Visitar o Deserto do Saara em Marrocos é uma experiência bem interessante. Para ser sincero é uma experiência incrível, porém cabe algumas informações interessantes que você não costuma ver nos blogs de viagem tradicionais.

Imagem mostra turista com dromedário no Deserto do Saara em Marrocos

Conheci o Deserto do Saara partindo de Marrakech. Confesso que foi uma experiência única e extremamente cansativa que, francamente, eu não faria novamente. Experiencia essa que tive no Passeio de Três Dias ao Deserto de Merzouga e me custou cerca de R$ 500.

Como Foi Minha Viagem de Marrakech para o Deserto do Saara?

Primeiro dia

Minha Viagem começou as 7hs partindo de Marrakech em uma van com outras pessoas. Com meus 1,85 já vi que o passeio seria longo, mas não imaginaria que seria tão longo.

Após cerca de 1h o motorista parou parar o café, que era pago a parte, mas uma boa oportunidade para estiar o corpo. Após uma 1 h uma nova parada tirar fotos em uma estrada nas montanhas.

Já por volta das 13hs chegamos a Ait Ben Haddou que é uma grande cidade murada em meio ao deserto. Aqui após um passeio panorâmico com o guia explicando as influência berberes e árabes no local partimos para o almoço.

Imagem mostra ait ben haddou em Marrocos

O almoço era em um local que o guia deixava e custava cerca de 15 Euros. Eu fui em um outro restaurante próximo e paguei cerca de 10 Euros, não pelo preço, mas sim porque estava mais vazio.

Após mais cerca de 2 horas na van, a nova parada foi no tradicional Museu do Cinema. Porém, não havia tempo para entrada, apenas fotos do portão. Após cerca de 2 horas na van chegamos a um povoado onde nos hospedaríamos.

Um detalhe é que este hotel está incluído no preço do passeio, juntamente com o café da manha e o jantar servido nele. Dormi tranquilamente e parti para o segundo dia do passeio ao Deserto do Merzouga.

Segundo dia

No segundo dia do passeio, acordei cedo e cerca de 8hs o guia chegou na van. Após cerca de 2 horas na van paramos no vale belíssimo onde podemos ver algumas fazendas e várias plantações próximas a um pequeno rio.

Mais adiante, em cerca de 20 minutos paramos em um povoado berbere onde um guia local nos esperava e mostrou como eram as fazendas e a origem do povoado.

Depois foi hora de ir a uma casa berbere onde nos foi mostrado alguns tapetes, que são um dos melhores artesanatos marroquinos.

Após essa parada, fomos a um restaurante novamente indicado pelo guia que a comida marroquina custava cerca de 12 euros.

Porém não paramos para comer e fomos as Gargantes de Tundra que é uma das melhores imagens de Marrocos. Voltamos para o  restaurante, comemos e o passeio ficou mais interessante após cerca de 4 horas dentro da van.

Isso porque chegamos enfim ao Deserto do Saara em Marrocos. Neste local tivemos que montar em dromedários e seguir até uma aldeia no meio do deserto. Porém, durante este passeio a noite chegou e alguns funcionários nos levaram de carro até o acampamento.

Já no acampamento no meio do Deserto do Saara eu encontrei um grande acampamento com barracas maiores que muitas casas brasileiras. Após um jantar que já estava incluído no fui dormi e tive uma noite de muito frio.

Terceiro Dia

No terceiro dia, acordei as 5 hs da manha para o café da manha. Acordamos este horário, pois o guia disse que era o melhor para ver as estrelas.

Disse ainda que a van nos esperava as 8 hs na cidade e que deveríamos fazer o trajeto de volta em dromedários, o que é muito demorado.

Após saborear o café da manha que já estava incluso no passeio juntamente com o acampamento. Montamos nos dromedários e seguimos de volta para a cidade onde a van nos esperava. Um detalhe é que este passeio no dromedário no meio do deserto do Saara em Marrocos, demorou cerca de 2 horas.

Imagem mostra turista caminhando de dromedrário em Marrocos

Essa viagem me rendeu essa foto, que é uma das melhores imagens de Marrocos. Após chegar na van ficamos o dia todo neste transporte até a chegada em Marrakech, com apenas algumas paradas para o café e uma parada para o almoço.

