortaleza, pois eu não queria ficar muito tempo em capitais.

Ficamos por lá apenas um dia e deslocamos para Canoa Quebrada onde também ficamos um dia, ou seja, um dia inteiro em cada lugar. Chegamos à fortaleza depois do almoço e ficamos este dia e mais um, no terceiro dia partimos para Canoa Quebrada e fizemos o mesmo

Mas caso acrescente dois dias inteiros em cada lugar. Ainda terá várias opções de passeios bem interessantes. No caso aconselho no máximo quatro dias para curtir o melhor de Fortaleza e o melhor de Canoa Quebrada dois dias. Caso tenha mais dias uma dica razoável é ir para as outras cidades como Jericoacoara, por exemplo.

QUANDO IR ?

A melhor época de Fortaleza e todo o ceará começa em julho. Desta forma de agosto a dezembro não é comum a chuva. O calor mais “bruto” digamos é de setembro a novembro e bota calor nisso. Já os meses mais chuvosos vão de março a maio. Uma época boa para repensar a visita.

PRAIA DO FUTURO EM FORTALEZA

ONDE SE HOSPEDAR

Antes de tudo em Fortaleza não existe problema nenhum para se hospedar. São milhares de opções e preços bem variados. Tanto o amigo querendo aquele lugar mais confortável. Quanto o amigo procurando economia não terão problemas.

A melhor zona, eu diria, que na orla da Praia de Iracema ou Praia de Meireles. Fato é que em ambos os locais você está mais confortável. No que diz respeito a localização. Portanto, eu aconselharia o Ponta do Mar hotel por considerar uma boa opção de quatro estrelas com um preço atrativo.

HOTEL EM FORTALEZA
PONTA DO MAR HOTEL

Já no que diz respeito a Canoa Quebrada a vila é muito pequena. Eu particularmente orientaria algo mais próximo à praia. Onde você pode curtir e contratar passeios, mas se você reservar mais próximo a Broadway sentido a praia melhor ainda. Eu aconselharia em canoa quebrada a Pousada Latitude, pois por lá as pousadas são caras e essa consegue aliar um bom preço e a qualidade.

HOTEL EM CANOA QUEBRADA

ONDE COMER EM CANOA QUEBRADA E FORTALEZA

Primeiramente comer em Fortaleza para mim, foi um tanto quanto fácil. Porque fiquei na zona central e bem próximo Praia de Iracema então não faltavam boas opções.

Pagávamos na faixa de R$ 20,00 pelo prato executivo. Mas em fortaleza fomos ao mercado municipal e comemos aquela buchada de carneiro, e deu sono em excesso depois. O preço dela não foi dos melhores R$ 60,00, por pessoa, mas valeu a pena saborear este prato maravilhoso e local.

BUCHADA DE CARNEIRO NO MERCADO MUNICIPAL DE FORTALEZA

Uma boa dica ainda é dar aquela passadinha no mercado do peixe em Fortaleza. lá você compra seu peixe e eles preparam para você. Quando estava lá comi uma deliciosa arraia frita com camarão e batata frita. E olha que até hoje tenho saudades.

comer em Canoa Quebrada não vou aconselhar um lugar específico, mas sim desaconselhar um. Este estabelecimento que nos vendeu a refeição e falou que era a vontade e mandou escolher o cardápio. Escolhemos camarão: e mais que 60% dele veio somente com a cabeça.

Reclamamos e eles trouxeram a metade do que veio na primeira vez e novamente mais de metade era só a cabeça, para piorar nos cobraram 10% de serviço e uma taxa de desperdício. E ainda não falo que nos olharam de cara fechada quando íamos repetir. Enfim devido a isso tudo já temos conteúdo aqui neste blog sobre como não cair em golpes e como planejar uma viagem, para que você não passe pelo mesmo que passamos.

AQUELE LUGAR PARA NÃO ENCARAR

O QUE VER E FAZER ?

Como mencionado anteriormente aqui, falaremos de dois destinos: Canoa Quebrada e Fortaleza. Em Fortaleza nós ficamos 1 dia inteiro e em Canoa Quebrada também. Pois, estávamos de passagem. Não ficamos mais em Fortaleza, pois não queríamos ficar muito tempo em capital e não ficamos mais em Canoa Quebrada porque não achar conveniente.

