Após conhecer tantos lugares, algum ainda me impressiona? Jijoca de Jericoacoara no Ceará sim! Certamente que Jeri, como é carinhosamente chamada, encanta até os viajantes mais experientes. Pois os pontos turísticos de Jericoacoara são incríveis, e você vai se encantar com tantas atrações e lugares bonitos.

Primeiramente, a Vila de Jericoacoara, o Parque Nacional de Jericoacoara e as praias de Jijoca de Jericoacoara são maravilhosos. Dessa maneira este maravilhoso lugar é tão incrível que ao retornar para minha casa, fiz uma triste descoberta, não havia tirado praticamente fotos nenhuma, e sim simplesmente curtido. Contudo, as poucas fotos que tirei serão suficientes para você também se encantar.

Chegamos a Jericoacoara partindo de Barreirinhas, onde conhecemos os Lençóis Maranhenses, antes disso estivemos em Parnaíba-PI, e fizemos o passeio Delta do Rio Parnaíba. E vamos adiante que o post está muito legal.

JIJOCA DE JERICOACOARA COMO CHEGAR ?

Imagem mostra motocicletas que estavam viajando para Jericoacoara
PARADA DURANTE A IDA PARA JERICOACOARA

Antes de tudo a cidade de Jijoca é um termo indígena. É nada mais que a junção do nome de dois índios chamados Ji e Joca. Essa cidade de nome indígena é a base para conhecer a vila de Jericoacoara.

Contudo, caso resolva deixar o carro no estacionamento de Jericoacoara tenha em mente que a estrada até a vila é de areia, ruim demais para dirigir, e ainda o estacionamento na vila é muito caro.

Primeiramente vou mencionar que você não chega de carro próprio até Jericoacoara. Dessa forma na entrada da vila existe um estacionamento para você colocar seu veículo e de lá em diante o trajeto deve ser feito a pé. O melhor, no entanto, é fazer como fizemos deixar seu veículo em Jijoca e seguir de jardineiras até Jericoacoara. Portanto, tenha em mente também que há uma taxa de visitação em Jericoacoara de R$ 30 por visitante.

Como se pode ver no mapa a vila fica bem afastada e a cidade próxima é Jijoca. A vila está localizada a 300 km de Fortaleza e a 640 km de São Luís. Pelo aeroporto de Fortaleza é de fato mais barato, uma vantagem é que você pode visitar também Canoa Quebrada e Fortaleza.

Por outro lado, vindo por São Luís você pode também facilmente conhecer os Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba. A rodovia mais próxima e importante acesso a este paraíso é a CE-085. Veja mais sobre como ir de Fortaleza a Jericoacoara-CE.

MAIS OPÇÕES PARA JERICOACOARA

Entretanto, caso não vá de veículo próprio como eu fui, o ideal é chegar pelos aeroportos de São Luís ou Fortaleza. Portanto, se você gostar de praia, considere Fortaleza. Caso goste mais do ecoturismo e coisas mais diferentes, vá por São Luís. Caso queira simplesmente economizar, vá por fortaleza.

Portanto, como você pode ver, é muito barato e você pode chegar de avião e posteriormente seguir de ônibus até Jijoca e depois jardineira até Jericoacoara.

QUANTOS DIAS FICAR EM JERICOACOARA PARA CURTIR OS PONTOS TURÍSTICOS?

Eu fiquei dois dias e fiz quatro passeios e curti os principais pontos turísticos de Jericoacoara. Confesso que foi meio corrido. Pois, na época fiz os passeios leste e oeste, além do voo de helicóptero e também a caminhada até a Pedra Furada. Dessa forma é muito importante saber quantos dias ficar em Jericoacoara.

No caso aconselho no mínimo três dias para curtir o melhor da vila. Caso tenha mais dias, uma dica razoável é ir para as outras localidades, como exemplo cito Fortaleza e Canoa Quebrada e curtir por lá também. Contudo, antes de definir as datas pensem bem nos deslocamentos e como podem ser demorados.

QUANDO IR EM JERICOACOARA ?

Pergunta muito fácil de responder. Basicamente em qualquer época do ano. Eu mesmo fui em novembro e adorei, não tivemos problemas com chuvas ou falta de sol. Entretanto, o mais razoável é olhar a previsão do tempo se possível.

Porém, uma época mais que interessante é o verão que é de julho a fevereiro. Caso queira mais emoção com o esporte kitesurf e windsurf a época de ventos é de julho a dezembro. Mas caso queira ir em uma época mais econômica é de fevereiro a junho, além de setembro a novembro. Fato é que saber quando ir em Jericoacoara é simples, pois o destino é maravilhoso todo o ano.

