Morar na Espanha, inicialmente, pode ser uma oportunidade extraordinária para os brasileiros que desejam viver em um país rico em cultura e tradição.

Ou seja, viver na Espanha, é ter a chance de morar em um país de cultura muito bela, paisagens lindas e gastronomia riquíssima.

Isso tudo sem falar da oportunidade que você terá de visitar lugares sensacionais como França, Portugal e até Marrocos. E por falar em visitar voce sabia que a Espanha é o segundo país mais visitado do mundo? Então temos que concordar que o lugar é incrivel mesmo.

O território da Espanha possui dois arquipélagos de destaque, que são destinos imperdíveis para quem está em busca de novos ares: às ilhas Canárias na Costa da África, e as ilhas baleares no mar Mediterrâneo.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com as principais informações que você precisa saber para morar na Espanha, desde os benefícios até às principais cidades. Vem comigo.

Benefícios de Morar na Espanha

Ao visitar a cidade de Sevilha na Espanha você vai se encantar com suas belas praças

Confira agora as principais vantagens de morar na Espanha:

1. Segurança

Um dos principais motivos para morar na Espanha, é a segurança ao andar nas ruas, pois ela é muito maior que em qualquer outro lugar. Ou seja, é um país bom para se caminhar a qualquer hora do dia.

Na Espanha o cidadão comum, tem a sensação de estar bem protegido sempre. O resultado é o melhor convívio entre as pessoas, que se preocupam menos e investem melhor o seu tempo livre.

2. Língua

Outro fator para os brasileiros morarem na Espanha é a língua. Pois, mesmo não sendo a mesma que a nossa, o espanhol possui muita ligação com o português, o que torna o aprendizado mais fácil.

3. Saúde

Se você morar na Espanha legalmente, seja por possuir cidadania europeia ou um visto de residência, você terá direito à saúde pública gratuita na Espanha, incluindo: hospitais de qualidade, consultas médicas e exames.

4. Educação

Até os 16 anos, o ensino na Espanha é público, de qualidade e obrigatório. Mas, existem escolas privadas para quem preferir.

Além disso existe um formato muito interessante das escolas “concertadas”, onde o governo paga uma parte da mensalidade, o que proporciona mensalidades com valores menores.

5. Qualidade de vida ao morar na Espanha

Conheça e se encante pela magnífica cidade de Barcelona na Espanha.

A maioria das pessoas que vão morar na Espanha, buscam sem dúvida, melhorar a sua qualidade de vida.

Pois, elas podem ir para o serviço usando o transporte público e não se atrasar, podem caminhar tranquilamente pela rua, ter uma vaga na escola garantida para os filhos.

Além disso, deixar as crianças brincarem na praça tranquilamente, irem para a escola sozinhas e ainda ver os idosos curtindo a vida, não tem preço. Na Espanha a vida flui melhor.

6. Cultura

Outro benefício de morar na Espanha é sua cultura riquíssima. Ou seja, com boa gastronomia e lindos lugares para conhecer, o país tem uma tradição enraizada que é bonita de se ver.

A cultura espanhola é uma diversidade de influências. Suas origens datam de muitos séculos e é uma mistura de várias tradições.

Agora que você já viu que motivos não faltam para morar na Espanha, veja a seguir quanto custa morar no país.

Quanto custa morar na Espanha?

A cidade de Sevilha, possui paisagens de tirar o fôlego. Vale a pena conhecer.

Se você pensa em morar na Espanha, é importante saber que todos os custos estarão na moeda local.

Conhecida pelo mundo inteiro e utilizada na maioria dos países que pertencem à União Europeia, a moeda espanhola é o euro, uma das mais valorizadas do mundo.

Como a diferença entre real e euro é enorme, um planejamento financeiro para uma mudança desse nível é fundamental.

O salário mínimo na Espanha é um dos menores da Europa, correspondendo a 1.000£. Mas, como a média de gastos sem exageros está dentro dessa faixa, logo, é permissível que você tenha uma vida com conforto com apenas um salário.

Lembrando, que se você pensa em morar na Espanha, precisa pensar também em aproveitar o que o país tem de bom, como segurança e educação de qualidade por exemplo.

Pois, não tem como viver e pensar em juntar dinheiro para investir no Brasil, por exemplo, ganhando apenas um salário mínimo.

Desse modo, tudo vai depender do quanto você tem a intenção de transferir do Brasil para a Espanha, além do seu estilo de vida.

Pois, assim como na maioria dos países, as cidades maiores têm um custo de vida mais elevado, enquanto as menores são mais em conta. Inicialmente, em seu orçamento devem constar as seguintes despesas:

·         Contas de luz, água, internet, lixo, gás, refrigeração e aquecimento;

·         Aluguel;

·         Transporte público;

·         Alimentação

·         Lazer;

·         Entretenimento.

