Além de diferente, a comida japonesa é uma das que mais agrada os paladares das pessoas pelo mundo. Muitas vezes confundida com a comida chinesa, a comida japonesa é muito mais popular e apreciada no Brasil

O seu preparo é todo feito de forma que o seu visual seja agradável, com ingredientes frescos, entregando um sabor único e com uma bonita apresentação. Sendo inclusive uma inspiração para vários brasileiros e outros estrangeiros a viver no Japão.

Além de exótica, ela contém muitas riquezas da história do país. A culinária kashoku ou culinária japonesa é hoje considerada desde 2013 pela UNESCO um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Mas, foi na comida chinesa que se adotaram algumas das inspirações da comida japonesa, devido à escassez de alimentos que a vários países da Ásia passaram há muitos séculos.

Imagem mostra uma mesa com vários pratos da comida japonesa.

Daí, devido ao fácil acesso aos oceanos, os japoneses procuraram desenvolver os frutos do mar, a base para seus pratos.

Mas ainda sim, sofreu algumas pontuais influências de outras nações, como por exemplo o arroz, carnes e verduras.

Ao virem ao Brasil em meados do século 20, eles trouxeram sua cultura e costumes gastronômicos. E isso fez com que a recepção da culinária japonesa e asiática como um todo fosse muito bem aceita em nosso país.

Quais são as comidas típicas do Japão?

Mas, você conhece as principais comidas japonesas e os seus nomes? Se você ainda está um pouco perdido, ao ler esta matéria você irá conseguir conhecer melhor!

Selecionamos os mais consumidos e suas características para você conhecer!

Sushi é a tradicional comida japonesa

Quem nunca foi a um shopping no Brasil e encontrou esse prato à disposição? Sim, principalmente em restaurantes de culinária oriental.

Ela tem seu método de preparo originário de armazenamento de arroz cozido por semanas.

No começo de sua origem, consumia-se apenas com peixe, e as pessoas jogavam fora o arroz. Mas, o tempo passou e os japoneses passaram a comer eles dois.

Imagem mostra o shushi ao lado do hashi

O sushi é um bolinho de arroz, o qual se deve preencher com algum fruto do mar, fruta ou peixe e depois envolto em alga.

Comê-lo sem peixe é mais comum em países fora do Japão, mas lá eles comem com o preenchimento interno de peixe.

Mas, pode-se utilizar camarões, polvos, legumes e outros e depois ele é moldado a mão e depois envolto na alga.

Sashimi

O sashimi é um dos pratos que fazem parte do hábito de consumo dos japoneses. Ele é feito de fatias finas de peixe cru, normalmente o salmão é o mais usado. Mas, pode-se consumir atum, peixes brancos e tilápia.

Mesmo que se utilize os mais variados peixes para a sua criação, é possível encontrar em diversos formatos.

Imagem mostra o sashimi que é um prato tipicamente japonês

O mais popular é o retangular, o que mais varia é se ele é mais fino ou mais grosso, vai depender do peixe usado em sua construção.

O peixe cru quando consumido é mergulhado em shoyu para dar um gosto mais salgado. Mas, há aqueles que gostam de usar a raiz forte de nome Wasabi, que é bactericida.

Niguiri

Se você for ao Japão, irá observar que eles consomem esse prato a noite. Ele não pode faltar e, em suma, trata-se de um bolinho de arroz alongado coberto com peixe cru de várias espécies.

Normalmente encontra-se ele com polvo, camarão ou ambos. Ela é feita totalmente à mão nos restaurantes mais tradicionais, sendo sempre servida de 2 em 2.

Seu nome se deriva da forma de preparação, e quando movimenta-se a mão, faz um enroladinho. E esse movimento em Japonês é “Naguiri”.

Assim como o sushi e sashimi, o niguiri é banhado de shoyu. Mas, segundo a culinária japonesa, somente o peixe deve ser mergulhado.

Temaki

Se tem uma comida japonesa que o brasileiro gosta depois das anteriores é o famoso Temaki.

