Roteiro de Final de semana em Diamantina-MG
Como mencionado aqui falaremos de um roteiro de final de semana em Diamantina-MG. Contudo, primeiro vamos a algumas observações. Assim sendo a primeira observação é que a maior atração de Diamantina é o centro histórico. Porém, o Parque Estadual do Biribiri é lindo, tem diversas cachoeiras e ainda é pouco conhecido.
Contudo, a ida até esse parque é um pouco cansativa, mas nada que qualquer um não consiga fazer. No entanto, por lá você não encontrará muitas opções de lanchonetes e restaurantes, apenas algumas da Vila Biribiri. O mais incrível por lá, é que você poderá curtir desde pinturas rupestres até cachoeiras lindas por lá, como a Cachoeira da Sentinela, e a Cacheira dos Cristais, todavia a linda Cachoeira da Toca não fica neste parque.
Desta forma aqui consideraremos um final de semana apenas contando o sábado e o domingo inteiro, contudo daremos mais algumas sugestões caso tenha um pouco mais de tempo do que isso.
- Veja também: Diamantina Muito Mais que Uma Cidade Histórica
- Veja Também: Roteiro de Final de Semana em Alto Caparaó
Final de semana em Diamantina-MG: Dicas para curtir o sabadão
Considerando que o viajante chegou à cidade na sexta a noite ou no sábado de manhã bem cedo. Primeiramente eu aconselharia pela manhã uma visita ao Centro histórico de Diamantina.
Decerto que não precisa falar muito da importância desta cidade na história de Minas Gerais e do Brasil. Contudo, vou lembrar apenas algumas atrações super interessantes que tem por aqui. Veja:
Casa da Chica da Silva
A primeira delas é a Casa da Chica da Silva. A casa desta escrava está lá intacta e pintada, e vale a pena demais ver como está bem conservada. Dessa forma é também é interessante pensar como uma escrava foi tão próspera em tempos tão difíceis sobretudo para os escravos.
Casa de Juscelino Kubitscheck
Outro local histórico muito interessante é a Casa do Ex-presidente Juscelino Kubitschek, onde ele viveu na adolescência. É outro local que está muito preservado e perto de todos os locais históricos de Diamantina. Então este é apenas mais um dos locais históricos maravilhosos que você encontra por lá.
Casa da Glória
Em resumo a Casa da Gloria é outro lugar lindo com uma edificação sobre a rua ligando duas edificações. Conta-se que esta construção estrada foi feita por um fenômeno muito engraçado. Embora de um lado da rua moravam as freiras que não podiam sair do local, porém do outro lado havia uma taberna.
Então as freiras compraram o espaço da taberna e construíram este “viaduto residencial” para ligar os dois prédios. Pois, devido à religião elas não podiam sair de casa. Contudo, com este viaduto elas poderiam usufruir dos dois locais.
Catedral
Sem dúvidas eu não poderia me esquecer de forma alguma da Catedral de Diamantina bem no Centro histórico do Município. Pois, essa Catedral é linda e de uma cor maravilhosa, que eu adoro.
Então não deixe de caminhar próximo a essa catedral e também tirar muitas fotos. E apreciar essa região como histórica como eu fiz nesta cidade e em Olinda também.
Caminho dos escravos
Lembrando que estamos apenas na manhã do sábado. Por fim eu aconselharia uma ida no Caminho dos Escravos em Diamantina. Pois, esse é um caminho construído por escravos para levar as riquezas da colonia. Enfim vale a pena demais conhecer este local, no início da tarde, pois no fim temos a última atração.
- Curte lugares históricos? Veja: “ O que fazer em São João Del Rei” da amiga Gisele, o conteúdo está sensacional.
Final de semana em Diamantina-MG: Fugindo do calor
Para fugir do calorão de sábado a tarde eu recomendo a Cachoeira da Toca. A uma das mais lindas por lá, senão a mais linda. Essa cachoeira é incrível com uma queda de água maravilhosa.
