A comida coreana tem uma história interessante, onde mistura o tradicional e o moderno. Mas, ela é a gastronomia oriental menos conhecida, sendo a Japonesa, Chinesa e a Comida Tailandesa mais conhecidas. Mas, ela ganha muitos adeptos atualmente.
Ela transita entre exóticos, picantes e fermentados, onde os pratos tradicionais da Coreia do Sul em si, também contam a história deles.
Ao andar em ruas futuristas da capital “Seul”, ou passar uma noite nas baladas de “Gangman”, pode-se entender que a história foi expressa na gastronomia.
13 Pratos Mais famosos da Coreia do Sul
Assim como a Comida Chinesa ou Comida Japonesa, a Culinária Sul Coreana está se popularizando pelo mundo afora.
O que destaca-se nela são os fortes sabores e muito uso de temperos. Mas, você quer saber quais são as melhores para fazer um tour gastronômico?
Vamos as principais e mais famosas comidas:
13-Kimchi
O Kimchi é um prato do qual é possível servir como um acompanhamento ou principal. O Kimchi é também o prato mais consumido pelos Sul Coreanos.
Os mais de 51,74 milhões (2021) de habitantes consomem ela quase que diariamente.
Este prato foi tão popularizado que até os vizinhos da Coreia do Norte o consomem. Ela é feita conservada com acelga e pasta de pimenta, temperada com gengibre e alho.
Ainda é possível adicionar outros condimentos, que irão variar de cada região, mas o molho de peixe e açúcar é lei.
Algo que garante a é bem comum ao comer o Kimchi é perceber a acidez dele. Isso acontece por conta da sua fermentação, o qual ajuda na digestão.
Mesmo com sabor forte, o seu consumo pode ser a qualquer hora, almoço, café da manhã ou tarde e até no jantar.
12-Bibimbap é o arroz da comida coreana
O nome Bibimbap significa “Arroz ou comida mesclada”. E sim, é isso que você vai encontrar nesse prato. Ele é um arroz misturado com várias coisas.
Ele também é feito com legumes e misturado com vários tipos de carne com bastante arroz.
A finalização dele tem óleo de gergelim, ovo frito e pasta de pimenta. Algumas regiões consomem ele com carne de boi cru ou peixes, frangos e porcos cru na preparação.
Ao comer nessa pedra que mantém a temperatura estável, mistura-se todos os ingredientes e os consome.
11-Bulgogi é uma tradicional comida coreana
Está a fim de conhecer o churrasco coreano? Sim, o Bulgogi é conhecido como “Bife em Chamas”.
Ao ser feito, pega-se a carne de boi e serve-a bem temperada, fatiada e marinada com muito tempero, entre eles o famoso Shoyu, com gengibre e alho.
Depois, leva-se a carne a uma chapa ou grelha e faz ela até chegar no ponto. Há regiões da Coreia onde se utilizam outros tipos de carne como porco e frango.
Mesmo a carne não sendo algo comum da culinária Japonesa ou Coreana, essa é a forma onde eles mais consomem carne.
Mas, atualmente com o aumento do consumo de carnes, é comum encontrar o Bulgogi em refeições no dia a dia, sanduíches, pizzas e outros tipos de alimento. Fazendo com que ela seja uma das comidas mais versáteis dos coreanos.
10-Tteokbokki éa comida coreana apimentada
Você curte pratos picantes? Pois saiba que Tteokbokki é o prato mais consumido na classe de picantes do país.
Pode-se encontrá-lo em todos os cantos do país. Ele é um bolinho de arroz, carne e condimentos, feito de forma cilíndrica envolvo em molho apimentado, que é tão forte que lembra as comidas mexicanas.
Mas, mesmo hoje ele sendo um prato picante bem consumido pelos coreanos, ele não surgiu com essa proposta.
Em séculos passados, o seu preparo era mais simples, onde era feito com carne e molho shoyu. Porém, hoje ele é tão apimentado que ao comer este prato, lembramos das melhores pimentas do mundo, pelo menos quem é apreciador de pimenta.