Ele faz muito sucesso por terras tupiniquins, mas, no Japão é algo bem tradicional e fácil de se encontrar. Em suma, nada mais é que um cone de alga que é recheado com peixe cru.

Imagem mostra o temaki que é uma comida tipica do japão

Sua origem é do século XIX, sendo que a sua criação ocorreu por ser uma opção de comida rápida para as pessoas na cidade de Edo no pão.

Esse costume se tornou popular e se adotou muito amplamente na grande megalópole de Tóquio. A palavra temaki significa “Enrolado de Mão”.

Mas, no geral, encontra-se ele envolvo com bastante alga fresca e para deixá-lo crocante. Hoje em dia, no Brasil, tem-se diversas variações de Temaki.

No entanto, os mais diversos recheios de peixe cru são usados, além de cremes e legumes. Contudo, o comum é consumir frio.

Pratos Japoneses Quentes

Muitas pessoas acham que a culinária Japonesa é basicamente feita de pratos frios. Mas, elas estão enganadas, pois as comidas quentes também fazem parte dela. Além de cheia de cores, elas são imensamente saborosas.

Se você quer iniciar um tour gastronômico no Japão e incluir comidas quentes, selecionamos os principais deles. Inclusive os usados em refeições do dia a dia. E são eles:

Guioza é a comida japonesa que parece italiana

Sua origem é chinesa, mas ele passou a fazer parte da culinária de outros países asiáticos, e o Japão é um deles.

Em suma, é um prato feito de um bolinho de massa fina, sendo que o seu recheio costuma ser de legumes ou algum tipo de carne.

Quando se está fechando, a guioza, deve-se selar as suas extremidades. Em seguida, basta levar ao forno ou fritá-lo.

A guioza é feita em um formato oblato, e ele lembra um ravióli grande, e normalmente se consome junto do shoyu.

Imagem mostra a gyoza que é um prato típico japones

Esse prato é muito saboroso, e em sua história há relatos que os japoneses o trouxeram durante as lutas da Segunda Guerra Mundial.

Depois disso, o prato se espalhou pelo país, principalmente por culpa do pós-guerra, onde era um tanto difícil de se encontrar alimentos.

No entanto, a farinha e carnes, como a de porco e legumes eram mais fáceis de se achar. E assim, devido a facilidade de se encontrar esses ingredientes, popularizou-se no gosto dos japoneses.

Missoshiru

Sabe-se que a culinária japonesa é milenar, e desde os mais primórdios tempos a sopa faz parte do consumo, e hoje é presente no dia a dia dos japoneses.

Imagem mostra o mishouri  que é um macarrão japonês

É aí que entra o Missoshiru, sendo uma sopa cuja base é de soja misturada com peixe.

Quando se prepara a sopa, deve-se adicionar em sua composição a soja, hondashi, tofu, cebolinha, e legumes diversos.

Entretanto, é preciso servir quente e seu consumo pode ser em qualquer refeição do dia. Mas, nas principais refeições, é comum encontrá-la sempre com uma porção de arroz à disposição.

Yakisoba é o macarrão famoso da comida japonesa

O nome Yakisoba vem de “macarrão de soba frito”, e é um prato muito comum de se encontrar no Japão e no mundo todo.

O macarrão é a base do prato, além de levar legumes e verduras em sua composição, deve ser frito ou cozido.

Tradicionalmente, usa-se alguns legumes em comum, como o repolho, cenoura e cebola. Eles podem ser grelhados em chapas, onde se deve adicionar pedaços de frango em cubos e carnes em tiras.

No momento do preparo, é só adicionar o shoyu e o gergelim, e por fim o macarrão é levemente frito em frigideira.

Tempurá

Originalmente, os japoneses não consumiam coisas “fritas”, mas o tempurá passou a fazer parte da culinária japonesa trazida pelos portugueses. Esses homens missionários levaram a receita para Nagasaki no século XVI.

