Morar em Portugal também é o seu sonho? Bem, este país pequeno e acolhedor, possui muitas semelhanças com o Brasil.
Portanto, Portugal é o país preferido por muitos brasileiros que decidem morar na Europa, não apenas pela boa comida, alguns pontos turísticos, o Porto e a capital Lisboa.
Mas também, existem muitos dados gerais de Portugal que demonstram muitas oportunidades e o que ainda pode ser descoberto. E não faltam maneiras para conseguir morar no país.
Isto pode acontecer através da aquisição de cidadania Portuguesa ou de Vistos de Residência. Estes caminhos abrem um leque com muitas opções para que você possa morar em Portugal.
Você também pode morar no país sozinho ou com filhos, com nacionalidade portuguesa se tiver direito, ou ainda, através de uma autorização de residência através do visto solicitado.
Então, vem comigo e confira os benefícios de morar em Portugal, o quarto país mais seguro do mundo. Veja também se precisa de visto e o custo para morar no país. Vamos lá?
Precisa de visto para morar em Portugal?
Sim! Se você está pensando em morar em Portugal, o primeiro passo, e um dos mais importantes é conseguir um visto adequado para permanecer no país.
Sendo assim, algumas situações que podem ser aplicadas ao pedido do visto de residência, são:
Visto de estudo com período de um ano ou mais;
· Visto de trabalho subordinado com contrato de trabalho;
· Trabalho independente;
· Desenvolvimento ou participação em pesquisa em instituição científica de Portugal;
· Participar de programa de voluntariado;
· Aposentados e pessoas que têm rendimento próprio.
E se você possui cidadania portuguesa, ou de algum outro país da União Europeia, não precisa de nenhum visto para morar na Europa.
Foram aprovadas em agosto de 2022 mudanças na Lei de Estrangeiros em Portugal, garantido a criação de um visto para procurar emprego no país.
Ou seja, com esse visto, o estrangeiro pode ficar até 6 meses no país à procura de emprego, podendo inclusive trazer seu cônjuge ou filho.
Lembrando, que todo brasileiro, pode permanecer em Portugal por até 90 dias para fazer turismo sem a necessidade de visto, e isso é o suficiente para conhecer os pontos turísticos de Portugal. Para morar, é necessário visto.
Vantagens de morar em Portugal
Embora, não existe país perfeito, existem vantagens em cada um. E não é por acaso que o número de brasileiros em Portugal não pára de crescer. Confira então, as principais vantagens de morar em Portugal:
1. Serviços acessíveis e de qualidade
Uma grande vantagem de morar em Portugal, são os serviços que fazem muita diferença no dia a dia das pessoas como saúde, educação, transporte e vários outros.
Enquanto no Brasil, é muito difícil depender do sistema público de saúde, em Portugal você pode abrir mão do seguro de saúde, contando apenas com o serviço público.
Outro serviço de qualidade em Portugal é o sistema de educação. A prova disso é que a maioria dos estudantes do ensino básico e secundário estudam em escolas públicas.
Além disso, as universidades públicas também são facilmente acessíveis, em geral sobram vagas. Desse modo, estão sempre de portas abertas para receber alunos internacionais.
2. O país promove o convívio multicultural
Portugal, se tornou destino de muitos imigrantes. Sendo assim, é inegável que tem se tornado um país multicultural e isso é muito positivo.
Seja para os brasileiros que veem no país uma oportunidade de viver com mais qualidade, ou para os europeus, que vêem em Portugal um polo de educação de qualidade e custo baixo, ou um destino de clima tranquilo.
É importante lembrar que em Portugal não é difícil colocar o inglês em prática, seja no trabalho, ou em outros contextos sociais.
Existem pessoas de muitas partes da Europa no país e isso é muito produtivo quando se trata de conhecer novas culturas.
Sem falar das muitas diferenças culturais entre Brasil e Portugal que se tornam algo muito interessante.