Imagem mostra apraia de guriu que é um dos melhores pontos turísticos próximos a Jericoacoara.

ONDE COMER EM JERICOACOARA ?

Primeiramente comer em jijoca de Jericoacoara não é problema no que diz respeito a variedade e muito menos preço. Portanto, há vários restaurantes sofisticados na vila cobrando preços absurdos pela sua alimentação.

Por outro lado, há também restaurantes organizados que cobrarão na faixa de R$ 20 a R$ 50 por uma refeição. Caso já tenha gostado saiba que a noite na rua principal tem várias barracas que vendem comida a preços muito populares.na época pagávamos na faixa de R$ 10,00 pelo prato.

Eu mesmo comi nos locais mais baratos e deixei para gastar nos pontos turísticos de Jericoacoara.

COMO SE LOCOMOVER ?

Isso também não é problema em Jericoacoara. Decerto que por lá você não pode ir de veículo próprio conforme mencionado anteriormente.

Contudo, você pode também ir em todos os locais a pé. Por isso curta um lugar maravilhoso e ainda faça uma atividade andando por aquelas ruas estreitas e de areia? Vá a este paraíso que é a vila de Jericoacoara.

O QUE VER E FAZER ?

Antes de tudo a vila de Jericoacoara é baseada sobretudo em dois passeios principais. O passeio leste e o oeste. Fora isso você pode fazer outras dezenas de passeios em Jericoacoara.

Fizemos estes dois e ainda o passeio de helicóptero pelo lago azul e ainda fomos na famosa pedra furada. Adiante falaremos um pouco sobre estes locais e passeios.

PASSEIO LADO OESTE EM JERICOACOARA

Contratamos este passeio diretamente na hospedagem. E o fizemos em um buggy. Nos custou na época R$ 75 e valeu muito a pena. O motorista Sr. pedrinho chegou às 9 horas com uma pontualidade que não é comum no nordeste. Com outros dois turistas começamos este passeio maravilhoso.

Logo começamos passando pela praia sentido ao lado oeste e logo a primeira parada é uma coisa bem ecológica. Pagando apenas mais R$ 20 você faz um pequeno tour para ver caranguejos e ainda cavalo-marinho.

Imagem mostra turista brincando com cavalo marinho em um dos melhores pontos turísticos de Jericoacoara.

Embora, na verdade, não é aquela coisa espetacular, contudo já que você está no passeio, vale a pena, sim, ir conhecer este projeto e ainda ver este animal maravilhoso.

Logo após paramos em um pequeno sítio a beira-mar naquele lugar que só serve para tirar fotos sabe. Aliás, sabe aquelas fotos perfeitas para o Instagram. Aqui você terá oportunidade de tirar várias. Então mesmo não curtindo muito isso tirei algumas fotos legais e várias destas fotos estão nos cartões postas e fotos dos melhores pontos turísticos de Jericoacoara.

Imagem mostra turista se divertindo na Praia de Guriu que é um dos melhores pontos turisticos da região depois de Jericoacoara

Após tirar algumas fotos deslocamos mais um pouquinho no buggy em Jericoacoara e paramos em um lugar próximo que é um mirante belíssimo e posteriormente seguimos passando por dunas subindo e descendo com muita emoção.

Imagem mostra turista apreciando as dunas de Jericoacoara

CONTINUANDO O PASSEIO PELOS PONTOS TURÍSTICOS DE JERICOACOARA

Concluída a emoção no buggy por hora e continuando o passeio a próxima parada é no toboágua gigante no meio das dunas. Realmente é uma emoção muito grande descer aquele toboágua em meio às duas e concluindo dentro de uma pequena lagoa. De fato descendo deitado de frente então coloca emoção nisso.

Imagem mostra um dos pontos turísticos mais legais de Jericoacoara que é o toboágua

Por fim chegamos na parada do almoço em Jijoca de Jericoacoara. E aqui tem um golpe muito comum no turista. Por volta das 13h o guia para em local que todos os restaurantes são caros. Já falei várias vezes que para não cair neste golpe tenha sempre um lanche na mochila.

No entanto, neste dia resolvi não economizar após ver a lagosta e os peixes com o camarão. No caso éramos quatro turistas e comemos muito bem estes pratos que saiu a R$ 80 para cada um. Desta maneira, como eu nunca tinha comido lagosta, achei barato.

