Porque Visitar a Guatemala?

Neste post vou falar do porque visitar a Guatemala. Pois este país é pouco conhecido entre nós brasileiros, como país e ou local para curtir férias. Mas eu viajei por este país e posso te falar que ele é incrível e ao final deste artigo você terá vontade de conhecer este país maravilhoso também. Embora o turismo na Guatemala não esteja tão desenvolvido como outros paises da América Central, vale apena demais conhecer este país de cultura muito legal e povo muito amável.

Em síntese este país é o paraíso da diversidade biológica e bem como cultural. Pois, várias etnias indígenas se espalham ao longo de seu território com roupas, culinária e costumes que mudam um pouco conforme a localidade. A beleza natural por lá também não passa batido com diversos locais incríveis como o Lago Atitlan tido como o mais bonito do mundo e ainda o Semuc Champey. Então veremos o porque visitar este país incrível que é a Guatemala e me orgulho de ser o único que conheço que já o visitou.

CONSIDERAÇÕES SOBRE: PORQUE VISITAR A GUATEMALA

A Guatemala está bem no meio da América Central por isso é muito comum várias pessoas passarem, por lá indo tentar a vida nos EUA. O país tem uma riqueza inesgotável, mas 3 em cada 4 guatemaltecos vivem na pobreza. É até interessante o que vi, pois, penso que uma forma rápida de acabar essa pobreza. Seria com o turismo na Guatemala, mas como vi por lá é muito complicado.

Tikal na Guatemala é um local incrível para o turismo pois é uma capital da civilização maia neste país
TIKAL NA GUATEMALA

Ao andar pelas ruas você nota como é diferente a cultura da Guatemala. Por lá há várias pessoas de origem indígena caminhando pelas ruas e com roupas coloridas e costumes diferentes dos nossos como veremos adiante. A moeda deste país é bem desvalorizada em relação a nossa. Lembro de jantar com valores entre R$ 2 e R$ 3. Mesmo com o nosso câmbio desvalorizado você ainda gastará menos do que uma viagem ao Chile, por exemplo.

PORQUE VISITAR A GUATEMALA ?

LAGO ATITLÁN

Este lago já foi considerado o mais belo do mundo. E eu concordo que ele é muito bonito e vale a pena demais visitar ele. Este lago é o mais profundo da América Central e muitos pesquisadores estudam o que tem no fundo deste lago. Ele está localizado em uma região alta da Guatemala e vale demais a visita.

Outra coisa incrível é que este lago está entre três vulcões e isso dá uma imagem linda. Parece que você está em um filme olhando a paisagem deste lago. Outra coisa legal é que ele tem várias vilas nas extremidades e cada uma com costumes e tradições diferentes e recebendo tipos de turistas diferentes também. Eu quando visitei fiquei em Panachel e adorei aquele lugar maravilhoso.

Porque visitar a Guatemala? Porque o Lago atitlán é lindo e te três vulcões neste lago que é o mais lindo do mundo
LAGO ATITLÁN

TRANSPORTE PRECÁRIO

Você já deve estar se perguntando o porque este é um dos motivos para visitar a Guatemala e eu explico. Por lá os ônibus de transporte rodoviário são ônibus escolares americanos antigos. Então o interessante é que para fazer uma viagem de 200 quilômetros é normal você pegar de 3 a 5 ônibus facilmente, o que é um pouco cansativo.

Contudo, é no ônibus que está o mais legal. Pois, várias pessoas de origem indígena entram com várias roupas coloridas. E eles trazem galinhas, patos, cachos de banana, enfim. E neste ônibus entram várias pessoas vendendo comida local e alguns objetos. Enfim vale demais a pena viajar nestes ônibus que são conhecidos como Chicken Bus.

Chicken bus da Guatemala são onibus antigos escolares americanos. Eu os achei lindos.
CHICKEN BUS

COMIDA TOTALMENTE DIFERENTE

Muitos amigos julgam, que o local com costumes culinários mais estranhos que fui é a Tailândia. E nem de longe é verdade. Pois, na Guatemala a comida é totalmente diferente. Os pratos por lá são totalmente diferentes e que a princípio não é tão convidativo.

O bom é que estes pratos são baratos. Porém, caso vá viajar a Guatemala tenha em mente que é normal comer feijão, ovo, banana e pão no café da manha. O mais legal é o feijão ser preto. Então você tem muita energia para o restante do dia. Na hora do almoço novamente é feijão-preto que impera por lá, e a noite feijão-preto também. Caso não goste de feijão-preto pode repensar a viagem a este lugar.