Imagem mostra o tempurá que é um prato da culinária japonesa

Hoje, é comum encontrar no mundo todo a receita em várias versões de empanados e variedades. Mas ele não é só um prato típico japonês e sim bem consumido no Brasil.

Esse empanado de carne, frutos do mar e legumes é envolto em uma camada de massa, e depois frito com óleo por alguns poucos minutos.

Doces Japoneses

Não é só de prato salgado que se vive o Japonês. Em sua lista, há doces típicos do Japão, e ela encanta até mesmo os paladares mais diferentes.

Selecionamos os principais para você conhecer e um dia se deliciar! E são eles:

Manju é um doce da comida japonesa

O Manju é comum e muito apreciado pelos japoneses, ele é o doce mais apreciado dentro e fora do Japão.

Basicamente é um doce que é cozido no vapor, e sua massa é de farinha de trigo e arroz. Tradicionalmente, deve-se rechear com pasta de feijão branco.

Imagem mostra o manju que é um prato típico entre os doces japoneses

Segundo relatos, há duas histórias que permeiam a origem desse doce da confeitaria japonesa. A que é melhor aceita é a de 1349 onde os monges budistas da China trouxeram a receita ao Japão.

Normalmente, quando se consome esse doce, é junto com chás dos mais diversos gostos.

Wagashi

Está curioso em saber qual o doce mais consumido pelas crianças no Japão? Sim, é o Wagashi, e esse doce é o que mais faz sucesso entre elas.

Esse é um doce artístico, sendo que a introdução desse prato na culinária japonesa foi por conta dos chineses, na verdade.

Isso se deu no período Yayoi, e hoje é possível encontrar em diversas formas, sendo que é preciso servir com chá. Encontra-se ele em forma de frutas, desenhos, peixes, animais e flores.

Sanshoku Dango

O Sanshoku Dango é um prato do qual se deve servir com um espeto, o qual tem nome de “dango” e, na grande maioria das vezes, são em quatro.

Encontra-se ele de diversas cores, e ele um bolinho feito com Mochiki em círculos de diversas cores e formas, e sua base é feita de farinha de arroz.

imagem moestra o Sanshoku Dang, um doce oriental

Sendo ele um clássico da culinária Japonesa, ele tem a sua textura parecida com o mochi. É normal encontrá-lo com várias formas, e é um prato muito famoso entre os pequenos.

7 Principais ingredientes usados na comida japonesa

Você sabe os principais ingredientes que compõem a comida japonesa? Vamos aos principais:

1 – Arroz Japonês – Mochigome / Urichimai

Você sabia que existem dois tipos de arroz usados no Japão? O mochigome é o glutinoso, e o urichimai, que é muito mais fácil de se encontrar.

Eles são a base da alimentação dos japoneses e de várias receitas, mas ambos são um pouco pegajosos.

2 – Vinagre de Arroz – Komezu

Conhecido como Komezu, esse vinagre é proveniente do arroz japonês.

Ele é mais suave que outros vinagres, sendo muito útil para temperar o sushi ou outras conservas da culinária japonesa.

3 – Algas Marinhas – Nori, Wakame e Kombu

Ninguém duvida que as algas além de nutritivas são um dos alimentos mais saudáveis do mundo. No Japão, as algas comestíveis fazem sucesso e são muito comuns de se utilizar. As principais são o Wakame, Kombu e Nori.

Além de permitir que a gastronomia japonesa se tornasse versátil, ajudou na formação de vários tipos de pratos típicos japoneses.

4 – Shoyu é o molho da comida japonesa

Esse é um molho que é feito a partir da fermentação da soja com cereal torrado. Deve-se adicionar água e sal marinho, que forma o shoyu.

Além de acompanhar quase todos os preparos japoneses, utiliza-se para substituir o consumo de sal, dar cor, aroma e sabor aos alimentos.

5 – Wasabi é o tempero da comida japonesa

Essa raiz forte japonesa é um tempero que não faz sucesso com muitas pessoas. Ela é feita da pasta relada da planta conhecida como “Wasabia Japonica”.

