Hoje vamos conhecer os pontos turisticos e atrações dos Lençóis Maranhenses, e tudo mais que voce precisa saber para visitar o local. A minha primeira experiência com este destino foi na novela”O Clone”, como muitas pessoas.

E recentemente visitei este destino e posso te dizer que vale muito a pena, mas é bom ter alguns cuidados conforme veremos adiante.

Aqui você saberá os preços que paguei e passeios que fiz, e ainda os cuidados a serem tomados. Você saberá ainda onde comer e onde encontrar os melhores preços e muito mais para você também se encantar com esse destino.

Imagem mostra a Lagoa Azul nos Lençóis Maranhenses

Pontos Turisticos e Atrações dos Lençóis Maranhenses

A maior atração por lá é o próprio parque nacional. Tem outras atrações, mas são desnecessárias comparadas com o parque nacional dos lençóis maranhenses. Falarei dos passeios que fiz e depois falarei dos que recomendo.

Por lá fizemos três passeios. A Lagoa da Prata, a Lagoa Bonita e o Circuito de Atins. Algumas lagoas estavam fechadas para visitação, devido a falta de chuva.

Então fizemos uma pequena adaptação no roteiro e continuamos nossa aventura. Vamos falar dos passeios e das lagoas propriamente dito.

Lagoa da Prata nos Lençóis Maranhenses

Esse foi nosso primeiro passeio no parque nacional dos lençóis maranhenses. Contratamos um tour com jardineira, que são essas caminhonetes adaptadas para levar o turista.

O funcionário chegou um pouco atrasado, falarei muito de atraso nesta viagem. Embarcamos às 8 horas da manhã.

JARDINEIRA EM BARREIRINHAS NOS LENÇÓIS MARANHENSES

Apos balançar muito na traseira da caminhonete, e bota muito nisso chegamos na lagoa. E ali eu lembrei do porque eu viajei mais de 2500 km de moto. Aquilo é o paraíso. Olhe a foto abaixo.

Dessa forma este passeio durou somente a parte da manhã, mas foi maravilhoso e vale o dinheiro investido R$ 80,00. Triste foi ver uma parte da lagoa seca, contudo isso foi devido à época que tive férias.

Concluímos este passeio por volta das 11 horas e você volta a Barreirinhas e precisa arrumar algo para comer rápido que o outro passeio começa às 13 horas. Mesmo sendo corrido, mas conseguimos chegar a tempo de ir no outro passeio.

Lagoa Bonita e Por do Sol nos Lençóis Maranhenses

Novamente embarcamos em uma jardineira, e imagina o coração como estava. Sim, novamente sofremos um pouco na traseira da caminhonete e por fim chegamos na lagoa bonita.

Essas lagoas têm um diferencial que estão mais integradas com a natureza. E você tem aquela imagem mais divulgada dos lençóis.

dentro do parque nacional dos lençois maranhenses e aqui vemos a lagoa bonita no lençois maranhense

Este passeio da lagoa bonita você passa por uma área de vegetação em uma pequena subida de nível leve. Posteriormente passamos por várias lagoas e é cada uma mais bonita que a outra.

vista da lagoa bonita nos lençois maranhense

Logo você vai caminhando para o ponto alto do passeio. E falo alto mesmo. Um paraíso te espera nesta caminhada.

Apos essa parada para ver o pôr do sol nos lençóis maranhenses descemos uma ladeira de areia grande. Neste momento já começava a escurecer e paramos para comer algo que adoro, ainda no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Tapioca do Parque Nacional

tapioca no parque nacional dos lençois maranhenses

Apos saborear essa tapioca com queijo e goiabada que custa apenas R$ 5,00 com o café de brinde voltamos para a jardineira.

Apos balançar bastante novamente em quantidade absurdas naquela caminhonete terminamos o passeio eu vi o como aquele lugar é lindo e este passeio vale os R$ 60 tranquilamente. Voltamos para a hospedagem, pois no outro dia tínhamos uma grande decepção para encarar.

Circuito de Atins nos Lençóis Maranhenses

Este passeio seria o mais longe, o mais caro custando R$ 130, o mais bonito e onde eu mais passaria raiva. Neste dia o combinado era o motorista chegar às 9 horas. Que horas ele chegou? Às 7h50min detalhe que eu estava dormindo e ainda não tinha tomado café.

Ali eu vi que meu dia não seria bom. Após avisar-lhe que eu não estava pronto ele disse que voltaria após alguns minutos.

Apos me arrumar sentei na mesa para tomar café e eis que as 8h40min volta o motorista e eu não terminara. Detalhe que sou meio neura com horários, vocês devem ter notado.

Então o motorista ficou me esperando e as 8h50min eu estava pronto e fui para o carro. Quando cheguei ele me explicou que faz isso, pois algumas pessoas atrasam demais. Bom dito isso entramos no carro e não é que algumas pessoas atrasaram de fato.

