O Vale do Aço tem uma grande relevancia para o nosso estado e país por causa das diversas industrias presentes aqui. Contudo por aqui há várias opções de lazer e turismo e neste blog faço questão de mencioná-las. Hoje falaremos do trekking na Lagoa Juquita que está localizada no Parque Estadual do Rio Doce. Parque este um orgulho para nosso estado e com paisagens lindas. Vamos ver como foi este trekking incrível neste parque feito em parceria com a Esporte no Vale.

Em síntese, O Parque Estadual do Rio Doce foi criado por uma lei estadual em 1944. E também em seu interior 40 lagoas já foram catalogadas. E cada uma destas lagoas mais lindas ainda, dentre elas a Lagoa Juquita. Afinal poderíamos até falar algumas delas aqui, no entanto, hoje falaremos apenas da Lagoa Juquita uma beleza que conheci em um trekking com uma empresa pioneira de turismo no Vale do Aço. Apenas lembrando que neste tipo de passeio é muito importante estar com as roupas de trilha adequadas, para seu conforto e segurança.

 

LAGOA JUQUITA CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A Lagoa Juquita está localizada no Parque Estadual do Rio Doce que é a maior área de conservação da mata atlântica no estado de Minas Gerais. Enfim este local pode ser acessado através de uma trilha a partir do centro de visitantes, do bairro Macuco em Timóteo. Este centro de visitantes está a 37 km da sede do parque, portanto, a melhor opção para chegar até a Lagoa Juquita.

Centro de visitante do Parque Estadual do Rio Doce localizado no bairro Macuco em Timoteo. Base para o trekking à Lagoa Juquita
CENTRO DE VISITANTES DO MACUCO

O centro de visitantes tem uma arquitetura diferente e única já é uma amostra de como será o passeio. Inesperadamente poucas vezes vi um local tão belo em meio a mata atlântica e junto à preservação ambiental e a exploração do ecoturismo. Dessa maneira o ecoturismo e tudo isto transformam este lugar em um paraíso.

Após a chegada ao centro de visitantes a funcionária nos explica que na trilha podemos ver vários animais, fala sobre as árvores centenárias que veremos. Fala também do cuidado com serpentes e outros animais bem como toda a orientação sobre cuidados, pois o lugar é uma mata com seus riscos próprios.

Parada para a funcionária nos explicar como é a trilha e outras peculiaridas bem no centro de visitantes do macuco, dentro do Parque Estadual do Rio Doce
EXPLICAÇÕES NO CENTRO DE VISITANTE DO MACUCO

O TREKKING NA LAGOA JUQUITA

Após a explicação da funcionária “Lu” uma senhora muito animada. Enfim começamos a trilha que está bem atrás do centro de visitantes, e já era (8:30h).

A trilha estava muito limpa, demarcada e logo no início deparamos com uma ponte muito legal. Após essa ponte a funcionária começou a nos mostrar diversas arvores como sapucaias, ora gameleiras além de cipós de água e cipós escada de macaco e outros. E assim sendo a cada árvore que passamos ia aumentando a minha ansiedade.

Lindas arvores que vimos durante o passeio de trekking na lagoa juquita
ÁRVORES QUE VIMOS DURANTE O TREKKING NA LAGOA JUQUITA

Logo na sequência outra ponte, mas aqui você precisa ter um espirito aventureiro para não cair no Ribeirão Belém, conforme veremos no video abaixo. Após continuamos aquele trekking e pouco depois vimos alguns macacos e ouvimos barulhos de pássaros. Imediatamente a funcionária falava de que pássaro se tratava e qual macaco também. Portanto, nota-se que ela aparenta conhecer muito do local e adorar o trabalho que faz afinal é um trabalho lindo.

CHEGADA NA LAGOA JUQUITA

Apos várias subidas e descidas, passar agachado em vários locais eis que chegamos na belíssima com este trekking na Lagoa Juquita. A lagoa é muito bonita e lembra muito a Lagoa do Teobaldo que já falamos muito neste post, mas essa está mais preservada e intocada.

Vista da lagoa juquita no parque estadual do rio doce
VISTA DA LINDA LAGOA NO INTERIOR DO PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE

Neste momento paramos para um lanche e a funcionária explicou que essa trilha que fazemos termina no distrito Revés do Belém e tem 15 km apenas de ida. Assim sendo, imagine uma trilha desta percorrida toda em um dia? Logo deve ser uma experiência maravilhosa. Portanto, o melhor ainda é que em breve ela estará a disposição dos visitantes.

A linda lagoa juquita apos o passeio de trekking
UMA FOTO DE PORTA RETRATO DA LAGOA JUQUITA

Ainda na lagoa ouvimos algumas histórias de pesquisadores e moradores que se perderam no parque e o contato de visitantes com animais selvagens que vivem no local. Por fim já era (12h) e iniciamos o retorno para o centro de visitante com a certeza de ter feito algo único e que valeu muito a pena.

Turma boa e animada apos o passeio de trekking na lagoa juquita.
CONCLUSÃO DO TREKKING NA LAGOA JUQUITA

INFORMAÇÕES SOBRE O PASSEIO

Como mencionado anteriormente fiz este passeio com a Esporte no Vale e demorou de 8 as 14hs. Leve sempre uma blusa de manga comprida e calças além de um calçado fechado para este tipo de passeio. Contudo, itens como protetor solar e repelente de insetos são dispensáveis.

Entretanto, tenha consigo sempre uma garrafa de água e algo leve para comer. Caso queira agendar um passeio na Lagoa Juquita? Contacte a Esporte do Vale através do link abaixo, pois eles te responderão. Lembrando que já fiz outros dois passeios maravilhoso com a Esporte no Vale que são: Trekking no Sitio Jabuticabeiras e também a recreação no Sitio Parque das Orquídeas.

PASSAGEM AÉREA

Entretanto, caso more longe e quer conhecer a nossa região? Pesquise sua passagem aérea, pois temos melhor ferramenta virtual. Veja como é barato e fácil fazer sua reserva.

[ppromo_passagens limit=”3″ origin=”GRU” show_logo=”true” destination=”CNF” header_text=”Vale do aço” /]

SEGURO VIAGEM

Para estes tipos de viagens e passeios, na Lagoa Juquita, é muito importante o seguro viagem. Sai a menos de R$ 4 por dia faça sua cotação também. Para fazer sua própria cotação e ver como é bom e barato clique na foto abaixo.

[seguros_promo_shortcode theme=”card-large” ideal_para=”6″ ideal_para_lbl=”América do Norte” /]

Qualquer outra dúvida use a seção comentários que responderei com o maior prazer.