Você sabe como é morar no Canadá? Pois bem, viver neste país é o grande sonho de muitos brasileiros, especialmente para aqueles que não abrem mão da qualidade de vida.
E se você pensa em viver por lá, saiba que o estilo de vida canadense, assim como o salário mínimo no Canadá, é muito diferente do Brasil. Além disso, é um país acolhedor especialmente para os estudantes estrangeiros.
Os canadenses também são muito respeitosos entre si. Expressões como obrigado, desculpe e por favor, são usadas sem restrição.
De acordo com várias pesquisas, o Canadá foi considerado um dos países com a melhor qualidade de vida do mundo, para se viver. Ele está entre os países mais felizes no mundo.
Seja pela alta qualidade de vida ou pelo nível de excelência na educação, o Canadá é um país que atrai cada vez mais estudantes internacionais.
Continue a leitura e saiba tudo que você precisa sobre como é morar no Canadá, além das principais vantagens em escolher esse país que conquista cada vez mais o coração dos brasileiros. Vamos lá?
Morar no Canadá é ter uma das melhores qualidades de vida do mundo
Se você tem vontade de morar no Canadá legalmente, primeiramente, é muito importante saber quais as opções que o governo canadense oferece para os estrangeiros, entre trabalho e estudo. São elas:
· Através de programas que mesclam estágio e estudos;
· Recebendo um convite para trabalhar no país;
· Entrando no país como estudante universitário;
· Pelo programa Express Entry;
· Fazendo um curso de idiomas.
Além de ser um país bilíngue, o Canadá é cheio de boas surpresas. Sendo assim, o processo de adaptação por lá pode ser bastante tranquilo.
Veja a seguir os principais motivos que levam muitas pessoas a querer morar no país.
Vantagens de morar no Canadá
Confira agora as principais vantagens de morar no Canadá. Pontos positivos não faltam. Entre eles destacam-se:
1. Educação
A principal vantagem de morar no Canadá é que o país é referência mundial em educação.
Desse modo, mais de 95% da população do país é alfabetizada e cerca de 50% possuem ensino superior.
Além disso, as instituições que estão no ranking das 100 melhores do mundo são:
· Universidade de Toronto;
· Universidade da Colúmbia Britânica;
· Universidade McGill.
Por esse motivo, fazer intercâmbio no Canadá pode ser uma ótima opção para você que deseja saber como é morar no país.
Sendo assim, você pode optar por programas como: High School, curso de inglês, férias teen e programa de intercâmbio universitário
2. Custo de vida
Outra vantagem de morar no Canadá é o custo de vida. Logo, se você está pensando em fazer intercâmbio no país, saiba que o custo de vida por lá é bem vantajoso tanto comparado ao Brasil quanto a outros países como Inglaterra e EUA, por exemplo.
3. Transporte
Outra vantagem de morar no Canadá é o transporte público. Pois, ele é muito eficaz e além disso, é conhecido por ser muito pontual.
Ademais, o trânsito também é muito bem organizado no país. Existem ainda, algumas regras que são muito respeitadas pelos passageiros e logo, ajudam muito na organização. São elas:
· Os passageiros fazem filas para entrar nos transportes.
· Deixar os passageiros desembarcarem primeiro, e somente depois novos passageiros embarcarem.
4. Segurança
No que diz respeito à segurança, morar no Canadá é desfrutar de um dos países mais seguros do mundo inteiro. Ou seja, seu índice de violência é baixíssimo.
Com certeza, essa é uma das principais razões para o Canadá se tornar a principal escolha quando o assunto é morar no exterior.
Pois, as leis que garantem a segurança da população funcionam bem demais no Canadá, promovendo ainda mais qualidade de vida para quem deseja viver no país.
Quem precisa de visto para morar no Canadá?
Todos os brasileiros que viajaram para o Canadá para fazer turismo ou intercâmbio precisam de visto.