9-Dak Galbi é o frango frito da comida coreana
Uma das comidas da Coreia do Sul feitas à base de frango e que é possível encontrar em muitos churrascos é o Dak Galbi.
Principalmente em churrascos, deve-se servir utilizando a chapa sobre a mesa. Usa-se frango desossado frito, com molho picante, batata doce e outros vegetais.
É comum encontrar o Dak Galbi junto ao Tteokbokki como prato auxiliar ou acompanhamento.
Mas há quem consome ele somente como prato principal por não gostar de carne de boi. Em sua finalização, utiliza-se queijo, gergelim, arroz e bastante pedaços de alga.
8-Samgyeopsal
Você é amante do gosto da carne suína? Se sim, esse prato sul coreano conhecido como Samgyeopsal provavelmente vai ser o seu preferido.
Seu preparo é feito em grelha onde finas tiras de barriga de porco sem a pele são feitas, até ficar com uma casquinha crocante.
Deve-se servir com verduras, brotos de feijão e condimentos a gosto com pedaços de alho. É comum encontrar patê de soja e óleo de gergelim.
Normalmente, serve-se o samgyeopsal em folha de alface em trouxinhas para, em seguida, consumi-las.
7-Soju é uma bebida que acompanha a comida coreana
Essa comida não necessariamente é de origem Sul Coreana, mas é muito comum o seu consumo por lá, não podendo ficar de fora. O Soju é uma bebida muito consumida em todo o mundo.
Alguns confundem-no com saquê, mas, diferente deste, ele é doce e também tem sua base em fermentação de arroz.
Mas não subestime essa doce bebida, pois ela pode ter até 45% de álcool, onde se você abusar pode se embebedar facilmente.
Muitas pessoas se perguntam, como saber qual o mais fraco e o mais forte? Normalmente o Soju que é misturado com frutas, como por exemplo: Uva, Ameixa, podem ter teor alcoólico baixo.
Quanto menos sabor, mais puro, certamente ele tem maior teor alcoólico.
É comum encontrar ela em todos os lugares, principalmente em restaurantes. Ao ir em supermercados, lojas de conveniência encontram-se ela em garrafas longneck.
Existem nativos que as têm em casa, e oferecem sempre em visitas.
6-Jjajangmyun
Este prato, conhecido como jjajangmyun tem sua origem na China, mas o povo Sul Coreano passou a consumi-lo principalmente em dias de celebrações, tornando-se uma paixão nacional.
Ele é um tipo de manjar, sendo que é preciso servir frio. A sua origem é de mais de 1 século, sendo que quem os trouxe foram os imigrantes chineses.
Ele é muito famoso como o prato dos solteiros, e é o prato de número 1 em delivery de comida por app.
Em suma, ele é um macarrão misturado com a pasta do feijão preto com pedaços de carne, podendo ser suína, bovina e frango.
5-Kimbap
No Japão, consome-se muito Sushi. Mas, a Coreia do Sul também tem o seu equivalente, e é o Kimbap.
Basicamente ele também é um rolinho de arroz com vários ingredientes envoltos em algas. Olhando numa primeira vez acha-se que são iguais, porém, os ingredientes internos são diferentes.
O Kimbap é diferente do Sushi (onde este leva as coisas cru). O Kimbap é diferente, e leva carnes, patê de peixe ou kani em sua composição.
É comum encontrar pedaços de omelete, bolinho de peixe, rabanete e espinafre.
Esse prato é muito comum em todo o mundo, nos restaurantes que são especializados em comida asiática.
Mas, também é possível encontrá-lo muito facilmente no país sul-coreano, tanto em lanchonetes quanto em lojas de conveniência.
4-Japchae
Se você tem um gosto puxado para comida italiana, poderá consumir e gostar do Japchae. Em suma, é uma massa do qual você pode consumir tanto frio quanto quente, em qualquer refeição.
Feito de macarrão de batata doce ele leva, bife, molho shoyu, açúcar, vegetais fritos, gergelim e outros tipos de condimentos.