Café da manha na Guatemala é com feijão preto, ovos, queijo e café. Assim podemos ver como é bom visitar este lugar.
CAFÉ DA MANHA NA GUATEMALA

SEMUC CHAMPEY

Este é um destino para lembrar para o resto da vida. Pois, Semuc Champey é um dos melhores pontos turísticos da Guatemala e por lá tudo vive o turismo e a cultura está preservada. Pois, Semuc Champey são várias piscinas de água cor verde-esmeralda muito límpida que agrada qualquer viajante.

O melhor é que este destino está em Lánquin e por lá não é uma cidade grande, e conserva muito a cultura local, sobretudo de origem indígena. Então visitar esse lugar é ver como é o turismo na Guatemala, e se impressionar com a natureza preservada e as várias piscinas naturais de cor tão límpida que nunca mais vi daquela forma em minha vida. Quanta saudade deste paraíso.

Semuc Champey é um lugar lindo e vale a pena demais visitar em uma viagem a Guatemala
SEMUC CHAMPEY

ANTIGUA

Muito mais que a antiga capital da Guatemala essa cidade é maravilhosa e mostra muito como foi o passado colonial e como a cultura da Guatemala está preservada. Pois, essa cidade é muito charmosa com lindas paisagens, alto valor histórico, hotéis e restaurantes de primeira.

Além de ver locais como o Arco de Santa Catalina. Você também pode experimentar comidas de primeira nessa cidade. No entanto o melhor é que ela pode ser usada como base para subir o Vulcão Pacaya. Vulcão este que está ativo e você chega muito perto das lavas. Eu fiz este passeio e recomendo demais, pois é uma experiência única com muita emoção envolvida. Então ao visitar a Guatemala coloque essa cidade no seu destino.

ANTÍGUA É UMA CIDADE CHARMOSA E A BASE PARA CONHECER O VULCÃO PACAYA

ESCALAR UM VULCÃO ATIVO

Essa é uma atração incrível e vale demais a pena mencionar. Pois, este país tem 37 vulcões e três deles ainda ativos. Dessa forma estou falando do Vulcão Fuego, Santiaguito e Pacaya. Eu mesmo estive em Antígua e comprei um tour para conhecer e subir o Vulcão Pacaya.

Nesta subida ao vulcão acontecem muitas coisas interessantes, desde o guia querendo levar dinheiro fácil, até o cansaço de subir tantas montanhas. Contudo, o mais emocionante é pensar que a qualquer hora pode morrer. Pois, vemos a força e o poder do vulcão a cada vez que chegamos mais perto. Porém, no final foi tudo tranquilo. Tive uma experiência maravilhosa e até assei marshmallow na lava quente do vulcão.

Vulcão Pacaya é um dos tres vulcoes ainda em atividade na Guatemala
LAVA DO VULCÃO PACAYA

TIKAL

Tikal é um lugar incrível, pois estamos falando da maior cidade da Civilização Maia na Guatemala, gostou? Bom essa cidade maravilhosa foi quase consumida pela selva. E após ser descoberta fizeram um trabalho para receber turistas. O melhor que este local mostra como era a vida naquela época.

Portanto, eu diria que na Guatemala este é o melhor local para ver como foi a civilização maia. Esta cidade é gigante e em seu auge já teve mais de 200 mil habitantes e hoje restam as ruínas preservadas, tanto que foi tombada como Patrimonio Mundial da UNESCO em 1979. Enfim, visite este local e veja o sol nascer do Templo 4 ou então veja ele se por no Gran Plaza, e você não irá se arrepender em ir a este local quando visitar a Guatemala.

Tikal é uma cidade linda conforme vemos em cada foto. Ela mostra como foi essa cidade Maia
TIKAL COM TODA SUA MAJESTADE

NATUREZA E BIODIVERSIDADE PRESERVADA

A natureza e a biodiversidade neste país são ricas e eu diria que vale uma viagem apenas por estes dois detalhes. Dessa forma eu diria que neste país maravilhoso você pode encontrar vulcões, montanhas, lagos e praias caribenhas. Então a natureza está preservada e esperando você neste pais.

Se a natureza é linda a fauna tem um toque especial este país também. Pois, ele é o lar de vários animais maravilhosos como, por exemplo, a onça-pintada, diversas especies de macacos e também diversas especies de pássaros. Tanto que o nome da moeda do país é homenagem a um destes pássaros, o Quetzal. Porém, por ser de clima tropical também você encontrará muitos destes animais aqui no Brasil também.