Essa queda de água de 15 metros de altura é apenas uma amostra do que virá no domingo e de como este destino é maravilhoso. Por fim concluímos o sábado neste roteiro de final de semana em Diamantina/MG.
Roteiro de um final de semana em Diamantina-MG: Conheça Biribiri
Enfim, para o domingo eu deixaria a parte de mais aventura neste roteiro de final de semana em Diamantina-MG. Pela manhã cedo levante tome o café de preferência antes das 8 horas e siga para o Parque Estadual do Biribiri. Pois, por lá a diversão e a história caminham juntos e proporcionam momentos únicos.
Então vá até à portaria do parque e após passar siga para a última atração que é a Vila do Biribiri. Essa vila foi fundada em 1876 para servir de base de uma indústria têxtil. Entrar nessa vila é uma volta ao tempo em um lugar lindo, limpo e conservado. Vale demais a pena visitar este lugar e pagar os R$ 5 que é cobrado de entrada, e tomar um café em alguma das lanchonetes. E depois partir para a próxima atração.
Cachoeira dos Cristais e da Sentinela
A próxima atração que recomendo é a Cachoeira dos Cristais também no Parque Estadual Biribiri. Essa cachoeira é de entrada franca e linda. Vale demais uma visita em um lugar tão lindo e com entrada franca. Diversos poços de água limpa enfeitam o lugar. Curta bastante aqui, pois todas as atrações serão voltando sentido a portaria e a própria cidade de Diamantina.
Voltando sentido a portaria do parque quase na metade do caminho há uma placa que aponta para as Pinturas Rupestres. Exatamente nobre viajante. Temos pinturas rupestres em Diamantina e o melhor que você não paga para ver estas obras. E só não é melhor que a próxima atração.
Bem próximo às Pinturas Rupestres há uma cachoeira muito legal. Pois, estamos Falando da Cachoeira da Sentinela com duas quedas de água em dois níveis. É maravilhosa esta cachoeira e vale a pena demais dar um mergulho neste local. Portanto, agora você já sabe que com a Cachoeira da Toca, Cristais e Sentinela. Diamantina é um paraíso de cachoeiras também e vai muito além, de apenas o Centro Histórico como muitos acham.
Outras Atrações para o final de semana em Diamantina-MG
Caso ainda tenha tempo eu recomendo visitar o Poço da Água Limpa, Mirante do Guinda, e o Mirante da Cruzinha. Nenhum destes é lindo, mas uma caso tenha tempo vale a pena visitar principalmente o Mirante do Guinda. Pois, este mirante tem uma vista legal de todo o Parque Estadual do Biribiri.
É possível conhecer Diamantina-MG em um final de semana?
Finalizando, caso um viajante perguntasse se eu recomendo conhecer Diamantina em apenas um final de semana, a resposta seria não. Eu recomendaria você selecionar uma hospedagem em Diamantina e curtir a cidade tranquilamente.
Para curtir o melhor deste lugar o ideal seria pelo menos três dias e cinco. Porém, se você tem pouco tempo e precisa apenas de um roteiro de final de semana em Diamantina, vou recapitular.
No primeiro dia visite as cachoeiras, o Centro Histórico na parte da manha e o Caminho dos Escravos. Já na parte da tarde eu recomendaria a visita à Cachoeira da Toca. Pois, seria menos cansativo e você poderia curtir demais a tarde neste lugar.
Já no domingo eu recomendaria a ida no Parque Estadual do Biribiri bem cedo e curtir o dia todo neste local incrível. Porém, vou falar novamente que o mais interessante é você ir até o final do parque e depois ir visitando os locais do parque sentido a portaria.
E não falta motivo para curtir este destino que poderia facilmente entrar na lista de destinos mais baratos do Brasil, mas infelizmente não entrou.
Qualquer outra dúvida use a seção comentários que responderei com o maior prazer.