3-Keran Pang
O keran pang é muito famoso, pois além de saudável é bastante nutritivo, sendo que é possível ver vendendo de forma livre nas ruas, barracas, lojas de conveniência e restaurantes.
Ela é bem famosa, e é feita de pão de milho e ovo, com sabor levemente doce, sendo que seu consumo é muito comum nos horários de lanche, por exemplo.
2-Tteok
Você sabe o que é o Tteok? É um bolinho feito de arroz e usa-se vários tipos de farinha. Seus primeiros relatos são de mais de 2 mil anos antes de Cristo!
Encontra-se o prato em versões diversas, onde o frito e cozido com recheios de castanha, pinhão, abóbora, feijão e outros é bem comum.
1-Chikin Coreano
Se tem uma comida sul-coreana que se consome bastante nos momentos de happy hour em todo o país, esse prato é o Chikin.
Deve-se preparar o prato com frango temperado na soja, alho e pasta de pimenta, e depois é frito. Mas, na grande maioria das vezes, o seu consumo é mais comum em festas, ou depois de um expediente de trabalho.
Coreia do Norte x Coreia do Sul
Existem grandes diferenças entre os dois países, mesmo sendo um ao lado do outro. Mas, até metade do século XX isso não existia.
Mas, no final da 2 Guerra Mundial, a então União Soviética acabou tomando esse território. Eles acabaram por ocupar a região norte, sendo que os Estados Unidos ocuparam a parte sul.
Quando o país era unificado, era uma península de uma só nação. Mesmo com cada setor tendo suas influências geográficas, culturais, de tradições e culinária distintas.
Porém no ano de 1950 houve o início das questões conflitantes, onde invasões e ataques começaram.
Mas, em 1953 elas cessaram. Até algum tempo atrás ainda havia o medo da volta de conflitos e não há uma relação de paz estrita entre eles.
Contudo, no ano de 2018, assinou-se um tratado entre os Norte Coreanos e Sul Coreanos. Esse tratado é de paz, e oficialmente deu-se fim à guerra.
Mas, hoje em dia, os aspectos políticos, culturais, econômicos, gastronômicos, são diferentes devido ao distanciamento de várias décadas.
A gastronomia da Coreia do Sul, origem
Se você quer saber como a gastronomia Sul Coreana se formou, saiba que os pilares foram: Tradições de Nômades e Agrícolas, lendas e mitos.
Em suma, elas têm histórias entre os costumes antigos e localidades.
Utiliza-se muitos ingredientes, mas os mais comuns são o Tofu, Arroz, Carnes, Macarrão, Vegetais, Carnes e Macarrões.
Ao norte a culinária da Coreia do norte é mais fechada, e sua alimentação é bem restrita a produção interna, principalmente no arroz.
Já ao Sul, onde os Sul Coreanos tiveram uma influência tecnológica e cultural, há muitas variedades de alimentos como também aconece na comida francesa.
Desde os mais modernos como Mcdonald ‘s, ou até os mais tradicionais da cultura local, e até de pratos de origem na Europa.
Ingredientes típicos da culinária coreana
Os pratos típicos sempre variam de uma região para outra.
Mas, existem alguns itens básicos do qual é possível encontrar em toda a Coreia como dito anteriormente: Tofu, Carne, Macarrão e Arroz.
Contudo, ainda é possível encontrar alguns outros fermentados, tais como o feijão gochujang e pasta de pimentão.
A carne mais consumida é a de boi, mas nos primórdios, a província da Coreia utilizava o arroz para pagar os impostos.
Mas, depois de algum tempo ela se tornou comum de se consumir em todas as duas Coreias, a do norte e do sul.
Já quanto a história do uso da soja entre os coreanos, ela data de séculos antes de Cristo.
Mas, a pimenta é hoje o principal condimento para reconhecer e tipificar a culinária coreana. Mas, a sua implementação ocorreu apenas após o século XVI.