E o melhor, após falar que não tinha comido ostra, ainda ganhei uma de brinde. Aliás, isso, o almoço foi de primeira, quando passeávamos pelos lugares mais bonitos de Jericoacoara.

Imagem mostra turistas comendo frutos do mar em Jericoacoara

Então por volta das 15hs concluímos o passeio, mas pedimos ao pedrinho para nos deixar próximo à estrada de acesso à Pedra Furada

A PEDRA FURADA EM JERICOACOARA

A vila de Jericoacoara está bem próximo à pedra furada, que é um dos mais famosos pontos turísticos da região. A estrada de acesso é muito fácil e tranquila. Desta maneira subindo um pequeno morro e olhando uma bela paisagem com jumentos e também um mar maravilhoso.

Após terminar de subir este morro descemos por uma pequena trilha até chegar na pedra furada propriamente dito. A cor do mar também era maravilhosa, portanto, vale muito a pena.

Imagem mostra apedra furada em Jericoacoara

Após ver a pedra furada retornamos pela mesma trilha e estradinha até a hospedagem na vila. Dá para você ir tranquilamente até a pedra furada após fazer o passeio leste ou oeste. E de quebra ver o por do sol no alto do morro de acesso à Pedra Furada.

PASSEIO LADO OESTE PELOS PONTOS TURISTICOS DE JERICOACOARA

O passeio pelo lado oeste é muito mais empolgante. Fizemos este passeio com o mesmo guia e os mesmos viajantes do dia anterior. A diferença, portanto foi o preço que nos custou R$ 90 e vale muito a pena. Este passeio é maravilhoso e começa às 9h saindo da Vila de Jericoacoara.

Logo após começar o passeio e bem próximo à vila de Jericoacoara encontramos a primeira atração que foi a árvore-da-preguiça, que eu não vi graça nenhuma. Achei simplesmente uma árvore deitada, lembra até minha preguiça.

Imagem mostra a arvore da preguiça em Jericoacoara

Logo após chegamos no buraco azul de Jericoacoara. E aí sim! Vimos um lugar incrível. O buraco azul em si já é muito bonito, mas aqui outra coisa chama atenção que é a preparação para receber o turista. Sim, o local tem uma boa estrutura, funcionários atenciosos e ainda a beleza em si.

Imagem mostra turista apreciando o Buraco Azul de Jericoacoara, um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil

A beleza do local todos já conhecem, mas uma coisa que chama atenção aqui é a cor da água e para mim, é mais um caso de amor, pois adoro azul. E neste passeio ainda tivemos uma surpresa que não estava prevista.

Imagem mostra um balanço no Buraco azul de Jericoacoara.

PASSEIO DE HELICÓPTERO PARA AVISTAR OS PONTOS TURÍSTICOS DE JERICOACOARA

Ali mesmo no buraco azul vi um helicóptero com um homem vestido de comandante perto. Ao aproximar vi que era um italiano piloto de helicóptero. Por curiosidade perguntei o preço e ele disse que era R$ 250. Agradeci e estava indo embora e por fim ele falou que parcelava em até três vezes.

Mais que depressa tirei meu cartão e com o colega de viagem fizemos este passeio sobre o Buraco azul e Lagoa Azul. Eu recomendo demais este passeio único e vale muito a pena, mesmo durando apenas 5 minutos.

CONTINUANDO PELO LADO OESTE

Tínhamos duas paradas para o almoço. No badalado Alquimist, ao saber que cobrava R$ 25 de entrada desisti. E fomos almoçar onde o motorista almoça e comemos um peixe maravilhoso que nos custou apenas R$ 120 para dois e te digo que valeu muito a pena, uma das melhores comidas que comi no nordeste. Ainda aproveitamos a maravilhosa estrutura deste restaurante.

Imagem mostra um restaurante na praia de Jericoacoara

Apos o guia chegar, deslocamos para o fim do passeio sentido a vila de Jericoacoara. Extremamente satisfeitos com este passeio. Sem dúvida o melhor de toda a viagem. E no final do dia somente com este passeio R$ 450 e que valeu muito a pena, um dos dias mais incríveis na minha vida de viajante.

ONDE SE HOSPEDAR EM JERICOACOARA

Primeiramente hospedar em jijoca de Jericoacoara é outra coisa que você também não terá problemas. Pois, a vila não é “tão grande” e você consegue andar por todo local a pé. Contudo, no que diz respeito a preços você terá opções de todos os preços.

