Hora do check-list! Prepare sua lista de itens antes de viajar para não ficar em apuros

Viajar é um momento muito especial, seja qual for o destino, mudar os ares é sempre muito gostoso. Em viagens é possível conhecer pessoas, culturas e lugares totalmente diferentes do que estamos habituados. Para que essa experiência seja o mais prazerosa possível, é importante ter planejamento: tanto para a hospedagem, passeios e cronograma de dias, quanto na escolha de itens para viagem, então aqui veremos uma lista para facilitar sua viagem.

Então se você chegou até aqui porque a viagem tão sonhada está se aproximando e você precisa de uma ajuda para não esquecer de nada, conte conosco para te ajudar com isso!  Neste artigo separamos uma lista de itens para viagens bem completa que irá te contemplar independente do destino! Se atente às informações e faça uma lista de itens para viagem!

Boa leitura e boa viagem!

1. Documentos e informações úteis são importantes para ter na sua lista de itens para viagem

Imagem mostra uma mochila com  itens para viagem, itens estes selecionados apos fazer uma criteriosa lista

Ninguém consegue entrar – ou sair – legalmente num país sem estar portando os seus documentos pessoais.

Por isso, é essencial listar todos os documentos indispensáveis para que a viagem – de fato – aconteça.

a) RG, CPF e/ou carteira de motorista (CNH).

b) Passagens.

c) Passaporte e vistos, com cópias.

d) Cartões de crédito.

e) Certificado de vacinação.

f)  Seguro viagem.

g) Mapas e guias turísticos.

h) Dicionário, ou tradutor, referentes ao local do destino final.

i)   Guias com informações úteis, tais como aluguel de carro, números em caso de emergência, endereços, telefones e pontos de referência dos hotéis, pousadas e atrações turísticas do local.

j)   Dinheiro extra, de preferência em cédulas, para eventuais despesas inesperadas. Em caso de mudança de país, é muito importante passar numa casa de câmbio, para que se tenha dinheiro na moeda local do destino final.      

2. Higiene pessoal e estética

Como não poderia deixar de ser, itens pessoais, relativos à higiene, bem como estética são essenciais em qualquer lista de itens para viagem.

Naturalmente, o volume de itens – nesse caso – irá depender da vaidade, bem como dos cuidados habituais dos viajantes.  Além disso, existe a importância de considerar o destino que se vai, mas alguns itens são importantes e genéricos (como chapéu, relógios e um casaco, afinal, nunca se sabe, não é?). Em adição a esses itens, também é importante levar:

a) Creme dental.

b) Escova de dentes.

c) Enxaguante bucal.

d) Fio dental.

e) Desodorante.

f)  Shampoo e Condicionador.

g) Sabonete íntimo.

h) Sabonete Facial (item de “skincare” ou “proteção da pele”).

i)   Tônico Facial (item de “skincare” ou “proteção da pele”).

j)   Esfoliante Facial (item de “skincare” ou “proteção da pele”).

k) Máscara Facial (item de “skincare” ou “proteção da pele”).

l)   Hidratante Facial (item de “skincare” ou “proteção da pele”).

m)  Lip Balm (item de “skincare” ou “proteção da pele”).

n) Sabonete Corporal (para quem não quiser usar o do hotel).

o) Loções especiais.

p) Espuma de barbear, bem como barbeador.

q) Absorvente íntimo.

r)  Maquiagem.

s)  Removedor de maquiagem.

t)  Perfume e/ou colônia.

u) Bloqueador solar e/ou bronzeador.

v) Repelente.

w)  Lentes de contato, com estojo para armazenamento adequado.

3. Kit primeiros socorros e remédios da rotina com certeza devem fazer parte da sua lista de itens para viagem

Viagens podem ser extremamente prazerosas, mas, para desfrutar delas de forma integral, é fundamental gozar de plena saúde.

Por isso, é muito importante manter cuidados já habituais, assim como pensar em soluções para eventualidades indesejadas (como uma dor de cabeça ou dor de barriga, por exemplo).

a) Remédios já presentes na rotina do viajante.

b) Anotações referentes à posologia e frequência dos remédios.

c) Kit para pequenos acidentes (ferimentos leves).

d) Remédios para possíveis situações desagradáveis, tais como: indisposição estomacal (dor de barriga), enxaqueca (dor de cabeça), excessos alcoólicos (ressaca) ou gastronômicos e antialérgicos.