Seu sabor é muito forte, o que desagrada alguns, mas normalmente acompanha o Sashimi e Sushi.

6 – Miso ou Missô

O Miso ou Missô, como muitos conhecem, é feito da fermentação da cevada, arroz, soja e sal. Este alimento é muito tradicional entre os japoneses, e é muito usado para o preparo de sopas e ensopados. Ela é a base do Missoshiru e é usada para dar sabor aos pratos.

7 – Dashi

Esse é um dos caldos da culinária Japonesa. Seu preparo é muito comum e basicamente aquece o Kombu, aquela alga marinha citada anteriormente.

Adiciona-se Katsuobushi, aquelas lascas de atum seco na água. Hoje com a industrialização, encontra-se o Dashi facilmente à venda em todo o país.

Utensílios Típicos do Japão

Se você for viajar para o Japão, saiba que irá encontrar algumas diferenças na cozinha. Principalmente o não uso de utensílios ocidentais.

Até encontra, no entanto, em restaurantes de comida ocidental, caso contrário, terá basicamente o hashi para te auxiliar nas refeições.

Imagem mostra o hashi, o tradicional palitinho da comida japonesa.

Outra coisa que pode te assustar caso viaje para o Japão é que não irá encontrar guardanapos nas mesas.

Sendo assim, sempre que você for a um restaurante e você tem este costume, procure levar os seus próprios guardanapos.

Você tem costume de manusear tigelas? Se não tem, saiba que terá de pegar esse hábito enquanto estiver no Japão.

Sim, as refeições japonesas costumam ser servidas em tigelas, e são conhecidas como Owan.

Você também irá se surpreender com os variados tipos de panelas que você irá encontrar. Principalmente as frigideiras, pois elas costumam ser retangulares e serem de uma espécie de teflon deles.

É bem difícil encontrar no Brasil a venda a baixos preços como no Japão esses tipos de panela com qualidade.

Outra panela muito utilizada no Japão, mas também em vários outros países asiáticos é o Wok. Elas são bem famosas e são usadas principalmente na China.

Outra coisa que é bem comum é copos somente para saquê e chá, é bem fácil de encontrar.

Eles normalmente são feitos em todo material que proporcione beleza, e você poderá até comprar um para trazer para o Brasil.

Outra dica é ir às lojas de Hyaku En, que pra nós é as famosas lojas de R$1,99. Você poderá comprar muitos souvenirs e utensílios gastando um preço baixo.

Quais as etiquetas da mesa Japonesa?

Se você for ao Japão, provavelmente se tiver alguém te auxiliando, ele irá te passar algumas dicas simples de etiqueta.

A principal delas é o correto uso dos famosos hashis. Se bem utilizados, irão permitir que você saboreie a culinária Japonesa de forma natural ou até fina.

Outra curiosidade é questão de higiene é que, os japoneses nos tempos modernos pensam no meio ambiente.

Mas, antigamente já se tinha o hábito de cada membro de uma família ter o seu próprio Hashi.

Essa cultura é para uma casa, mas quando se vai fazer refeições fora o Hashi descartável é usado cujo nome é “Waribashi.”

Mas, você sabia que existe uma regra simples para o uso dos palitinhos segundo a etiqueta japonesa?

Jamais deve-se deixar uma das pontas separadas, e sim grudadas, e sempre mantê-las na posição vertical e de lado.

Vamos a uma das regras de como usar o hashi:

  1. Encontre um hashi descartável;
  2. Pegue e segure um dos Hashi na parte inferior na curva do seu dedo polegar;
  3. Pegue e coloque o hashi superior entre os dedos polegar, indicador e o médio;
  4. Depois disso, tente movê-lo para cima e para baixo;
  5. Tente manter o Hashi inferior parado e vá movendo o superior na direção do dedo indicador de modo que eles toquem um no outro;
  6. O de cima mexe e o de baixo permanece inerte.