Mas, fique tranquilo. Como você viu acima, com um bom planejamento, dá para cobrir todas essas despesas com o salário mínimo da Espanha. E de todos estes gastos o melhores é com a alimentação, pois a comida espanhola é sensacional.

Porém, seus gastos serão muito altos caso você opte por usar transporte particular, comer fora rotineiramente e não aproveitar os eventos gratuitos.

Documentos necessários para morar na Espanha

A maravilhosa cidade de Málaga é uma referência para quem quer empreender na Espanha.

Muito além de fazer o orçamento para morar na Espanha, você também vai precisar ter todos os documentos em mãos, o que pode ser um processo um tanto quanto democrático.

O brasileiro pode ficar sem muitos problemas no país por até 90 dias. Mas, caso queira morar definitivamente serão necessários outros documentos:

Dupla cidadania espanhola

O caminho mais fácil para você morar na Espanha, é tendo dupla cidadania. Lembrando que quem tem direito a esse status são os filhos e netos de cidadãos espanhóis.

Embora o processo não seja tão demorado, é necessário juntar vários documentos e comprovar que você realmente tem o direito a solicitar a dupla cidadania espanhola.

Visto de trabalho

O visto de trabalho é outra maneira de você morar na Espanha, caso não tenha a sorte de possuir cidadãos espanhóis na família.

Sendo assim, é necessário que você tenha um contrato de trabalho com uma empresa residida na Espanha.

Visto de empreendedor

Outra possibilidade para você ficar legalmente na Espanha é abrindo o seu próprio empreendimento.

Embora seja um processo democrático, será possível trazer a sua família também. Depois de dois anos, possuindo o visto de empreendedor você terá a possibilidade de solicitar a dupla cidadania.

Visto de residência temporária sem lucro

O visto de residência temporária e sem lucro é para quem tem o desejo de morar na Espanha, mas não tem a intenção de estudar ou trabalhar.

Neste caso, é preciso comprovar que há uma renda de, no mínimo, dois mil euros para conseguir o visto.

Educação na Espanha

Estudantes nas escolas espanholas.

Outra forma de morar na Espanha é estudando. O maior número de estudantes estrangeiros, vindos de todos os cantos do planeta, se concentra na Espanha.

Logo, as instituições educacionais espanholas são excelentes, desde as escolas de idiomas, até às universidades.

O órgão responsável pela regulamentação da educação na Espanha é o Ministério de Educación y Formación Profesional. Portanto, cada comunidade autônoma tem a liberdade de administrar suas instituições educacionais.

Através do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos, o país facilita a entrada de estudantes estrangeiros.

Trata-se de um sistema de pontos desenvolvido pela União Europeia para tornar mais fácil a leitura e comparação dos programas de aprendizagem nos países europeus.

Neste caso, o candidato precisa escolher a instituição de ensino superior para saber sobre o processo. Pois, os cursos são pagos no valor anual entre 800 euros a 1.400 euros.

Por fim, em função do custo-benefício, mais de cem mil estudantes estrangeiros são admitidos todos os anos na Espanha.

Autorização de residência permanente

É possível comprar um imóvel e morar na Espanha, caso você tenha a condição de pagar 500 mil euros, no mínimo.

Portanto, saiba que mudar para a Espanha nas condições mencionadas acima, não é um processo fácil. A não ser que você já tenha a dupla cidadania.

A dica para que você não perca tempo e nem dinheiro, é entrar em contato com empresas especializadas nesse tipo de assessoria, que irão lhe direcionar de maneira correta.

Para você que já chegou até aqui, continue a leitura e veja quais são as melhores cidades e também as mais baratas da Espanha.

Melhores cidades para morar na Espanha

Madrid é uma das principais cidades para morar na Espanha.

Por fim, como em todo país, cada cidade possui sua particularidade com pontos positivos e negativos. Então, você sabe quais são as melhores cidades para morar na Espanha

Lembrando que é o seu estilo de vida que vai determinar o que é para você morar em uma ou outra cidade.

Entre as muitas diferenças culturais, econômicas, políticas e sociais, as cidades mais populares para você morar na Espanha, são:

·         Madrid;

·         Barcelona;

·         Málaga;

·         Sevilha;

·         Granada;

·         Bilbao;

·         Vigo;

·         Valência.

Agora, se você estiver procurando cidades mais barata na Espanha, são elas:

·         Castellón de la Plana;

·         Cáceres;

·         Jaén;

·         Ourense;

·         Zamora;

·         Lugo;

·         Almería curta-fanpage.

Agora que você já sabe tudo sobre morar na Espanha, que tal fazer as malas e aproveitar o que este país sensacional tem para lhe oferecer? Em qual cidade você gostaria de morar? Ou conhecer? Conte para nós e compartilhe o conteúdo.

Abraços.