Ademais, vale ressaltar que a orientação profissional de médicos capacitados é de suma importância nesse processo.

A ingestão de remédios “por conta própria” pode ser perigosa e causar sérios danos à saúde.

Além disso, não é recomendado que os viajantes experimentem um novo medicamento durante a viagem.

É mais prudente dar preferência aos remédios com os quais já estão acostumados e além disso, que dificilmente provocará reações adversas (efeitos colaterais) imprevisíveis e indesejadas.            

4. Equipamentos eletrônicos e objetos pessoais

Cada pessoa possui necessidades, hábitos, bem como costumes pessoais e, muitas vezes, estes estão atrelados ao uso de determinados objetos no dia a dia (exemplo: pessoas que gostam de tomar banho ouvindo música numa caixinha de som).

Nem sempre a ausência de uma atividade rotineira pode ser superada com facilidade durante uma viagem, ainda que esse hábito não aparente ser tão essencial assim.

As pessoas são diferentes, então, o que pode parecer supérfluo para alguns, para outros pode configurar uma ação indispensável em uma lista de itens para viagem.  

Por isso, é muito importante lembrar dos equipamentos dos quais você tem dificuldades em ficar distante (sobretudo, os que são portáteis ou facilmente transportáveis) e os que são úteis durante uma viagem!

a) Cadeado de Bagagem.

b) Câmera e lentes.

c) Notebook e/ou tablet.

d) Carregadores de notebook, tablet e celular.

e) Adaptador de tomada, “T”, filtro de linha ou extensão.

f)  Transformador de energia.

g) Fone de ouvido.

h) Óculos de sol.

i)   Óculo de leitura.

5. Roupas e acessórios

O critério para a vestimenta em uma lista de itens para uma viagem vai além do estilo pessoal do viajante.

As condições climáticas do local de destino final representam um fator preponderante na hora de definir quais roupas irão para as malas.

a) Roupa íntima.

b) Camisa.

c) Camiseta.

d) Bermuda.

e) Calça.

f)  Saia.

g) Vestido.

h) Casaco.

i)   Gorro, luva e cachecóis.

j)   Roupa de praia.

k) Relógio.

l)   Colares, brincos, anéis e pulseiras.

m)  Cinto.

n) Roupa social (terno / gravata / vestido de gala).

o) Calçados confortáveis (tênis / chinelo / sapatos / botas).

p) Meias.

q) Pijama.

r)  Tapa olho.

6. Informações úteis para a sua viagem!

Vale ressaltar que são os mínimos detalhes que tornam uma lista de itens para viagem única, sobretudo, quando se fala de uma viagem turística (a passeio).

Por isso, adicionar um elemento irreverente ao “look” pessoal pode marcar, não apenas as fotos, mas as lembranças da viagem.

Nesse sentido, a dica do blog Viajando com Moises é caprichar no Chapéu: clique aqui e confira as melhores opções para marcar a sua viagem!  

Por fim, mas não menos importante, é necessário pensar em reduzir o peso da sua mala e evitar complicações no transporte. Para isso, se liga nessas dicas complementares para a sua viagem:

a) Consulte a previsão do tempo. Atenção especial a amplitude térmica, em alguns destinos a variação de temperatura entre o amanhecer e anoitecer é expressiva.

b) Monte um roteiro da viagem com a programação de cada dia, dessa forma conseguirá ter noção da quantidade de roupa que precisará levar e quais as peças adequadas para cada programação.

c) Dê preferência a roupas leves e peças coringa que possa utilizar com mais de uma composição no look.

d) Adquira já no destino final da viagem as coisas simples e baratas das quais você necessita: medicamentos sem receita, produtos de higiene, entre outros. No local, compre uma pequena quantidade e abandone o que sobrar antes do retorno.

e) Pense em todos os serviços oferecidos nas hospedagens. Se o hotel dispõe de lavanderia, aproveite para aliviar alguns quilos de roupa aderindo ao conceito de guarda-roupa cápsula. Da mesma forma, itens como o secador de cabelos poderão ficar em casa.

f)  Diminua sua nécessaire para viajar leve, então, compre todos os produtos “mini”, ou busque pequenos frascos de plástico hermético para levar somente a quantidade necessária. Além do peso aliviado na mala, você evitará o depósito de bagagens no balcão, caso esteja viajando de avião.

Enfim eu diria que isso já o suficiente para colocar em uma lista de itens para viagem. Caso acredite que faltaram alguns, fale comigo nos comentários.

Deixe uma resposta