Realmente o lugar é muito eclético e agrada a todos os tipos de viajantes. Uma opção que eu consideraria é o mini hotel por ter preços atraentes e uma boa estrutura.

Minhas sugestões de hospedagem em Jericoacoara. Lembrando que veremos apenas opções com café da manha incluído, banheiro privativo e ar-condicionado. E o melhor, todas custam menos de R$ 200 a diária.

Pousadas em Jericoacoara para curtir os principais pontos turísticos da vila

A primeira opção é a Pousada Brisa de Jeri, essa hospedagem está a 700 metros da região central da vila. Conta com nota 7.8, o que é uma excelente nota. E o melhor que o preço de cerca de R$ 160 a diária é um achado.

A segunda opção é a Pousada Vital que a diária custa apenas cerca de R$ 140. Porém, não é uma hospedagem ruim, está bem perto do centro e conta até com piscina ao ar livre.

A terceira é uma opção ainda melhor que as anteriores. Pois a Villa Brilho do Sol está a 50 metros da praia, conta com nota 8.2. Além de cancelamento grátis. Sem dúvidas é a melhor dentre estas que vimos aqui.

CUIDADOS AO VISITAR OS PONTOS TURÍSTICOS DE JERICOACOARA

São vários, mas falarei apenas dos mais relevantes. Tanto no que se trata de golpes aos turistas tanto no que se trata da natureza do local propriamente dito. Tenha em mente que caso tome os cuidados abaixo você economizará dinheiro e não entrará em dificuldade. Traga na sua mochila os seguintes itens.

• Uma garrafa de água
  • Protetor solar
  • Óculos escuros
  • Um lanche tendo em vista que as paradas dos passeios os restaurantes são caros e ruins.
  • Uma bala clava e se possível uma blusa de proteção uv
  • Priorize dinheiro vivo, em muitos lugares não aceitam cartão
  • Pesquise o passeio ou até mesmo almoço em no mínimo três locais

MAS VALE A PENA VISITAR JERICOACOARA?

a resposta a esta pergunta é sim. Simples e obviamente sim. A cidade agrada diferentes públicos: amantes de culinária, e ecoturismo e isso só para começar.

Nesta minha viagem como relatei, sai de Barreirinhas. e os gastos foram conforme mencionados abaixo. Lembrando que fui de motocicleta.

• Combustível: R$ 92,00
  • Hospedagem: R$ 150,00
  • Ingressos: R$ 20,00
  • Refeições: R$ 190,00
  • Presentes: R$ 20,00
  • Passeios: R$ 410,00
  • Total: R$ 882,00

Vou lembrar que ficamos três noites por lá. E os gastos mencionados são por pessoa. Não é caro pelo que se oferecer em um lugar tão incrível. Caso queira ver mais conteúdo sobre o parque veja no site do ICMbio.

Ainda gostaria de lembrar que ao viajar principalmente para fazer um ecoturismo como no caso é bom contratar um seguro viagem. . Para fazer sua própria cotação e ver como é bom e barato clique na foto abaixo.

Bom dessa forma concluo este breve post sobre a minha viagem para Jijoca de Jericoacoara, caso ainda queira tirar alguma dúvida em especial. Fale comigo nos comentários.

Caso queira ver mais destinos maravilhosos pelo Brasil, veja o post da nossa Elizabeth sobre: Lugares Mais Visitados do Brasil.

Perguntas e respostas sobre Jericoacoara

Qual é a melhor época para ir para Jericoacoara?

Porém, uma época mais que interessante é o verão que é de julho a fevereiro. Caso queira mais emoção com o esporte kitesurf e windsurf a época de ventos é de julho a dezembro. Mas caso queira ir em uma época mais econômica é de fevereiro a junho além de setembro a novembro.

O que não te contam sobre Jeri?

Não te contam que o acesso até a vila é muito difícil e caro. Não te contam que em barraquinhas as comidas são baratas demais. Porém, em restaurantes e bem caro.

O que vc precisa saber antes de ir para Jericoacoara?

Você precisa saber que Jericoacoara é uma vila, que você precisa pagar uma taxa de visitação para entrar na vila. E ainda que não é possível chegar de carro até a porta da sua hospedagem.

O que é melhor Maragogi ou Jericoacoara?

Eu conheço os dois e diria sem dúvidas que Jericoacoara é melhor. Não que Maragogi seja ruim. Porém, o clima de tranquilidade e paz de Jericoacoara me interessou mais.