Trilhas em Goiás: 5 melhores opções para caminhada

Confira passeios que você pode fazer em Goiás para conhecer lugares lindos e incríveis e com excelentes trilhas para caminhas. Pois, caminhar em meio a natureza é ótimo. Aqui em Minas Gerais temos o Parque Ibitipoca e neste post veremos locais sensacionais para caminhas em Goiás.

Fazer trilhas é um passeio com duplo benefício: você conhece as paisagens mais belas e ainda pratica uma atividade física. Existem trilhas para todos os gostos e condicionamentos físicos, ou seja, desde as mais simples e leves até as cheias de obstáculos e desafios. Cabe a você escolher a mais indicada e prazerosa.

fazer trilhas em goiás é realmente sensacional e tem locais maravilhosos para essa aventura

Goiás é um estado famoso por suas belezas naturais. Seja dentro de um belo resort, seja passeando pelo estado, há várias cachoeiras, montanhas e cavernas que são lugares únicos, incríveis e que garantem ótimas lembranças e fotos a seus visitantes.

Trilhas em Goiás

Para todos os tipos de viajantes, confira agora as 5 melhores trilhas para você fazer em Goiás, desde as menores até as mais complexas.

1 – Trilha da Cachoeira Santa Bárbara

A Trilha da Cachoeira Santa Bárbara está localizada na Chapada dos Veadeiros e é uma de suas principais atrações. Essa cachoeira tem uma trilha fácil e simples, mas para chegar até ela é um pouco mais complicado.Pois exige que parte do caminho seja feita com um transfer ou em uma 4×4.

Para essa trilha é necessário contratar um guia, pois o acesso a ela é feito através da subida de uma estrada com alguns obstáculos. Após esse percurso de 4 km realizado com o automóvel, há um caminho leve de 1,5 km. Essa pequena trilha é repleta de vegetação nativa e com apenas 20 minutos de caminhada você tem acesso a um dos lugares mais belos e disputados da Chapada.

Enfim, a Cachoeira Santa Bárbara encanta com sua água com tom de azul claro, o que dá uma beleza exótica ao local. Ela também não é muito alta, o que torna ainda mais fácil aproveitar e também tirar várias fotos nesta que é uma das trilhas em Goiás.

2 – Trilha da Cachoeira do Abismo

A Trilha da Cachoeira do Abismo está localizada na Chapada dos Veadeiros, lugar perfeito para os amantes de trilhas por causa de suas incríveis paisagens. Essa é uma das trilhas mais simples e belas de Goiás.

Com 4,5 km de caminhada, já contando ida e volta. Ela é uma das mais leves e pode ser realizada sem a necessidade de contratar um guia. O ponto alto dela é a visão da Serra de Santana, uma piscina natural de borda infinita que garante uma bela visão.

Além disso, nessa trilha você consegue ter a visão mais ampla da Chapada dos Veadeiros e também acessar a Trilha da Janela.

3 – Trilha da Janela

Também na Chapada dos Veadeiros, a Trilha da Janela é uma das mais populares no local. Seu início é em São Jorge, local conhecido pelo garimpo de cristais. Sua dificuldade é alta, mas proporciona uma das melhores visões da Chapada.

Com 8 km de extensão e variações de altitude, ela só pode ser realizada com o auxílio de um guia cadastrado. Esse longo trajeto guarda paisagens únicas, com cantos das aves, plantas e flores que dificilmente se encontram iguais.

Então, se você puder fazer uma trilha de maior dificuldade, a Trilha da Janela é uma ótima opção. Seu final elevado garante uma vista panorâmica e única nesta que é uma das melhores trilhas em Goiás.

4 – Vale Encantado

O Vale Encantado está localizado em Mineiros, no sudoeste de Goiás. A trilha tem 12 km de ida e volta e possui nível médio. Tem uma dificuldade moderada por conta dos desníveis, da mata alta e da presença de alguns animais selvagens. Também é importante contratar um guia, para garantir não se perder, e ficar atento aos horários para aproveitar ao máximo o passeio.

Como o próprio nome diz, esse lugar possui uma paisagem encantadora e única. Pois, tem várias piscinas naturais que são interligadas por meio de rochas. Seu trajeto conta com a vegetação única do cerrado e proporciona uma experiência única ao chegar nos vários poços com água cristalina que formam as Piscinas Encantadas fazendo desta uma das melhores trilhas em Goiás.

5 – Travessia das Sete Quedas

Essa é a trilha mais difícil da nossa lista, em razão dos obstáculos presentes nela. Localizada na Chapada dos Veadeiros, ela tem uma dificuldade alta e é bem popular para quem ama a natureza.

Com 23 km de extensão, é uma das trilhas mais longas e demanda bastante esforço físico. Seu caminho é cansativo, mas o trajeto é bem sinalizado e facilita a orientação. Ela é geralmente feita em dois dias: no primeiro são 17 km percorridos; no segundo, 6 km.

Nessa trilha é possível ver as paisagens do cerrado. Com lindos campos e cânions, e o trajeto termina nas cachoeiras. A formação rochosa da área moldou cachoeiras com as águas do Rio Preto, proporcionando uma belíssima visão nesta que é uma das trilhas em Goiás.

Enfim Goiás tem trilhas sensacionais para um passeio e que valem demais a pena frequentar. Dessa forma quando for visitar este estado faça um passeio pelo menos em uma desta.

Deixe uma resposta