O país também conta com uma forte tradição pelo budismo. E daí se derivou a vertente culinária que dá origem ao vegetarianismo.
Sendo assim, é muito comum encontrar pratos vegetarianos, vinhos sem álcool, e chás sendo servidos.
O que os sul coreanos comem?
É comum encontrar várias vertentes e caras na comida da Coreia do Sul. Os gostos mais variados, vão desde os mais acentuados e os suaves. Arroz? Pimenta?
Sim, e até muitas combinações agridoces, que fazem com que tenha-se muitas sensações ao ter contato com essa gastronomia.
Não é preciso procurar restaurantes renomados e tradicionais para ter uma boa refeição Sul Coreana.
É possível comer algo saboroso e nutritivo, e principalmente encontrar isso em modestas barracas de ruas.
E que muitas vezes tem seus sabores melhores do que em restaurantes de várias estrelas.
A gastronomia sul-coreana é muito versátil, e assim como a comida chinesa ela é uma das suas principais características.
Há muitos milênios é comum encontrar Frutos do Mar, Arroz, Vegetais e Pimentas de todos os tipos e cores.
O que irá mudar aqui é que muitas são as misturas. E a comida mais conhecida da Coréia do Sul é o Kimchi.
A comida mais suave é o Kalgukso, a mais forte é o Hongeo, e a mais popular depois do Kimchi é a Gulbi.
O que os coreanos mais comiam?
Devido a Coreia do Sul ser um país de muitos anos de existência quando ainda era unificado e chamava-se península coreana, pouca coisa mudou ao longo dos séculos.
O arroz é comum na culinária deles há mais de 4 mil anos. Mas, a pimenta foi um marco em sua culinária!
Até nos dias de hoje é muito comum encontrar tudo que você imaginar com pimenta e arroz.
O carro chefe, mas outras coisas derivadas da soja, tofu, peixes e frutos do mar são a base alimentícia. O lámen também é tradicional.
Os condimentos que mais são comuns desde os primórdios são basicamente o gengibre e o gergelim, onde ambos são úteis em grande escala por todo o país.
Qual a comida típica da Coreia do Sul?
Como falamos anteriormente, a comida típica que exemplifica bem o consumo de todas as classes da Coréia do Sul é o Kimchi.
Esse alimento de conserva de acelga apimentada é consumido em qualquer refeição do dia deles.
Se para os brasileiros o arroz e feijão é o prato principal, o Kimchi está para os Sul Coreanos.
Esse prato conta com mais de 100 tipos de combinações, e pode ser acompanhado com várias coisas. É comum encontrar bastante estoque de Kimchi nas geladeiras coreanas.
O que tem no churrasco sul coreano?
Se tem uma coisa que os sul coreanos estão passando a consumir mais é o churrasco.
Mas, o churrasco sul coreano é feito por carnes temperadas e marinadas, em fatias finas. Normalmente eles usam a chapa na mesa ou grelhas para fazer eles.
Cada um pode pegar uma fatia e escolher como irá preparar a sua carne. Mas, as carnes mais comuns são as seguintes:
- Bulgogi;
- Dalbi;
- Dak Galbi;
- Samgyeopsal.
Você poderá encontrar o Bulgogi sendo feito com tiras de lombo marinado com soja, cebola, açúcar, alho e gengibre.
Já o Dalbi é normalmente encontrado sendo feito com fatias grandes de costela de porco ou de boi desossado e marinado.
Já o Dak Galbi é bem feito utilizando-se de frango. O Samgyeopsal é uma carne sem tempero, e normalmente usa-se barriga de porco sem pele e é consumida bem crocante.
Uma curiosidade é os Banchans, a opção de churrasco para chamar os amigos veganos, onde é uma seleção de vegetais com molhos.
Mais Dicas Neste Paraíso
Mais Dicas e Sugestões Valiosas.
- Passagens de Ônibus: Encontre passagens, compre pelo celular, parcele no cartão e viaje o mundo.
- Passeios para sua viagem: Reserve passeios e pague em até 12 vezes com excelente preço e curta seu passeio.
