Os Cursos Online de Turismo têm o objetivo de ajudar no desenvolvimento de profissionais que estão na faculdade de turismo. Os alunos serão capazes de planejar, promover, organizar e divulgar viagens e eventos de lazer e negócios.
Os profissionais devem ter uma perspectiva global e ser sensíveis aos aspectos econômicos, culturais, políticos, sociais e ambientais.
No final do curso, além de gerir pessoas e gerir negócios, os alunos podem preparar viagens, acompanhar turistas, organizar eventos, palestras, congressos e exposições. Também é capaz de analisar e propor todos os processos que permitam a condução responsável das atividades.
Dentro do mercado de trabalho, o profissional que é bacharel em Turismo poderá atuar em hotéis, empresas, prefeituras e órgãos públicos. Especialistas em turismo trabalham em agências de turismo, restaurantes, parques, transporte e outras áreas estratégicas.
A evolução tecnológica leva à segmentação do público e de novas possibilidades de expansão, que será tanto no turismo quanto nos profissionais qualificados da região.
Os tipos de formação nos cursos de turismo são: Licenciatura e Pós-Graduação.
Como é a faculdade de turismo?
De acordo com o Currículo Nacional desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos de turismo devem incluir em seu currículo três áreas de formação inter-relacionadas: conteúdo básico, conteúdo específico e conteúdo teórico-prático.
O eixo de conteúdo básico inclui estudos relacionados aos aspectos sociológicos, históricos, antropológicos, filosóficos, culturais, geográficos e artísticos que compõem a sociedade e suas diferentes culturas.
O conteúdo específico inclui pesquisas relacionadas à teoria geral do turismo e à teoria da informação e comunicação. Além disso, estabelecem a relação entre turismo e administração, direito, economia, estatística e contabilidade, incluindo o domínio de pelo menos o inglês. O inglês atualmente é primordial se você deseja ingressar na área de turismo, portanto é fundamental que você faça um Curso Online de inglês para melhorar a sua capacitação profissional.
No eixo de conteúdo teórico-prático, além de estágios e atividades complementares, há estudos sobre mobilidade de visitantes, incluindo visitas técnicas, inventários de visitantes e laboratórios de aprendizagem.
Área Turística
Antes de considerar um estudo ou uma carreira, você deve compreender o que é turismo. Este setor está associado a um conjunto de serviços e produtos dirigidos a pessoas que visitam lugares diferentes do local onde vivem.
Portanto, hotéis, companhias aéreas, restaurantes, locadoras de veículos, agências de viagens, museus, locais de entretenimento, locais históricos etc. Essas áreas estão associadas ao turismo.
Outro ponto fundamental é que nem todo turista viaja a lazer. Por exemplo, várias pessoas se mudaram por motivos de saúde, religiosos e comerciais. Ou seja, existem diferentes perfis dentro da zona de trabalho.
Licenciatura ou programa de especialização
Quando você decide ir para a faculdade de turismo, você pode escolher entre uma licenciatura, que dura quatro anos, ou um programa de especialização técnica, que leva em média dois anos para ser concluído. Em ambos os casos, o curso envolve diversas atividades práticas e visitas técnicas.
Ao longo do curso, você será exposto a assuntos relacionados a eventos, gestão hoteleira, transporte, lazer e planejamento. Além disso, você será obrigado a realizar um estágio obrigatório e enviar um trabalho de resumo do curso.
Muitas pessoas sem formação na área trabalham na indústria do turismo. Mas vale a pena fazer faculdade? Isso vai depender da escolha de cada profissional.
O que se estuda na faculdade de Turismo?
As estruturas do curso, bem como os nomes das disciplinas, podem variar ligeiramente dependendo do grau conferido ao graduado (bacharelado ou especialista técnico) e instituição de ensino.
Em geral, dentro da Faculdade de Turismo você estudará as seguintes disciplinas:
- Agência de Viagens e Turismo
- Arquitetura, Urbanismo e Turismo
- Consultoria em Turismo e Hotelaria
- Destinos Turísticos Internacionais
- Estatística
- Fundamentos da Hotelaria
- Fundamentos de Administração
- Fundamentos de Contabilidade
- Fundamentos de Economia
- Fundamentos do Turismo e da Hospitalidade
- Geografia e Cartografia
- Gestão de Custos
- Gestão de Negócios Hoteleiros
- Gestão de Risco no Turismo
- Gestão Pública Aplicada ao Turismo
- Inglês Operacional
- Lazer e Entretenimento no Turismo
- Legislação Aplicada ao Turismo
- Marketing Turístico
- Meios de Hospedagem
- Mercado e Política do Turismo
- Patrimônio Histórico e Cultural
- Patrimônio Natural e Ecoturismo
- Planejamento e Organização no Turismo
- Planejamento e Produção de Eventos
- Políticas Públicas no Turismo
- Roteiros Turísticos
- Transportes Turísticos
- Turismo Cultural
- Turismo e Sustentabilidade
- Turismo Receptivo
- Turismo Regional
Atividades principais
- Criar e promover produtos turísticos e organizar campanhas publicitárias;
- Desenvolver planos de desenvolvimento dentro do campo turístico para diferentes cidades e regiões do país;
- Criar, gerir e aconselhar agências de turismo e hotelaria;
- Auxiliar os clientes na escolha dos planos de viagem ou excursão, informando-os sobre as atrações de cada itinerário.
Mercado de trabalho
Devido ao aumento do poder aquisitivo dos brasileiros nos últimos anos e da consequente melhoria na qualidade de vida, o setor de turismo se expandiu consideravelmente no mercado nacional nos últimos 10 anos.
Diversas agências especializadas surgiram no objetivo de atender segmentos específicos do mercado, como gastronomia gourmet, pesca e portadores de necessidades especiais.
O mercado favorece quem trabalha em mercados de viagens de negócios, clubes e hotéis-fazenda.
Dentro do setor público, são necessários profissionais que saibam atuar em secretarias municipais ou estaduais com o objetivo da promoção do turismo local.