Hoje falaremos sobre a minha região que é o Vale do Aço. Um lugar maravilho que muitas vezes é lembrado apenas pela indústria siderurgica. Porém por aqui temos algumas atrações maravilhosas como cachoeiras, lagoas e mirantes lindo para voce desfrutar. Contudo para curtir tudi isso é bom saber quando ir ao Vale do Aço.

O Vale do Aço tem um clima característico e predominantemente quente. Várias pessoas me relataram nunca ter conhecido lugar tão quente. Contudo, isso é uma grande vantagem, pois o melhor dessa região é cachoeiras e no calor fica perfeito.

QUANDO IR AO VALE DO AÇO! CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O turismo em no Vale do Aço funciona basicamente em duas vertentes principais. A primeira é o turismo de negócio e este nunca para. Pois, os responsáveis por empresas, vendedores e outros estão sempre indo e vindo nessa região na procura de fazer negócios e vender seus produtos e serviços. Independentemente de como esteja o clima.

As outras atrações aqui ficam por conta de cachoeiras, mirantes e lagoas. E essas dificilmente serão bem aproveitadas no frio. Então é bom que você tenha em mente isso. Mas na época de chuva outro problema ocorre que é a deterioração das entradas. Como as cachoeiras e mirantes ficam na zona rural você precisará percorrer muitos quilômetros em estrada rural e na chuva isso é bem desagradável.

para conhecer a região é bom saber quando ir ao Vale do Aço pois isso pode fazer toda diferença para curtir a cachoeira dos britos em mesquita-mg
CACHOEIRA DOS BRITOS EM MESQUITA-MG

QUANDO IR AO VALE DO AÇO E NÃO TOMAR CHUVA?

O Vale do Aço com chuva pode ser realmente complicado, pois, há longas estradas rurais que na época de chuva dificultam bastante o trajeto. Pode até passar e ir nas atrações, mas será problemático o que não seria na época de sol. Então vamos ver o gráfico abaixo e ver como não sofrer na chuva quando visitar o Vale do Aço.

FONTE SITE CLIMATEMPO

Como vemos no gráfico acima a incidência de chuva é maior entre novembro a janeiro. No mês de março há alguma chuva mais isolada e passageira que não chega incomodar. Conduto se fosse o caso de viajar apenas pensando em não tomar chuva seria entre abril e setembro, mas essa época tem um problema conforme veremos adiante.

QUANDO IR AO VALE DO AÇO E NÃO SOFRER NO FRIO

Como eu disse o frio dificulta demais a visita aos pontos turísticos do Vale do Aço. Por se tratar de cachoeira que já tem água fria, na época do frio mesmo fica quase impraticável. Porem caso não tenha outra data e tenha que escolher entre a chuva e o frio escolha o frio. Assim sendo para facilitar veja a tabela da temperatura.

FONTE SITE CLIMATEMPO

Observando a tabela do clima no Vale do Aço podemos concluir que os meses mais frios é de maio a setembro. Pois, estes meses têm mínima de 12ºC a 14ºC. E as máximas neste período são entre 23ºC a 26ºC. Muitas pessoas, porém não pensariam que isso é frio, mas aqui no Vale do Aço as pessoas consideram estas temperaturas como frio intenso. Então de maio a setembro seriam que não recomendo para viagem ao Vale do Aço, contudo se você tem apenas essas datas não se preocupe, pois, ainda assim é possível aproveitar.

QUANDO IR AO VALE DO AÇO! MELHORES MESES

Em resumo conforme foi mostrado aqui os meses de chuva complicam demais o turismo no Vale do Aço. Contudo, no frio não é recomendável, porém ainda é possível curtir muito. Portanto, para evitar estes problemas vou fazer um parágrafo apenas para falar quais os melhores meses.

De fato os melhores meses para viajar para o Vale do Aço são entre fevereiro a maio. Pois, mesmo com um pouco de chuva em março essa chuva é isolada, passageira e mesmo fazendo um pouco de frio em maio geralmente este frio é noturno. E nesta data nao terá frio se é que podemos dizer que essa região faz frio.

Já os meses de setembro e outubro são bons também não chove muito e a temperatura fica bem agradável para conhecer nossas cachoeiras. Então caso vá escolher venha ao Vale do Aço entre fevereiro e maio ou também nos meses de setembro, outubro e curta o melhor da nossa região.

Veja um post mais completo sobre a hospedagem no Vale do Aço.