- Seguro Viagem: Não deixe de fazer seu seguro viagem, ele pode te amparar em momentos difíceis.
- Cruzeiros Marítimos: Sonha em fazer aquele cruzeiro, veja minha sugestão barata e parlada em 12 vezes.
- Hotéis baratos: Não sabe onde encontrar hotéis baratos? Veja minha sugestão e que sempre utilizo.
- Acessórios para viagem: Caso precise daquele guarda-chuva, kit de organizadores ou qualquer coisa do tipo, tenho uma sugestão também.
Algumas perguntas e respostas sobre os pratos típicos coreanos
Atualmente na Coréia do Sul consome-se muito gochujang na alimentação. Ele basicamente é uma pasta de pimenta vermelha bem forte.
Ela é responsável por dar o toque na comida coreana e deixá-la famosa. Normalmente ele é usado para comer Kimchi, e no Tteokbokki e nos frangos quando fritos.
Há os que gostam de comer comida com um toque mais doce, porém ardido. E comidas desse tipo (apimentadas) são utilizadas após grandes situações de estresse.
Devido ao seu preço baixo, é muito fácil de encontrar isso por toda a Coréia do Sul.
Sim! Principalmente porque diferente do ocidente, a península sul coreana nunca teve o hábito de comer sobremesas depois de uma refeição.
Isso é muito comum em países asiáticos, mas isso não quer dizer que eles não tenham seus doces, onde usam em refeições rápidas junto com chás.
O hotteok é o tipo de sobremesa que eles mais gostam, pois ela é uma panqueca recheada com pasta doce de açúcar com mel e canela.
Ela é fácil de encontrar em barracas de ruas, e é bem consumida durante o inverno.
Já o Dakis é um biscoito pequeno feito de matcha (chá verde) ou de gergelim, junto com chá a gosto, o songpyeon é composto de massa Tteok recheada e doce.
Ela é servida principalmente no Outono, no festival de Chuseok. Como você pode ver, há doces para cada ocasião, festa ou sazonalidade.
No geral, a comida coreana na antiguidade era uma mistura das duas Coreias, a do Sul e a do Norte.
Sendo assim, atualmente ela é uma mistura de pratos antigos e modernos. O uso de vegetais em ambas as Coreias de forma bem abundante.
Mas, o uso de frutos do mar frescos e temperos também são seus fortes. Entre eles o gochujang (고추장) é um dos que mais chama a atenção.
As refeições em ambos os países é bem simples, e leva muito arroz em dias quentes, e em dias frios as sopas de banchans (반찬) (vegetais) são as mais consumidas.
Nas duas Coreias o kimchi é o alimento mais popular.
Atualmente está uma febre em comer uma tal de “K-Food”, principalmente por ela ser saudável.
Ela é sim uma alimentação saudável e que tem ótimas fontes de vitaminas e nutrição no geral.
A pimenta faz parte da maioria dos alimentos, principalmente para ajudar na perda de peso acelerando o metabolismo.
A fermentação faz parte de vários pratos, ajudando na produção de bactérias boas, para ajudar a combater algumas doenças. Entre elas o AVC, Câncer, Anemia etc.
Comida Coreana Significa Mesa Farta!
Um aspecto bem interessante é o visual da comida dos Sul Coreanos. Ter alimentos de várias cores é algo importante para eles.
Ao ver um prato típico, vê-se uma alimentação variada e colorida. É comum você ver um prato separado de Bachans (vegetais) para complementar a alimentação.
A Fermentação na comida coreana
Se tem algo que é muito comum na culinária coreana é o processo de produção de fermentados.
A fermentação é um ponto principal para eles. O uso de líquidos, temperos como o vinagre, óleo e sal são os principais ingredientes no processo.
Isso é feito para preservar o alimento para consumo futuro, mesmo com a mudança no gosto. As bactérias boas fazem com que a comida seja muito saudável.