Vale a Pena Fazer o Passeio de Três Dias no Deserto do Saara em Marrocos?

Mesmo sendo tão cansativo e caro, pois me custou cerca de R$ 800 os três dias, eu diria que vale a pena sim. Porém, eu não repetiria mesmo que me pagasse muito dinheiro.

Isso porque os três dias no na van são cansativos. E voce não ve muito e não curti muito os lugares, apenas passeia na van.

Eu diria que é mais interessante voce talvez hospedar em uma cidade próximo ao Deserto do Saara em Marrocos e fazer alguns bate e volta. Pois assim o cansaço seria menor.

Porém, se você não tiver muito tempo, não há muito o que fazer. Entre na van, ciente do que te espera e boa vigem.

Desbravando os Mistérios do Deserto do Saara em Marrocos: Números e Curiosidades

Marrocos, terra de encantos e contrastes, abriga uma joia natural que continua a intrigar e fascinar viajantes de todo o mundo: o Deserto do Saara.

Ao aventurar-se por esse vasto e místico cenário, descobrimos números e curiosidades que revelam a grandiosidade e singularidade dessa região.

1. A Majestosa Extensão:

O Deserto do Saara, o maior deserto quente do mundo, cobre uma área impressionante de aproximadamente 9,2 milhões de quilômetros quadrados, estendendo-se por diversos países do norte da África.

Em Marrocos, as vastas dunas de Erg Chebbi e Erg Chigaga proporcionam aos visitantes uma visão espetacular dessa imensidão dourada.

2. Alturas Deslumbrantes:

As dunas do Deserto do Saara podem atingir alturas surpreendentes. As dunas de Erg Chebbi, por exemplo, podem chegar a cerca de 150 metros de altura, criando um espetáculo de proporções épicas durante o nascer e o pôr do sol.

Subir a uma dessas dunas proporciona uma perspectiva única e uma experiência inesquecível.

3. Noite Estrelada:

Uma das maravilhas do Deserto do Saara é seu céu noturno. Longe das luzes urbanas, o deserto oferece um espetáculo celestial deslumbrante.

Com uma visibilidade incrível, os viajantes têm a oportunidade de contemplar constelações, estrelas cadentes e até mesmo a Via Láctea em toda a sua glória.

4. Sobrevivência no Deserto:

A vida floresce mesmo nas condições mais áridas. No Deserto do Saara, você pode encontrar uma variedade única de flora e fauna adaptadas às condições extremas.

Espécies como a Gazela Dorcas e o Fennec, um pequeno raposinha adaptado ao calor, são testemunhas da incrível capacidade da vida de prosperar em ambientes desafiadores.

5. Oásis do Deserto do Saara em Marrocos

Contrariando a imagem de um deserto árido e desolado, o Saara abriga oásis exuberantes, como os oásis de Zagora e Erfoud. Essas ilhas de vegetação e água não apenas proporcionam um contraste espetacular, mas também sustentam comunidades locais há séculos.

Imagem mostra o Vale dos Dades que é uma das mais lindas fotos de Marrocos.

6. Cenário Cinematográfico:

O Deserto do Saara, com sua paisagem única, serviu como pano de fundo para inúmeras produções cinematográficas, incluindo clássicos como “Lawrence da Arábia” e “O Paciente Inglês”.

As dunas ondulantes e os vastos horizontes proporcionam um ambiente cinematográfico que cativa cineastas de todo o mundo.

Explorar o Deserto do Saara em Marrocos é embarcar em uma jornada repleta de números impressionantes e curiosidades fascinantes.

Das dunas imponentes aos oásis exuberantes, cada pedaço dessa vastidão desértica conta uma história única, convidando os viajantes a desvendar os segredos de um dos lugares mais intrigantes e belos do planeta.

Melhores Cidades para Apreciar o Deserto do Saara em Marrocos

Marrakech: É a Cidade Mais Lembrada Pelo Deserto do Saara em Marrocos

Marrakech é uma cidade vibrante e exótica que serve como um excelente ponto de partida para uma aventura no Saara. Envolva-se na agitação dos souks, explore os palácios históricos, como o Palácio Bahia, e, em seguida, embarque em uma viagem ao deserto a partir daqui.

