Você gosta de altura? Sabe quais são os prédios mais altos do mundo? Pois bem, nos dias de hoje, é muito comum você observar as corridas pelo crescimento vertical nas cidades.

São muitas construções, empreendimentos e arranha-céus lançados ao redor do globo. E alguns deles simplesmente impressionam por seus projetos ousados e alturas desafiadoras.

Seja em busca dos principais recordes, melhores vistas, criar mais espaços, ou revitalizar bairros e atrair turistas, várias cidades contam com a construção de prédios super altos.

Isso só é possível graças ao grande desenvolvimento da arquitetura e engenharia mundial. Muitos desses arranha-céus se concentram em cidades como: Dubai, Nova York, Taipei e Xangai.

Os prédios mais altos do mundo desafiam as leis da física e testam os limites da engenharia em busca dos maiores recordes. Ficou curioso? Vem comigo.

Prédios mais altos do mundo: Critérios de classificação

O Burj Khalifa, em Dubai, é considerado um dos projetos mais ousados da história da humanidade.

Conhecer os prédios mais altos do mundo, pode ser o sonho da maioria das pessoas que sempre tiveram vontade de chegar mais perto do céu.

Além disso, esses arranha-céus são verdadeiros símbolos de luxo, tecnologia, modernidade e poder econômico.

Geralmente, um prédio com mais de 50 metros de altura, com 14 andares ou mais, é considerado um edifício alto padrão.

Enquanto prédios que possuem altura acima de 150 metros já podem ser considerados arranha-céus. Então, se prepare. Pois os valores que você verá a seguir são muito maiores.

Os critérios de classificação para os prédios mais altos do mundo são definidos pelo Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano.

Trata-se de uma organização nacional que não possui fins lucrativos. Foi fundada em 1969 e sediada em Chicago, EUA.

Segundo a organização, o critério de classificação usado para definir os prédios mais altos do mundo é a altura estrutural, ou seja, o ponto mais alto construído.

Portanto, esse critério acaba causando alguma polêmica, pois inclui pináculos e antenas nos cálculos, o que pode acabar causando divergências.

Confira a seguir os 10 prédios mais altos do mundo que oferecem vistas panorâmicas espetaculares. Vamos lá?

Quais são os prédios mais altos do mundo?

Chegou a sua vez de saber quais são os prédios mais altos do mundo. Além disso, você vai saber mais detalhes sobre esses pontos turísticos, que são verdadeiros cartões-postais. Confira:

1. Burj Khalifa

Com incríveis 828 metros o Burj Khalifa tem a honra de liderar o ranking de maiores prédios do mundo.

A honra de ser classificado como o maior prédio do mundo inteiro é do Burj Khalifa. A construção gigantesca tem nada menos que 828 metros e 163 andares, ou seja, quase um quilômetro. E está localizado em Dubai, no interior dele, há várias lojas onde é possivel comprar com a moeda de Dubai e curtir muito o local.

O edifício é considerado um dos projetos mais ousados da história da humanidade. Ele levou 5 anos e 3 meses para ficar pronto. Sua construção começou em 2004 e foi lançada em 2010, com orçamento estimado em US$ 1,5 milhões.

Só para você ter uma ideia, o arranha-céu possui mais que o dobro da altura do Empire State Building (381 metros) e quase o triplo do tamanho da Torre Eiffel (300 metros). Um espetáculo, não é mesmo?

2. Shanghai Tower

O Shanghai Tower, situado no distrito financeiro de Pudong, em Xangai, na China, ocupa a segunda posição dos prédios mais altos do mundo.

O Shanghai Tower, situado no distrito financeiro de Pudong, em Xangai, na China, ocupa a segunda posição dos prédios mais altos do mundo.

Projetado pela empresa de arquitetura Gensler e inaugurado em 2015, o prédio possui 632 metros de altura, 127 andares e ocupa uma área com cerca de 380 mil metros quadrados.

A forma espiral transparente da torre, apresenta estratégias sustentáveis e espaços públicos, definindo novos padrões para a comunidade verde.

Com um design ímpar, o prédio abriga escritórios, varejo, um hotel luxuoso, um centro de conferências, locais de entretenimento e um mirante de observação a 562 metros de altura.

3. Makkah Royal Clock Tower: Um dos prédios mais altos do mundo, fica a poucos metros da maior mesquita do mundo

O edifício Makkah Royal Clock Tower, lançado em 2012, foi construído pelo Saudi Binladin Group e está situado em Meca.

O edifício Makkah Royal Clock Tower, lançado em 2012, foi construído pelo Saudi Binladin Group e está situado em Meca, a principal cidade sagrada da Arábia Saudita.

Além dos seus fascinantes 601 metros de altura, o Makkah Royal Clock Tower, possui 76 andares, além de deter alguns recordes interessantes como:

·         Abriga o hotel mais alto do mundo;

·         Possui a torre de relógio mais alta e maior mostrador de relógio;

·         Ocupa a maior área coberta de um prédio.

Além disso, o edifício fica a poucos metros da maior mesquita do mundo, considerado o local mais sagrado do Islã: A Grande Mesquita de Meca, o maior centro de peregrinação do mundo.

4. Ping An Finance Center

O Ping An Finance Center situa-se em Shenzhen, na província de Guangdong. É considerado o segundo prédio mais alto da China.

O Ping An Finance Center situa-se em Shenzhen, na província de Guangdong. É considerado o segundo prédio mais alto da China e ocupa a quarta posição dos prédios mais altos do mundo.