Então, ao morar em Portugal, você vai encontrar pessoas de todos os estados brasileiros com histórias e contextos variados.
3. É possível ter um padrão de vida bom sem precisar ganhar muito
Uma boa qualidade de vida tem seu preço, e no Brasil ele pode ser bem alto. Portanto, uma das vantagens de morar em Portugal é conseguir atingir um padrão de vida boa sem precisar gastar muito.
Mas, antes de mais nada, considere que estamos falando de morar e trabalhar em Portugal. Ou seja, recebendo em Euro. Logo, um casal consegue viver bem com cerca de 1.800£ por mês.
E isso significa além de pagar as contas, sair para comer fora, ter atividades de lazer regularmente e manter uma vida social ativa.
Lembrando, que se você manter o controle das contas é possível fazer viagens regulares dentro ou fora do país, dependendo da cidade onde você vive. Em Lisboa, por exemplo, os custos são mais elevados.
4. Morar em Portugal é certeza de tranquilidade mesmo nas maiores cidades
Portugal é um país muito tranquilo, e isso é inegável. Não é à toa que ele foi eleito por três anos seguidos um dos mais pacíficos do mundo.
E ainda continua em boa colocação quando o assunto é tranquilidade. Logo, essa é uma vantagem indiscutível de morar em Portugal.
Pois, é possível viver de maneira tranquila, andar a pé a qualquer hora do dia ou da noite. Além disso, você também pode andar de transporte público sem medo de assalto, andar com os vidros do carro aberto e parar no sinal a qualquer hora do dia.
Inclusive, um fator que consegue amenizar muitos aspectos negativos é a segurança em Portugal.
Por exemplo, não ter medo de falar ao telefone na rua, ou até mesmo tirar fotos com tranquilidade, é um privilégio para quem vive em Portugal.
5. Alimentação
Uma das comidas mais gostosas e saudáveis do mundo é a comida portuguesa. Ou seja, estamos falando de uma culinária regada a muito azeite, bacalhau, sardinha e legumes.
As delícias da culinária portuguesa, surpreendem a cada dia mais. Outro ponto importante, é que os doces não são tão doces e as padarias portuguesas são verdadeiros paraísos na terra.
6. Em Portugal é tudo muito perto
Outro benefício de morar em Portugal, é que por ser um país pequeno, é tudo muito perto. Ou seja, as cidades são muito próximas umas das outras.
Só para ter uma ideia, você consegue percorrer de carro de norte a sul do país em cerca de 7 ou 8 horas.
Isso quer dizer, passar por muitos lugares diferentes como cidades urbanas e rurais, vinhedos, praias paradisíacas, aldeias que parecem paradas no tempo, serras e muito mais.
Outra grande vantagem é a possibilidade de viajar, além de poder contar com o transporte público de Portugal, que oferece linhas de trem para as principais cidades.
Além disso, as companhias aéreas que operam no país, garantem a possibilidade de você conhecer várias cidades em outros países pagando barato.
- Veja também: Cidades de Portugal, quais as melhores para viver?
Enfim, qual o custo de vida para morar em Portugal?
Finalizando, além de todos os benefícios que você acabou de ver, saiba que o custo de vida para morar em Portugal, está diretamente ligado ao estilo de vida e às necessidades de cada indivíduo.
Portanto, é possível viver bem com um salário mínimo por pessoa. Lembrando que em Portugal o valor do salário mínimo é de 705£. Mesmo sendo tão baixo, não é uma das desvantagens de morar em Portugal.
De qualquer forma, morar em Portugal é mais barato do que morar no Brasil. Especialmente no que tange aos custos com alimentação e vestuário. Como também acontece na capital da Letônia.
E você, também tem vontade de morar em Portugal? O destino escolhido de muitos brasileiros que decidem sair do país. Compartilhe nos comentários e não esqueça de enviar o conteúdo para mais pessoas.
Até breve!