Passeios de camelo e excursões organizadas oferecem a chance de mergulhar na beleza única do Saara.

Merzouga:

Localizada na borda do deserto, Merzouga é uma pequena aldeia conhecida por suas impressionantes dunas de areia, especialmente as famosas Dunas de Erg Chebbi.

A cidade é um ponto de partida popular para expedições no deserto, proporcionando a oportunidade de acampar sob as estrelas, experimentar a culinária local e participar de performances musicais tradicionais.

Ouarzazate:

Conhecida como a “Porta do Deserto”, Ouarzazate é uma cidade cinematográfica, famosa por seus estúdios de cinema e cenários naturais espetaculares.

Situada entre as montanhas do Alto Atlas e o Deserto do Saara, a cidade oferece um ambiente único para os viajantes antes de embarcarem em uma jornada rumo ao deserto.

Fes:

Enquanto Fes não está diretamente no deserto, é uma cidade imperdível no itinerário para quem deseja explorar o Saara. A cidade imperial possui uma atmosfera autêntica, com seus mercados labirínticos e medinas históricas.

De Fes, é possível organizar excursões ao deserto e vivenciar a transição gradual de paisagens urbanas para a vastidão do Saara.

Zagora:

Localizada nas proximidades das Montanhas do Anti-Atlas, Zagora é uma cidade tranquila que serve como ponto de partida para expedições no deserto. O famoso lema “Saara começa aqui” está escrito em uma placa na cidade, sinalizando a proximidade com o deserto.

Passeios de camelo e pernoites em acampamentos no deserto são atividades populares para os visitantes.

Ao explorar o Deserto do Saara a partir dessas cidades, os viajantes têm a oportunidade de vivenciar a riqueza cultural de Marrocos, desde os mercados movimentados até as vastas dunas de areia. Cada cidade oferece uma entrada única para a magia e a majestade do deserto, proporcionando uma experiência inesquecível.

Hospedagem e Dicas em Marrakech

Agora vamos ver algumas sugestões de hospedagem e dicas em Marrakech. Lembrando que hospedagem em Marrocos é muito complicado devido a vários fatores.

Eu recomendo você não reservar somente pelo preço, pois sua viagem poderá ser bem decepcionante. Eu mesmo tive muito problema com hospedagem por lá e fiz questão de mencionar nas plataformas de viagem. Vamos a minhas três dias.

A primeira é o Riad Taghia que conta com a nota 9.5, que é excepcional e café da manhã incluído. Outra vantagem desta hospedagem é a localização na Medina de Marrakech. O preço é de cerca de R$ 300 a diária.

Outra opção interessante, porém mais barata é o Riad Tamazouzt que tem a nota de 8.6 e conta com café da manhã e o preço está em cerca de R$ 180 o que é um excelente preço.

A terceira opção é a mais barata custando apenas cerca de R$ 100 a diária para casal. Estou falando do Riad Jennah Rouge que tem a nota de 8.0 e o café da manhã também está incluído.

Mais Dicas Neste Paraíso

Mais Dicas e Sugestões Valiosas.

• Passagens de Ônibus: Encontre passagens, compre pelo celular, parcele no cartão e viaje o mundo.
  • Passeios para sua viagem: Reserve passeios e pague em até 12 vezes com excelente preço e curta seu passeio.
  • Seguro Viagem: Não deixe de fazer seu seguro viagem, ele pode te amparar em momentos difíceis.
  • Cruzeiros Marítimos: Sonha em fazer aquele cruzeiro, veja minha sugestão barata e parlada em 12 vezes.
  • Hotéis baratos: Não sabe onde encontrar hotéis baratos? Veja minha sugestão e que sempre utilizo.
  • Passagens aéreas: Compre sua passagem aérea com 12% de desconto na primeira compra e viaje pagando mais barato.
  • Acessórios para viagem: Caso precise daquele guarda-chuva, kit de organizadores ou qualquer coisa do tipo, tenho uma sugestão também.