Considerada uma das datas mais importantes do calendário cristão, a Semana Santa é um período religioso  que celebra a crucificação, morte e ressurreição de Cristo.

Ela começa no Domingo de Ramos, que marca a entrada de Jesus em Jerusalém, e completa no Domingo de Páscoa, que representa a data da ressurreição de Cristo.

Um dos mandamentos principais da Semana Santa, especialmente, na Sexta-feira Santa, é não comer carne vermelha ou frango. Essa tradição foi passada de geração em geração e muitas pessoas cultivam o hábito de substituir a carne pelo peixe.

Trata-se de uma celebração de origem católica, mas que foi incorporada no calendário nacional, como, o Dia das Crianças em outubro, por exemplo. O dia também é conhecido como Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Vale lembrar também que a semana santa em Ouro Preto, uma das principais cidades históricas de Minas Gerais é considerada uma das mais tradicionais do Brasil. Para mais informações continue a leitura.

História da Semana Santa

Geralmente a Semana Santa reconta a história da paixão de Cristo, bem como sua morte e ressurreição. Sendo assim, ela relata a trajetória de Jesus, na figura do Messia, enviado à terra por Deus com a missão de auxiliar os humanos

Imagem mostra o calvário

É importante lembrar que Cristo teria encarnado na terra em um período de muita hostilidade onde os seres humanos viviam em misérias, guerras, desigualdade social e muitos conflitos, e além disso, acreditavam na figura de um Deus punitivo.

Desse modo a ideia de Deus, como figura de um Pai Amoroso enfrentou muitas dificuldades para ser aceita. E como Jesus era o maior pregador dessa mensagem, os indivíduos que se sentiam ameaçados, faziam de tudo para impedi-lo.

Resumindo, a trajetória da História da Semana Santa, aconteceu em um período de sete dias, sendo esse o principal motivo pelo qual a celebração dura esse tempo, em homenagem a cada uma das etapas que Cristo viveu.

O que acontece em cada dia da Semana Santa?

Veja a seguir o que acontece na Semana Santa, período entre o denominado Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa:

Imagem mostra alimento símbolo da Semana Santa
  1. Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos marca o episódio bíblico da chegada de Jesus Cristo em Jerusalém. O nome está associado À saudação com ramos de palmeiras por parte das pessoas que o seguiam.

  1. Segunda-feira Santa

A Segunda-feira Santa, representa os episódios bíblicos mais importantes para o Cristianismo, como o milagre dos peixes e a multiplicação dos pães.

  1. Terça-feira-santa

Na Terça-feira Santa é celebrado o momento que antecede a morte e a ressurreição de Cristo em especial.

  1. Quarta-feira Santa

A Quarta-feira Santa narra o momento da traição: É quando Judas Iscariotes entrega Cristo às autoridades.

  1. Quinta-feira Santa

A Quinta-feira Santa,refere-se ao processo da cerimônia que antecede a crucificação. É celebrado o evento do Lava-pés e a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos.

  1. Sexta-feira Santa

A Sexta-Feira Santa relembra a paixão e a morte de Cristo. É o único dia da Semana Santa considerado como feriado, em praticamente todos os municípios do Brasil.

  1. Sábado de Aleluia

O Sábado de Aleluia está associado à descida de Jesus Cristo à mansão dos mortos.

  1. Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa é celebrado a ressurreição de Cristo, concluindo a história da sua trajetória, na perspectiva do catolicismo.

Alimentos típicos da Semana Santa

Durante o período que antecede a Páscoa, ou seja, na Semana Santa é muito comum, que algumas pessoas religiosas não queiram comer carne vermelha ou seus derivados.