Então vamos falar do que fizemos e do que é interessante fazer em cada um destes destinos que são facilmente combinados em uma viagem.

FORTALEZA

Como mencionado não queríamos ficar muito tempo em fortaleza. Chegamos a tarde e ficamos o resto da tarde e apenas mais um dia, partindo cedo no terceiro dia. Logo no primeiro dia descansamos e ficamos nas redondezas da hospedagem e bem como a praia de Iracema e proximidades. No segundo dia partimos cedo, pois queríamos ver a praia do futuro.

Antes mesmo de chegar a essa praia já tinha visto falar que ela era maravilhosa. E meu amigo ela é de fato um encanto. Você que for a fortaleza e vai ficar pouco tempo priorize essa beleza.

PRAIA DO FUTURO EM FORTALEZA

Apos conhecer a praia do futuro partimos para o almoço no Mercado Municipal, e convenhamos que mercado municipal é sempre uma atração a parte. Pois, lá em fortaleza não é nenhum pouco diferente. Passeamos nas barracas e comemos uma buchada de carneiro maravilhosa e tiramos boas fotos naquele local mágico.

Convenhamos que essa buchada de carneiro nos deixou um pouco esmorecidos e sonolentos, mas valeu a pena demais. Após este almoço no meio da tarde deitamos, pois, a noite reservava uma experiência única.

MERCADO MUNICIPAL DE FORTALEZA

MERCADO DO PEIXE

A noite a proprietária e os funcionários da hospedagem ao saber que gostamos de frutos-do-mar nos aconselhou a ida ao mercado do peixe. E vai por mim vale muito a pena. Por lá você compra o seu peixe ou camarão fresco e em outro estabelecimento eles fritam esse produto para você.

Na época compramos dois quilos de arraia, meio quilo de camarão e ainda uma porção de barata frita e na época nos custou R$ 40 reais para cada. Um achado este não é? E eu mega recomendo essa ida ao mercado do peixe. Obviamente sobrou comida e levamos para os funcionários da hospedagem que ficaram extremamente satisfeitos. Logo apos dormimos cedo, pois a viagem seria longa até canoa quebrada também.

CANOA QUEBRADA

Canoa Quebrada para nós começou mal. Não achamos hospedagem com bom custo benefício nos sites e então fizemos algo que eu não curto, que é chegar e procurar. Após atolar a moto em areia diversas vezes, debaixo de um sol escaldante encontramos uma hospedagem coerente com o que podíamos pagar, mas longe de ter algum conforto ou café da manhã.

Após resolvido este problema fomos passear na (Broadway), sim, este é o nome da rua mais movimentada da vila. E certamente tiramos algumas fotos populares entre os visitantes deste local.

BROADWAY EM CANOA QUERADA

Ao tentar reservar um passeio tivemos um problema, pois na associação de motoristas de buggy não tinha como nos colocar em um compartilhado com outros turistas como aconteceu em Jericoacoara e Natal.

Consequentemente teríamos que pagar R$ 350 e isso não estava em nosso orçamento, mas deixamos de curtir por isso? De forma alguma fizemos um passeio de quadriciclo e foi o único passeio que fizemos e não durou duas horas, mas foi o suficiente para nos encantar.

PASSEIO DE QUADRICILO EM CANOA QUEBRADA

Antes de tudo eles começam te ensinando, como pilotar o quadriciclo, e convenhamos que como motociclistas não tivemos problema nenhum.

Então eis que começa o passeio passando por um mirante maravilhoso em meio as dunas próximo à Canoa Quebrada e você pilotando aquele quadriciclo na areia é pura emoção. Portanto, essa parada encanta qualquer um não acha?

PARQUE EOLICO NO CEARA

Passado este mirante agora tem outra parada incrível que são as fazendas com criatórios de camarão. Algo muito comum no Ceará é a criação de camarão em fazendas destinadas a este propósito. E a visão é muito bonita de uma coisa maravilhosa assim. O passeio segue por dunas com turbinas eólicas, algo muito comum no nordeste. Eu diria que o que temos de serras em Minas Gerais temos de parques eólicos no Ceará e Rio Grande do Norte.