Dito isso partimos para a vila de atins e algo maravilhoso nos esperava. A primeira parada deste passeio foi na praia de atins. Especificamente naquelas lanchonetes caras de passeio, mas essa aqui tem uma bela estrutura como se vê abaixo.

A Estrutura no Passeio

Apos pagar R$ 16,00 em um pastel de camarão e um suco partimos para ver a praia e alguns lugares próximos. Essa praia de atins não empolgava a minha pessoa, mas ainda assim vale o passeio sem dúvidas.

Novamente embarcamos naquela caminhonete e ali, fomos balançando e chegamos a uma belíssima lagoa. A mais bonita de todos os lençóis maranhenses, pelo menos das que eu vi, ela é muito bonita. Convenhamos é o ponto alto do passeio.

Este passeio apesar de começar mal e passarmos raiva com os horários foi muito bom a experiência de poder ver a lagoa abaixo.

aqui vemos o parque nacional dos lençois maranhenses com a lagoa de atins

Ainda sobre esse passeio faço uma observação após sair o guia parou em um restaurante que a comida por pessoa saia a quase R$ 80,00.

Eu não achei nenhum pouco legal. Aquela velha armadilha, não havia outro próximo e todos estavam com muita fome, menos eu que levo sempre um lanche.

Caso vá fazer este passeio tenha isso em mente. Enquanto as pessoas foram almoçar eu e o colega fomos em uma praia próximo. Quando chegaram os turistas falaram que a comida estava cara e ainda foram maltratados e que nós fizemos bem de não irmos comer lá. Grande novidade não acham?

Enfim voltamos para a hospedagem e descansamos, pois, no outro dia tínhamos partida programada para Jericoacoara que será o assunto do próximo post. Mas vamos falar algumas informações importantes.

Passeio que Nao Fizemos

Bom com dezenas talvez centenas de passeios sempre vai ficar algo sem fazer. Alguns passeios também são bem-parecidos com outros.

Dessa maneira tome cuidado na contratação para não ter este problema. No que diz respeito a passeios vamos falar os que julgo mais relevantes. Contudo, aqui falaremos apenas dos passeios em Barreirinhas, pois foi onde hospedamos e a maioria se hospeda.

Circuito Lagoa Azul dos Lençóis Maranhenses

Este passeio era minha prioridade, mas devido à escassez de água o guia não recomendou o passeio. Então trocamos pelo passeio da lagoa bonita. Mas a lagoa azul é muito bonita e vale a pena a visita sim. Você pode fazê-lo pagando apenas R$ 80. Por isso vale a visita sim.

Passeio no Rio Preguiça

O passeio pelo rio preguiça é muito legal também. Uma observação é que praticamente todas às vezes que você for ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses você precisará passar por este rio de balsa.

Neste passeio você passa por mangues e dunas. Neste passeio você ainda encontra saguis e passa por um belíssimo farol. E por fim aquela parada quase na foz do rio. Este passeio custa cerca R$ 80,00 e de fato vale a pena fazê-lo sim.

Vôo Sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Melhor que ver toda essa paisagem belíssima por terra é vela pelo céu. Sim, por lá você pode fazer o passeio em um pequeno avião e ver toda essa paisagem por cima.

Tem passeios de 30 min e passeio um pouco mais completos de 45 min. Vale a pena se você tiver um pouco mais de tempo e aquela graninha de sobra, pois um passeio deste custa cerca de R$ 350,00

Passeio de Quadriciclo até Caburé

Neste passeio você vai de quadriciclo até a praia de caburé por um dia inteiro. Sim, o passeio dura quase um dia e você vai pilotando ou na garupa de um guia e antes todos passam por um pequeno curso para operar a máquina.

Neste passeio você passa por belas lagoas conhecidas como pequenos lençóis. Vale muito a pena este passeio que vai te custar cerca de R$ 350.

Bate e volta Partindo de Barreirinhas

Opção mais que interessante é o bate e volta até atins. É um pouco cansativo e de jardineira é muito sofrido. O aconselhável, portanto é ir de transporte privativo que sai a cerca de R$ 1.100 para até seis pessoas.

Caso viaje sozinho e não quer deixar de conhecer Atins o ideal seria ir de jardineira mesmo, mas ficar por lá pelo menos por uma noite. Tendo em vista que o trajeto dura duas horas para ir e duas horas para voltar.

Já o bate e volta até Santo Amaro segue o mesmo padrão de duas horas de viagem. Contudo, o problema aqui é no passeio coletivo custando uns R$ 250,00 e em alta velocidade pela estrada. A melhor opção é considerar o passeio privado que também custa R$ 1100 para até quatro pessoas.