Pode parecer simples num primeiro momento, mas é um desespero a primeira vez que tentamos.

Qual a comida preferida dos japoneses?

Se tem uma refeição que é o prato principal dos japoneses dentro e fora do Japão, é o sushi. Sim, ele mesmo, e ele é consumido em todas as refeições do dia.

Outro alimento muito consumido são os enroladinhos de arroz. O nome deles é Kare Rice e por serem rápidos de preparar e fáceis de serem consumidos.

Pode-se encontrar ele em versões como o Arroz com Curry, e ele misturado com ingredientes. E os principais são: cebola, carne de frango, carne de porco, batata e cenoura.

A história da Culinária Japonesa

Se você realmente quer entender a gastronomia japonesa, terá de entender alguns pontos principais.

O primeiro é que o país é cheio de ilhas, principalmente em sua formação, e isso fez com que o mar fosse o seu principal meio de abastecimento de alimentos.

Sendo assim, é muito comum encontrar Moluscos, Algas, Peixes e vegetais e legumes em seus preparados.

Imagem mostra camarões e algas, que são bem comuns na comida japonesa.

Além do arroz, picles e alguns condimentos comuns que são usados para dar e acentuar o sabor.

Se tem uma característica na comida japonesa são os condimentos. E os principais condimentos são:

  1. Shoyu, o famoso molho de soja;
  2. Wasabi, aquela raiz forte que é cultivada nos planaltos de Amagi, na península de Izu, Shizuoka, Hotaka e Nagano;
  3. Missô, aquela pasta de soja muito usado em sopas e ensopados;
  4. Karashi, a mostarda;
  5. Sakê e Mirim, as bebida alcoólica feitas de arroz;
  6. Dashi, o caldo de peixe e carne facilmente encontrado em mercados.

Outra característica que é forte na culinária japonesa, são os sabores, cores e texturas. Além de serem nutritivas, usam muito fruto do mar e tem a carne do peixe como preferência.

A carne vermelha só foi introduzida na culinária no século XIX.

Até os dias de hoje, os japoneses procuram dar preferência ao que vem do mar. E na montagem dos alimentos, a qualidade dos ingredientes é importante.

Por ser um país milenar, as técnicas também são, e fazem com que o sabor seja preservado durante a preparação.

Isso faz com que o Japão tenha uma história culinária de sabores diferentes e exóticos.

Características marcantes da comida Japonesa

A culinária tradicional japonesa tem um nome e é o “Washoku” e procura fazer com que a comida tenha harmonia e simbologia. Porém a comida culinária consumida no dia a dia no Japão tem outro nome “Ichijyu Sansai”.

Basicamente ela é a culinária que procura usar o Arroz, no máximo 3 acompanhamentos e um caldo. O uso de arroz branco é sempre a base principal, e normalmente dela, acompanha-se o “Tsukemono”, formando um Washoku típico

E ele tem essas características:

  • 1 Tigela de Arroz Branco;
  • 1 Tigela de Caldo Missô ou Caldo com alguns Vegetais, Algas ou Tofu;
  • 3 Acompanhamentos, podendo ser um ou todos: Carne, Peixe, Vegetais. (O Tofu também pode ser adicionado)

Se tem outra coisa que é característica da gastronomia japonesa é preparar o alimento com algumas regras. A regra de 5 é a principal delas, e preza pela harmonia e variedade. Vamos conhecê-la:

  • Usar 5 cores nos alimentos: Branca, Preto, Amarelo, Vermelho e Verde;
  • Usar 5 técnicas de Cocção: Cru, Grelhado, Cozida, Vapor e Frita;
  • Usar 5 tipos de sabores: Salgado, Doce, Picante, Ácido e Amargo.

Basicamente eles procuram seguir essas regrinhas básicas para uma refeição japonesa.

Curiosidades da culinária japonesa

Vamos procurar entender um pouco mais dos costumes e hábitos gastronômicos desse povo peculiar?