Estamos falando de uma tradição adotada especificamente pela religião católica, pois existem aquelas pessoas que acreditam no Código canônico, instituído pela igreja católica no século VIII, onde se proíbe a ingestão de carne vermelha nas sextas-feiras

Imagem de pato saboroso de salmão com batatas

Os dias foram passando e essa tradição tem continuidade apenas na Sexta-feira Santa. Então, para este momento de celebração, foram adaptados alimentos típicos, em vez de comerem carne de animal. Entre esses alimentos destacam-se:

Peixes: Na semana santa este alimento simboliza a ressurreição de cristo, tendo em vista  que houveram algumas de suas aparições com fatos relacionados a peixe. Logo, existe uma enorme variedade de opções de pratos a serem preparados com este ingrediente.

Pão: Comer pão nesse período traz a reflexão do significado do corpo de Cristo, que foi oferecido para os discípulos na última ceia.

Vinho: A bebida representa o sangue de Jesus Cristo, que foi servido para os discípulos na ceia final, e é considerado um dos símbolos da Páscoa.

Ovo de páscoa: Por si só o ovo significa o nascimento e a alegria de uma nova vida que está começando. Assim como os chocolates, os ovos de Páscoa são usados para dar de presente no domingo de Páscoa.

Bredo: Fazendo parte da gastronomia do Brasil, o Bredo foi introduzido na nossa culinária pelos africanos. Muito semelhante com o espinafre, depois de refogado, recebe leite de coco, virando acompanhamento de peixe na refeição da Semana Santa.

Receitas para deixar a sua Semana Santa muito mais gostosa

Como você já viu acima, a Semana Santa é uma data muito especial para os cristãos, pois ela celebra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. 

Nesse período vários rituais são seguidos, e o principal deles é deixar algumas carnes de lado, dando lugar para peixes e frutos do mar nas refeições.

Imagem mostra um delicioso prato de bacalhau com arroz para a semana santa

Independente de você ser cristão ou não, vale a pena conferir algumas receitas para testar em sua casa, nessa época em que os peixes ganham destaque.

Assim como a deliciosa comida mineira, as nossas receitas para a Semana Santa também vão te deixar com água na boca. Confira:

Salmão com batata na airfryer

O salmão com batata é uma receita que pode ser preparada de forma bem simples e prática na airfryer. Contudo, ele é totalmente delicioso e vai deixar todos os seus convidados com água na boca. Veja só:

Imagem mostra deliciosa receita de camarão com batata para a semana santa.

Ingredientes:

  • 4 filés de salmão;
  • Suco de Limão;
  • 5 dentes de alho;
  • 8 batatas (2 para cada pessoa);
  • 1 talo de alecrim;
  • Sal a gosto;
  • Azeite a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de fazer:

Primeiramente, faça furos no filé de salmão. Em seguida, tempere com sal, suco de limão e pimenta-do-reino. Deixe reservado;

Descasque todas as batatas e corte-as em pedaços de mais ou menos 2cm e coloque em uma panela com água e sal em fogo alto e, assim que começar a ferver, deixe por mais 3 minutos;

Escorra toda a água da batata e leve para a airfryer. Distribua as batatas, os filés de salmão, o talo de alecrim e regue com um fio de azeite;

Adicione alho e limão fatiados ao salmão;

Deixe a fritadeira a 200°C por aproximadamente 20 minutos e, depois desse tempo coloque as folhas de alecrim;

Mexa bem as batatas. Deixe por mais uns 8 minutos. Enfim, sirva.

Abobrinha recheada com atum

A abobrinha com atum é mais uma receita sensacional para o seu cardápio de Semana Santa. A receita é uma ótima opção de entrada e  acompanhamento de saladas também. Confira o passo a passo para fazer essa receita surpreendente:

Ingredientes:

  • 1 lata de atum;
  • 1 batata cozida e amassada;
  • ½ cebola picada;
  • 1 tomate picado (sem semente);
  • 1 colher de alcaparras (opcional);
  • 3 colheres de maionese;
  • Sal;
  • Pimenta-do-reino;
  • 3 abobrinhas;
  • Queijo parmesão ralado.