Também considere dormir pelo menos uma noite em Santo Amaro. Caso você queira reservar antecipadamente com um guia de qualidade e que tenha bom preço, em toda região dos lençóis maranhenses, recomendo o Trilhas Trip, um pessoal de primeira ou os passeios do banner abaixo.

Lençõis Maranhenses: Como Chegar?

passeio lençóis maranhense onde eu adorei os lençois maranhenses

Para chegar nos Lençóis Maranhenses é muito fácil. Antes de tudo os Lençóis Maranhenses estão dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Desta para acessar os Lençóis Maranhenses você precisará ficar em alguma cidade que serve de base para isso.

E posteriormente visitar este parque foi criado em 1981 e digo ainda que é um dos destinos mais incríveis do Brasil, sem dúvidas.

A entrada principal do parque nacional é a cidade de Barreirinhas, cidade esta que fica a apenas 12 km da entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, ou seja, muito próxima.

De Veiculo Próprio

Como mencionado anteriormente chegamos a Barreirinhas partindo de Parnaíba-PI, que está a 185 km de Barreirinhas. Fizemos todo a viagem de 25 dias pelo nordeste em motocicleta. E em parnaíba, fizemos o passeio delta do rio parnaíba.

A estrada próximo à entrada de Barreirinhas estava horrível, pois o calçamento havia soltado, tinha muitos buracos e muitos carros e levantava uma poeira.

Em determinados momentos chegamos parar as motocicletas, contudo terminou bem e chegamos cheio de poeira a Barreirinhas.

Como se pode ver no mapa abaixo a chegada na cidade só é feito por duas rodovias estaduais. Usamos a MA-315 que estava horrível, mas em conversa com moradores estes relataram que a MA-225 não é muito melhor.

Uma dica é evitar ir após as chuvas como fizemos, pois, assim provavelmente você encontrará uma estrada melhor.

Partindo de São Luís

Para chegar aos Lençóis Maranhenses partindo de São Luís com veículo próprio é tranquilo. Pouco mais de 250 quilômetros separam estes destinos.

Contudo, o problema seria as quase quatro horas de deslocamento. Estradas esburacadas, estreitas, animais na pista e muito vento dificultam o passeio e acostume a essa variáveis no nordeste.

Para chegar aos Lençóis Maranhenses você só precisa seguir pela BR-135 até Bacabeira e posteriormente entrar na BR-402 e seguir até chegar em Barreirinhas.

Partido de São Luís em Onibus

Para chegar até Barreirinhas de ônibus partindo de São Luís é meio escasso de opções. Uma única empresa opera este destino e as saídas são apenas três vezes por dia. E como se não bastasse esta viagem dura mais de cinco horas, contudo é preço a se pagar para visitar um lugar tão belo. Acesse o site da operadora de ônibus.

Mais Opções

A melhor opção que eu consideraria para quem não está de veículo próprio é chegar por São Luís ou Fortaleza de avião. Ambos os locais estão perto de Barreirinhas sendo que São Luís está a 256 km e a cidade de Fortaleza está a 653.

Mas por este caminho você pode acrescentar destinos maravilhosos como o delta do parnaíba e ainda “Jericoacoara o paraíso brasileiro” e ainda a própria Fortaleza e Jericoacoara.

Portanto, como você pode ver, mesmo ficando em um local mais isolado não é tão complicado chegar nos Lençóis Maranhenses. Recentemente começou aparecer algumas opções de voos fretados para o aeroporto de Barreirinhas, mas essa opção é bem cara. Contudo, esperamos que no futuro apareça uma opção mais econômica.

Quantos Dias Ficar nos Lençóis Maranhenses?

O ideal é ficar até uns quatro dias. Porém, eu fiquei dois dias e fiz três passeios. Por conseguinte confesso que foi meio corrido. Na época fiz os passeios: lagoa da prata, lagoa da bonita e o circuito atins. Mas caso acrescente dois dias ainda terá várias opções.

No caso aconselho no máximo quatro dias para curtir o melhor do parque. Caso tenha mais dias uma dica razoável é ir para as outras cidades dos Lençóis Maranhenses, Atins e Santo Amaro e curtir por lá também. Quatro dias em Barreirinhas e mais dois dias nestas outras cidades seria perfeito.

Quando Ir aos Lençóis Maranhenses ?

A melhor data para visitar os Lençóis Maranhenses é entre maio e agosto. Talvez essa seja a pergunta mais importante do post. Pois, como a atração mais importante são as lagoas, precisamos de chuvas, correto? Bom então vamos adiante.

Assim sendo uma época mais interessante é entre maio a agosto, pois as chuvas passaram e as lagoas ainda continuam cheias. A tradicional vaquejada é em julho e o mês de agosto é preferido pelos estrangeiros.

