Como lidar com o medo de viajar?

O medo é um instinto natural em você e uma forma de autopreservação. O medo coloca você em estado de alerta quando você está entrando em uma situação de risco, e assim também é o medo de viajar. No entanto, não é sempre que esse sentimento é bem-vindo.

Há ocasiões em que o medo pode paralisar você diante de um fator que não é preocupante. Quando o medo faz você paralisar diante de uma situação e bloqueia suas ações, é hora de dar um basta ao sentimento. Isso porque ele já ultrapassou o seu limite funcional e saudável.

O medo de viajar é algo bem comum mas com algumas dicas é possivel perder este medo

O medo de falhar, por exemplo, com outros sintomas, pode ser sinal de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Caso você tenha um medo intenso em falhar e outros sintomas de TDAH, faça uma consulta com um psiquiatra para começar seu tratamento Déficit de Atenção.

No entanto, o medo de viajar não está ligado ao TDAH. Você pode ter medo de viajar por causa do avião, por exemplo. Por mais seguro que seja viajar de avião, carro ou ônibus, você pode ter medo de viajar. Isso causa sintomas físicos, emocionais e psicológicos como crises de pânico, enjoo, insônia, calafrios e suores.

Por isso, conheça algumas dicas para perder o medo de viajar.

1. Planeje a viagem

O seu medo de viajar pode ter origem no medo do desconhecido. Por isso, quando você faz o planejamento de sua viagem, o processo deixa você mais consciente sobre a realidade de sua viagem. Conforme você planeja, o desconhecido irá sumir, e você terá o controle da maioria das situações.

Por isso, coloque a mão na massa e planeje tudo que puder de sua viagem, desde o roteiro, o seu destino final, locais para alimentação, hospedagem, pontos turísticos que você deseja conhecer, quais serão seus meios de locomoção e muito mais.  Tire todas as suas dúvidas sobre a viagem e elimine tudo que for desconhecido para você.

2. Busque por meios de transporte mais confortáveis

Caso seu medo de viajar esteja atrelado a algum tipo de transporte específico, faça uma pesquisa por outras opções. Outra alternativa é enfrentar o medo.

Saiba que ter medo de um meio de transporte é muito comum, especialmente aqueles que você pouco utiliza ou nunca utilizou. No entanto, tenha confiança nas tecnologias existentes para proporcionar uma viagem segura para você.

3. Tenha qualidade de sono antes da viagem

É muito importante dormir bem antes de sua viagem. Ficar acordado pensando nas possibilidades só irá aumentar o seu medo. Portanto, invista em um chá, leia um livro, assista um pouco de televisão ou até fique nas redes sociais até ter sono.

Dessa forma, na hora da viagem, você estará disposto e bem acordado para aproveitar sua jornada até o destino final, e possivelmente sem medo de viajar.

O medo é comum mas nem sempre é bom. Veja algumas dicas para acabar o medo

4. Faça uma viagem com companhia

Caso você for viajar sozinho, vale a pena procurar a companhia de um parente ou um amigo até a hora de seu embarque. Isso irá distrair você de seu medo.

No entanto, ao entrar no avião, ônibus ou carro, entenda que o medo é passageiro e você tem meios para enfrentá-lo. Leve um livro, um audiolivro ou uma playlist de músicas para distrair você durante a viagem. Vale também matar o tempo checando aleatoriedades no celular, conversando com alguém querido e outras estratégias para se manter distraído.

5. Passe em um psicólogo ou psiquiatra

Se mesmo seguindo todas as dicas do artigo, você ainda sentir um pânico quando o assunto for uma viagem, é hora de buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Apenas esses especialistas podem buscar e tratar as fontes de seu medo, para que você possa viajar em paz. Pode ser que você necessite de um tratamento medicamentoso ou psicoterapia para se livrar de seu medo.

Conclusão

Viajar devia ser sinônimo de liberdade, paz e tranquilidade. No entanto, para algumas pessoas, isso pode causar até ataques de pânico. Por isso, siga as dicas do artigo para viajar com tranquilidade. Caso nada tenha efeito, procure ajuda especializada.

Não perca oportunidades de vivenciar experiências novas por causa do medo do desconhecido, medo de avião ou medo de qualquer outra origem. Isso tem tratamento e cura com médicos especializados. Por isso, procure ajuda e viaje com tranquilidade.

2 comentários em “Como lidar com o medo de viajar?”

  1. Me lembrou minha primeira viagem e porque comecei o blog anos depois.
    Foi muito medo, muito planejamento e os primeiros perdidos bem tenso. Queria ter a maturidade de hoje com a idade de antes 😉 Muito bom o conteúdo.

Deixe uma resposta