FAZENDA DE CRIAÇAO DE CAMARAO EM CANOA QUEBRADA

E ainda neste passeio a parada é para a tirolesa e esqui-bunda, em um oásis em meio as dunas. O preço era totalmente atrativo e compensava sim, a emoção. Não perdi tempo e fui fazer esta aventura que mais que vale a pena.

TIROLESA EM CANOA QUEBRADA

Concluindo o passeio o guia te leva em um local chique que convenhamos, é um golpe ao turista que tenho falado sempre aqui. Mas ficamos na boa na espreguiçadeira e voltamos para a vila de Canoa Quebrada.

AS FALESIAS DE CANOA QUEBRADA

Como chegamos cedo a vila resolvemos passear nas falésias de Canoa Quebrada. Sabe aquele passeio a pé sem preocupar com tempo e olhando belas paisagens? É este, e o melhor nele você tira a foto mais famosa de Canoa Quebrada.

FALESIAS EM CANOA QUEBRADA

Essas falésias são bem comuns por lá e você encontra várias e várias ao longo da praia. Algumas em bom estado e outras piores, mas essa caminhada na praia ainda revelou outras surpresas como poder ver uma tartaruga-gigante morta e também uma arraia bem próxima à praia, que animal lindo.

Apos este dia incrível, fomos naquele restaurante eu não recomendei passar raiva e descansamos. Pois, no próximo dia iríamos para São Miguel do Gostoso. Um local que não estava no roteiro, mas foi-nos recomendado pelo pessoal da hospedagem de Fortaleza, que povo bom de recomendação. Quer saber o melhor o nosso próximo post será exatamente sobre São Miguel do Gostoso. E concluído, este dia, fomos ver este por do sol próximo à entrada da vila. Ele é divino.

POR DO SOL NAS DUAS EM CANOA QUEBRADA

CUIDADOS EM FORTALEZA E CANOA QUEBRADA

São vários, mas falarei apenas dos mais relevantes. Tanto no que se trata de golpes aos turistas tanto no que se trata da natureza do local propriamente dito. Tenha em mente que caso tome os cuidados abaixo você economizará dinheiro e não entrará em dificuldade. Traga na sua mochila os seguintes itens.

• uma garrafa de água
  • protetor solar
  • óculos escuros
  • um lanche tendo em vista que as paradas dos passeios os restaurantes são caros e ruins.
  • uma bala clava e se possível uma blusa de proteção UV
  • priorize dinheiro vivo em Canoa Quebrada
  • pesquise o passeio ou até mesmo almoço em no mínimo três locais

MAS VALE A PENA VISITAR ESTES LOCAIS ?

Decerto que a resposta a esta pergunta é sim. Fortaleza agrada diferentes públicos: amantes de história, culinária, cultura e ainda ecoturismo e isso só para começar. Contudo, já Canoa Quebrada achei meio abandonado por parte do poder publico, mas o lugar em si, é maravilhoso. Desta forma eu aconselharia sim, a visita nos dois. Todavia eu mesmo não fiquei por mais tempo devido a questões muito particulares.

Nesta minha viagem, sai de Jericoacoara. Os gastos estão abaixo. Lembrando que fui de motocicleta.

• combustível: R$ 160,00
  • hospedagem: R$ 240,00
  • refeições: R$ 180
  • presentes: R$ 35,00
  • passeios: R$ 75,00
  • total: R$ 690,00

Primordialmente vou lembrar que ficamos três noites por lá. E os gastos mencionados são por pessoa. Não é caro pelo que se oferecerem em um lugar tão incrível.

Ainda gostaria de lembrar que ao viajar principalmente para fazer um ecoturismo como é o caso é bom contratar um seguro viagem. Para fazer sua própria cotação e ver como é bom e barato clique na foto abaixo.

[seguros_promo_shortcode theme=”card-large” ideal_para=”6″ ideal_para_lbl=”América do Norte” /]

Bom dessa forma concluo este breve post sobre a minha viagem para os estes locais, mas caso ainda queira tirar alguma dúvida em especial. Fale comigo nos comentários.