Sim, selecionamos algumas das principais curiosidades para que você consiga compreender melhor essa culinária asiática. E são elas:

  1. Você sabia que o budismo teve uma grande influência na gastronomia Japonesa? Ele surgiu no Século VI, quando o rei de Paekche enviou uma estátua do Buda e cópias das suras ao imperador japonês;
  2. O budismo influenciou principalmente o proibição da ingestão de carnes;
  3. Até o século 9, os japoneses se alimentavam com as mãos. Depois disso ocorreu o surgimento do Hashi (pauzinho de madeira) que somente era usado pelos nobres;
  4. Até os dias de hoje preza-se para evitar o uso de óleos e derivados para manter o estilo de alimentação Japonês, preservando-a como saudável e proporcionar qualidade de vida;
  5. A alimentação se adequa a sazonalidade, onde procuram fazê-la conforme os vegetais da época.

Mais curiosidades sobre a culinária japonesa

  1. Muitos pensam que o Salmão é o peixe mais nobre da culinária Japonesa. Engana-se quem pensa assim, pois o Toro, aquele corte retirado da região da Barriga do atum azul é a carne mais nobre para os japoneses;
  2. Os japoneses nunca jogam fora o Shoyu, eles sempre adicionam ele moderadamente;
  3. A culinária Japonesa é considerada pela Unesco desde 2013 como Patrimônio Imaterial Cultural da Humanidade;
  4. Para fazer cortes perfeitos, principalmente o peixe cru usado no Sashimi, é usado dois tipos de facas especiais: Ianagui e Deba;
  5. Os japoneses tem um provérbio: “Em vez de pagar um médico, pague um Missô-ya”. Ele existe desde o período EDO, que foi de 1603 a 1868, e influenciou no uso de produtos a base de soja;
  6. Você sabia que o Wasabi ajuda na redução dos efeitos da radiação?;
  7. No Japão é comum em restaurantes que os garçons entreguem “Oshibori” para que os clientes usem nas refeições para limpar as mãos. Sim, ele trata-se de uma toalhinha quente e úmida;
  8. O missô também é outro alimento que ajuda no combate da radiação;
  9. O uso de chá é comum em todas as refeições. Ele é servido praticamente de graça em alguns restaurantes no Japão;
  10. O Umami, que significa: “gosto saboroso” é um dos cinco gostos do paladar humano. Ele é fundamental na culinária japonesa e pode ser encontrado em alguns alimentos alimentos com o glutamato;
  11. Comer sopa no Japão é bem comum, mas, jamais você vai vê-los fazer barulho quando forem tomar .
Imagem mostra alguns pratos da culinária japonesa

Quais são os benefícios da comida japonesa?

Não é incomum as pessoas experimentarem a culinária japonesa e se apaixonarem. isso se dá devido a tradições milenares, que fazem com que a comida deles seja saborosa e tenha poucas calorias.

Para quem quer manter peso ou perder e ainda ter benefícios para a saúde, ela é uma das melhores.

É uma comida que proporciona poderosos nutrientes e reações positivas no organismo do ser humano. 

O uso de chás verdes, vermelhos e brancos proporcionam uma ação antioxidante no corpo. Normalmente eles são retirados da planta “Camellia Sinensis”.

Elas possuem algumas substâncias que ajudam na eliminação das toxinas, e isso auxilia na limpeza dos órgãos.

É uma alimentação rica em proteínas, que ajudam a reduzir os compostos anti-nutricionais como por exemplo a soja.

Duas coisas na culinária japonesa que ajudam na digestão é o grande uso de Gengibre e Wasabi.

É uma culinária que ajuda quem quer emagrecer, principalmente pelo grande uso de algas. Além de ajudar a acelerar o metabolismo, elas são ricas em vitaminas e minerais.

Os japoneses são conhecidos como o povo que menos tem problema cardiovascular. Isso se dá principalmente pela sua alimentação peculiar.

É uma alimentação rica em ácido-graxo e ômega 3 que ajuda a manter o coração e o cérebro saudáveis.