O uso de fermentação no Kimchi e em temperos como o Doenjang, Gochujang, soja e Shoyu para consumir traz muitos benefícios.
As Carnes Na Culinária Coreana
A península coreana é cercada por vários territórios que têm contato com o mar. Isso fez com que houvesse uma abundância de uso de frutos do mar e algas.
Seja no preparo de sopas, crus, assados ou até em temperos como o Saujeot (o famoso camarão fermentado).
Na Coréia do Sul, por exemplo, a produção de alimentos marítimos é grande. E isso fez com que pedaços de peixes e frutos do mar sejam adicionados aos pratos.
Outro ponto é que as carnes são fermentadas ou cozidas naturalmente.
Só que não é só esse tipo de carne que é consumida fermentada. Alguns se aventuram em comer carnes suínas, de frango e cordeiro.
Essa última é muito apreciada, mas pouco consumida. Mas, a carne de Boi é a mais consumida em qualquer ocasião.
5 Melhores restaurantes com comida coreana em São Paulo
Selecionamos os 5 principais para você conferir:
1 – Komah
O restaurante foi montado e fundado no bairro da Barra Funda em São Paulo em 2016. O chefe Paulo Shin e a Mãe Dona Myung são os fundadores.
O uso de ingredientes orgânicos nos pratos é comum, e são cultivados em uma horta deles próprios.
Este restaurante conta com apenas 30 lugares e aos fins de semanas e feriados há filas. Os pratos mais consumidos são Ykhoe e o Kimchi Bokkeumbap.
Seu endereço é Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 378 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01135-020.
2 – New Shin La Kwan
O restaurante coreano New Shin La Kwan está localizado no bairro do Bom Retiro em São Paulo. Ele é especializado em Churrasco Coreano.
Proteínas comuns como o Frango, Porco e Boi são grelhadas e servidas direto nas mesas em pequenas churrasqueiras.
Ela é colocada para os clientes terem a liberdade de grelhar as próprias carnes e deixá-las no ponto que gostam.
Vários molhos e acompanhamentos típicos são servidos em conjunto.
Seu endereço é: Rua Prates, 343 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01121-000.
3 – Bueno Izakaya é a comida coreana na zona oeste
Já na Zona Oeste de São Paulo, no Bairro de Cerqueira César tem o Restaurante Coreano Bueno Izakaya.
Sua proposta é que os clientes explorem seus petiscos de forma informal e descontraída. O nome Izakaya significa “Bar Japonês” é comum encontrar outras coisas da Culinária Oriental.
Ele dispõe de muitas coisas da culinária coreana, sendo que o Bibimbap, o risoto coreano servido em pedra quente, e o churrasco coreano são disponibilizados.
Seu endereço é: Alameda Santos, 835 – Cerqueira César, São Paulo – SP, 01419-001
4 – H&W Asawon
O restaurante coreano H&W Asawon está localizado na Zona Oeste de São Paulo no Bom Retiro. Ele é famoso por servir Noodles Coreanos típicos.
Os mais pedidos são: Samseon Zan Pon, o lámem com caldo de frutos do mar apimentado e o Jajangmyeon, o macarrão com soja, carne e legumes.
As porções a depender podem alimentar até duas pessoas, pois são bem generosas.
Seu endereço é Rua Correia de Melo, 166 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01123-020.
5 – Portal da Coreia é a tradicional comida coreana na região central
Se você quiser encontrar algo asiático em São Paulo certamente deverá ir até o bairro da Liberdade.
O portal da Coréia é um que se destaca por uma alimentação autêntica, fresca e com bom preço.
A proprietária dele é a Regina Hwang e costuma receber seus clientes com muita cordialidade.
Existe um vasto cardápio disponível dentro da culinária “K-pop”. Mas, o Churrasco coreano é o forte, onde picanha, cupim, língua, pato e costela bovinas são muito bem apresentados.
Mas, o Bulgogi de contra filé cru marinado em molho doce é um prato especial.
Seu endereço é: Rua da Glória, 729 – Liberdade, São Paulo – SP, 01510-001