Se você pretende apenas passar alguns dias viajando pelo país, ou se pretende morar no Canadá e fazer um intercâmbio de qualquer duração, é necessário solicitar um visto para o Canadá.
Como conseguir o visto para morar no Canadá?
Se você pretende morar no Canadá, saiba que o país deseja apostar ainda mais suas fichas na migração de estrangeiros para sair da crise gerada pela pandemia.
Desse modo, o governo canadense pretende aumentar de forma significativa o número de novos residentes nos próximos anos.
Além disso, o governo também deseja conceder mais vistos para quem está no país de forma temporária.
Então, dentre os requisitos para todos os processos migratórios, o que mais conta pontos é o nível de inglês ou francês.
Afinal, é o seu conhecimento nesses idiomas que definirá o grau de empregabilidade, salário e ofertas de trabalho.
Desse modo, o candidato é submetido a um dos dois exames de proficiência oficiais: O Canadian Language Benchmarks, para avaliar o nível de inglês, e o Niveaux de compétence linguistique canadien, para avaliar o nível de francês.
A principal porta de entrada no Canadá é o Express Entry. Trata-se de um processo seletivo no qual o departamento de imigração analisa os seguintes dados:
· Idade;
· Instrução;
· Experiência profissional;
· Oferta de trabalho;
· Conhecimento no idioma;
· Capacidade de adaptação para morar no Canadá.
Enfim, para dar início ao Express Entry, o candidato deve preencher um formulário, contendo informações sobre idade, nacionalidade e em qual província canadense pretende morar.
Depois de preencher o formulário de maneira clara e assertiva, é hora de preparar a documentação obrigatória como passaporte, diplomas e ofertas de trabalho (caso tenha).
De acordo com a qualificação e experiência, o Express Entry engloba três programas de imigração. São eles:
1. Federal Skilled Worker (FSW)
Este programa, busca profissionais qualificados que tenham pelo menos um ano de trabalho remunerado em tempo integral que encaixe no National Occupational Classification.
2. Federal Skilled Trades (FST)
O Federal Skilled Trades funciona de maneira similar ao que você acabou de ver. A diferença é o foco, dado a cargos técnicos e tecnólogos.
Quem deseja aplicar para conseguir um visto para morar no Canadá, através deste programa, deve possuir no mínimo 2 anos de experiência de trabalho remunerado em tempo integral.
Além disso, o candidato também deve ter em mãos uma oferta de emprego no Canadá ou certificação concedida por uma província ou território canadende.
3. Canadian Experience (CEC)
O Canadian Experience é um programa de imigração que só pode ser aplicado para quem já possui experiência Canadense.
Trata-se de um programa econômico no qual os trabalhadores estrangeiros que possuírem pelo menos um ano de experiência profissional no Canadá podem se qualificar para morar no país.
Lembrando que o foco principal é em conhecimentos de inglês e/ou francês e experiência de trabalho no Canadá.
Emissão do visto canadense
Por fim, concluída a análise do seu pedido de visto para morar no Canadá, o seu passaporte e os demais documentos originais serão devolvidos.
É importante saber, que caso sejam enviados alguns documentos falsos, estes não serão devolvidos. Se não houver nenhum problema no seu processo, o consulado informa que o tempo médio para emissão do visto é de quinze dias úteis.
Ademais, se o seu pedido for aprovado, o carimbo do visto constará em seu passaporte. A data de vencimento da validade que aparece na primeira linha do visto, é a data até a qual você deve chegar no país e não a data em que você deve sair.
Então, você deverá chegar no Canadá, até a data impressa sob “Expiry date”. E se o seu pedido for negado você receberá uma carta explicando os motivos da recusa.
Não é tão difícil morar no Canadá. Não é mesmo? Existem muitas formas de permanecer legalmente no país, além de diferentes cidades para conhecer e viver.
Se esse conteúdo faz sentido para você, ou se você também tem um sonho de mudar para o Canadá, deixe seu comentário e compartilhe com mais pessoas.
Até bre
Abraços!