Modo de fazer:

Junte todos os ingredientes. Em seguida, pegue uma vasilha e coloque a batata amassada, o atum, a cebola, o tomate, a maionese, as alcaparras, o sal, a pimenta e misture muito bem. Então, reserve;

Lave as abobrinhas e corte em rodelas altas, o suficiente para conseguir rechear. Retire os miolos e leve as rodelas para cozinhar em água fervente por cerca de 2 minutos;

Escorra toda água das abobrinhas, seque bem e passe sal na parte de dentro das abobrinhas;

Distribua as abobrinhas em uma forma forrada com papel alumínio e untada com óleo e, em seguida preencha o interior de cada abobrinha com o recheio de atum;

Polvilhe o queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno preaquecido a 200°C até o queijo derreter. Agora é só servir. 

A receita rende 5 porções e leva aproximadamente 50 minutos para ficar pronta.

Bacalhau com gorgonzola

Essa receita de bacalhau com gorgonzola promete um sabor diferente para sua refeição da Semana Santa. A receita rende 10 porções e leva cerca de 1 hora para ficar pronta. O mais legal é que a importância deste peixe na Semana Santa, é tão grande quando na comida portuguesa.

Ingredientes:

  • Água para cobrir o bacalhau;
  • 2 colheres rasas de sal;
  • 2 lombos de bacalhau dessalgado;
  • 2 cebolas grandes cortadas em meia-lua;
  • 200 gramas de gorgonzola;
  • 50 gramas de queijo tipo mussarela ralado;
  • 1 xícara e 3 colheres de azeite.

Modo de fazer:

Em primeiro momento, adicione a água e o sal em uma panela. Deixe ferver, e adicione o bacalhau. Ao ferver novamente, aguarde por mais 7 minutos;

Em seguida, deixe a água do cozimento reservada e transfira o bacalhau para água fria, para cessar o cozimento;

Espere o bacalhau esfriar e retire o osso e os espinhos e reserve. Volte a esquentar a água do cozimento do bacalhau, adicione as cebolas e quando ferver, retire da água;

Passe as cebolas na água fria, em seguida deixe secar em uma peneira e reserve;

Misture os queijos com as três colheres de sopa de azeite em uma tigela até formar uma pastinha;

Passe a pasta de queijo com azeite no bacalhau e coloque em um refratário. Em seguida, ajeite as cebolas por cima e espalhe o azeite que está na xícara;

Leve em forno preaquecido a 200 °C por aproximadamente 30 a 40 minutos. Retire e sirva.

Receita especial para a Semana Santa: Bacalhau de Forno Simples

Finalizando,o bacalhau de forno simples é uma receita prática e muito deliciosa para a refeição de Semana Santa. A receita serve aproximadamente 10 porções e leva em média 60 minutos para ficar pronta. Veja:

Ingredientes:

  • 2 batatas descascadas e picadas em rodelas;
  • Azeite a gosto;
  • 1 quilo de bacalhau dessalgado e picado;
  • 1 cebola grande em pétalas;
  • ¼ de pimentão verde, bem picado;
  • ¼ de pimentão amarelo, também picado;
  • 2 dentes de alho cortados bem fininho;
  • Pimenta-do-reino;
  • Chimichurri a gosto;
  • 200 gramas de creme de leite;
  • 200 ml de leite de coco.

Modo de fazer:

Pegue uma travessa, regue com azeite e espalhe bem;

Espalhe as rodelas de batata, fazendo uma camada por toda assadeira;

Coloque o bacalhau em uma tigela, acrescente também a cebola, os pimentões, os dentes de alho, a pimenta-do-reino, o chimichurri, o creme de leite e o leite de coco, e misture tudo muito bem;

Distribua a mistura por cima das camadas de batata e regue com mais azeite;

Leve ao forno para assar, por cerca de 1 hora a 180°C. Em seguida sirva

Caso queira deixar a receita ainda mais incrementada, cubra o bacalhau com queijo. 

E você, o que achou das nossas receitas especiais para a Semana Santa? Qual delas mais chamou a sua atenção? Diga nos comentários e não esqueça de compartilhar. Abraços.