O Parque Cachoeira das Andorinhas é uma grande propriedade em Alto Jequitibá, cidade muito próxima a Alto Caparaó. O mais interessante é que este lugar é o segundo mais visitado da região. Pois só perde para o Parque Nacional do Caparaó, que é um dos melhores parques nacionais em Minas Gerais.

Esta propriedade  transformou-se em parque em 1998 e de lá até hoje se tornou uma das melhores atrações da região com duas cachoeiras e cinco poços. Algumas destas atrações são sensacionais e imperdíveis e outras não tanto.

Porém, de uma forma geral as atrações são sensacionais. Pois neste parque tem a melhor estrutura para receber turistas na região e o melhor é que os recursos naturais da propriedade estão bem preservados.

Poço das Andorinhas no parque que leva o mesmo nome na cidade de Alto Jequitibá em Minas Gerais

Vamos a algumas curiosidades sobre o Parque Cachoeira das Andorinhas em Alto Jequitibá.

  • O local tem 5 poços e duas cachoeiras para banho.
  • Este parque tem a melhor estrutura para receber turistas.
  • Este local tem um pequeno zoológico que agrada principalmente às crianças.
  • As trilhas da propriedade dividem os estados de Minas Gerais e Espirito Santo.
  • O local tem restaurante, sorveteria, cafeteria, quiosques para churrasco, brinquedos infantis, tirolesa, pôneis, um grande pomar e estacionamento para 150 carros.

Onde fica e como chegar a Cachoeira das Andorinhas?

O Parque Cachoeira das Andorinhas fica em Alto Jequitibá e não Alto Caparaó ou Iúna como muitos acreditam.

Porém, ela está em Alto Jequitibá, entre estes outros dois municípios. Ou seja, você pode sair de Alto Caparaó para ir em Rio Claro e passar na porta do Clube Cachoeira das Andorinhas.

Assim sendo, para chegar a este parque basta apenas seguir sentido a Rio Claro se estiver em Alto Caparaó e vice-versa caso esteja em Rio Claro, Iúna-ES.

 E no meio do caminho estará este local sensacional. Cerca de 10 km de Alto Caparaó e cerca de 4 km de Rio Claro, que é um distrito de Iúna no Espírito Santo.

Quanto custa visitar a Cachoeira das Andorinhas?

Para visitar este local você pagará R$ 25 para usufruir da propriedade. Caso queira ir à tirolesa que há no local o preço será de R$ 35.

Como mencionado na propriedade há restaurante  e sorveteria. O restaurante eu não visitei, mas a sorveteria tem excelentes opções de preços bem atrativos, no entanto, essa região não entrou na lista de destinos baratos do Brasil.

Como é visitar este local?

Falando da visita propriamente dito há algumas observações conforme veremos adiante. O primeiro ponto é que logo ao chega no local deparamos com um grande estacionamento bem organizado.

Depois passamos pela portaria e fomos atendidos por um funcionário bem atencioso. Caso mencionar isso, pois isso é bem comum na região, no entanto, há exemplos bem desagradáveis como na Cachoeira do Rogério.

Passando pela portaria peguei a trilha à direita e segui passando por locais maravilhosos como o Poço das Andorinhas que é o mais lindo do local.

Imagem mostra o Parque Cachoeira das Andorinhas na região de Alto Caparaó

Seguindo adiante há outros poços como  Poço da Pedra e Poço da Concha. Após visitar o poço mais longe que é o Poço da Pedra regressei sentido a portaria pela trilha à direita que fica do lado oposto ao que comecei.

E nesta trilha deparei com uma Casa Centenária feita de barro bem legal. E ao lado desta casa há um pomar gigante onde parei para degustar ameixas-amarelas.

Atrações artificiais no Parque Cachoeira das Andorinhas.

Ao retornar próximo à portaria resolvi visitar as atrações artificiais do local, ou seja, o lado mais turístico. 

A primeira atração que visitei foi a tirolesa, que é bem interessante. Pois você vai e volta até o outro lado da propriedade. Com isso não precisa caminhar grandes distâncias para curtir essa atração. Porém, não espere uma grande emoção, pois ela é bem pequena.

A segunda atração que visitei foi o local onde há animais para montar. O legal aqui são os mini-poneis, um boi e um cavalo. Com isso todas as idades podem curtir neste local. Caso não goste de muita emoção, saiba que há um mini-pônei com charrete, onde é possível curtir demais também.

Concluindo estas atrações artificiais no local é possível encontrar um pequeno zoológico, redes para descanso, banheiros limpos, sinalização nas trilhas, restaurante, cafeteria e uma sorveteria do lado de fora. Um lugar para tomar um café bom e barato, e nada de café mais caro do mundo ou café para rico. Enfim o lugar com melhor estrutura para receber o turista na região.

Imagem mostra um sorvete apreciado em Alto Jequitibá em Minas Gerais

Atrações próximas à Cachoeira das Andorinhas

Como mencionado, esta atração fica próxima  a Alto Caparaó e Rio Claro em Iuna. Assim sendo as atrações destes dois destinos podem entrar neste artigo tranquilamente. Então veja algumas recomendações para curtir nas proximidades.

A primeira atração é o Poço das Antas que é um lugar lindo com vários poços de agua cristalina e gelada também. Vale a pena demais visitar este destino que está dentro do Parque Nacional do Caparaó.

Outra atração é o Poço do Egito que é um poço de fácil acesso e que tem a água muito clara e menos gelada que a atração anterior. 

Outra atração na região é a Cachoeira do Segredo que é modesta, comparadas as atrações anteriores. Caso tenha pouco tempo eu acho que vale a pena visitar estas atrações sim.

Por fim uma atração que está cerca de 12 km do Parque Cachoeira das Andorinhas. Estou me referindo a Hidrolândia. Essa atração tem o Poço da Laje que já foi mostrado até no Globo Repórter além da Cachoeira da Hidrolândia e Poço da Corda.

Devido à proximidade a Alto Caparaó eu diria que vale a pena uma visita ao Parque Nacional do Caparaó. No entanto, como acontece com o Poço das Antas e Hidrolândia e o Parque Cachoeira das Andorinhas, vale a pena deixar um dia inteiro para curtir estas atrações.

Uma observação é que nunca recomendei a Cachoeira do Rogério, devido a dissabores que tive no local e a dissabores que outros viajantes me contaram. No entanto, acho legal você ir e ter sua própria impressão do local.

Vale a pena visitar o local?

Vale a pena sim, o local é sensacional. Este é o segundo lugar mais visitado da região, então não tem como falar que é ruim o Parque Cachoeira das Andorinhas. Não chega ser tão incrível quanto uma viagem a Carrancas, mas vale a pena.

Eu diria que caso tenha apenas dois dias na região uma dica boa é ir ao Parque nacional em um dia e no outro ir ao Parque Cachoeira das Andorinhas e ao final do dia visitar o Poço do Egito ou Cachoeira do Segredo.

No entanto, como você deve ter percebido, este local merece mais dias de estadia, como também acontece nas cachoeiras de São Thomé das Letras.

Para facilitar sua viagem já temos um post aqui sobre as pousadas de Alto Caparaó, que é uma cidade vizinha a este clube.