O arranha-céu que contém escritórios ao longo de seus impressionantes 591 metros de altura, foi lançado em 2017.

Enfim, o prédio chama muita atenção por sua estrutura reta que se destaca na paisagem em contradição com os demais prédios baixos.

5. Lotte World Tower

O Lotte World Tower, é outro gigante que também está entre os prédios mais altos do mundo. Foi inaugurado em 2017.

O Lotte World Tower, é outro gigante que também está entre os prédios mais altos do mundo. Foi inaugurado em 2017.

Localizado em Seul, na Coreia do Sul, custou em torno de US$ 3.6 bilhões e se tornou a maior torre da Coreia.

O edifício conta com um dos maiores decks de observação e piscinas do mundo. A construção tem 555 metros e 123 andares divididos entre comércios, escritórios, unidades residenciais e um luxuoso hotel de sete estrelas. Caso visite o prédio, ou a cidade, não deixe de experimentar a comida coreana que é sensacional.

6. One World Trade Center

Conhecido popularmente como WTC1, o One World Trade Center, que fica em Lower Manhattan, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Conhecido popularmente como WTC1, o One World Trade Center, que fica em Lower Manhattan, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, é o principal edifício do complexo do World Trade Center.

O prédio foi erguido após os atentados de 11 de setembro e foi um dos mais caros a serem construídos.

O arranha-céu é considerado o prédio mais alto dos Estados Unidos e tem como objetivo redesenhar o vazio deixado pelas Torres Gêmeas que foram destruídas durante os ataques de 11 de setembro de 2001.

7. Guangzhou CTF Finance Centre

O edifício Guangzhou CTF Finance Centre, situado em Guangzhou, na China e de uso misto, reúne apartamentos, escritórios, um hotel e um shopping

O edifício Guangzhou CTF Finance Centre, situado em Guangzhou, na China e de uso misto, reúne apartamentos, escritórios, um hotel com 251 quartos e um shopping center, dentre seus 111 andares.

Logo, seus fascinantes 530 metros de altura, o coloca na lista dos maiores prédios do mundo. O arranha-céu foi inaugurado em 2006.

8. Tianjin CTF Finance Centre

O Tianjin CTF Finance Centre foi concluído em 2019. Com 537 metros de altura, ocupa a oitava posição entre os prédios mais altos do mundo.

O Tianjin CTF Finance Centre foi concluído em 2019. Com 537 metros de altura, é o terceiro prédio mais alto da China e ocupa a oitava posição entre os prédios mais altos do mundo.

O arranha-céu, que abriga um hotel cinco estrelas com 350 quartos, escritórios e apartamentos de luxo, fica localizado no centro financeiro de Tianjin, na China.

O edifício foi projetado com uma fachada curvilínea de vidro, em seu extraordinário formato de foguete, que diminui as forças do vento.

Além do mais, sua forma também protege as oito colunas inclinadas que ficam atrás das curvas primárias, aumentando a rigidez da estrutura em relação a possíveis abalos sísmicos.

9. CITIC Tower (China Zun)

Situado no distrito central empresarial de Pequim, na China, e construído em 2018 o arranha-céu CITIC Tower, conta com 108 andares.

Situado no distrito central empresarial de Pequim, na China, e construído em 2018 o arranha-céu CITIC Tower, conta com 108 andares.

Seus magníficos 527 metros, fazem com que o CITIC Tower, seja considerado o prédio mais alto de Pequim e o quinto prédio mais alto da China, ocupando a nona posição na lista de prédios mais altos do mundo.

Além de sua altura magnífica, o prédio também se destaca por sua luxuosa fachada espelhada, brilhante e curva. A construção levou em média 8 anos para ficar pronta.

10. TAIPEI 101

Com 508 metros de altura o Taipei 101 ocupa a décima posição na lista dos maiores prédios do mundo

Finalmente, ocupando a décima posição da lista de prédios mais altos do mundo, com 508 metros de altura, o TAIPEI 101, está localizado em Taipei, em Taiwan.

Lembrando que em dias de ventos muito fortes, é normal que toda estrutura de prédios muito altos balance.

Sendo assim, para que este movimento seja reduzido, o arquiteto colocou uma esfera de 5,5 metros e 660 toneladas no topo da construção.

É o maior amortecedor de massa já criado, fazendo com que o edifício resista a ventos de até 450 km/h. Vale a pena visitar a ilha e apreciar este imóvel, e para te ajudar já temos um artigo bem legal sobre a moeda de Taiwan.

Concorrente dos prédios mais altos do mundo

Ainda em fase de construção, mas, projetado para alcançar 1.000 metros, o Jeddah Tower, é um concorrente ao título de prédios mais altos do mundo.

Como você viu acima, o recorde atual dos prédios mais altos do mundo é do Burj Khalifa, em Dubai, com 828 metros.

Portanto, esse recorde pode ser batido por um concorrente que está subindo no Oriente Médio: o Jeddah Tower.

Localizado em Jeddah, na Arábia Saudita, o arranha-céu, anteriormente conhecido como The Kingdom Tower, que significa a Torre do Reino em português, foi projetado pelo arquiteto Adrian Smith, que trabalhou no projeto do Burj Khalifa.

Projetado para alcançar 1.000 metros, ou seja, 1 quilômetros. Atualmente, o prédio encontra-se em fase de construção e levará 170 metros a mais que o atual maior prédio do mundo.

E você, o que achou da lista de prédios mais altos do mundo? Já conhece algum deles? Ou gostaria de conhecer? Se sim compartilhe sua experiência com a gente, ou diga qual você quer conhecer.

Até breve!