Está pensando em conhecer Timor Leste? Então com certeza deve estar pesquisando para saber qual é o melhor itinerário, certo? Então, os pontos turísticos de Timor Leste, com certeza, serão os principais locais que você vai querer conhecer ao chegar no país.
Mas, para facilitar esse processo, no artigo de hoje iremos falar sobre os principais pontos turísticos de Timor Leste. Então, sem mais delongas, vamos ao que importa!
- Veja também: Buraco Azul em Jericoacoara, um paraíso no Ceara.
Pontos turísticos de Timor Leste: Os melhores
Ainda que Timor Leste seja uma pequena ilha, situada no sudeste asiático, saiba que o local é capaz de oferecer ótimas experiências, com atrações incríveis para todo perfil de turista.
Então, se você gosta de praia ou prefere entender mais sobre questões históricas e políticas, saiba que o local é muito bem servido. Não há dúvidas de que você irá adorar conhecer os pontos turísticos Timor Leste. E, dentre todos eles, podemos citar os seguintes:
Cristo Rei
Para os que querem ver a cidade do Timor Leste do alto, é essencial ir até o Cristo Rei de Díli. Em suma, trata-se de uma estátua de Jesus Cristo, a qual foi construída sobre um globo terrestre. É um presente que o governo indonésio deu aos leste-timorenses. Inclusive, do alto, é possível ver todos os oceanos que banham a ilha, haja vista que a estátua se volta para o mar.
Mas, para poder subir, é preciso encarar uma longa escadaria que, por mais que seja um pouco cansativa, vale muito o esforço. Inclusive, o percurso das escadas conta com algumas estações que visam representar o caminho que Cristo fez até a sua crucificação.
Pontos turísticos de Timor Leste: Parada Obrigatória
Um dos pontos turísticos Timor Leste cuja parada é obrigatória em Díli, a qualquer horário, é a Praia Areia Branca. Trata-se de um excelente local para se encontrar e observar uma vista maravilhosa do pôr do sol. Então, a dica é ir ao final da tarde, para se deslumbrar com essa vista.
Não é à toa que muitos consideram como sendo o pôr do sol mais bonitos de todo o sudeste asiático. Além disso, a estrutura do local também é um destaque positivo. Pois, possui alguns bares que servem comidas e bebidas.
No entanto, aos domingos, é comum que a praia fique mais cheia o dia todo. Então, se prefere algo mais reservado, procure ir em outros dias da semana.
Praia Dolok oan
Também chamada de Praia dos Portugueses, fica ao lado oposto à Areia Branca e, portanto, também é um dos pontos turísticos de Timor Leste que não se pode deixar de conhecer. Porém, a praia possui ondas um pouco mais fortes. Além disso, o local tem muita visita aos domingos e feriados pela população local.
No entanto, os turistas também aproveitam para fazer festas e churrasco. Pois, o local, diferente do anterior, não tem bares tampouco comércios. Mas, para poder acessar a praia, é preciso subir alguns níveis de escada, o que também é bem cansativo. Por esse motivo, ela não costuma ser tão cheia.
Arquivo e Museu da Resistência Timorense: Pontos turísticos de Timor Leste
Se você se interessa em história local e quer saber um pouco mais sobre Timor Leste, esse é um local cuja visita é obrigatória.
E isso acontece porque o local explica um pouco dos anos de invasão Indonésia e guerra. O local também tem uma exposição permanente, a “Resistir é Vencer”, mas que funciona de quarta a segunda, das 09h00 às 16h30min
Ou seja, através de vídeos e textos, a exposição visa retratar a história de lutas da cidade diante da invasão, a qual exterminou grande parte da população no final dos anos 90.
Ademais, no local também é possível encontrar uma série de livros e demais objetos que remetem à cultura local. Além disso, em algumas vezes na semana, há alguns filmes e documentários de temas diversos, os quais valem a pena conferir.
Cemitério de Santa Cruz
Sim, o cemitério também é um dos pontos turísticos de Timor Leste. E isso acontece porque, assim como o museu, esse cemitério é um local para os que desejam conhecer mais sobre a história local. Em suma, o cemitério foi palco de um massacre que aconteceu no ano de 1991, o qual foi comandado pelas forças indonésias.
Infelizmente, o massacre deixou cerca de 400 vítimas e, até os dias de hoje, ele é relembrado por toda a população, no dia 12 de novembro, como o Massacre de Santa Cruz.
Pontos turísticos de Timor Leste: Xanana Gusmão Reading Room
Agora, se o seu intento é conhecer mais sobre o principal líder de guerrilha, durante a ocupação da Indonésia, a sala de leitura Xanana Gusmão é um excelente local.
Mesmo porque o museu possui diversas fotos, textos, pinturas, depoimentos e objetos que remetem a esse momento que é tão impactante para Timor Leste. Fora isso, o local detém uma biblioteca pública, onde há diversos títulos e computadores com acesso à internet, sendo que tudo é gratuito. Então, não há com o que se preocupar.