Aqui contaremos como é a visita ao Morro do Pai Inácio que é o cartão postal da Chapada Diamantina. Um local lindo para tirar fotos e ver o por-do-sol. Então curta comigo este sensacional ponto turístico da Chapada Diamantina.

História do Morro do Pai Inácio

A história do local, na verdade, é uma lenda como também em vários locais na Chapada Diamantina. Então não contaremos a história, mas sim a lenda que giram em torno do local.

A lenda diz que Inácio era um trabalhador negro que se envolveu com a sobrinha do fazendeiro. No entanto, quando o relacionamento foi descoberto, Inácio foi perseguido até o pico deste morro.

Imagem mostra a trilha para o morro do pai Inácio na chapada diamantina

E quando lá chegou ele foi cercado por vários jagunços que perguntaram se ele queria pular o abismo ou morrer a tiro. Inácio que trazia consigo uma sombrinha que foi-lhe dada de presente por sua amada.

E neste momento Inácio abriu aquela sombrinha e pulou do precipício e caiu lentamente até a base daquela montanha e não mais foi visto, dando fama ao local de Morro do Pai Inácio.

Onde fica e como chegar no Morro do Pai Inácio

O Morro do Pai Inácio fica na cidade de Palmeiras, que é uma das melhores cidades da Chapada Diamantina, e cerca de 26 km de Lençóis.  Ele está ao lado da BR-242 e para chegar até ele você não precisará percorrer uma grande distância de estrada rural.

Apenas a título de comparação este local está cerca de 400 km de Salvador e cerca de 600 km de Aracaju, então caso esteja nestas cidades vale a pena visitar Morro de São Paulo que é um lugar bem diferente. Na verdade, a grande distância de centros urbanos é um dificultador para conhecer a Chapada Diamantina.

Porém, as estradas são boas. Se tiver alguma dúvida sobre onde fica a Chapada Diamantina ou o Morro do Pai Inácio, vale a pena se aprofundar neste assunto.

Como é a subida até o pico do Morro do Pai Inácio

A subida até o pico é muito tranquilo por cerca de apenas 600 metros da portaria. No entanto, devido à subida, este trajeto é geralmente percorrido em cerca de 20 minutos.

As trilhas são bem sinalizadas e tem várias estruturas para a segurança e não existe o risco de se perder ou cair no precipício.

Uma das maiores vantagens deste ponto turísticos é que não precisa de guia para conhecer o Morro do Pai Inácio. E ao chegar na parte superior do pico é possível ver um cruzeiro e apreciar toda a imensidão do local e a beleza da região.

Quanto custar conhecer o Morro do Pai Inácio

A entrada para visitar este local custa apenas R$ 12. Porém, no local não há nenhuma estrutura. Então a dica é visitar este local quando estiver voltando de uma visita à Fazenda Pratinha ou Cachoeira do Mosquito, por exemplo.

Pai Inácio fotos do por-do-sol

O melhor horário para visitar o Morro do Pai Inácio é no final da tarde. Porém, tenha em mente que este local fecha às 17 horas. Dessa forma vale a pena demais chegar no local antes das 16 horas e curtir o por-do-sol no local que é um dos mais lindos da Chapada Diamantina.

Imagem mostra o por-do-sol na chapada diamantina

Vale a pena visitar o local?

Vale a pena visitar, sim pois o local é sensacional. Porém cabe algumas observações interessante sobre visitar o Morro do Pai Inácio.

O primeiro é que não é um local para passar o dia todo. Pois é muito quente, eu diria que é um local para ficar poucas horas. Devido ao por-do-sol ser o momento mais lindo. Vale a pena visitar este local quando estiver voltando do passeio da Cachoeira da Fumaça ou Poço do Diabo.

Curiosidades sobre o Morro

Devido à beleza do local vamos mencionar algumas dicas sensacionais para sua visita a este local. Que também é um excelente destino de Carnaval para curtir a tranquilidade em dias de agito.

  • O tempo de visita a este local é de cerca de 2 horas de ida e volta, mas pode variar caso uma pessoa se interesse em ficar muito tempo no alto do pico do Morro do Pai Inácio.
  • O mais interessante no local é o mirante e a vista do cartão postal da Chapada Diamantina e bem como a imensidão deste parque de conservação.
  • Leve seu lanche, protetor solar, óculos escuro e bem como algum lanche. Pois no local não há estrutura.
  • O custo do passeio em uma agência é cerca de R$ 250. No entanto, é bem comum este passeio ser oferecido como brinde em outros passeios.