A Guatemala é um paraiso da biodiversidade, pois tem vários animais lindos e soltos na natureza
PAVÃO GUATEMALTECO

MERCADO DE CHICHICASTENANGO

Convenhamos que visitar um país com cultura tão rica e única como a Guatemala não teria graça se não visitasse um mercado local. Esse mercado está na cidade que leva o mesmo nome e o maior fascínio por aqui é encontrar objetos que lembram a vida maia. Ele é realizado todas as quintas e domingo e sempre estará lotado.

Na verdade, essa cidade com 98% da população indígena. E no dia do mercado eles juntamente com os turistas tomam as ruas e acontecem várias coisas incríveis. Os jovens conhecem suas futuras esposas. Outros fazem preces religiosas. Junto a isso há pessoas comprando e vendendo de tudo. Desde souvenir, passando por frutas, objetos religiosos e também objetos históricos. Então vá conhecer este mercado incrível na Guatemala.

Amuletos a venda no mercado de Chichicastenango é gigante e tem de tudo desde souvenir a produtos que lembram a vida maia
AMULETOS A VENDA NO MERCADO

O POVO GUATEMALTECO

Em síntese, o povo guatemalteco está em outro nível de educação. Convenhamos que visitar locais onde somos bem tratados é outra coisa. Isso me ocorreu na Tailândia e na Colômbia, diria que foram os melhores tratamentos que recebi. Mas o povo da Guatemala além de preservar a cultura preservam a educação. Isso se pode ver na forma atenciosa que conversam com o turista.

Você pode perceber isso também no sorriso e convenhamos que isso favorece ao turismo na Guatemala demais. Pessoas educadas na rua tratando bem os turistas, sorrindo para eles e sendo muito atenciosos é tudo que o estrangeiro quer ver ao visitar. E na Guatemala você encontrará isso e eu tenho certeza que via se encantar. A língua natal por lá é o espanhol, mas você conseguirá se comunicar bem em inglês também.

O povo guatelmalteco é colorido alegre e preservam muito seus costumes
SENHOR GUATEMALTECO

NEM TUDO SÃO FLORES AO VISITAR A GUATEMALA

Um país como a Guatemala tem a cultura rica e cada dia está mais voltada para o turismo. Porém, algumas coisas não favorecem ao turismo por lá. Aqui vou mencionar algumas, porém isso não tira a majestade do lugar que é lindo e vale a pena ser visitado. E vale a pena demais fazer turismo na Guatemala, mas eu tenho compromisso com o leitor e falarei alguns pontos para serem considerados nessa viagem.

  • As comidas são diferentes e não agradarão a todos, pessoas mais exigentes não agradarão.
  • Tudo é longe, acostume-se a gastar um dia inteiro em uma viagem de 300 km.
  • O nível de higiene lá está longe de ser como o nosso. Convenhamos que talvez somos muito chatos com isso.
  • A internet mesmo Wi-fi está longe de ser razoável.
  • Alfandega é triste, único lugar do mundo que fui para a sala da conferência.

Bom eu fiz essa breve lista apenas para mostrar o que pode mudar no turismo na Guatemala, porém eu menciono novamente que o país é lindo e vale a pena demais curtir este país por pelo menos uns 15 dias. E saborear a cultura da Guatemala nas suas mais diversas manifestações.

GUATEMALA COMO CHEGAR?

É muito fácil chegar a Guatemala. A passagem aérea é muito barata. Então faça sua cotação clicando sobre o banner.

GUATEMALA
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Nestes tipos de viagem é muito importante fazer o seguro viagem, pois envolve muitas coisas diferentes como, por exemplo, a alimentação. Caso você precise de atendimento médico o terá prontamente com este seguro.

Seguro Viagem: América do Norte
Intermac 60 Long Stay USA Intermac 60 Long Stay USA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (SUPLEMENTAR) R$ 24/dia*
ITA 40 SMART USA ITA 40 SMART USA Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 14/dia*
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 43/dia*

Mas caso ainda queira tirar alguma dúvida em especial. Ou ainda acrescentar ao conteúdo. Enfim fale comigo nos comentários.

3 comentários em “Porque Visitar a Guatemala?”

    1. Pelo trabalho , agora Vivo aquí a 3 meses e realmente é tudo e mais um
      Pouco comentado pelo amigo

Deixe uma resposta