Já pensou em viajar para Riga, capital da Letônia? Embora não seja um destino tão comum para os turistas, especialmente para brasileiros, vale muito a pena considerar colocar essa cidade no seu próximo roteiro de viagem.
Riga é praticamente um patrimônio mundial. Dizemos isso porque a cidade é tão rica em cultura e arte, que fica quase difícil criar um roteiro para poucos dias. Apesar disso, é uma cidade especial e voltada para quem quer passar umas férias tranquilas e sem muito agito.
- Veja: o que fazer em Amsterdam
Quer visitar um museu fechado, a céu aberto, ou aproveitar a noite em uma ópera seguida de uma bela gastronomia requintada? Tudo isso você poderá encontrar na capital da Letônia. Para ajudar você a planejar a sua próxima viagem, preparamos um pequeno guia com alguns pontos turísticos que vale muito a pena conhecer.
Confira a seguir o que fazer em Riga a capital da Letônia
1- Um jantar na cidade velha
A Cidade Velha, ou Vecriga em letão, é um Patrimônio Mundial da UNESCO e a joia da coroa de Riga.
Apesar de ser um pouco turístico em alguns lugares, suas ruas estreitas e de paralelepípedos transmitem uma atmosfera que você esquece das multidões.
Algumas das estruturas mais antigas da cidade podem ser encontradas lá, mas o bairro também abriga inúmeros restaurantes charmosos.
O Salve in Town Hall Square (Ratslaukums) oferece cozinha tradicional local, incluindo um menu de degustação letão de 6 pratos.
Mais moderno, mas não menos autêntico, Domini Canes, em Skarņu iela, oferece uma abordagem inovadora para receitas letãs com ênfase em produtos locais. É uma gastronomia diferente do que estamos acostumados no Brasil, por isso, recomendamos que você experimente pratos locais ao invés de priorizar os fast foods na capital da Letônia.
2- Uma noite na Ópera e Ballet Nacional da Letônia
A cultura está em toda parte em Riga, muito além dos edifícios Art Nouveau que atraem os visitantes em primeiro lugar.
Para um outro passeio e visita da cena artística da cidade, você pode visitar o Latvijas Nacionala Opera un Balets (Ópera e Ballet Nacional da Letônia).
De frente para jardins muito bonitos, esta imponente estrutura neoclássica remonta à década de 1860.
Hoje, ainda apresenta produções atualizadas regularmente e centenas de performances letãs e internacionais.
Por isso, certamente encontrará um programa interessante durante a sua visita, que lhe permitirá desfrutar deste suntuoso cenário para uma noite chique e divertida em Riga. Além disso, se você estiver acompanhado(a), poderá ser um pelo passeio romântico para o casal.
3- Noite gourmet com degustação de vecriga
O antigo bairro central da capital da Letônia, chamado Vecriga (literalmente “velha Riga”), também deu seu nome a uma sobremesa tradicional local.
Depois do jantar e possivelmente de uma visita à ópera, provar esta massa feita com massa de choux é uma forma agradável de terminar a noite.
Esta sobremesa é recheada com um delicioso creme de baunilha, depois polvilhado com açúcar de confeiteiro.
Como seria de esperar, vários cafés no distrito de Vecriga servem esta especialidade com o mesmo nome.
O badalado BakeBerry , na Audeju iela, é uma escolha boa, e seu horário de fechamento bastante tarde permite que você fique mais tempo na rua. Em relação à segurança, claro que é sempre preciso ficar atento, mas os índices de criminalidade são extremamente baixos.
E então, você gostou de conhecer mais sobre Riga, a capital da Letônia?
Embora não seja um destino muito comum entre os turistas brasileiros, é um passeio bastante diferente que você pode fazer, e com certeza valerá a pena!
Mas para viajar com segurança, confira algumas dicas que preparamos abaixo.
Como viajar com segurança para Riga?
Primeiramente, saiba que é fundamental viajar com o seguro viagem para a capital da Letônia. Mesmo que não fosse obrigatório, é importante ter esse tipo de segurança caso você precise de atendimento médico, hospitalar, ou até mesmo precise remarcar sua viagem – e até em casos em que a bagagem é extraviada.
Além disso, embora não seja obrigatório portar um visto (apenas passaporte), saiba que caso você pretenda passar mais do que 90 dias, é fundamental ter um visto em mãos. Se você não providenciar o documento, poderá ser deportado do país, e dificilmente conseguirá entrar em qualquer país da Europa posteriormente.
Para evitar esse tipo de dor de cabeça, o ideal é planejar bem o que você pretende fazer por lá e providenciar o documento caso seja necessário.
- Veja também: os melhores pontos turísticos de Bruxelas
Por fim, os cuidados com a pandemia ainda não terminaram. Por esse motivo, é importante que você viaje com o seu documento que comprove a vacinação e continue tomando algumas precauções, como utilizar máscara, higienizar bem as mãos e evitar aglomerações.
Desse modo, você poderá viajar para Riga de forma tranquila e curtirá cada momento da sua viagem!
Quer uma ajudinha extra para se planejar com passagens e hospedagens? É só clicar aqui e fazer a sua pesquisa. Quanto mais cedo você se planejar, mais tempo e dinheiro poderá economizar e curtir milito na capital da Letônia!