Como Botafogo deixou de ser conhecido como um bairro de passagem e se tornou um lugar onde todos querem ficar?

Um bairro genuinamente pertencente à Zona Sul, mas que tem suas relações com o Centro e outras regiões da cidade do Rio de Janeiro. Este é o Bairro do Botafogo, por essa característica muito atrativa aos cariocas que lá decidem morar. Tanto aqueles que vêm do Centro e Zona Norte até aqueles “filhos da Zona Sul”, que querem mudar, mas ainda permanecer na região. Geralmente, escolhem o charmoso bairro.

Imagem mostra o Bairro Botafogo e o corcovado na Baia de Guanabara

O bairro que está em constante crescimento


Atualmente, o Bairro Botafogo ainda está em franca expansão imobiliária, superando até seus vizinhos mais badalados como o Flamengo e o Leblon. Isso porque os outros bairros, aqueles do “cartão postal”, já parecem ter esgotado sua capacidade de crescimento hoje em dia. Já o Botafogo ainda está em fase de lançamentos imobiliários dos mais variados tipos. Guarda o encanto da Zona Sul e a tranquilidade de bairros mais afastados.

Os deslumbres visuais da Cidade Maravilhosa estão a fácil acesso do bairro. A Baía de Guanabara, o Cristo Redentor, o Pão-de-açúcar e particularmente a Enseada de Botafogo estão a alguns metros de distância. Sem falar do Iate Clube do Rio de Janeiro, com suas embarcações que compõem a paisagem abaixo dos morros. Caminhadas na calçada são um dos programas mais interessantes para os residentes.

O Bairro Botafogo possui 100 mil habitantes, dos mais diversos níveis sociais e idades. Os apartamentos em Botafogo acolhem todos os tipos de pessoas da cidade. Porque é multicultural e oferece a infraestrutura do dia-a-dia como mercados, feiras, shoppings e comércios populares, até aquilo que só o Rio de Janeiro pode dar.

E é de fácil ligação a outras regiões importantes como a Gávea, o Jardim Botânico e o Humaitá. Por isso já foi chamado de “bairro de passagem”.

Um lugar completo e charmoso

De fato, o Bairro Botafogo sempre foi conhecido como por ter ótimas escolas, clínicas e Hospitais de renome. Desse modo, as opções de estudo são múltiplas e todas de qualidade única. O primeiro colégio do bairro foi o da Imaculada Conceição, depois seguido pelo Colégio Santo Inácio, na Rua São Clemente e pelo Colégio Andrews.

Ainda, há faculdades tradicionais como a Fundação Getulio Vargas (FGV), a Santa Úrsula, o Instituto de Medicina de Reabilitação (IBMR) e as Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha). Por outro lado, o bairro sedia famosos e respeitáveis centros médicos como a Clínica da Família Santa Marta e o Centro Municipal de Saúde Dom Hélder Câmara.

Imagem mostra o Bairro Botafogo e ao fundo o corcovado no Rio de Janeiro

A efervescência cultural do bairro fica a cargo do vibrante Museu Villa Lobos, instalado em um elegante casarão do século XX, possuindo atualmente mais de 53 mil itens relacionados a um dos maiores compositores brasileiros. O Museu do Índio é a única instituição do Governo Federal que presta a justa homenagem à cultura indígena e cuida de um vasto patrimônio.

Ainda, há a Casa Rui Barbosa em uma área de mais de 9.000 m², local onde viveu o grande intelectual Rui Barbosa e hoje ostenta vigorosas plantas, belas fachadas e jardins bem cuidados. Para quem se interessa por arte contemporânea, deve conferir a Casa Daros, que contempla as expressões artísticas latino-americanas.

Mais opções no Bairro Botafogo

Opções gastronômicas também não faltam por aqui. Botafogo tem o Marchezinho, um destacado bistrô com carta de vinho interessante e opções vegetarianas, o Miam Miam com seu atraente conceito de “comfort food” até opções mais acessíveis como TahPah com seus saborosos tapas. Ainda, há opções de bares como o clássico Boteco Salvação, o Bar Caverna e o Comuna.

Botafogo é o bairro que surgiu como mais conhecido por suas escolas e clínicas e hoje cresce a cada dia, atraindo cada vez mais moradores. Renova-se e recebe bem aqueles que querem viver o Rio de Janeiro, sem perder o conforto de uma cidade mais tranquila, silenciosa e segura. Com charme e elegância.

Deixe uma resposta