Já entre outubro e dezembro as lagoas encontram-se mais secas. Fato que aconteceu comigo, pois não pude visitar a lagoa azul, pois estava com pouca água. Desta forma uma dica interessante é olhar “sempre” a previsão do tempo também.

aqui vemos a lagoa da prata nos lençois maranhense

Hospedagem em Barreirinhas

A entrada principal do Parque Nacional é a cidade de Barreirinhas, cidade esta que fica a apenas 12 km da entrada do parque. Por outro lado, há passeios partindo de atins e santo amaro.

Eu consideraria, no entanto, ficar em Barreirinhas como fiquei por considerar uma cidade com mais opções de hospedagem e restaurantes e ainda ter uma estrutura melhor. Eu fiquei em albergue, mas consideraria a Pousada da Bel por considerar um preço bom pelo que se oferece.

Caso queira uma opção mais refinada sem pagar mais que R$ 160 por isso tem uma bela opção no Gran Lencois Flat Residence. Um hotel mais refinado com várias suítes e preço muito atrativo.

Alimentação em Barreirinhas

Você pode comer em Barreirinhas em diferentes estabelecimentos, contudo foi um tanto quanto complicado. Porque fiquei na zona central e bem próximo às margens do rio preguiça.

Então eu pagava mais caro na comida. Mas isso é caro para o padrão do nordeste, mas ainda assim não é tão caro. Pagávamos na faixa de R$ 20,00 pelo prato executivo.

alimentação nos lençóis maranhenses

Transporte em Barreirinhas

Isso não é problema em Barreirinhas. Por lá todos os passeios buscam no hotel. Falaremos de uma decepção adiante no que se trata de buscar no hotel.

Mas caso você fique hospedado perto de uma área com bons restaurantes e comércio você não precisará de veículos por lá. Contudo, ainda assim tem muito táxi e moto-táxi. Porém, de fato a locomoção certamente não será problema.

Cuidados nos Lençóis Maranhenses

São vários, mas falarei apenas dos mais relevantes. Tanto no que se trata de golpes aos turistas tanto no que se trata da natureza do local propriamente dito. Tenha em mente que caso tome os cuidados abaixo você economizará dinheiro e não entrará em dificuldade. Traga na sua mochila os seguintes itens.

• Uma garrafa de água
  • Protetor solar
  • Óculos escuros
  • Um lanche tendo em vista que as paradas dos passeios os restaurantes são caros e ruins.
  • Uma bala clava e se possível uma blusa de proteção UV
  • Priorize dinheiro vivo
  • Pesquise o passeio ou até mesmo almoço em no mínimo três locais

Vale a Pena Visitar os Lençóis Maranhenses?

Decerto que a resposta a esta pergunta é sim. Simplesmente e obviamente sim. A cidade agrada diferentes públicos: amantes de história, culinária, cultura e ainda ecoturismo e isso só para começar.

E eu que sou amante de cachoeira, tanto que tenho um post sobre a Cachoeira da Jacuba neste blog, simplesmente adorei.

Nesta minha viagem como relatei, sai de Ipatinga. Os gastos foram conforme mencionados abaixo. Lembrando que fui de motocicleta.

• Combustível: R$ 85,00
  • Hospedagem: R$ 150,00
  • Ingressos: R$ 10,00
  • Refeições: R$ 80,00
  • Presentes: R$ 30,00
  • Passeios: R$ 250,00
  • Total: R$ 605,00

Primordialmente vou lembrar que ficamos três noites por lá. E os gastos mencionados são por pessoa. Não é caro pelo que se oferecerem em um lugar tão incrível. Dessa maneira caso queira ver mais conteúdo sobre o parque nacional dos lençóis maranhenses veja no site do ICMBio.

Bom dessa forma concluo este breve post sobre a minha viagem para os Lençóis Maranhenses, contudo caso queira ver um post mais completo, veja o da nossa Amiga Kerol.

Mais Dicas Neste Paraíso

Mais Dicas e Sugestões Valiosas.

• Passagens de Ônibus: Encontre passagens, compre pelo celular, parcele no cartão e viaje o mundo.
  • Passeios para sua viagem: Reserve passeios e pague em até 12 vezes com excelente preço e curta seu passeio.
  • Seguro Viagem: Não deixe de fazer seu seguro viagem, ele pode te amparar em momentos difíceis.
  • Cruzeiros Marítimos: Sonha em fazer aquele cruzeiro, veja minha sugestão barata e parlada em 12 vezes.
  • Hotéis baratos: Não sabe onde encontrar hotéis baratos? Veja minha sugestão e que sempre utilizo.
  • Passagens aéreas: Compre sua passagem aérea com 12% de desconto na primeira compra e viaje pagando mais barato.
  • Acessórios para viagem: Caso precise daquele guarda-chuva, kit de organizadores ou qualquer coisa do tipo, tenho uma sugestão também.

Mas caso ainda queira tirar alguma dúvida em especial. Fale comigo nos comentários.